21 DE SETEMBRO NA HISTÓRIA
Thomas Carlyle (Reino Unido -1795/1881), escritor, historiador, ensaísta, tradutor e professor escocês durante a era vitoriana, escreveu:
“Nenhum grande homem vive em vão. A história do mundo não é senão a biografia dos grandes homens”. (Thomas Carlyle).
Naqueles anos, não se tinha a invencionice do detalhamento do gênero, homem e mulher e, obviamente aí estão incluídas, naturalmente, as grandes mulheres...
E se HOJE, 21 DE SETEMBRO é o dia do teu aniversário ou de alguém da família ou de amigos, VEJA alguns fatos que aconteceram na história, nesta data.
Hoje, 21 de SETEMBRO, apresentamos alguns acontecimentos, nascimentos e partidas de pessoas e fatos que passaram à história.
Veja os destaques de acontecimentos da história no dia 21 de SETEMBRO, em ordem decrescente, do mais atual para o mais antigo.
21 de Setembro de 2003 - A sonda Galileu cai em Júpiter
21 de Setembro de 1981 - É proclamado o Dia Internacional da Paz pela ONU
21 de Setembro de 1981 - É inventado o Flash Fotográfico
21 de Setembro de 1866 - Nasce H.G. Wells, autor de A Guerra dos Mundos
21 de Setembro de 1860 - Morre o filósofo alemão Arthur Schopenhauer
21 de Setembro de 1776 - Acontece o “Grande Incêndio” de Nova York
Veja as sugestões para ampliar a sua consulta. Procure outras sugestões. Leia muito. Busque ampliar os seus conhecimentos. (Prof. Antônio Galdino)
21 de Setembro de 2003
A sonda Galileu cai em Júpiter
No dia 21 de setembro de 2003, a sonda Galileu, da Nasa, se chocou contra o planeta Júpiter. Era o fim de uma missão que teve início em 18 de outubro de 1989. Seis anos mais tarde ? após visitar os asteroides Gaspra e Ida, o planeta Vênus e regressar para a Terra para assistências gravitacionais a sonda finalmente chegou ao seu destino: Júpiter. Depois disso, ela orbitou o gigante gasoso, o mais distante e maior planeta do Sistema Solar. Na sua missão seguinte, a Galilei visitou o satélite Io, também foi observado de perto pela sonda, que captou informações sobre as nuvens de partículas altamente carregadas no seu entorno. Em sua terceira e última missão, ela investigou o vasto oceano de gelo da lua Europa. No entanto, os resultados mais importantes vieram após a queda da sonda atmosférica em Júpiter, onde foram analisados a composição das nuvens, moléculas, as temperaturas da superfície, velocidade do vento, relâmpagos e tempestades.
Imagem: via Wikimedia Commons
VEJA MAIS em
https://www.bbc.com/portuguese/ciencia/story/2003/09/printable/030921_galipc
PESQUISE também em outras fontes.
21 de Setembro de 1981
É proclamado o Dia Internacional da Paz pela ONU
A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 21 de setembro como o "Dia Internacional da Paz" com o objetivo de comemorar e fortalecer os ideais de paz em cada nação e em cada povo e entre eles em todo o mundo e o cessar fogo nas nações mais violentas. Em tempos conturbados, nos quais as guerras e as hostilidades são as principais características nas nações de todo o mundo, se faz obrigatória uma reflexão sobre os valores que sustentam nossa cultura. Se fizermos da violência e da vingança o valor principal da convivência na vida, não poderá exigir-se que as pessoas reajam com comportamentos pacíficos diante de qualquer conflito ou situação.
Imagem:[Domínio público], via Wikimedia Commons
VEJA MAIS em https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Internacional_da_Paz
PESQUISE também em outras fontes.
21 de Setembro de 1981
É inventado o Flash Fotográfico
O flash fotográfico é um dispositivo que atua como fonte de luz artificial para iluminar cenas em fotografia. Foi inventado por Johann Ostermeyer, em 21 de setembro de 1930. É utilizado, sobretudo, quando a luz existente não é suficiente para tomar a imagem instantânea com uma exposição determinada, tendo também outro usos. O flash é uma fonte de luz intensa e forte, que geralmente abrange pouca distância e é transportável. Existem vários tipos de flashes: O flash de lâmpada, que na atualidade caiu em desuso, sobretudo porque era preciso trocar a lâmpada depois de cada disparo.
O flash eletrônico, que é instantâneo e deve estar bem sincronizado com a abertura do diafragma. O flash estroboscópico, eletrônico ou múltiplo, que, em vez de emitir um só fecho de luz, emite vários. Se uma pessoa está sobre um fundo escuro e se move, obteremos uma imagem em movimento e o flash nestes casos é o flash por simpatia que se usa nos estúdios fotográficos. Consiste na utilização de vários flashes, que funcionam em uníssono por "simpatia". Quando se dispara um, o resto detecta a luz e também dispara.
Imagem: via Wikimedia Commons
VEJA MAIS em https://pt.wikipedia.org/wiki/Flash_(fotografia)
PESQUISE também em outras fontes.
21 de Setembro de 1866
Nasce H.G. Wells, autor de A Guerra dos Mundos
O escritor Herbert George Wells nascia em um dia como este, no ano de 1866, em Bromley. Foi um escritor, filósofo e político inglês, famoso por suas novelas de ficção científica que contêm descrições proféticas dos triunfos da tecnologia, bem como dos horrores das guerras do século XX. Estudou com uma bolsa na Normal School of Science de Londres. Trabalhou como aprendiz, contador, tutor e jornalista até 1895. Sua primeira novela, A Máquina de Explorar o Tempo (1895), na qual se entrelaçavam a ciência, a aventura e a política, obteve um sucesso imediato. Depois dela, seguiu-se uma grande quantidade de obras nesta linha, como O Homem Invisível (1897), A Guerra dos Mundos (1898) e As Coisas do Futuro (1933), todas elas tendo dado origem a filmes. Ele morreu no dia 13 de agosto de 1946, em Londres.
Imagem: [Public domain], via Wikimedia Commons
VEJA MAIS em https://pt.wikipedia.org/wiki/H._G._Wells
PESQUISE também em outras fontes.
21 de Setembro de 1860
Morre o filósofo alemão Arthur Schopenhauer
O filósofo alemão Arthur Schopenhauer morria em um dia como este, no ano de 1860, em Frankfurt. Nascido em 22 de fevereiro de 1788, ele ficou marcado sobre seu pensamento sobre o amor, caracterizado por não se encaixar em nenhum dos grandes sistemas de sua época. Sua obra principal é "O mundo como vontade e representação" (1819), contudo, seu livro mais conhecido é "Parerga e Paralipomena" (1851).
Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons
VEJA MAIS em https://pt.wikipedia.org/wiki/Arthur_Schopenhauer
PESQUISE também em outras fontes.
21 de Setembro de 1776
Acontece o “Grande Incêndio” de Nova York
Na madrugada de 21 de setembro de 1776, a cidade de Nova York era atingida por um incêndio devastador, que teria destruído entre 10% e 25% das estruturas da cidade. De acordo com relatos da época, o fogo teria começado em uma taverna. As chamas se alastraram rapidamente por conta das estruturas de madeira e foi intensificado pelo tempo seco e fortes ventos. O incêndio atingiu a Broadway, nas proximidades da Beaver Street, queimando residências e prédios comerciais. O incêndio durou o dia todo, até ser contido pela população, com auxílio da mudança nas direções dos ventos. Dentre os prédios destruídos pelo fogo, estava a Igreja da Trindade que posteriormente foi reconstruída e atualmente é um dos pontos turísticos mais famosos da região da Wall Street.
Imagem: [Public domain], via Wikimedia Commons
VEJA MAIS em https://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Inc%C3%AAndio_de_Nova_Iorque_(1776)
PESQUISE também em outras fontes.