noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

O DIA NA HISTÓRIA - ACONTECEU

9 DE SETEMBRO – O DIA NA HISTÓRIA

Publicada em 09/09/24 às 12:14h - 119 visualizações

Antônio Galdino com informações da internet


Compartilhe
Compartilhar a noticia 9 DE SETEMBRO – O DIA NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia 9 DE SETEMBRO – O DIA NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia 9 DE SETEMBRO – O DIA NA HISTÓRIA

Link da Notícia:

9 DE SETEMBRO – O DIA NA HISTÓRIA
 (Foto: Da net)

9 DE SETEMBRO – O DIA NA HISTÓRIA

Thomas Carlyle (Reino Unido -1795/1881), escritor, historiador, ensaísta, tradutor e professor escocês durante a era vitoriana, escreveu:

“Nenhum grande homem vive em vão. A história do mundo não é senão a biografia dos grandes homens”. (Thomas Carlyle).

Naqueles anos, não se tinha a invencionice do detalhamento do gênero, homem e mulher e, obviamente aí estão incluídas, naturalmente, as grandes mulheres...

Hoje, 09 de SETEMBRO, apresentamos alguns acontecimentos, nascimentos e partidas de pessoas e fatos que passaram à história.

Veja os destaques de acontecimentos da história no dia 09 de SETEMBRO, em ordem decrescente, do mais atual para o mais antigo.

9 de Setembro de 1976 - Morre Mao Tse-Tung, estadista chinês

9 de Setembro de 1971 - John Lennon lança emblemático LP Imagine

9 de Setembro de 1948 - É fundada a Coreia do Norte, um dos países mais isolados do mundo

9 de Setembro de 1942 - Segunda Guerra - Japão ataca área continental dos EUA

9 de Setembro de 1937 - Nasce o empresário Beto Carrero

9 de Setembro de 1923 - Morre Hermes da Fonseca, ex-presidente do Brasil

9 de Setembro de 1892 - É descoberta a Amalteia, a lua de Júpiter

9 de Setembro de 1828 - Nasce o escritor Liev Tolstói, considerado o maior nome da literatura russa

9 de Setembro de 9 d.C. - Ocorre a Batalha da Floresta de Teutoburg, a "maior derrota de Roma"

Veja as sugestões para ampliar a sua consulta. Procure outras sugestões. Leia muito. Busque ampliar os seus conhecimentos. (Prof. Antônio Galdino)

9 de Setembro de 1976

Morre Mao Tse-Tung, estadista chinês

No dia 9 de setembro de 1976 morria, em Pequim, Mao Tse-Tung político e revolucionário chinês, responsável pela fundação da República Popular da China em 1949. Mao nasceu no dia 26 de dezembro de 1893, em Shaoshan, província chinesa de Hunan. Era filho de camponeses pobres que prosperaram como agricultores até se tornarem distribuidores de grãos.

Em 1919, explodiu em Pequim uma revolta estudantil contra o Japão, na qual Mao participou ativamente. Em 23 de julho de 1921, Mao, aos 27 anos, assistiu à primeira sessão do Congresso Nacional do Partido Comunista da China, em Shanghai e, dois anos mais tarde, foi eleito para um dos cinco postos de comissário do Comitê Central do Partido, durante o período das sessões do Congresso. Ao retornar a Hunan e seus arredores, descobriu que o sofrimento dos camponeses atuaria como a força de mudança social no país. Passada a Segunda Guerra Mundial, reiniciou-se a guerra civil, que terminou com a vitória dos comunistas.

Em 1 de outubro de 1949 foi proclamada, oficialmente, a República Popular da China, com Mao Tse-Tung como presidente. Ele se manteve no cargo por 10 anos, período em que foram construídas as bases da atual China Comunista.

Mao Tse-Tung morreu em 1976 e, com o passar dos anos, apesar do seu regime ter sido acusado de totalitário e de genocida, ainda continua sendo uma referência para os ideólogos e políticos socialistas e comunistas em todo o mundo.

Imagem:  [Public domain], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS em

https://pt.wikipedia.org/wiki/Morte_e_funeral_de_Estado_de_Mao_Ts%C3%A9-Tung

PESQUISE também em outras fontes.

9 de Setembro de 1971

John Lennon lança emblemático LP Imagine

Um dos álbuns mais celebrados de John Lennon, Imagine, era lançado em 9 de setembro de 1971, nos Estados Unidos. O lançamento no Reino Unido aconteceu no dia 8 de outubro seguinte. A música título do álbum, "Imagine" se tornou a marca registada de Lennon e foi escrita como um pedido pela paz mundial. Imagine, o segundo disco de Lennon, foi considerado com composições mais suaves, mais comercial e com uma pegada menos rock do que seu primeiro álbum aclamado pela crítica "John Lennon/Plastic Ono Band".

Imagine é marcado por ser o seu trabalho mais conhecido e foi votado pela edição 80 da revista Rolling Stone entre os "500 Maiores Álbuns de Todos os Tempos". O seu ex-companheiro da época dos Beatles, George Harrison também participou deste álbum.

Imagine foi composto e gravado em um período em que Lennon vivia uma má relação com Paul McCartney, após o rompimento com os Beatles e também após Paul ter obtido na Justiça o dissolvimento legal da parceira. No começo, havia o comentário de que a música "How Do You Sleep?" (Como Você Dorme?) - seria uma música escrita em retaliação a Paul McCartney por seus ataques pessoais a Lennon e Ono, no seu álbum Ram.

Lennon, mais tarde, disse que escreveu "How Do You Sleep?" sobre ele próprio. "Eu usei meu ressentimento contra o Paul para criar a música, não uma terrível vingança viciosa horrível ... Eu usei meu ressentimento e a retirada de Paul e dos Beatles e a relação com Paul para escrever 'How Do You Sleep?'. Eu realmente não quero seguir em torno desses pensamentos na minha cabeça o tempo todo ...". Música: Imagine. Composição: John Lennon. Álbum: Imagine

VEJA MAIS em

https://www.canalhistory.com.br/hoje-na-historia/john-lennon-lanca-emblematico-lp-imagine-0

PESQUISE também em outras fontes.

9 de Setembro de 1948

É fundada a Coreia do Norte, um dos países mais isolados do mundo

Considerado um dos países mais isolados do mundo, a Coreia do Norte foi fundada em 9 de Setembro de 1948. Embora seu nome oficial seja República Popular Democrática da Coreia, o país vive sob uma ditadura totalitarista liderada por uma única sigla, o Partido dos Trabalhadores da Coreia. Uma das principais marcas do regime é o intenso culto à personalidade em torno de Kim Il-sung (primeiro líder do país) e sua família.

A história da Coreia do Norte começa quando acaba a Segunda Guerra Mundial, em 1945. Naquele ano os japoneses foram expulsos da península coreana pela guerrilha liderada por Kim Il Sung e área foi ocupada pela URSS e pelos Estados Unidos. Os soviéticos estabeleceram-se ao norte do paralelo 38 e as forças dos EUA ao sul. Formaram-se dois países divididos que reclamavam o direito sobre toda a península, cada um proclamando ser o legítimo representante do povo coreano.

...

A mídia da Coreia do Norte está entre as mais controladas do mundo. A constituição prevê nominalmente a liberdade de expressão e a imprensa. No entanto, o governo proíbe o exercício desses direitos na prática, a menos que seja um elogio ao país, ao governo ou ao líder. O governo não apenas controla rigidamente todas as informações que entram e saem do país, mas também procura manipular as informações a seu favor. A agência de notícias estatal é a única fonte de informação da Coréia do Norte.

Imagem: Mark Scott Johnson from Sydney, Australia (IMG_5456) [CC BY 2.0], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS em

https://www.canalhistory.com.br/hoje-na-historia/e-fundada-coreia-do-norte-um-dos-paises-mais-isolados-do-mundo

PESQUISE também em outras fontes.

9 de Setembro de 1942

Segunda Guerra - Japão ataca área continental dos EUA

Em 9 de Setembro de 1942, os japoneses lançaram bombas incendiárias em uma floresta estadual no Oregon, primeiro e único ataque japonês contra a parte continental dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial.

Imagem:  [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS em

https://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/ataque-base-naval-pearl-harbor.htm

PESQUISE também em outras fontes.

9 de Setembro de 1937

Nasce o empresário Beto Carrero

No dia 9 de setembro de 1937 nascia, em São José do Rio Preto (SP), o artista e empresário João Batista Sérgio Murad, mais conhecido pelo nome artístico de Beto Carrero. Sua grande realização foi o parque temático que leva seu nome, Beto Carrero World, em Penha, no litoral norte do estado de Santa Catarina.

O empreendimento, inaugurado em 28 de dezembro de 1991, é o maior do tipo na América Latina e um dos maiores do mundo. Além de ser empresário, Beto Carrero também atuou como caubói nos filmes Os Trapalhões no Reino da Fantasia (1985), O Mistério de Robin Hood (1990), Xuxa Gêmeas (2006) e O Mundo Encantado de Beto Carrero (2007).

Além disso, participou da novela A História de Ana Raio e Zé Trovão, da Rede Manchete, e do programa Dedé e o Comando Maluco (SBT), do circo Beto Carrero World. Ele morreu no dia 1 de fevereiro de 2008, em São Paulo, aos 70 anos idade, durante uma cirurgia no coração.

VEJA MAIS em https://pt.wikipedia.org/wiki/Beto_Carrero

PESQUISE também em outras fontes.

9 de Setembro de 1923

Morre Hermes da Fonseca, ex-presidente do Brasil

No dia 9 de setembro de 1923 morria, em Petrópolis (RJ), o marechal Hermes Rodrigues da Fonseca, militar e político, presidente do Brasil entre 1910 e 1914. Nascido no dia 12 de maio de 1855, em São Gabriel (RS), ele era sobrinho do Marechal Deodoro da Fonseca, primeiro presidente do Brasil, do General João Severiano da Fonseca, Patrono do Serviço de Saúde do Exército, e filho do marechal Hermes Ernesto da Fonseca e de Rita Rodrigues Barbosa.

Apoiou a república proclamada por seu tio Manuel Deodoro da Fonseca e foi convidado por este para ser secretário militar após o golpe. Em dez meses passou de capitão a tenente-coronel.

Em 1904, como comandante da Escola Preparatória do Realengo, reprimiu a Revolta da Vacina, um movimento popular no Rio de Janeiro contra a imposição do governo em aplicar a vacina contra a varíola. Em novembro de 1908, após regressar de uma viagem à Alemanha, foi indicado para a sucessão presidencial.

Na eleição de 1 de março de 1910, Hermes e o vice Wenceslau Bras venceram Rui Barbosa e o vice Albuquerque Lins. Depois de eleito, viajou à Europa, onde assistiu à queda da monarquia em Portugal. Hermes da Fonseca enfrentou, logo na primeira semana de governo, em novembro de 1910, a Revolta da Chibata, que consistiu em um motim de marinheiros. Ele conseguiu abafar o movimento com uma promessa de anistia aos envolvidos, mas depois o governo traiu esse acordo. Como resultado, 1200 marinheiros foram expulsos e centenas foram presos e mortos. O fato abalou a imagem de Hermes da Fonseca. Logo em seguida, ele enfrentou a Guerra do Contestado, que não chegou a ser dominada até o fim de seu governo. Hermes da Fonseca é um dos dois únicos militares a chegar na Presidência de forma direta e eleitoral. O outro foi Eurico Gaspar Dutra.

Durante todo o seu mandato andou fardado, inclusive durante as reuniões ministeriais. Durante sua gestão, também foi criada a Faixa Presidencial. Ao deixar a presidência, em novembro de 1914, candidatou-se ao senado pelo Rio Grande do Sul, mas recusou-se a assumir a cadeira, em virtude do assassinato de Pinheiro Machado, no dia em que deveria ser diplomado, em setembro de 1915.

Viajou para a Europa, afastando-se da política, e só retornou ao Brasil após seis anos na Suíça. Assumiu a presidência do Clube Militar em 1921 e entrou em conflito com o governo de Epitácio Pessoa ao prestigiar as forças políticas que apoiaram candidatura de Nilo Peçanha e ao se envolver na frustrada revolta do forte de Copacabana, em 1922. Sua prisão foi decretada pelo presidente Epitácio Pessoa, mas ele foi liberado seis meses depois por um habeas corpus. Doente, mudou-se para Petrópolis (RJ), onde morreu em 9 de setembro de 1923.

Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS em https://pt.wikipedia.org/wiki/Hermes_da_Fonseca

PESQUISE também em outras fontes.

9 de Setembro de 1892

É descoberta a Amalteia, a lua de Júpiter

No dia 9 de setembro de 1892 o astrônomo Edward Barnard, do observatório Lick da Universidade de Califórnia, descobriu Amalteia, uma lua do planeta Júpiter com cerca de 189 quilômetros de diâmetro e que orbita uma distância média de 181 mil quilômetros do centro do planeta.

Ela tem uma forma irregular, não possui qualquer tipo de atmosfera permanente e sua superfície está cheia de crateras e grandes montanhas. É a terceira lua mais próxima de Júpiter entre as suas 63 conhecidas. Amalteia é o corpo mais vermelho do sistema solar, possivelmente por causa dos depósitos de enxofre expelido pelos vulcões de Io. Foi o primeiro satélite de Júpiter a ser descoberto desde 1610 quando Galileu Galilei identificou os quatro satélites galileanos (Io, Europa, Ganímedes e Calisto). Foi também, o último satélite a ser detectado por observação visual direta.

Imagem:  [Public domain], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS em https://solarviews.com/portug/amalthea.htm

PESQUISE também em outras fontes.

9 de Setembro de 1828

Nasce o escritor Liev Tolstói, considerado o maior nome da literatura russa

O escritor russo Liev Tolstói (cujo nome às vezes é traduzido em português para Leon) nasceu em 9 de setembro de 1828 na província de Tula, na Rússia. Ele se consagrou ao escrever o clássico livro Guerra e Paz (1869), que acompanha centenas de diferentes personagens durante a invasão napoleônica de 1812. Outra de suas principais obras é Anna Karenina (1877), cuja trama gira em torno do caso extra-conjugal da personagem-título.

Nascido em uma propriedade familiar chamada Yasnaya Polyana, Tolstói era o mais novo de quatro filhos. Após perder seus pais quando era muito jovem, ele e seus irmãos foram criados por parentes. Em casa, Tolstói passou a ser educado por tutores franceses e alemães. Em 1843, matriculou-se em um programa de línguas orientais na Universidade de Kazan, mas não conseguiu se destacar. Dando mais atenção às festas, em 1847 ele abandonou os estudos, sem se formar. Depois disso, voltou para a propriedade de seus pais, onde tentou se tornar um fazendeiro.

...

Seu livro Guerra e Paz é considerado por muitos críticos como a maior obra de literatura do Século XIX e o ponto alto da literatura russa. Escrita entre 1865 e 1869, o romance narra a história de cinco famílias que lutam durante a invasão da Rússia pelas tropas Napoleônicas. No livro aparecem cerca de 580 personagens, alguns históricos, outros ficcionais. Depois de Anna Karenina, Tolstói concentrou-se em temas cristãos, e seus romances posteriores, como A Morte de Ivan Ilitch (1886) e O que deve ser feito? (1899) desenvolvem uma filosofia anarco cristã radical, fato que levou à sua excomunhão da Igreja Ortodoxa Russa em 1901.

Por conta de seu estilo de vida, Tolstói rejeitou sua herança e os direitos autorais de suas obras, o que criou conflitos familiares, pois sua mulher e seus filhos não queriam abrir mão do conforto. Tolstói morreu em 1910, aos 82 anos de idade. Antes da morte sua família se dedicava a cuidar de sua saúde diariamente. Mas, renunciando ao estilo de vida aristocrático, ele deixou sua casa no meio do inverno daquele ano, às escondidas. Exposto ao frio e à fumaça em uma viagem de trem, ele contraiu a pneumonia que o matou.

Imagem: Sergei Prokudin-Gorskii (1863–1944), via Wikimedia Commons

VEJA MAIS em https://pt.wikipedia.org/wiki/Liev_Tolst%C3%B3i

PESQUISE também em outras fontes.

9 de Setembro de 9 d.C.

Ocorre a Batalha da Floresta de Teutoburg, a "maior derrota de Roma"

A Batalha da Floresta de Teutoburg, também chamada de Desastre de Varo por historiadores romanos, ocorreu na Floresta de Teutoburg, no dia 9 de setembro (data estimada) do ano 9, na Alemanha, perto da atual cidade de Bramsche.

O confronto ocorreu quando uma aliança de tribos germânicas emboscou e destruiu três legiões romanas comandadas por Públio Quintílio Varo. A traição contra os romanos foi conduzida por Armínio, um oficial germânico, da tribo dos queruscos, que havia adquirido a cidadania romana e também recebido educação militar romana, o que lhe permitiu enganar o comandante romano e antecipar as respostas táticas do exército romano.

Apesar de várias campanhas de sucesso e incursões nos anos seguintes à batalha, os romanos nunca mais se aventuraram na conquista de territórios germânicos, ao leste do rio Reno, que, na realidade, constituía a maior parte da fronteira setentrional do Império Romano. A vitória das tribos germânicas contra as legiões de Roma, na Floresta de Teutoburg, teria resultado em efeitos que seriam sentidos durante muito tempo, tanto para os povos germânicos quanto no Império Romano.

Os historiadores contemporâneos e modernos, geralmente, consideram a vitória de Armínio como "a maior derrota de Roma", uma das batalhas mais decisivas registradas na história militar, basicamente "um ponto de virada na história do mundo".

Imagem: Nawi112 [GFDL or CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS em

https://www.canalhistory.com.br/hoje-na-historia/ocorre-batalha-da-floresta-de-teutoburg-maior-derrota-de-roma

PESQUISE também em outras fontes.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2025 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!