11 DE SETEMBRO NA HISTÓRIA
Thomas Carlyle (Reino Unido -1795/1881), escritor, historiador, ensaísta, tradutor e professor escocês durante a era vitoriana, escreveu:
“Nenhum grande homem vive em vão. A história do mundo não é senão a biografia dos grandes homens”. (Thomas Carlyle).
Naqueles anos, não se tinha a invencionice do detalhamento do gênero, homem e mulher e, obviamente aí estão incluídas, naturalmente, as grandes mulheres...
Hoje, 11 de SETEMBRO, apresentamos alguns acontecimentos, nascimentos e partidas de pessoas e fatos que passaram à história.
Veja os destaques de acontecimentos da história no dia 11 de SETEMBRO, em ordem decrescente, do mais atual para o mais antigo.
11 de Setembro de 2001 - São derrubadas as torres gêmeas em Nova Iorque
11 de Setembro de 1990 - Sancionada a lei de defesa do direito do consumidor brasileiro
11 de Setembro de 1973 - Pinochet lidera golpe de estado no Chile
11 de Setembro de 1945 - Nasce Franz Beckenbauer, um dos maiores nomes do futebol mundial
11 de Setembro de 1836 - Rebeldes farroupilhas proclamam a República Rio-Grandense
11 de Setembro de 1709 - É travada a Batalha de Malplaquet, uma das mais sangrentas da Guerra de Sucessão Espanhola
11 de Setembro de 1297 - William Wallace lidera escoceses na vitória sobre ingleses em Stirling Bridge
Veja as sugestões para ampliar a sua consulta. Procure outras sugestões. Leia muito. Busque ampliar os seus conhecimentos. (Prof. Antônio Galdino)
11 de Setembro de 2001
São derrubadas as torres gêmeas em Nova Iorque
PESQUISE também em outras fontes.
11 de Setembro de 1990
Sancionada a lei de defesa do direito do consumidor brasileiro
A Lei 8.078, do Direito do Consumidor, era sancionada em um dia como este, no ano de 1990, com o objetivo de dispor sobre a proteção ao consumidor. A lei foi sancionada pelo então presidente Fernando Collor. Também foi instituído o Código de Defesa do Consumidor.
Imagem: Shutterstock.com
VEJA MAIS em
https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/608968/CDC_normas_correlatas_7ed.pdf
PESQUISE também em outras fontes.
11 de Setembro de 1973
Pinochet lidera golpe de estado no Chile
Em 11 de Setembro de 1973, um grupo de militares chilenos liderado pelo general Augusto Pinochet atacou por ar e por terra a sede da presidência do Chile, que resultou na morte do presidente Salvador Allende - as circunstâncias de sua morte ainda não são claras, uma autópsia revelou que ele teria cometido suicídio, versão que é contestada. Recentemente, o governo chileno reconheceu que mais de 40 mil pessoas foram mortas, torturadas ou presas durante o regime militar que se sucedeu ao golpe (1973 a 1990).
O movimento de derrubada de Allende foi precedido por uma série de greves e ações desestabilizadoras conduzidas por setores empresariais e grupos de oposição ao governo socialista de Allende. Agentes do governo dos Estados Unidos também deram suporte a Pinochet. Em 17 de dezembro de 73, o general assumiu a presidência do país e colocou na ilegalidade todos os partidos de esquerda que apoiavam o ex-presidente Allende.
...
Em 16 de Outubro de 1998, Pinochet foi detido pela Scotland Yard em Londres, onde se encontrava para tratamento médico. A prisão do ex-ditador obedecia a um mandado de busca e apreensão internacional, "com fins de extradição" para a Espanha (país onde seria julgado por crimes de abuso dos Direitos Humanos), expedido pelo juiz espanhol Baltasar Garzón (embora sem deter competência para pedir extradições), e enviado à Interpol, onde é acusado por supostos crimes de genocídio, terrorismo e torturas, com base em denúncias de familiares de espanhóis desaparecidos no Chile durante seu governo. Fica detido em prisão domiciliar por 503 dias na capital britânica sendo libertado por razões médicas.
...
Em outubro de 2006, a justiça chilena iniciou uma investigação em que apontava que Pinochet era dono de uma elevada quantia de barras de ouro avaliadas em 190 milhões de dólares, num banco de Hong Kong. Pinochet morreu em dezembro do mesmo ano.
Imagem: via Wikimedia Commons
VEJA MAIS em https://pt.wikipedia.org/wiki/Golpe_de_Estado_no_Chile_em_1973
PESQUISE também em outras fontes.
11 de Setembro de 1945
Nasce Franz Beckenbauer, um dos maiores nomes do futebol mundial
No dia 11 de setembro de 1945 nascia, em Munique, na Alemanha, Franz Anton Beckenbauer, um dos grandes nomes do futebol mundial, campeão da Copa do Mundo em 1974 como jogador e em 1990 como técnico. Seu apelido é der Kaiser ("O Imperador").
...
Na temporada de 1968/69, viria finalmente o título do Bayern na Bundesliga, o primeiro troféu do clube no campeonato desde 1932. Ao todo, pelo time, Beckenbauer foi campeão Copa dos Campeões da UEFA (1973-1974, 1974-1975, 1975-1976), da Copa da Alemanha (1965-66, 1966-67, 1968-69, 1970-71), Recopa Europeia (1966-67), Campeonato Alemão (1968-69, 1971-72, 1972-73, 1973-74) e Copa Intercontinental (1976). Aos 33 anos, líder do Bayern desde os 22, Beckenbauer decidiu aceitar uma proposta do Cosmos, dos EUA. No mesmo ano (1977), perdeu lugar na seleção e ficou de fora da Copa de 1978.
...
As outras oportunidades como técnico vieram com o Bayern Munique, duas vezes, acumulando já a função de presidente. Foi campeão alemão em 1993-94, assumindo o cargo no decorrer da temporada. Em 1996, na segunda passagem, despediu-se com a Copa da UEFA de 1996. Beckenbauer também assumiu a superintendência do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2006, realizada na Alemanha.
Imagem: via Wikimedia Commons
VEJA MAIS em https://pt.wikipedia.org/wiki/Franz_Beckenbauer
PESQUISE também em outras fontes.
11 de Setembro de 1836
Rebeldes farroupilhas proclamam a República Rio-Grandense
No dia 11 de setembro de 1836 foi proclamada a República Rio-Grandense, um estado-nação clandestino formado na região sul do Brasil, dando origem ao que seria o atual Rio Grande do Sul. Foi a mais longa revolta brasileira e a mais longa do Império do Brasil (1822-1889). A República Rio-Grandense foi proclamada pelo general Antônio de Sousa Neto, como consequência direta da vitória obtida por forças oligárquicas gaúchas na Batalha do Seival (1836), durante a Revolução Farroupilha (1835-1845).
...
A Constituição da República Rio-grandense foi aprovada em 1843, em Alegrete. Uma das únicas cidades que não aderiu aos revoltosos foi Porto Alegre, que por esse motivo recebeu do Império o título de "Leal e Valerosa Cidade de Porto Alegre", seu lema oficial até hoje. A primeira capital da nova república foi a cidade de Piratini. Em 1839, forças lideradas pelo revolucionário italiano Giuseppe Garibaldi e pelo gaúcho Davi Canabarro proclamaram a República Juliana na província de Santa Catarina, tomando a cidade de Laguna. A nova república formou uma confederação com a Rio-Grandense mas não durou muito, pois não conseguiu tomar a capital provincial de Nossa Senhora do Desterro.
A República Rio-Grandense foi dissolvida em 1 de março de 1845, pelo Tratado de Poncho Verde, que manteve em vigor algumas leis derivadas da constituição Rio-Grandense. Teve ao todo cinco capitais durante os seus nove anos de existência: Piratini, Caçapava do Sul, Alegrete e São Gabriel (capitais oficiais), Bagé (somente por duas semanas) e São Borja. Os seus presidentes foram Bento Gonçalves e Gomes Jardim.
Imagem: Guilherme Litran [Domínio público], via Wikimedia Commons
VEJA MAIS em https://pt.wikipedia.org/wiki/Rep%C3%BAblica_Rio-Grandense
PESQUISE também em outras fontes.
11 de Setembro de 1709
É travada a Batalha de Malplaquet, uma das mais sangrentas da Guerra de Sucessão Espanhola
A Batalha de Malplaquet se deu no dia 11 de setembro de 1709 no marco da Guerra de Sucessão Espanhola. Tropas da França foram vencidas pelas tropas da Aliança - composta pela Áustria, Inglaterra e Holanda - comandadas pelo Duque de Marlborough e pelo Príncipe Eugênio de Saboya. Às 8 da manhã do dia 11 de setembro, o Duque de Marlboroug, à direita do Príncipe Eugênio, cujo exército constava de soldados imperiais e dinamarqueses, avançou para atacar pelo flanco, sem ser bem-sucedido. A infantaria prussiana e holandesa, comandada pelo Príncipe de Orange e o barão Nagel, encontrou também uma intensa resistência francesa pelo flanco esquerdo.
Depois de serem rejeitados dois ataques, o Príncipe Eugênio dirigiu pessoalmente o terceiro. Suas tropas romperam as linhas francesas e as expulsaram do território de Malplaquet (França). Os aliados perderam 25.000 homens e os franceses sofreram 11.000 baixas e sofreram a derrota definitiva neste confronto. A Batalha de Malplaquet foi uma das batalhas mais sangrentas da Guerra de Sucessão Espanhola.
Image: [Domínio público], via Wikimedia Commons
VEJA MAIS em https://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_de_Malplaquet
PESQUISE também em outras fontes.
11 de Setembro de 1297
William Wallace lidera escoceses na vitória sobre ingleses em Stirling Bridge
Em 11 de Setembro de 1297, forças escocesas comandadas por William Wallace e Andrew Moray derrotaram os ingleses na Batalha de Stirling Bridge, na Primeira Guerra da Independência da Escócia. Os escoceses derrotaram as forças combinadas de John de Warenne, 6o. Conde de Surrey, e Hugh de Cressingham, próximo de Stirling, no Rio Forth, no sudeste escocês.
Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons
VEJA MAIS em https://pt.wikipedia.org/wiki/William_Wallace
PESQUISE também em outras fontes.