noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

O DIA NA HISTÓRIA - ACONTECEU

05 DE SETEMBRO - O DIA NA HISTÓRIA

Publicada em 05/09/24 às 11:23h - 173 visualizações

Antônio Galdino com informações da internet


Compartilhe
Compartilhar a noticia 05 DE SETEMBRO - O DIA NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia 05 DE SETEMBRO - O DIA NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia 05 DE SETEMBRO - O DIA NA HISTÓRIA

Link da Notícia:

05 DE SETEMBRO - O DIA NA HISTÓRIA
 (Foto: Da net)

Thomas Carlyle (Reino Unido -1795/1881), escritor, historiador, ensaísta, tradutor e professor escocês durante a era vitoriana, escreveu:

“Nenhum grande homem vive em vão. A história do mundo não é senão a biografia dos grandes homens”. (Thomas Carlyle).

Naqueles anos, não se tinha a invencionice do detalhamento do gênero, homem e mulher e, obviamente aí estão incluídas, naturalmente, as grandes mulheres...

Hoje, 04 de SETEMBRO, apresentamos alguns acontecimentos, nascimentos e partidas de pessoas e fatos que passaram à história.

Veja os destaques de acontecimentos da história no dia 04 de SETEMBRO, em ordem decrescente, do mais atual para o mais antigo.

5 de Setembro de 2018 - Morre Beatriz Segall, a eterna vilã Odete Roitman

5 de Setembro de 1997 - Morre Madre Teresa de Calcutá, prêmio Nobel da Paz

5 de Setembro de 1991 - Morre Soichiro Honda, fundador da Honda Motors

5 de Setembro de 1972 - Ocorre o Massacre de Munique durante os Jogos Olímpicos

5 de Setembro de 1946 - Nasce o cantor Freddie Mercury, líder da banda Queen

5 de Setembro de 1941 - Lançado Cidadão Kane, um marco da história do cinema

5 de Setembro de 1850 - 05/09 Dia da Amazônia: quando Amazonas foi elevado à categoria de Província-Estado

Veja as sugestões para ampliar a sua consulta. Procure outras sugestões. Leia muito. Busque ampliar os seus conhecimentos. (Prof. Antônio Galdino)

 5 de Setembro de 2018

Morre Beatriz Segall, a eterna vilã OdeteRoitman

A atriz Beatriz Segall morreu em 5 de setembro de 2018, aos 92 anos. Ela havia sido internada dias antes em um hospital, devido a uma crise respiratória. Um de seus papéis mais marcantes foi o da vilã Odete Roitman, na novela Vale Tudo, exibida pela Rede Globo em 1988.

Nascida em uma família de classe média do Rio de Janeiro, Beatriz Segall dava aulas de francês quando recebeu uma bolsa para estudar teatro e literatura em Paris, nos anos 1950. Seu pai não queria que ela trilhasse a carreira artística, mas ela disse que não poderia perder a oportunidade de ir para a França. Em Paris, conheceu Maurício Segall, filho do pintor judeu lituano Lasar Segall e da tradutora Jenny Klabin, com quem se casou em 1954 e teve três filhos.

Interpretou personagens que marcaram a história da televisão brasileira, como Lourdes Mesquita, de Água Viva, em 1980, mas foi a personagem de Odete Roitman, considerada uma das maiores vilãs da história das novelas, que marcou sua carreira televisiva. O bordão "quem matou Odete Roitman?" é até hoje repetido. Seu último trabalho foi na minissérie Os Experientes, da Globo, em 2015.

Imagem: Rede Globo/Reprodução

VEJA MAIS em

https://veja.abril.com.br/cultura/beatriz-segall-a-eterna-odete-roitman

Pesquise também em outras fontes.

5 de Setembro de 1997

Morre Madre Teresa de Calcutá, prêmio Nobel da Paz

No dia 5 de setembro 1997, em Calcutá, morria Teresa de Calcutá, uma feira católica de etnia albanesa que depois se naturalizou indiana. Ela foi a fundadora da ordem das Missioneiras da Caridade e também recebeu o Prêmio Nobel da Paz.

Nascida no dia 26 de agosto de 1910, em Skopje, na Macedônia, Agnes Gonxha Bojaxhiu, como é o seu verdadeiro nome, ingressou aos 18 anos na Ordem das Irmãs de Nossa Senhora do Loreto, na Irlanda.

Ela estudou em Dublin, na Irlanda, e em Darjiling, na Índia, antes de aceitar os votos religiosos, em 1937. Seguiu com seus trabalhos em um colégio católico em Calcutá, onde ajudou os doentes e, em 1948, pediu permissão para deixar seu posto no convento e dedicar-se somente à ajuda aos doentes. Mais tarde, a ordem das Missioneiras da Caridade foi reconhecida como uma congregação pontifícia sob a jurisdição de Roma. Seus membros, além dos votos de pobreza, castidade e obediência, têm que assumir um quarto voto: a promessa de servir aos pobres, a quem Madre Teresa descrevia como encarnações de Jesus.

Após abrir um centro em Calcutá, em 1952, ela estendeu a ordem por todos os continentes. Em reconhecimento ao seu trabalho, ela foi agraciada com o Prêmio Nobel da Paz em 1979. Em 1990, o papa João Paulo II pediu que realizasse suas tarefas com menos rigor, já que sua saúde estava fragilizada mas, mesmo assim, ela não abandonou suas atividades e trabalhou até o dia da sua morte, em 5 de setembro 1997. Em outubro de 2003, ela foi beatificada por João Paulo II.

Imagem: via Wikimedia Commons

VEJA MAIS em

https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2022-09/santa-teresa-calcuta-madre-india-missionarias-da-caridade.html

Pesquise também em outras fontes

5 de Setembro de 1991

Morre Soichiro Honda, fundador da Honda Motors

Soichiro Honda nasceu em 17 de novembro de 1906 e faleceu em 5 de agosto de 1991. Foi um empresário japonês, fundador da companhia Honda Motors e, desde muito jovem, um apaixonado pelos artefatos mecânicos. Seu pai era proprietário de uma oficina de bicicletas. Com 15 anos, mudou-se para Tóquio para trabalhar na empresa automotriz Hart Shokai. Aos 21 anos, voltou à sua cidade natal transformado em um especialista mecânico, como chefe de uma sucursal desta empresa. No entanto, logo se tornou independente e montou uma fábrica de pistões que logo fracassou.

Posteriormente inscreveu-se na universidade e, mais tarde, reabriu sua pequena fábrica. Ao finalizar a Segunda Guerra Mundial, perdeu tudo em meio à devastação que produziu o bombardeio norte-americano.

Em 1948, associado a Takeo Fujisawa, fundou a Honda Motor Company com o objetivo de fabricar motocicletas, já que os bombardeios tinham devastado o parque automotor japonês. A ideia original consistiu em fabricar bicicletas com motor, embora o primeiro motor utilizado tenha sido muito pesado e em seguida a empresa faliu.

No entanto, Soichiro fabricou um motor mais leve, rápido e silencioso e, imediatamente, sobreveio o sucesso. A produção foi aumentando vertiginosamente e instalaram-se fábricas em todo o Japão. A reputação da empresa cresceu no que se refere a motos Honda e estas começaram a ganhar em concorrências internacionais. No começo de 1960, suas atividades industriais cresceram, dedicando-se então completamente à indústria automotriz.

Fixou como meta ganhar uma corrida de Fórmula 1 com um veículo de sua fabricação, o que conseguiu em 1965. Desde 1967, a Honda começou a produzir carros pequenos. Quando desatou a crise do petróleo em 1973, foi ampliada a produção do Honda Civic de baixo consumo, com o que a empresa se posicionou de forma inequívoca em todo o mundo.

Imagem:  via Wikimedia Commons

VEJA MAIS em https://pt.wikipedia.org/wiki/Soichiro_Honda

Pesquise também em outras fontes

5 de Setembro de 1972

Ocorre o Massacre de Munique durante os Jogos Olímpicos

No dia 5 de setembro de 1972 um ataque terrorista manchou para sempre os Jogos Olímpicos de Munique. Neste dia, no episódio que ficou conhecido como Massacre de Munique, 11 membros da equipe olímpica de Israel foram tomados de reféns pelo grupo terrorista palestino denominado Setembro Negro. Como desfecho, todos os atletas foram assassinados em vários momentos do sequestro. Também morreram cinco terroristas e um agente da polícia alemã. O episódio também ficou marcado pela falta de preparo da polícia alemã para lidar com a situação.

Imagem: via Wikimedia Commons

VEJA MAIS em https://pt.wikipedia.org/wiki/Massacre_de_Munique

Pesquise também em outras fontes

5 de Setembro de 1946

Nasce o cantor Freddie Mercury, líder da banda Queen

No dia 5 de setembro de 1946 nascia, Stone Town, atual Tanzânia, Farrokh Bulsara, mais conhecido como o cantor Freddie Mercury. Educado na St. Peter Boarding School, uma escola inglesa perto de Bombaim (ou Mumbai), nesta época, ele começou a ser chamado de Freddie.

Aos 18 anos, por conta de uma revolução em seu país natal, ele se mudou com a família para a Inglaterra, onde estudou design na Ealing Art College. Na faculdade, conheceu o baixista Tim Staffell, que tinha uma banda chamada Smile, com Brian May como guitarrista e Roger Taylor como baterista. Em 1970, Tim deixou o grupo e Freddie assumiu o posto de vocalista da banda, que trocou o nome para Queen. Nesta época, ele acrescentou Mercury ao seu nome. No mesmo ano, conheceu Mary Austin, sua namorada. Com ela, assumiu sua bissexualidade. Mesmo separados depois, os dois continuaram grandes amigos e Freddie, inclusive, doou parte de sua fortuna para ela.

De acordo com o cantor, a música "Love of My Life" foi escrita para Mary. Além deste sucesso, ele compôs outros clássicos como " Bohemian Rhapsody", "Somebody to Love" e "We Are the Champions".

Com performances lendárias, suas turnês com o Queen fizeram enorme sucesso nos anos 70 e 80. Freddie Mercury também lançou dois discos solo, aclamados pela crítica e pelo público.

Em 1991, diante da sua frágil saúde, aumentavam os rumores de que ele estaria com AIDS, o que foi confirmado pelo próprio cantor, em uma declaração, na véspera de sua morte, ocorrida em Londres no dia 24 de novembro de 1991. Seu corpo foi cremado e as cinzas espalhadas na margem do Lago Genebra, na Suíça, pátria que foi adotada por Mercury como seu segundo lar. No ano seguinte, durante a abertura dos Jogos Olímpicos de Barcelona, a cantora Montserrat Caballé interpretou a canção "Barcelona" (gravada em 1988) em dueto virtual com o cantor.

VEJA MAIS em https://pt.wikipedia.org/wiki/Freddie_Mercury

Pesquise também em outras fontes

5 de Setembro de 1941

Lançado Cidadão Kane, um marco da história do cinema

Um dos filmes mais importantes da história do cinema foi lançado no dia 5 de setembro de 1941, nos Estados Unidos. Cidadão Kane, do então estreante diretor Orson Welles, foi indicado para nove categorias do Oscar e ganhou a estatueta de Melhor Roteiro Original, produzido por Welles e Herman J. Mankiewicz. Além de dirigir e participar do roteiro, Welles, com somente 26 anos, também produziu e atuou no filme. A obra foi considerada inovadora no seu tempo por sua cinematografia, música e estrutura narrativa.

A história do filme é sobre a vida e legado de Charles Foster Kane, interpretado por Welles, um personagem baseado em parte no magnata da imprensa norte-americana William Randolph Hearst. Também serviram de inspiração milionários como Chicago Samuel Insull, Harold McCormick e aspectos da própria vida de Welles. Após o lançamento de Cidadão Kane, Hearst proibiu qualquer menção ao filme em seus jornais.

Narrado principalmente através de flashbacks, a história é contada por um repórter investigativo que busca solucionar o mistério da palavra "Rosebud", dita no leito de morte do magnata da imprensa.

Enquanto o filme recebeu enorme elogio da crítica, Cidadão Kane não deu retorno financeiro. O filme perdeu interesse após o seu lançamento, mas voltou à atenção do público quando elogiado por críticos franceses como André Bazin, ganhando um novo fôlego em 1956. Em 2001, a obra foi lançada em Blu-ray em uma edição comemorativa aos seus 70 anos.

Antes de produzir Cidadão Kane, Welles chamou a atenção aos 23 anos, em 1938, quando comandou a transmissão radiofônica de “A Guerra dos Mundos”, de Herbert George Welles, causando pânico em ouvintes que acreditaram que uma invasão extraterrestre estava acontecendo. Isso chamou a atenção de um estúdio de Hollywood, RKO Pictures, que decidiu dar liberdade total a Welles para criar o seu primeiro filme.

Depois da fama com Cidadão Kane, Welles ainda dirigiu e atuou em dezenas de obras. Algumas foram sucesso, outras nem tanto. Sua passagem por Hollywood foi turbulenta pelas brigas com os produtores da indústria cinematográfica que, de acordo com ele, só enxergavam o lado mercadológico dos filmes. Ele morreu de ataque cardíaco, aos 70 anos, em sua residência, em Hollywood, no dia 10 de outubro de 1985. Welles deixou várias produções inacabadas.

Imagem: RKO Radio Pictures [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS em https://pt.wikipedia.org/wiki/Citizen_Kane

Pesquise também em outras fontes

 5 de Setembro de 1850

05/09 Dia da Amazônia: quando Amazonas foi elevado à categoria de Província-Estado

A Província do Amazonas foi criada em 5 de setembro de 1850, por um decreto de D. Pedro II após ser desmembrada da Província do Grão-Pará. Entre os motivos da sua criação estava a gigantesca área territorial administrada pelo Grão-Pará, com capital em Belém, e as tentativas fracassadas do Peru em ampliar suas fronteiras com o Brasil.

Por causa disso, 5 de setembro foi a data escolhida para ser celebrado o Dia da Amazônia, já que o estado do Amazonas abriga grande parte da Floresta Amazônica.

Atualmente, o estado do Amazonas é o maior em extensão territorial do país e possui um dos mais baixos índices de densidade demográfica, superior apenas ao de Roraima. O estado da região norte do país faz fronteiras com Pará ao leste; Mato Grosso ao sudeste; Rondônia e Acre ao sul e sudoeste; Roraima ao norte; além da Venezuela, Colômbia e Peru ao norte, noroeste e oeste, respectivamente. No Amazonas também está localizado o Pico da Neblina, ponto culminante do Brasil.

Imagem: [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS em

https://www.hjnahistoria.com.br/na-historia/5-9/05-09-dia-da-amaz-nia-quando-amazonas-foi-elevado-categoria-de-prov-ncia-estado#gsc.tab=0

Pesquise também em outras fontes




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

1 comentário


Socorro Mendonça

05/09/2024 - 12:54:25

Mais uma iniciativa maravilhosa do diretor do JORNAL FOLHA SERTANEJA- O DIA NA HISTÓRIA. Acontecimentos históricos que não lembrava com tanta riqueza dos fatos, voltei a ler. De umas senti saudades, de outras, senti tristeza. Assim é a vida


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2025 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!