noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

O DIA NA HISTÓRIA - ACONTECEU

12 DE SETEMBRO NA HISTÓRIA

Publicada em 12/09/24 às 18:12h - 114 visualizações

Antônio Galdino com informações da internet


Compartilhe
Compartilhar a noticia 12 DE SETEMBRO NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia 12 DE SETEMBRO NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia 12 DE SETEMBRO NA HISTÓRIA

Link da Notícia:

12 DE SETEMBRO NA HISTÓRIA
 (Foto: Da net)

12 DE SETEMBRO NA HISTÓRIA

Thomas Carlyle (Reino Unido -1795/1881), escritor, historiador, ensaísta, tradutor e professor escocês durante a era vitoriana, escreveu:

“Nenhum grande homem vive em vão. A história do mundo não é senão a biografia dos grandes homens”. (Thomas Carlyle).

Naqueles anos, não se tinha a invencionice do detalhamento do gênero, homem e mulher e, obviamente aí estão incluídas, naturalmente, as grandes mulheres...

Hoje, 12 de SETEMBRO, apresentamos alguns acontecimentos, nascimentos e partidas de pessoas e fatos que passaram à história.

Veja os destaques de acontecimentos da história no dia 12 de SETEMBRO, em ordem decrescente, do mais atual para o mais antigo.

12 de Setembro de 2011 - Museu em memória aos ataques às torres gêmeas é aberto ao público

12 de Setembro de 1997 - Morre o cantor João Paulo, da emblemática dupla sertaneja formada com Daniel

12 de Setembro de 1996 - Morre Ernesto Geisel, militar e 32º presidente do Brasil

12 de Setembro de 1957 - Morre o escritor José Lins do Rego

12 de Setembro de 1953 - John Kennedy casa com Jacqueline Bouvier

12 de Setembro de 1943 - Segunda Guerra Mundial: Mussolini é resgatado em ousada operação

12 de Setembro de 1919 - Hitler se infiltra no Partido Alemão dos Trabalhadores, precursor do Partido Nazista

12 de Setembro de 1902 - Nasce o ex-presidente Juscelino Kubitschek

12 de Setembro de 1720 - Capitania de Minas Gerais é criada em meio à corrida do ouro

Veja as sugestões para ampliar a sua consulta. Procure outras sugestões. Leia muito. Busque ampliar os seus conhecimentos. (Prof. Antônio Galdino)

12 de Setembro de 2011

Museu em memória aos ataques de às torres gêmeas é aberto ao público

O Museu e Memorial Nacional 11 de Setembro foi aberto ao público em um dia como hoje, no ano de 2011, em homenagem às vítimas dos ataques nesta data, em 2001, nos Estados Unidos, que resultaram na morte de quase três mil pessoas. Também foram homenageados os seis mortos no ataque de 1993, no mesmo local. O memorial foi construído onde antigamente estavam as Torres Gêmeas, destruídas durante os ataques.

Imagem:  [Public domain or CC0], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS em

https://pt.wikipedia.org/wiki/Memorial_%26_Museu_Nacional_do_11_de_Setembro

PESQUISE também em outras fontes.

12 de Setembro de 1997

Morre o cantor João Paulo, da emblemática dupla sertaneja formada com Daniel

O cantor e compositor João Paulo morreu em um acidente de carro em 12 de setembro de 1997, aos 37 anos. O músico ganhou destaque como parte da emblemática dupla sertaneja que formava com Daniel. Os artistas emplacaram diversos sucessos, sendo que o principal deles foi a canção "Estou Apaixonado".

João Paulo, cujo nome de batismo era José Henrique dos Reis, nasceu em 28 de julho de 1960, em Brotas, São Paulo. De origem humilde, humilde, ele chegou a trabalhar como pedreiro e carpinteiro.  A parceria musical entre ele e José Daniel Camillo, conhecido artisticamente como Daniel, começou em meados da década de 1980.

...Em 1997, a dupla lançou o álbum Vol. 8, que continha a canção "Te Amo Cada Vez Mais", versão de "To Love You More", de David Foster, gravado pela cantora Céline Dion. Esse álbum é até hoje o mais vendido da dupla, conquistando a certificação de platina tripla por mais de 750 mil cópias vendidas. Após a morte de João Paulo, Daniel prosseguiu a carreira como artista solo.

VEJA MAIS em https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Paulo_%26_Daniel

PESQUISE também em outras fontes.

12 de Setembro de 1996

Morre Ernesto Geisel, militar e 32º presidente do Brasil

No dia 12 de setembro de 1996 morria, no Rio de Janeiro, Ernesto Beckmann Geisel, político e militar, presidente do Brasil entre 1974 e 1979. Nascido em Bento Gonçalves (RS), no dia 3 de agosto de 1907, ingressou na carreira política ao ser nomeado chefe da Casa Militar do governo do Presidente Castelo Branco, em 1964.

No governo de Emílio Médici, tornou-se presidente da Petrobras, enquanto seu irmão Orlando Geisel tornara-se Ministro do Exército. Em 1974, candidatou-se à presidência da república pela Arena e venceu a eleição com 400 votos (84,04%), derrotando Ulysses Guimarães/Barbosa Lima Sobrinho do MDB. Seu governo foi marcado pelo início de uma abertura política e amenização do rigor da ditadura militar.

Os principais fatos do seu governo foram a divisão de Mato Grosso e criação do Mato Grosso do Sul, o retorno das relações diplomáticas com a China, reconhecimento da independência de Angola, realização de acordos nucleares com a Alemanha Ocidental, início do processo de redemocratização do país, extinção do AI-5 e a construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu.

Como ex-presidente, manteve influência sobre o exército ao longo dos anos 80 e também apoiou, em 1985, a candidatura vitoriosa de Tancredo Neves à presidência nas eleições indiretas daquele ano, derrotando Paulo Maluf. Viveu o restante de sua vida no Leblon, no Rio de Janeiro, onde morreu aos 89 anos, no dia 12 de setembro de 1996, de câncer generalizado.

Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS em

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_presidentes_do_Brasil_por_falecimento

PESQUISE também em outras fontes.

12 de Setembro de 1957

Morre o escritor José Lins do Rego

Em 12 de Setembro de 1957, morre o escritor, advogado e jornalista paraibano, José Lins do Rego Cavalcanti. O autor, ao lado de Erico Verissimo, Graciliano Ramos, Rachel de Queiroz e Jorge Amado, é considerado um dos maiores artistas regionalistas que temos na literatura nacional.

O autor nasceu em Pilar, na Paraíba, em 3 de junho de 1901 e teve seu romance de estreia, Menino de Engenho, publicado em 1932.

O autor teve outras obras muito importantes como, por exemplo, o que ele nomeou como O ciclo da cana-de-açúcar, em que contém: Menino de Engenho (1932), Doidinho (1933), Bangüê (1934), O Moleque Ricardo (1935), e Usina (1936).

Considerado um dos inventores do novo romance moderno brasileiro, o escritor José Lins do Rego, o escritor foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras em 15 de Setembro de 1955, para a cadeira 25, e também foi Espéctro Patrono da cadeira 39 da Academia Paraibana de Letras.

Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS em

https://cliohistoriaeliteratura.com/2019/09/12/morre-jose-lins-do-rego/

PESQUISE também em outras fontes.

12 de Setembro de 1953

John Kennedy casa com Jacqueline Bouvier

Em 12 de setembro de 1953, o então senador John F. Kennedy, o futuro presidente dos Estados Unidos, casava com Jacqueline Bouvier, em Newport, Rhode Island. Sete anos depois, o casal iria se tornar o mais jovem presidente e a mais jovem primeira-dama da história americana.

Jacqueline Bouvier e John F. Kennedy em Newport (Rhode Island). Os vestidos da noiva e das damas-de-honra foram feitos por Ann Lowe. Jackie usou um vestido marfim. A missa católica teve presença de 750 convidados e a cerimônia, com duas mil pessoas, ocorreu na Fazenda Hammersmith, da família de Jackie. 

VEJA MAIS em

https://www.canalhistory.com.br/hoje-na-historia/john-kennedy-casa-com-jacqueline-bouvier#google_vignette

PESQUISE também em outras fontes.

12 de Setembro de 1943

Segunda Guerra Mundial: Mussolini é resgatado em ousada operação

No dia 12 de setembro de 1943, em uma operação conhecida pelo código de Operação Carvalho (em alemão Unternehmen Eiche, em italiano Operazione Quercia), aconteceu o ousado resgate do ditador italiano Benito Mussolini, durante a Segunda Guerra Mundial. A ação, ordenada por Adolf Hitler, planejada pelo major Mors Harald e aprovada pelo general Kurt Student, foi bem sucedida. O comando era do capitão SS Otto Skorzeny. Skorzeny foi escolhido pelo próprio Hitler para uma missão difícil, a libertação de Benito Mussolini, aprisionado após o armistício da Itália com os aliados em 1943. Numa ação espetacular durante a Operação Carvalho, Skorzeny e seus comandos libertaram Mussolini de sua prisão nos Apeninos, no monte Gran Sasso, na Itália Central.

Imagem:  via Wikimedia Commons

VEJA MAIS em

https://pt.wikipedia.org/wiki/Opera%C3%A7%C3%A3o_Carvalho

PESQUISE também em outras fontes.

12 de Setembro de 1919

Hitler se infiltra no Partido Alemão dos Trabalhadores, precursor do Partido Nazista

Em 12 de setembro de 1919, Adolf Hitler teve seu primeiro contato com o Partido Alemão dos Trabalhadores, organização de extrema-direita precursora do Partido Nazista. Seus membros se reuniam periodicamente para discutir temas como nacionalismo, antissemitismo e anticomunismo. Naquele dia, Hitler foi enviado pela organização militar Reichswehr a uma dessas reuniões como um agente infiltrado.

O Partido Alemão dos Trabalhadores havia sido fundado no início daquele ano, em Munique, por Anton Drexler e pelo escritor Karl Harrer. Drexler sempre deixou claro que o partido era contrário aos marxistas, além de fazer a defesa de uma política de bem-estar social para os alemães de raça ariana. A organização também se opunha ao Tratado de Versalhes. As primeiras reuniões ocorriam em bares e cervejarias da cidade, onde Drexler fazia palestras motivacionais que muitas vezes acabavam em tumultos.

Para aumentar o seu apelo aos maiores segmentos da população, em fevereiro de 1920, o partido mudou seu nome para o Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei (Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, mais conhecido como Partido Nazista). Na ocasião, os nazistas anunciaram oficialmente que somente as pessoas de "descendência ariana pura" poderiam se filiar ao partido. Seus membros também não poderiam estar relacionados direta ou indiretamente com os chamados "não-arianos".

Imagem: Domínio Público, via Wikimedia Commons

VEJA MAIS em

https://pt.wikipedia.org/wiki/Partido_Alem%C3%A3o_dos_Trabalhadores

PESQUISE também em outras fontes.

 12 de Setembro de 1902

Nasce o ex-presidente Juscelino Kubitschek

Juscelino Kubitschek de Oliveira nasceu em 12 de setembro de 1902 em Diamantina, num casarão colonial na rua Direita. Atualmente, é um museu. Seu pai, João César de Oliveira (1872-1905), foi caixeiro-viajante e também exerceu várias outras profissões, de garimpeiro a delegado de polícia.

Juscelino Kubitschek de Oliveira, ex-presidente do Brasil e responsável pela construção de Brasília. Conhecido como JK, foi prefeito de Belo Horizonte (1940-1945), governador de Minas Gerais (1951-1955) e presidente do Brasil (1956 e 1961). Foi casado com Sarah Kubitschek, com quem teve as filhas Márcia e Maria.

JK inaugurou a nova capital federal, Brasília, executando um antigo projeto previsto em três constituições brasileiras. A mudança da capital federal do Rio de Janeiro para Brasília teve como objetivo promover o desenvolvimento do interior do Brasil e a integração do país.

Durante todo o seu mandato como presidente da República, o Brasil viveu um período de grande desenvolvimento econômico e estabilidade política. Com um estilo de governo inovador na política brasileira, Juscelino construiu em torno de si uma aura de simpatia e confiança entre os brasileiros. Ele morreu no dia 22 de agosto de 1976, em um acidente de carro em Resende (RJ).

Imagem:  [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS em https://pt.wikipedia.org/wiki/Juscelino_Kubitschek

PESQUISE também em outras fontes.

12 de Setembro de 1720

Capitania de Minas Gerais é criada em meio à corrida do ouro

O desbravamento na região que hoje compreende o estado de Minas Gerais se iniciou no século XVI, por meio do trabalho dos bandeirantes, em busca de ouro e pedras preciosas. Em 1709, foi criada a Capitania de São Paulo e Minas de Ouro, que, em 1720, foi desmembrada em São Paulo e Minas Gerais.

O ciclo do ouro, também referido como ciclo da mineração e corrida do ouro, foi o período da história brasileira em que a extração e exportação do ouro dominou a dinâmica econômica do Brasil Colônia.[1] O ciclo vigorou com força durante os primeiros 60 anos do século XVIII, altura a partir da qual a produção de ouro começou a decair devido ao esgotamento progressivo das minas da região explorada, que compreende os atuais estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.[3]

As consequências do ciclo do ouro para o Brasil foram inestimáveis. Foi ele que proporcionou à colônia as importantes transformações que antecederam à Independência, em 1822.

VEJA MAIS em https://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_do_ouro

PESQUISE também em outras fontes.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2025 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!