10 DE SETEMBRO NA HISTÓRIA
Thomas Carlyle (Reino Unido -1795/1881), escritor, historiador, ensaísta, tradutor e professor escocês durante a era vitoriana, escreveu:
“Nenhum grande homem vive em vão. A história do mundo não é senão a biografia dos grandes homens”. (Thomas Carlyle).
Naqueles anos, não se tinha a invencionice do detalhamento do gênero, homem e mulher e, obviamente aí estão incluídas, naturalmente, as grandes mulheres...
Hoje, 10 de SETEMBRO, apresentamos alguns acontecimentos, nascimentos e partidas de pessoas e fatos que passaram à história.
Veja os destaques de acontecimentos da história no dia 10 de SETEMBRO, em ordem decrescente, do mais atual para o mais antigo.
10 de Setembro de 2020 - Diana Rigg, atriz de Game of Thrones, morre aos 82 anos
10 de Setembro de 1981 - Guernica, de Pablo Picasso, retorna para a Espanha após quatro décadas
10 de Setembro de 1976 - Nasce o ex-tenista Gustavo Kuerten, tricampeão de Roland Garros
10 de Setembro de 1930 - Nasce o poeta Ferreira Gullar
10 de Setembro de 1839 - Nasce Charles Sanders Peirce, filósofo que estabeleceu as bases da semiótica
10 de Setembro de 1808 - É lançada a Gazeta do Rio de Janeiro, primeiro jornal impresso no Brasil
Veja as sugestões para ampliar a sua consulta. Procure outras sugestões. Leia muito. Busque ampliar os seus conhecimentos. (Prof. Antônio Galdino)
10 de Setembro de 2020
Diana Rigg, atriz de Game of Thrones, morre aos 82 anos
A atriz britânica Diana Rigg, que interpretava Olenna Tyrell em Game Of Thrones, morreu em casa, aos 82 anos de idade, em 10 de setembro de 2020. Ela se popularizou na década de 1960, quando foi a protagonista da série de TV Os Vingadores. De acordo com uma nota da família, a artista não resistiu a um câncer.
Diana nasceu em Doncaster, na Inglaterra, e passou a infância na Índia, onde o pai trabalhava como executivo de uma companhia ferroviária. Quando voltou para o Reino Unido, ela estudou artes cênicas na Royal Academy of Dramatic Art. Sua estreia nos palcos teatrais aconteceu em 1957.
Entre 1965 e 1969, Diana foi a estrela do popular seriado de aventura Os Vingadores, fazendo o papel da espiã Emma Peel. Ela também se destacou como Bond Girl no filme 007 - A Serviço Secreto de Sua Majestade (1969), fazendo o par romântico de James Bond (George Lazenby).
Nos anos seguintes, Diana continuou a atuar no teatro, cinema e televisão. Entre 2013 e 2017, ela ficou popular entre o público mais jovem ao interpretar a ambiciosa e manipuladora matriarca Olenna Tyrell em Game of Thrones.
Imagem: HBO/Reprodução
VEJA MAIS em
https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/diana-rigg-atriz-de-game-of-thrones-morre-aos-82-anos/
PESQUISE também em outras fontes.
10 de Setembro de 1981
Guernica, de Pablo Picasso, retorna para a Espanha após quatro décadas
No dia 10 de setembro de 1981, o monumental mural antiguerra, Guernica, do artista espanhol Pablo Picasso era recebido na Espanha após quatro décadas fora do país. Uma das mais importantes obras de Picasso, a pintura foi criada após a destruição da cidade basca de Guernica pela aviação nazista durante a Guerra Civil Espanhola.
Em 1939, Picasso passou sua obra ao Museu de Arte Moderna de Nova York. O artista disse que o mural só seria devolvido à Espanha quando as liberdades democráticas fossem restabelecidas no país. Seu eventual retorno à Espanha, em 1981 - oito anos após a morte de Picasso - foi comemorado pela jovem democracia espanhola.
...
Em 25 de outubro - no 100º aniversário do nascimento de Picasso - Guernica foi exposta ao público, protegida por uma espessa camada de vidro à prova de bala por conta de ameaças de terrorismo contra um trabalho de alto teor político, o que obrigou os visitantes a passar por um detector de metais. Por conta de alguns danos causados em anos de viagem da pintura, provavelmente, Guernica nunca mais deverá sair em turnê pelo mundo.
Imagem: via Wikimedia Commons
VEJA MAIS em
PESQUISE também em outras fontes.
10 de Setembro de 1976
Nasce o ex-tenista Gustavo Kuerten, tricampeão de Roland Garros
No dia 10 de setembro de 1976 nascia, em Florianópolis (SC), Gustavo Kuerten, mais conhecido como Guga, um ex-jogador de tênis brasileiro, ex-número um do mundo e tricampeão de Roland Garros.
De ascendência alemã, começou a jogar tênis aos seis anos. Seu pai, um jogador de tênis amador, morreu enquanto treinava um grupo de crianças em Curitiba, quando Guga tinha apenas oito anos de idade. Seu irmão mais novo, Guilherme, falecido em 2007, sofreu danos cerebrais durante o nascimento, que resultaram em uma deficiência mental.
O sofrimento do irmão marcou Guga durante toda a sua carreira. O ex-tenista criou o Instituto Guga Kuerten (IGK) para incentivar o esporte e ajudar os portadores de necessidades especiais. Guga ainda doava ao seu irmão todos os troféus que ganhava. Aos 14 anos, conheceu o técnico Larri Passos, que convenceu a família de Guga de que ele tinha talento suficiente para fazer do tênis seu modo de vida.
Passos tornou-se seu treinador, e os dois começaram a viajar pelo mundo nos torneios juvenis, até que, finalmente, em 1995, Guga Kuerten começou sua carreira profissional. Em 1997, com 21 anos e contra todas as probabilidades, Guga se tornou o novo campeão de Roland Garros, um dos torneios de maior prestígio do mundo. No entanto, o sucesso inesperado e a fama instantânea resultaram numa queda de rendimento na temporada seguinte, quando Guga caiu precocemente em Roland Garros, em 1998.
Contudo, rapidamente, Guga mostrou o seu talento. Em 2000 e 2001 vieram mais dois títulos de Roland Garros e também o posto de número um do mundo por 43 semanas seguidas. Fora isso, Guga ainda venceu a Masters Cup, em Lisboa, torneio que reuniu os oito melhores tenistas da temporada.
Ao todo, foram 22 títulos de simples na sua carreira. A partir de 2004, Guga começou a sofrer com lesões no quadril e precisou passar por cirurgias. Apesar do seu esforço em tratamentos de fisioterapia, o tenista não conseguiu mais retornar à forma que o consagrou número um do mundo.
Em 25 de maio de 2008, ele jogou sua última partida de tênis, em Roland Garros, o torneio onde viveu seus maiores dias de glória. Como jogador, ele era conhecido pelo seu forte saque, a paralela de esquerda e um grito particular quando acertava a bola.
Imagem: via Wikimedia Commons
VEJA MAIS em https://pt.wikipedia.org/wiki/Gustavo_Kuerten
PESQUISE também em outras fontes.
10 de Setembro de 1930
Nasce o poeta Ferreira Gullar
O renomado poeta, crítico de arte e ensaísta Ferreira Gullar nasceu em em São Luís, no Maranhão, em 10 de setembro de 1930. O escritor se destacou como um dos fundadores do neoconcretismo. Sua carreira foi marcada por uma rica produção literária, engajamento político e contribuições significativas para a cultura brasileira.
Batizado como José Ribamar Ferreira, o poeta adotou o sobrenome Gullar, de sua mãe, para criar seu pseudônimo. Ele começou a escrever poesia ainda jovem e publicou seu primeiro livro, "Um Pouco Acima do Chão", em 1949.
No entanto, foi com o livro "A Luta Corporal" (1954) que ele ganhou reconhecimento e estabeleceu seu estilo inovador. Nesse período, ele estava ligado ao movimento concretista, que buscava uma poesia mais objetiva e experimental. Posteriormente, Gullar se afastou do concretismo e desenvolveu uma abordagem mais pessoal e emotiva em sua poesia.
O escritor recebeu inúmeros prêmios ao longo de sua carreira, incluindo o Prêmio Jabuti, um dos mais prestigiosos da literatura brasileira, e o Prêmio Camões, instituído pelos governos de Portugal e do Brasil. Em 2014, Gullar tomou posse da cadeira número 37 na Academia Brasileira de Letras.
Nos últimos anos de vida, Ferreira Gullar manifestou desilusão com o socialismo e se tornou um crítico dos governos de esquerda.
O escritor morreu em 4 de dezembro de 2016, aos 86 anos, no Rio de Janeiro, em decorrência de problemas respiratórios que culminaram em uma pneumonia.
VEJA MAIS em https://pt.wikipedia.org/wiki/Ferreira_Gullar
PESQUISE também em outras fontes.
10 de Setembro de 1839
Nasce Charles Sanders Peirce, filósofo que estabeleceu as bases da semiótica
Charles Sanders Peirce nasceu no dia 10 de setembro de 1839 e faleceu em 1914. Foi um filósofo e físico norte-americano que assentou as bases da semiótica. Era filho do eminente matemático Benjamin Peirce, professor da Universidade Harvard. Cursou estudos de Química nesta última universidade. Entre 1864 e 1884 deu aulas de lógica e filosofia de maneira intermitente nas universidades de Harvard e Johns Hopkins, mas nunca chegou a ocupar um cargo estável como professor.
Em 1877 foi o primeiro delegado norte-americano no Congresso Internacional Geodésico. Depois de fundar com vários amigos o Clube Metafísico, publicou dois artigos que foram considerados a certidão de nascimento do pragmatismo filosófico: "A Fixação da Crença" e "Como Esclarecer Nossas Ideias" (1818).
A imensa maioria de seus trabalhos foram publicados após sua morte, entre eles os 9 volumes de seus Collected Papers (Escritos Reunidos, 1931-1938), que compilam mais de 100.000 páginas de resenhas e ensaios editados em revistas. Peirce é conhecido, sobretudo, por seu sistema filosófico, posteriormente chamado de pragmatismo.
Segundo a sua filosofia, nenhum objeto ou conceito possui validade inerente ou tem importância. Sua transcendência encontra-se somente nos efeitos práticos resultantes de seu uso ou aplicação. Portanto, a verdade de uma ideia ou objeto pode ser medida mediante a pesquisa científica sobre a sua utilidade. O conceito foi ampliado pelos filósofos norte-americanos William James e John Dewey, e influenciou de maneira importante o moderno pensamento filosófico e sociológico.
Entre as obras de Peirce figuram Photometric Researches (Pesquisas fotométricas, 1878) e Studies in Logic (Estudos de lógica, 1883). Atribui-se a Peirce uma série de experimentos com pêndulos realizados em 1861 que contribuíram, em grande parte, para a determinação da densidade e forma da Terra, e também ao desenvolvimento de pesquisas sobre a dimensão das ondas de luz.
Em 1867 interessou-se pelo sistema de lógica criado pelo matemático britânico George Boole, e trabalhou até 1885 sobre a ampliação e transformação da álgebra de Boole.
Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons
VEJA MAIS em https://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_Sanders_Peirce
PESQUISE também em outras fontes.
10 de Setembro de 1808
É lançada a Gazeta do Rio de Janeiro, primeiro jornal impresso no Brasil
No dia 10 de setembro de 1808 era dado o primeiro passo da imprensa no Brasil com a fundação de Gazeta do Rio de Janeiro, primeiro jornal impresso do país. Até sua publicação, fruto da transferência da corte portuguesa para o Brasil, era terminantemente proibido aos habitantes o acesso a publicações.
O jornal era publicado duas vezes por semana e o seu conteúdo era oficial, consistindo basicamente em comunicados do governo. Seu editor era o Frei Tibúrcio José da Rocha. A partir de 29 de dezembro de 1821 passou a se denominar simplesmente Gazeta do Rio. Com a independência, a Gazeta deixou de circular.
O periódico foi substituído pelo Diário Fluminense, de Pedro I e o Diário do Governo, de Pedro II, como órgãos oficiais de imprensa.
Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons
VEJA MAIS em
PESQUISE também em outras fontes.