noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

O DIA NA HISTÓRIA - ACONTECEU

02 DE SETEMBRO - O DIA NA HISTÓRIA

Publicada em 03/09/24 às 11:54h - 130 visualizações

Antônio Galdino com informações da internet


Compartilhe
Compartilhar a noticia 02 DE SETEMBRO - O DIA NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia 02 DE SETEMBRO - O DIA NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia 02 DE SETEMBRO - O DIA NA HISTÓRIA

Link da Notícia:

02 DE SETEMBRO - O DIA NA HISTÓRIA
 (Foto: Da net)

Como já dizia Thomas Carlyle (Reino Unido -1795/1881), escritor, historiador, ensaísta, tradutor e professor escocês durante a era vitoriana, “Nenhum grande homem vive em vão. A história do mundo não é senão a biografia dos grandes homens” (Thomas Carlyle).

Naqueles anos, não se tinha a invencionice do detalhamento do gênero, homem e mulher e, obviamente aí estão incluídas, naturalmente, as grandes mulheres...

Hoje, 02 de SETEMBRO, apresentamos alguns acontecimentos, nascimentos e partidas de pessoas e fatos que passaram à história.

Veja os destaques de acontecimentos da história no dia 02 de SETEMBRO, em ordem decrescente, do mais atual para o mais antigo.

2 de Setembro de 1973 - Morre J.R.R. Tolkien, autor de O Senhor dos Anéis

2 de Setembro de 1969 - Computadores trocam dados pela primeira vez na rede precursora da internet

2 de Setembro de 1962 - Pelé marca o gol 500 da carreira aos 21 anos

2 de Setembro de 1945 - Proclamada a independência do Vietnã

2 de Setembro de 1945 - Assinado ato formal de rendição do Japão na Segunda Guerra

2 de Setembro de 1937 - Morre o Barão de Coubertin, fundador dos Jogos Olímpicos da era moderna

2 de Setembro de 1822 - Maria Leopoldina assina o decreto da Independência do Brasil

2 de Setembro de 1808 - Franceses e espanhóis travam a Batalha de Gamonal

2 de Setembro de 0031 - Batalha de Actium indica o fim da República Romana

Veja as sugestões para ampliar a sua consulta. Procure outras sugestões. Leia muito. Busque ampliar os seus conhecimentos. (Prof. Antônio Galdino)

 2 de Setembro de 1973

Morre J.R.R. Tolkien, autor de O Senhor dos Anéis

No dia 2 de setembro de 1973 morria, em Bournemouth, na Inglaterra, Sir John Ronald Reuel, mais conhecido por J. R.R. Tolkien, premiado escritor, professor universitário e filólogo britânico, autor das obras ?O Hobbit?, ?O Senhor dos Anéis? e ?O Silmarillion?. Tolkien nasceu no dia 3 de janeiro de 1892, em Bloemfontein, na atual África do Sul, mas aos três anos de idade se mudou para a Inglaterra, terra natal de seus pais. Participou ativamente da Primeira Guerra Mundial, onde começou a escrever os primeiros rascunhos do que se tornaria o seu "mundo secundário", complexo e cheio de vida, denominado Arda, palco das mundialmente famosas obras ?O Hobbit?, ?O Senhor dos Anéis? e ?O Silmarillion?, esta última, sua maior paixão, que, postumamente publicada, é considerada sua principal obra, embora não a mais famosa. Por causa da popularidade do seu trabalho, Tolkien ficou conhecido como o "pai da moderna literatura fantástica". Suas obras foram traduzidas para mais de 20 idiomas, vendeu mais de 200 milhões de cópias e influenciou toda uma geração.

IMAGEM:  via Wikimedia Commons

VEJA MAIS em https://hjnahistoria.com.br/na-historia/2-9/morre-j-r-r-tolkien-autor-de-o-senhor-dos-an-is#gsc.tab=0

Mas, veja também em outras fontes.

 2 de Setembro de 1969

Computadores trocam dados pela primeira vez na rede precursora da internet

Em 2 de setembro de 1969, na Universidade da Califórnia, em Los Angeles, uma equipe de engenheiros liderada pelo professor Leonard Kleinrock fez com que dois computadores trocassem dados pela primeira vez por meio da rede de computadores que daria origem à internet.

...

O primeiro nó da ARPANET foi estabelecido naquele dia 2 de setembro de 1969, conectando um computador chamado Interface Message Processor (IMP) a outro na Stanford Research Institute (SRI). A conexão inicial foi estabelecida usando uma linha telefônica dedicada.

O protocolo de comunicação utilizado na ARPANET, conhecido como Network Control Protocol (NCP), permitiu que os pesquisadores compartilhassem recursos e trocassem mensagens eletrônicas. No entanto, a ARPANET logo enfrentou desafios de escalabilidade, já que mais instituições e computadores queriam se conectar à rede.

...

À medida que a ARPANET evoluía para a Internet, a rede se tornava cada vez mais acessível ao público em geral, e surgiam inovações como o World Wide Web (WWW), desenvolvido por Tim Berners-Lee em 1989. O WWW tornou a Internet mais amigável para o usuário médio, possibilitando a criação e o compartilhamento de páginas da web.

Na década de 1990, a Internet se expandiu exponencialmente, impulsionada pelo aumento da acessibilidade e pela criação de empresas de tecnologia que desenvolveram aplicativos e serviços online. Essa expansão global transformou a Internet em uma ferramenta poderosa para a comunicação, colaboração, comércio e acesso à informação em todo o mundo.

VEJA MAIS em

https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_Internet

Mas, veja também em outras fontes.

 2 de Setembro de 1962

Pelé marca o gol 500 da carreira aos 21 anos

No dia 2 de setembro de 1962, Pelé, com apenas 21 anos, marcou o gol 500 da sua carreira. O tento histórico foi anotado no empate por 3 a 3 entre Santos e São Paulo, no qual o Rei do Futebol anotou duas vezes, em jogo foi válido pelo Campeonato Paulista. Seu segundo gol na partida foi o de número 500.

VEJA MAIS em

https://www.canalhistory.com.br/hoje-na-historia/pele-marca-o-gol-500-da-carreira-aos-21-anos

Mas, veja também em outras fontes.

Imagem:  via Wikimedia Commons

2 de Setembro de 1945

Proclamada a independência do Vietnã

Em 2 de setembro de 1945, horas após a rendição do Japão na Segunda Guerra Mundial, o líder comunista  Ho Chi Minh declarou a independência do Vietnã da França. "Todos os homens nascem iguais: o Criador nos deu direitos, vida, liberdade e felicidade invioláveis!", disse ele durante a proclamação. Naquele dia, ele foi aplaudido por uma enorme multidão reunida na Praça Ba Dinh, em Hanói.

Nascido em 1890, Ho Chi Minh deixou o Vietnã como cozinheiro em um navio francês em 1911. Depois de vários anos trabalhando como marinheiro, ele viveu em Londres e depois se mudou para a França, onde se tornou membro fundador do Partido Comunista Francês, em 1920. Mais tarde, ele viajou para a União Soviética, onde estudou táticas revolucionárias e teve um papel ativo na Internacional Comunista. Em 1924, ele foi para a China, onde começou a organizar os comunistas vietnamitas exilados. Expulso da China em 1927, ele viajou longamente antes de retornar ao Vietnã, em 1941.

...

No final da década de 1950, Ho Chi Minh organizou um movimento de guerrilha comunista no sul, chamado Viet Cong. O Vietnã do Norte e o Viet Cong se opuseram a uma série de regimes ineficazes do Vietnã do Sul apoiados pelos EUA e, a partir de 1964, resistiram a uma intervenção militar comandada pelos Estados Unidos. Ho Chi Minh morreu em 2 de setembro de 1969, 25 anos depois de declarar a independência do Vietnã e quase seis anos antes de suas forças terem conseguido reunir o Vietnã do Norte e do Sul sob o regime comunista. Saigon, capital do Vietnã do Sul, foi renomeada como Cidade de Ho Chi Minh depois que foi tomada pelos comunistas em 1975.

Imagem: Governo do Vietnã/Reprodução

VEJA MAIS em

https://www.canalhistory.com.br/hoje-na-historia/proclamada-independencia-do-vietna

Mas, veja também em outras fontes.

2 de Setembro de 1945

Assinado ato formal de rendição do Japão na Segunda Guerra

A rendição do Japão significou o fim da Segunda Guerra Mundial. Em agosto de 1945, a Marinha Imperial Japonesa estava sem recursos e a invasão aliada no país (Operação Downfall) era iminente. Enquanto diziam para a população que o povo deveria lutar até o final, os líderes do Conselho de Guerra do Japão tentaram estabelecer negociações bilaterais para uma rendição com a União Soviética, tentando fazer com que o governo de Josef Stalin fosse responsável por mediar a paz com os demais aliados da Segunda Guerra Mundial. Entretanto, os soviéticos romperam o Pacto de Neutralidade Nipo-Soviético em 5 de abril de 1945. Em julho romperam relações diplomáticas com o Japão e continuaram a preparação para invadir o Japão no prazo, conforme os planos conjuntos dos aliados estabelecidos com Winston Churchill e Franklin Delano Roosevelt na Conferência de Ialta.

VEJA MAIS em

https://pt.wikipedia.org/wiki/Rendi%C3%A7%C3%A3o_do_Jap%C3%A3o

Mas, veja também em outras fontes.

 

2 de Setembro de 1937

Morre o Barão de Coubertin, fundador dos Jogos Olímpicos da era moderna

No dia 2 de setembro de 1937 morria, em Genebra, na Suíça, Pierre de Frédy, mais conhecido como Barão de Coubertin. Nascido em 1o. de janeiro de 1863, em Paris, ele foi pedagogo, historiador e ficou famoso por ser o pai dos Jogos Olímpicos da era moderna. Após a realização dos Jogos de Verão de 1896, na Grécia, Coubertin se tornou presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI) e, apesar do sucesso dos jogos anteriores, o Movimento Olímpico enfrentou dificuldades nos Jogos de 1900 e 1904, que passaram despercebidos em Paris e em St. Louis (nos EUA), respectivamente, por conta das exposições mundiais que ocorreram de forma integrada aos Jogos. Somente em 1906 os Jogos Olímpicos se firmaram como um evento internacional por excelência e, a partir daí, seguiram ganhando audiência e importância. Neste ano, foi realizado um evento multiesportivo em Atenas, na Grécia, como uma edição extraordinária dos Jogos Olímpicos, com pretexto de comemorar o 10º aniversário do recomeço dos jogos, em 1896. Coubertin deixou a presidência do COI após os Jogos de 1924, em Paris, sua cidade natal. Ele foi sucedido no cargo por Henri de Baillet-Latour. Coubertin manteve-se como Presidente Honorário do COI até sua morte, em 1937, em Genebra, na Suíça. Foi enterrado em Lausanne (local da sede do COI), mas o seu coração está sepultado separadamente, num monumento perto das ruínas da antiga Olímpia.

Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS em https://pt.wikipedia.org/wiki/Pierre_de_Coubertin

Mas, veja também em outras fontes.

2 de Setembro de 1822

Maria Leopoldina assina o decreto da Independência do Brasil

O Brasil viveu um momento histórico em um dia como hoje, no ano de 1822. Nesta data, Maria Leopoldina, então princesa regente do Brasil por conta de uma ausência de Dom Pedro, assinou o decreto da Independência, declarando o Brasil separado de Portugal. Ela usou seus atributos de chefe interina do governo para fazer uma reunião com o Conselho de Estado, ocasião em que o documento foi assinado.

Os brasileiros já estavam esperando que D. Pedro retornasse a Portugal, o que rebaixaria o país ao status de simples colônia, em vez de um reino unido ao de Portugal. Havia temores de que uma guerra civil separasse a Província de São Paulo do resto do Brasil.

Neste cenário conturbado, D. Pedro entregou o poder a D. Leopoldina, no dia 13 de agosto de 1822, nomeando-a chefe do Conselho de Estado e Princesa Regente Interina do Brasil. D. Pedro partiu para tentar acabar com um conflito em São Paulo. Por conta das notícias vindas de Portugal, Dona Leopoldina não teve tempo de esperar pelo marido e precisou tomar uma decisão, na qual foi aconselhada por José Bonifácio de Andrada e Silva.

Após a assinatura do decreto, ela enviou uma carta a D. Pedro para que ele proclamasse a Independência do Brasil. O papel chegou a ele no dia 7 de setembro de 1822, quando D. Pedro proclamou o Brasil livre de Portugal, às margens do Rio Ipiranga, em São Paulo.

Enquanto aguardava pelo retorno de D. Pedro, Leopoldina, governante interina de um Brasil já independente, idealizou a bandeira do país. Ela foi coroada imperatriz em 1 de dezembro de 1822, na cerimônia de coroação e sagração de D. Pedro I.

Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS em

https://academiacristadeletras.org.br/publicacoes/artigos/dona-leopoldina-foi-quem-assinou-o-decreto-de-independencia-do-brasil.html

Mas, veja também em outras fontes.

2 de Setembro de 1808

Franceses e espanhóis travam a Batalha de Gamonal

As paragens do antigo bosque de Gamonal e o rio Arlanzón (Burgos -Espanha) foram o dramático cenário da batalha entre franceses e espanhóis no marco da Guerra da Independência (entre 2 de setembro de 1808 e 1814). Desde uma perspectiva militar, a batalha de Gamonal insere-se na primeira etapa, ou fase inicial, desta Guerra, caracterizada pela incapacidade do imperador francês Napoleão Bonaparte, de dominar a península Ibérica, diante dos numerosos focos de insurreição armada tanto em vilas como em povoados espanhóis.

Burgos sofreu o espólio da tropa francesa, que deixou uma desolada paisagem após sua partida. A vitória foi dos franceses. Após o confronto, os vencedores entraram na cidade, dedicaram-se ao furto de matéria prima e apoderaram-se de 2.000 sacas de lã fina. Napoleão montou em Burgos seu quartel general e em 12 de novembro do mesmo ano, revistadas as tropas, concedeu perdão e anistia a todos os espanhóis que no prazo de um mês, contando a partir de sua entrada em Madri, entregassem as armas e renunciassem a toda aliança e comunicação com os ingleses.

Imagem via Wikimedia Commons

VEJA MAIS em

https://www.canalhistory.com.br/hoje-na-historia/franceses-e-espanhois-travam-batalha-de-gamonal

Mas, veja também em outras fontes.

2 de Setembro de 31 a. C.

Batalha de Actium indica o fim da República Romana

A Batalha Naval de Actium aconteceu em 2 de setembro do ano 31 a. C., entre as frotas do imperador romano Caio Júlio César Otaviano, e as de seu par Marco Antônio. O confronto resultou na vitória absoluta do imperador romano e na fuga de Marco Antônio e Cleópatra. Na guerra houve um total de 400 combatentes entre cada grupo, dos quais 200 pereceram em mãos dos Otaviano. A propaganda oficial transformou a Batalha de Actium em um confronto entre os deuses romanos e os deuses animais egípcios. O futuro político dos nobres romanos foi marcado pelo lado que escolheram. A data desta batalha tem sido usada para indicar o final da República Romana e o começo do Império.

Imagem: Laureys a Castro / National Maritime Museum [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS em

https://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_de_%C3%81ccio

Mas, veja também em outras fontes.

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!