noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

O DIA NA HISTÓRIA - ACONTECEU

18 DE SETEMBRO NA HISTÓRIA

Publicada em 18/09/24 às 12:47h - 83 visualizações

Antônio Galdino com informações da internet


Compartilhe
Compartilhar a noticia 18 DE SETEMBRO NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia 18 DE SETEMBRO NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia 18 DE SETEMBRO NA HISTÓRIA

Link da Notícia:

18 DE SETEMBRO NA HISTÓRIA
 (Foto: Da net)

18 DE SETEMBRO NA HISTÓRIA

Thomas Carlyle (Reino Unido -1795/1881), escritor, historiador, ensaísta, tradutor e professor escocês durante a era vitoriana, escreveu:

“Nenhum grande homem vive em vão. A história do mundo não é senão a biografia dos grandes homens”. (Thomas Carlyle).

Naqueles anos, não se tinha a invencionice do detalhamento do gênero, homem e mulher e, obviamente aí estão incluídas, naturalmente, as grandes mulheres...

Hoje, 18 de SETEMBRO, apresentamos alguns acontecimentos, nascimentos e partidas de pessoas e fatos que passaram à história.

Veja os destaques de acontecimentos da história no dia 18 de SETEMBRO, em ordem decrescente, do mais atual para o mais antigo.

18 de Setembro de 1970 - Morre o lendário guitarrista Jimi Hendrix

18 de Setembro de 1960 - Fidel Castro desembarca em Nova York

18 de Setembro de 1950 - Primeira emissora de TV do Brasil, a Tupi, é inaugurada em SP

18 de Setembro de 1934 - Rússia é admitida na Liga das Nações

18 de Setembro de 1907 - Nasce Edwin Mattison McMillan, o Nobel de Química que ajudou a descobrir o Plutônio

18 de Setembro de 1865 - Ocorre a rendição do Paraguai, dando fim à primeira fase na Guerra da Tríplice Aliança

18 de Setembro de 1851 - É fundado o The New York Times

18 de Setembro de 1709 - Nasce Samuel Johnson

Veja as sugestões para ampliar a sua consulta. Procure outras sugestões. Leia muito. Busque ampliar os seus conhecimentos. (Prof. Antônio Galdino)

  18 de Setembro de 1970

Morre o lendário guitarrista Jimi Hendrix

No dia 18 de setembro de 1970 morria o lendário guitarrista, cantor e compositor norte-americano Jimi Hendrix. Ele morreu aos 27 anos, em um hotel em Londres. De acordo com o médico que o atendeu inicialmente, Hendrix tinha se asfixiado em seu próprio vômito, composto principalmente de vinho tinto. Contudo, sua morte é alvo de controvérsias até hoje. Nascido no dia 27 de novembro de 1942, na cidade de Seattle, (EUA), Hendrix é considerado por críticos e músicos como o melhor guitarrista da história do rock e um dos mais importantes e influentes músicos do seu tempo, em diferentes estilos musicais. Após fazer sucesso na Europa, conquistou fama nos Estados Unidos depois de uma apresentação em 1967, no Festival Pop de Monterey. Três anos mais tarde, Hendrix foi a principal atração do lendário Festival de Woodstock e do Festival da Ilha de Wight, em 1970.

Ao mesmo tempo que queria abrir seu horizonte musical, seu relacionamento com a banda foi piorando e o Experience acabou em 1969. Em agosto, formou uma nova banda, Gypsy Suns and Rainbows, para tocar no Festival de Woodstock. Esta formação teve vida curta e Hendrix integrou um novo trio com velhos amigos, o Band of Gypsys. Antes da sua morte, Hendrix iria começar um novo projeto, com a banda chamada HELP (Hendrix, Emerson, Lake & Palmer).

"Eu queria fazer com a minha guitarra o que Little Richard consegue fazer com sua voz."

"Tecnicamente, não sou um guitarrista. Tudo que toco é verdade e emoção."

VEJA MAIS em https://pt.wikipedia.org/wiki/Jimi_Hendrix

PESQUISE também em outras fontes 

 18 de Setembro de 1960

Fidel Castro desembarca em Nova York

Em 18 de setembro 1960, Fidel Castro chegava a Nova York como o chefe da delegação cubana na ONU. A visita de Castro foi recebida com um misto de indignação e admiração de vários setores da sociedade estadunidense. Ele proferiu o seu discurso nas Nações Unidas no dia 26 de setembro.

Em janeiro de 1961, a administração Eisenhower cortou todas as relações diplomáticas com Cuba. Em abril do mesmo ano, pouco tempo depois de tomar posse, o presidente John F. Kennedy ordenou a invasão da Baía dos Porcos, e a força de exilados cubanos, treinados e armados pela CIA, desembarcou em Cuba. O ataque foi um fiasco. O poder de Fidel Castro em Cuba foi solidificado pela sua vitória na Baía dos Porcos contra os "imperialistas".

Castro foi o líder do governo de Cuba por mais de quatro décadas, e as relações entre Estados Unidos e Cuba seguiu tensa. No final de julho de 2006, Fidel Castro ficou doente e cedeu temporariamente o poder para seu irmão Raul. Ele deixou oficialmente o poder em fevereiro de 2008.

Imagem:  [Public domain], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS em

https://oglobo.globo.com/mundo/livro-reconta-visita-fatidica-de-fidel-castro-nova-york-60-anos-depois-24641599

PESQUISE também em outras fontes

18 de Setembro de 1950

Primeira emissora de TV do Brasil, a Tupi, é inaugurada em SP

Em 18 de setembro de 1950, era fundada a primeira emissora de televisão do Brasil, a TV Tupi de São Paulo. Ela pertencia aos Diários Associados, de Assis Chateaubriand. A Tupi paulista permaneceu como única rede de TV brasileira até o ano seguinte, quando o mesmo grupo fundou a TV Tupi Rio. O monopólio foi quebrado em 1952, com a inauguração da TV Paulista, canal 5 VHF.

A Tupi de São Paulo era transmitida no canal 3 até 1960, quando passou ao canal 4 até o fim das suas atividades, em 18 de julho de 1980, quando todas as concessões da Rede Tupi foram cassadas.

Um pouco depois do seu fechamento, o empresário Sílvio Santos adquiriu a concessão do canal 4. Surgia assim o SBT São Paulo, geradora do Sistema Brasileiro de Televisão. O prédio onde funcionava a TV Tupi, construído por Assis no alto do Avenida Sumaré, em São Paulo, abriga hoje a MTV Brasil.

Imagem:[Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS em https://pt.wikipedia.org/wiki/TV_Tupi_S%C3%A3o_Paulo

PESQUISE também em outras fontes

18 de Setembro de 1934

Rússia é admitida na Liga das Nações

Em 18 de setembro de 1934, a União Soviética entrou para a Liga das Nações. Os passos que encaminharam esta decisão foram dados dois anos antes, a partir de 1932, quando os soviéticos participaram da Conferência Mundial do Desarmamento. Em 1933, foram estabelecidas relações diplomáticas entre os Estados Unidos e a URSS, quando, em novembro, o presidente recém-eleito dos EUA, Franklin D. Roosevelt decidiu reconhecer formalmente o governo comunista de Stalin e negociou um novo acordo comercial entre as duas nações. Contudo, pouco mais de cinco anos após sua adesão à Liga, a URSS foi expulsa por causa de um ataque à Finlândia.

Para expulsar a URSS, a Liga quebrou sua própria regra: apenas 7 dos 15 membros do Conselho votaram a favor da medida (Grã-Bretanha, França, Bélgica, Bolívia, Egito, África do Sul e República Dominicana), menos do que a maioria necessária pelo pacto. Vale lembrar que três destes membros entraram para a Liga um dia antes da votação (África do Sul, Bolívia e Egito). Esse foi um dos atos finais da Liga, que praticamente deixou de atuar por causa da Segunda Guerra Mundial.

A Liga das Nações, com sede em Genebra, na Suíça, foi uma organização intergovernamental fundada como resultado da Conferência de Paz de Paris, que terminou a Primeira Guerra Mundial. Foi a primeira organização internacional com a missão principal de manter a paz mundial. A maior expansão da Liga aconteceu entre 1934 e 1935, quando havia 58 membros. A entidade foi dissolvida em 20 de abril de 1946 e foi substituída pelas Nações Unidas. 

Imagem: Allard Postman, The Netherlands [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS em

https://www.canalhistory.com.br/hoje-na-historia/russia-e-admitida-na-liga-das-nacoes

PESQUISE também em outras fontes

18 de Setembro de 1907

Nasce Edwin Mattison McMillan, o Nobel de Química que ajudou a descobrir o Plutônio

Em 18 de setembro de 1907 nasceu Edwin Mattison McMillan e faleceu em 1991. Foi um físico norte-americano, premiado com o Nobel e conhecido por seu trabalho sobre os elementos transurânicos. Estudou no Instituto de Tecnologia da Califórnia e na Universidade de Princeton. Colaborador da Universidade da Califórnia em Berkeley desde 1932, foi professor de Física em 1946. A partir de 1934 colaborou também com o Laboratório de Radiação desta universidade, e em 1958 foi nomeado diretor. Em 1940 descobriu, junto com seu colega Philip H. Abelson, o Netúnio, o primeiro elemento transurânico. Investigações posteriores, em colaboração com o químico norte-americano Glenn Theodore Seaborg, levaram também à descoberta do Plutônio.

Além disso, McMillan é famoso por seu trabalho acerca do sonar e do radar, e pelo desenho e construção dos aceleradores de partículas. Por suas contribuições à química dos elementos transurânicos recebeu em 1951, junto com Seaborg, o Prêmio Nobel de Química. Em 1963 McMillan compartilhou com o físico soviético Vladimir Iosovitch Veksler o prêmio Átomos para a Paz, e em 1990 recebeu a Medalha Nacional da Ciência.

Imagem: [Public domain], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS em https://pt.wikipedia.org/wiki/Edwin_Mattison_McMillan

PESQUISE também em outras fontes

 

18 de Setembro de 1865

Ocorre a rendição do Paraguai, dando fim à primeira fase na Guerra da Tríplice Aliança

No dia 18 de setembro de 1865, o tenente-coronel paraguaio Antonio de la Cruz Estigarribia se rendia na presença de D. Pedro II, imperador do Brasil, e dos presidentes Bartolomé Mitre, da Argentina, e Venancio Flores, em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul. Desta maneira, encerrava-se a primeira fase da ?Guerra do Paraguai?, em que Solano López lançara sua grande ofensiva nas operações de invasão da Argentina e do Brasil. A rendição poderia ter colocado um fim definitivo ao conflito, mas este se estendeu por mais tempo porque o Brasil exigia, literalmente, a morte de Solano López.

Nos meses seguintes, as tropas aliadas libertaram os últimos redutos paraguaios em território argentino, as cidades de Corrientes e São Cosme, na confluência dos rios Paraná e Paraguai, no final de 1865. Ainda neste mesmo ano, houve a ofensiva da Tríplice Aliança, e seus exércitos, com mais de 50 mil homens, se preparavam para invadir o Paraguai. A Guerra do Paraguai estendeu-se de dezembro de 1864 a março de 1870.

Imagem: Victor Meirelles [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS em https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_do_Paraguai

PESQUISE também em outras fontes

18 de Setembro de 1851

É fundado o The New York Times

No dia 18 de setembro de 1851 foi fundado por Henry Jarvis Raymond e George Jones, o jornal The New York Times. Raymond também foi diretor fundador da agência de imprensa Associated Press (AP) em 1856. O Times originalmente era publicado todas as manhãs, exceto aos domingos. O The New York Times é um jornal publicado na cidade de Nova Iorque e distribuído nos Estados Unidos e em muitos outros países. É propriedade da The New York Times Company, que também possui outras 40 publicações, incluindo o International Herald Tribune e o Boston Globe. O diário é afetuosamente chamado a "Dama Cinza" (Gray Lady, em inglês) e é considerado por muitos o diário por excelência dos Estados Unidos e goza de grande reconhecimento a nível mundial. 

Posteriormente, durante a Guerra Civil, o Times começou a publicar edições dominicais. Ganhou seu primeiro Pulitzer por reportagens e artigos sobre a Primeira Guerra Mundial em 1918. Hoje em dia, o The New York Times é um diário que cria opinião e que muitos leitores tomam como referência. É considerado o "jornal-biblioteca por excelência". Tradicionalmente imprime transcrições de discursos importantes e debates. O Times ganhou 95 prêmios Pulitzer, como reconhecimento a seu prestígio e trabalho jornalístico nos Estados Unidos.

Em 1971, descobriu como o governo dos Estados Unidos manipulava a informação que oferecia a seus cidadãos sobre o desenrolar da guerra do Vietnã. Em 1972, trouxe à luz pública o fato de que foi negado a milhares de afro-americanos que sofriam de sífilis o tratamento durante décadas. Em 2004, como último exemplo, revelou a insegurança laboral em muitos locais de trabalho.

Imagem:  [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS em https://pt.wikipedia.org/wiki/The_New_York_Times

PESQUISE também em outras fontes

18 de Setembro de 1709

Nasce Samuel Johnson

Em 18 de setembro de 1709 nasceu Samuel Johnson que faleceu no dia 13 de dezembro de 1784. Foi uma das figuras literárias mais importantes da Inglaterra da época: poeta, ensaísta, biógrafo, lexicógrafo, e considerado por muitos como o melhor crítico literário no idioma inglês. Johnson era possuidor de um grande talento e de uma prosa com um estilo inigualável. Entre 1747 e 1755, Johnson compôs talvez sua obra mais conhecida, A Dictionary of the English Language (Dicionário da Língua Inglesa). Mesmo tendo sido muito elogiada e incalculavelmente influente, ele não ganhou muito dinheiro com ela.

Durante este tempo também publicou uma série de trabalhos quase semanais intitulados The Rambler (O Divagador). Geralmente de temática moral ou religiosa, estes ensaios foram mais sérios do que seu título sugeria, e continuaram aparecendo até 1752. Não foram muito populares, mas uma vez compilados em um único volume tiveram uma grande aceitação mundial.

Imagem:  [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS em https://pt.wikipedia.org/wiki/Samuel_Johnson

PESQUISE também em outras fontes

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!