17 DE SETEMBRO NA HISTÓRIA
Thomas Carlyle (Reino Unido -1795/1881), escritor, historiador, ensaísta, tradutor e professor escocês durante a era vitoriana, escreveu:
“Nenhum grande homem vive em vão. A história do mundo não é senão a biografia dos grandes homens”. (Thomas Carlyle).
Naqueles anos, não se tinha a invencionice do detalhamento do gênero, homem e mulher e, obviamente aí estão incluídas, naturalmente, as grandes mulheres...
Hoje, 17 de SETEMBRO, apresentamos alguns acontecimentos, nascimentos e partidas de pessoas e fatos que passaram à história.
Veja os destaques de acontecimentos da história no dia 17 de SETEMBRO, em ordem decrescente, do mais atual para o mais antigo.
17 de Setembro de 1985 - Ocorre o primeiro grande apagão da história do Brasil
17 de Setembro de 1965 - Carro anfíbio chega a Frankfurt depois de passar pelo Canal da Mancha
17 de Setembro de 1939 - União Soviética invade a Polônia
17 de Setembro de 1894 - É inaugurada a tradicional confeitaria Colombo, no Rio de Janeiro
17 de Setembro de 1176 - É travada a Batalha de Miriocéfalo
Veja as sugestões para ampliar a sua consulta. Procure outras sugestões. Leia muito. Busque ampliar os seus conhecimentos. (Prof. Antônio Galdino)
17 de Setembro de 1985
Ocorre o primeiro grande apagão da história do Brasil
O primeiro blecaute de grandes proporções no Brasil ocorreu no dia 18 de abril de 1984. Um incêndio ocorrido na subestação Jaguara da usina hidrelétrica homônima, localizada entre Minas Gerais e São Paulo, causou um apagão que afetou 12 milhões de pessoas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais,Espírito Santo além de partes do Mato Grosso do Sul e Goiás.
Mas, foi em 17 de setembro de 1985, que aconteceu o considerado primeiro grande apagão na história do Brasil quando uma sobrecarga do sistema na cidade de São Roque, estado de São Paulo, provocou o apagão de 17 de Setembro de 1985. Este apagão atingiu nove estados, incluindo todos os estados das regiões Sul e Sudeste.
Na década de 1990, houve o blecaute de 11 de Março de 1999, que atingiu grande parte do território do Brasil, deixando mais de 60 milhões de pessoas sem luz por cerca de quatro horas. Este episódio causou algumas horas de verdadeiro caos em metrópoles como Porto Alegre, Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.
Na noite de 10 de Novembro de 2009, uma possível falha no Sistema Integrado de Distribuição de energia elétrica provocou o maior apagão da história do Brasil, atingindo 18 estados, além de um corte de 30 minutos no fornecimento em 87% do território do Paraguai, afetando diretamente mais de 60 milhões de pessoas.
A Usina de Itaipu alegou que não ocorreu nenhuma falha no sistema de geração de energia, mas que a falha deve ter ocorrido no sistema de transmissão nas linhas de Furnas. Este tem sido considerado um dos maiores apagões que o país já enfrentou, tendo grande repercussão em redes de comunicação instantânea e também repercussão internacional,
VEJA MAIS em https://pt.wikipedia.org/wiki/Apag%C3%A3o
PESQUISE também em outras fontes.
17 de Setembro de 1965
Carro anfíbio chega a Frankfurt depois de passar pelo Canal da Mancha
Em 17 de setembro de 1965,quatro ingleses chegaram na Frankfurt Motor Show, na Alemanha, eles enfrentaram a força das correntes e dos ventos, tiveram o motor afogado, mas conseguiram fazer a travessia com dois destes veículos em sete horas. O projeto do “Amphicar” é do engenheiro alemão Hans Trippel, inspirado no Schwimmwagen, um veículo anfíbio que a Volkswagen havia produzido para as forças armadas alemãs durante a Segunda Guerra Mundial. Cerca de 3.000 Amphicars foram importados para os Estados Unidos. A produção dos veículos foi interrompida em 1968, por conta dos padrões exigidos por uma lei de poluição do ar que o Amphicar não conseguiu atender. Estima-se que entre 300 e 600 veículos ainda estejam nas estradas nos dias de hoje.
VEJA MAIS em
PESQUISE também em outras fontes.
17 de Setembro de 1939
União Soviética invade a Polônia
No dia 17 de setembro de 1939, o ministro do Exterior soviético Vyacheslav Molotov declarou que o governo polonês deixou de existir, já que a URSS tratou-se fazer uso das “letras miúdas” presentes no pacto de não-agressão entre Hitler-Stalin, que resultou na invasão e ocupação do leste da Polônia.
As tropas de Hitler já estavam causando estragos na Polônia com a invasão ocorrida no primeiro dia do mês. O exército polonês começou a recuar e se reagrupar a leste, perto de Lvov, no leste da Galiza, tentando escapar dos implacáveis ataques terrestres e ofensivas aéreas alemãs. Mas as tropas polonesas tomaram consciência da difícil situação quando os soviéticos atacaram a porção leste do país.
O pacto de Ribbentrop-Molotov de não-agressão, assinado em agosto, tinha eliminado qualquer esperança da Polônia em ter a Rússia como aliada na guerra contra a Alemanha. Mal sabiam os poloneses da cláusula secreta desse pacto, cujos detalhes só se tornariam públicos a partir de 1990. Pelo acordo, a URSS tinha o direito de assegurar para si um pedaço da região leste da Polônia. A "razão" para isso foi de que a Rússia veio em auxílio de seus "irmãos de sangue", os ucranianos e bielorrussos, que ficaram presos no território que havia sido anexado ilegalmente pela Polônia. Agora, os poloneses estavam espremidos dos dois lados – no Ocidente e Oriente - entre duas forças gigantescas.
Mais tarde, os alemães recuaram quando confrontados pelos soviéticos, entregando seus prisioneiros de guerra poloneses. Milhares de soldados poloneses foram presos. Alguns poloneses simplesmente se renderam aos soviéticos para evitar a captura pelos alemães. A União Soviética levaria três quintos do território da Polônia, além de 13 milhões de pessoas como resultado da invasão.
Imagem: Hans Sönnke / German Federal Archives [CC BY-SA 3.0 de], via Wikimedia Commons
VEJA MAIS em
https://pt.wikipedia.org/wiki/Invas%C3%A3o_sovi%C3%A9tica_da_Pol%C3%B3nia
PESQUISE também em outras fontes.
17 de Setembro de 1894
É inaugurada a tradicional confeitaria Colombo, no Rio de Janeiro
No dia 17 de setembro de 1894 era inaugurada, no Rio de Janeiro, a tradicional confeitaria Colombo, localizada no centro histórico da cidade e um dos seus principais pontos turísticos. O estabelecimento foi fundado pelos imigrantes portugueses Joaquim Borges de Meireles e Manuel José Lebrão. Sua arquitetura e ambiente permitem ter uma ideia de como teria sido a ?Belle Époque? na então capital da república. Entre 1912 e 1918, os salões do interior da confeitaria foram reformados, com um toque ?Art Nouveau?, com enormes espelhos de cristal da Antuérpia, emoldurados por frisos talhados em madeira de jacarandá. Em 1922, as suas instalações foram ampliadas com a construção de um segundo andar, com um salão de chá. Uma abertura no teto do pavimento térreo permite ver a claraboia do salão de chá, decorada com belos vitrais. Entre os clientes famosos da confeitaria estão Chiquinha Gonzaga, Olavo Bilac, Rui Barbosa, Villa-Lobos, Lima Barreto, José do Patrocínio, Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek, entre muitos outros.
Imagem:via Wikimedia Commons
VEJA MAIS em https://pt.wikipedia.org/wiki/Confeitaria_Colombo
PESQUISE também em outras fontes.
17 de Setembro de 1176
É travada a Batalha de Miriocéfalo
A Batalha de Miriocéfalo começou no dia 17 de setembro de 1176 entre o Império Romano comandado pelo rei Manuel I e os turcos seliúcidas dirigidos pelo rei Kilij II, na Frigia (Ásia Menor). A guerra foi consequência de outra anterior, a Batalha de Manzikert, na qual os romanos haviam perdido parte de seu território para o leste da Ásia Menor. Este velho conflito foi à causa para que ambas as nações voltassem a se enfrentar. Nesta luta, o império turco conseguiu sair vitorioso. Miriocéfalo teve mais impacto psicológico do que militar, pois demonstrou que o Império Romano ainda não podia derrotar aos seliúcidas do Império Turco, apesar de todos os avanços produzidos no reinado de Manuel.
Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons
VEJA MAIS em https://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_de_Mirioc%C3%A9falo
PESQUISE também em outras fontes.