noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

O DIA NA HISTÓRIA - ACONTECEU

15 DE SETEMBRO NA HISTÓRIA

Publicada em 15/09/24 às 14:16h - 122 visualizações

Antônio Galdino com informações da internet


Compartilhe
Compartilhar a noticia 15 DE SETEMBRO NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia 15 DE SETEMBRO NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia 15 DE SETEMBRO NA HISTÓRIA

Link da Notícia:

15 DE SETEMBRO NA HISTÓRIA
 (Foto: Da net)

15 DE SETEMBRO NA HISTÓRIA

Thomas Carlyle (Reino Unido -1795/1881), escritor, historiador, ensaísta, tradutor e professor escocês durante a era vitoriana, escreveu:

“Nenhum grande homem vive em vão. A história do mundo não é senão a biografia dos grandes homens”. (Thomas Carlyle).

Naqueles anos, não se tinha a invencionice do detalhamento do gênero, homem e mulher e, obviamente aí estão incluídas, naturalmente, as grandes mulheres...

Hoje, 15 de SETEMBRO, apresentamos alguns acontecimentos, nascimentos e partidas de pessoas e fatos que passaram à história.

Veja os destaques de acontecimentos da história no dia 15 de SETEMBRO, em ordem decrescente, do mais atual para o mais antigo.

15 de Setembro de 2023 - Artista plástico colombiano Fernando Botero morre aos 91 anos

15 de Setembro de 2019 - Cantor português Roberto Leal morre aos 67 anos

15 de Setembro de 2016 - O susto de uma morte serena: último dia de Domingos Montagner

15 de Setembro de 2004 - Morre Johnny Ramone, guitarrista do Ramones

15 de Setembro de 1946 - Nasce o aclamado diretor de cinema Oliver Stone

15 de Setembro de 1944 - FEB entra em combate na Itália durante a Segunda Guerra Mundial

15 de Setembro de 1932 - Nasce Antônio Abujamra, ator e apresentador de televisão

15 de Setembro de 1890 - Nasce a escritora Agatha Christie

15 de Setembro de 1254 - Nasce Marco Polo

Veja as sugestões para ampliar a sua consulta. Procure outras sugestões. Leia muito. Busque ampliar os seus conhecimentos. (Prof. Antônio Galdino)

15 de Setembro de 2023

Artista plástico colombiano Fernando Botero morre aos 91 anos

O artista plástico colombiano Fernando Botero morreu em 15 de setembro de 2023, aos 91 anos, em sua casa, em Mônaco, devido a uma pneumonia. Ele ficou conhecido por seu estilo inconfundível, caracterizado por figuras volumosas e exageradas. Ao longo de sua carreira, Botero se tornou um nome icônico na arte contemporânea latino-americana e internacional.

Nascido em Medellín, em 1932, Botero era filho de um humilde agente comercial. Apesar da oposição de sua família, ele começou na arte cedo: aos 15 anos vendia desenhos na entrada de uma praça de touros. Autodidata, ele iniciou sua carreira como ilustrador do jornal "El Colombiano" no final da década de 1940.

Botero se consagrou como o artista latino-americano mais vendido em vida: ele quebrou seu próprio recorde em 2022, quando sua escultura Hombre a Caballo alcançou US$ 4,3 milhões em um leilão. Durante sua carreira, produziu mais de três mil pinturas e 300 esculturas. Ao longo dos anos, dividiu sua vida entre a Toscana (na Itália), Nova York, Medellín e Mônaco.

VEJA MAIS em

https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-09/morre-o-artista-colombiano-fernando-botero

PESQUISE também em outras fontes

15 de Setembro de 2019

Cantor português Roberto Leal morre aos 67 anos

O cantor português Roberto Leal morreu em 15 de setembro de 2019, aos 67 anos, em São Paulo. O artista estava internado há alguns dias devido a uma reação alérgica a um medicamento. Há dois anos ele fazia tratamento contra um câncer.

Roberto Leal nasceu em Macedo de Cavaleiros, em Portugal, e se mudou para o Brasil aos 11 anos com a família. Em São Paulo, ele trabalhou como sapateiro e feirante. Depois, iniciou a carreira de cantor de fados e músicas românticas.

Em 1971, ele teve o seu primeiro grande sucesso com "Arrebita". Após se apresentar no programa Discoteca do Chacrinha, Roberto Leal conquistou grande popularidade. Suas músicas “Bate o Pé”, “Uma Casa Portuguesa” e “A Festa Ainda Pode Ser bonita” também marcaram presença nas paradas brasileiras.

Em 1978, foi protagonista do filme “O Milagre – O Poder da Fé”, inspirado em sua própria vida. No final da década de 1980, voltou para Portugal, onde continuou a gravar, além de apresentar programas de TV. Em 1995, voltou a ser popular depois que os Mamonas Assassinas gravaram "Vira-vira", que satirizava suas músicas. Desde 1998 o cantor estava de volta ao Brasil, onde continuava a lançar discos.

Imagem: Reprodução

VEJA MAIS em

https://veja.abril.com.br/cultura/morre-o-cantor-portugues-roberto-leal-aos-67-anos

PESQUISE também em outras fontes

15 de Setembro de 2016

O susto de uma morte serena: último dia de Domingos Montagner

A morte nunca avisa quando vai chegar, mas em alguns casos ela surge tão inesperadamente que chega a ser difícil de acreditar. Foi assim com o ator Domingos Montagner, que morreu no dia 15 de setembro de 2016. Na ocasião o artista fazia o papel principal de uma novela em horário nobre na Rede Globo, "Velho Chico", tendo grande destaque na mídia. Nos intervalos das gravações ele parou para nadar no Rio São Francisco com Camila Pitanga, sua companheira de trabalho na atração. Foi nesse momento que uma correnteza o levou para o fundo das águas, com uma estranha calmaria, como contou a atriz: "Ele submergiu uma vez. Voltou. Não foi uma coisa desesperada. Ele fez um gesto assim de como quem diz: ‘não vai dar’, e não falou mais. Submergiu… E eu não o vi mais", disse em entrevista à revista Marie Claire algum tempo depois.

A comoção foi grande em todo o país, que via o ator viver talvez seu melhor momento de uma longa carreira. Curiosamente, a trama da novela que estava no ar contava justamente sobre a força do Rio São Francisco. E foi nele que o ator viveu seus últimos momentos.

Paulistano, o ator começou sua carreira no circo. Em 1997, formou o Grupo La Mínima, com Fernando Sampaio. A Noite dos Palhaços Mudos, de 2008, lhe rendeu o Prêmio Shell de Melhor Ator. Em 2003, criou o Circo Zanni, do qual foi diretor artístico. Ao todo durante os anos de trabalho, atuou em 13 programas de TV, entre séries e novelas, além de ter participado de nove filmes.

VEJA MAIS em

https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2016/09/domingos-montagner-veja-repercussao-da-morte-do-ator.html

PESQUISE também em outras fontes

15 de Setembro de 2004

Morre Johnny Ramone, guitarrista do Ramones

Em um dia como este, no ano de 2004, o mundo do rock perdia um dos seus grandes ídolos, John William Cummings, mais conhecido como Johnny Ramone, guitarrista da banda de punk rock Ramones. Ele foi vítima de um câncer de próstata, aos 55 anos, uma doença que ele enfrentava havia cinco anos. Assim como o vocalista Joey Ramone, ele permaneceu na banda até o fim, em 1996. Ele morreu em Los Angeles.

Nascido e criado no bairro Queens, em Nova York, Johnny começou a tocar guitarra durante a adolescência. Ele era um grande fã de bandas sujas e agressivas, como o MC5 e os Stooges, que influenciariam de forma definitiva sua carreira. Em 1974, ele formou os Ramones, considerada por muitos como a primeira banda punk. Forjado no palco do imundo e lendário boteco CBGB's, o grupo se tornaria um dos mais importantes da história do rock.

Ao longo da carreira, os Ramones lançaram 14 álbuns de estúdio e outros quatro ao vivo. O último show da banda nova-iorquina foi realizado em Los Angeles, em 6 de agosto de 1996.

Imagem:  via Wikimedia Commons

VEJA MAIS em https://pt.wikipedia.org/wiki/Johnny_Ramone

PESQUISE também em outras fontes

15 de Setembro de 1946

Nasce o aclamado diretor de cinema Oliver Stone

No dia 15 de setembro de 1946 nascia, em Nova York, nos EUA, o aclamado diretor de cinema norte-americano Oliver Stone. Ele foi vencedor de dois oscars de Melhor Diretor pelos filmes Platoon (de 1986 - Stone, inclusive, serviu na guerra) e por Nascido em 4 de Julho (1989). Entre seus mais de 20 filmes, o diretor tem como característica provocar polêmicas, como foram os casos do filme JFK (2006) e Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme (2012). Em seu currículo como diretor ainda constam produções como As Torres Gêmeas (2006), Nixon (1995), Assassinos por Natureza (1994) e The Doors (1991).

Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS em https://pt.wikipedia.org/wiki/Oliver_Stone

PESQUISE também em outras fontes

15 de Setembro de 1944

FEB entra em combate na Itália durante a Segunda Guerra Mundial

Em 15 de setembro de 1944, a Força Expedicionária Brasileira (FEB) entrou em combate na Itália durante a Segunda Guerra Mundial. Em sua primeira missão em solo europeu, os soldados brasileiros atuaram em conjunto com regimentos norte-americanos, formando a a Task Force 45. Eles ajudaram a liberar o Vale do rio Serchio da ocupação nazista.

No mesmo mês, os brasileiros conquistaram diversas vitórias, com as tomadas de Massarosa, Camaiore e Monte Prano. A partir de novembro daquele ano, já atuando como uma divisão completa, a FEB recebeu a missão de expulsar as tropas alemãs que ocupavam o norte dos Montes Apeninos. Iniciava-se a segunda e mais longa etapa da FEB na Itália, quando foi incumbida de tomar o complexo formado por Monte Castello, Belvedere e outros posições montanhosas em seus arredores.

Entre o fim de fevereiro e meados de março de 1945, aconteceu a Operação Encore, um avanço em conjunto com a recém-chegada 10ª divisão de montanha norte-americana. Assim, os brasileiros tomaram Monte Castello e Castelnuovo, enquanto os americanos conquistaram Belvedere e Della Torraccia.

A FEB permaneceu ininterruptamente duzentos e trinta e nove dias em combate. A divisão brasileira lutou contra nove divisões alemãs e três italianas. Morreram 450 praças, 13 oficiais e 8 pilotos brasileiros durante a guerra. Além disso, houve aproximadamente 12 mil feridos nos combates.

Imagem: Arquivo Nacional, via Wikimedia Commons

VEJA MAIS em https://pt.wikipedia.org/wiki/For%C3%A7a_Expedicion%C3%A1ria_Brasileira

PESQUISE também em outras fontes

15 de Setembro de 1932

Nasce Antônio Abujamra, ator e apresentador de televisão

No dia 15 de setembro de 1932 nascia, em Ourinhos (SP), Antônio Abujamra, ator conhecido pela irreverência de suas encenações e por seu humor crítico em relação a tabus sociais. Como diretor, foi um dos principais da antiga TV Tupi. Também atuou no teatro, cinema e novelas na televisão. Em seus últimos anos de vida, esteve no comando do programa provocações da TV Cultura, ao longo de 14 anos. Abujamra morreu no dia 28 de abril de 2015, aos 82 anos, em São Paulo.

Imagem:  via Wikimedia Commons

VEJA MAIS em https://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B4nio_Abujamra

PESQUISE também em outras fontes

 15 de Setembro de 1890

Nasce a escritora Agatha Christie

Agatha Christie nasceu no dia 15 de setembro de 1890, em Torquay (Reino Unido), e morreu no dia 12 de janeiro de 1976, em Wallingford. Foi uma novelista inglesa, destacada escritora de histórias policiais e conhecida como a Rainha do Crime. O Misterioso Caso de Styles (1920) inaugurou sua carreira. Seus relatos se caracterizam pelos surpreendentes desenlaces e pela criação de dois originais detetives: Hércules Poirot e Miss Marple.

Poirot é o herói da maior parte de seus romances, entre os quais se destacam O Assassinato de Rogelio Ackroyd (1926) e Cai o Pano (1975) onde se dá a morte do detetive. Entre as obras teatrais de Christie cabe citar A Ratoeira, representada em Londres ininterruptamente desde 1952, e Testemunha de Acusação (1953; levada ao cinema em 1957 em uma magnífica versão de Billy Wilder e protagonizada por Charles Laughton, Marlene Dietrich e Tyrone Power), pela qual recebeu o prêmio da crítica teatral de Nova York para a temporada 1954-1955.

Escreveu também novelas românticas sob o pseudônimo de Mary Westmacott. Suas histórias foram levadas para o cinema e para a televisão, especialmente as protagonizadas por Hércules Poirot e Miss Marple. Em 1971 foi condecorada com a Ordem do Império Britânico.

Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS em https://pt.wikipedia.org/wiki/Agatha_Christie

PESQUISE também em outras fontes

15 de Setembro de 1254

Nasce Marco Polo

Marco Polo nasceu no dia 15 de setembro de 1254 e faleceu no dia 8 de janeiro de 1324. Foi um mercador e explorador veneziano que, junto com seu pai e seu tio, esteve entre os primeiros ocidentais que viajaram pela rota da seda para a China. Diz-se que introduziu a pólvora na Europa. Conta a lenda, que Marco Polo introduziu na Itália alguns produtos da China, entre eles os sorvetes, a piñata e o macarrão, especialmente os espaguetes. Entretanto, esta lenda é muito questionada. Por exemplo, há provas de que o macarrão era conhecido na Grécia e Itália desde a antiguidade.

Na Espanha árabe há referências escritas sobre os espaguetes (chamados então aletria) desde o século XII. Marco Polo pode ser considerado um dos maiores exploradores do mundo, ainda que alguns céticos prefiram considerá-lo um contista de literatura de viagens.

Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS em https://pt.wikipedia.org/wiki/Marco_Polo

PESQUISE também em outras fontes




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2025 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!