noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

O DIA NA HISTÓRIA - ACONTECEU

23 DE SETEMBRO NA HISTÓRIA

Publicada em 23/09/24 às 19:36h - 103 visualizações

Antônio Galdino com informações da internet


Compartilhe
Compartilhar a noticia 23 DE SETEMBRO NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia 23 DE SETEMBRO NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia 23 DE SETEMBRO NA HISTÓRIA

Link da Notícia:

23 DE SETEMBRO NA HISTÓRIA
 (Foto: Da net)

23 DE SETEMBRO NA HISTÓRIA

Thomas Carlyle (Reino Unido -1795/1881), escritor, historiador, ensaísta, tradutor e professor escocês durante a era vitoriana, escreveu:

“Nenhum grande homem vive em vão. A história do mundo não é senão a biografia dos grandes homens”. (Thomas Carlyle).

Naqueles anos, não se tinha a invencionice do detalhamento do gênero, homem e mulher e, obviamente aí estão incluídas, naturalmente, as grandes mulheres...

E se HOJE, 23 DE SETEMBRO é o dia do teu aniversário ou de alguém da família ou de amigos, VEJA alguns fatos que aconteceram na história, nesta data.

Hoje, 23 de SETEMBRO, apresentamos alguns acontecimentos, nascimentos e partidas de pessoas e fatos que passaram à história.

Veja os destaques de acontecimentos da história no dia 23 de SETEMBRO, em ordem decrescente, do mais atual para o mais antigo.

23 de Setembro de 1973 - Morre o poeta chileno Pablo Neruda

23 de Setembro de 1943 - Mussolini reestabelece regime fascista no norte da Itália

23 de Setembro de 1939 - O adeus de Sigmund Freud, "pai" da psicanálise

23 de Setembro de 1913 - Roland Garros faz primeira travessia do Mediterrâneo em um avião

23 de Setembro de 1850 - Morre José Gervasio Artigas, o prócer máximo uruguaio

23 de Setembro de 1846 - É descoberto o planeta Netuno

23 de Setembro de 1592 - Morre o filósofo francês Michel de Montaigne

23 de Setembro de 1535 - Morre Catalina de Sajonia-Lauemburgo

Veja as sugestões para ampliar a sua consulta. Procure outras sugestões. Leia muito. Busque ampliar os seus conhecimentos. (Prof. Antônio Galdino)

23 de Setembro de 1973

Morre o poeta chileno Pablo Neruda

No dia 23 de setembro de 1973 morria em Santiago, no Chile, Neftalí Ricardo Eliecer Reyes Basoalto, mais conhecido como Pablo Neruda, poeta, senador chileno, membro do comitê central do Partido Comunista, embaixador do país na França e vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 1971. Nascido no dia 12 de julho de 1904, na cidade chilena de Parral, Neruda teve a sua obra editada em vários países e serviu como referência artística para muitos novos talentos do século XX. Em 1945, mesmo ano em que foi eleito senador no Chile, ele veio ao Brasil e leu o poema Mensagem para mais de 100 mil pessoas no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, em homenagem ao líder comunista Luís Carlos Prestes.

Entre sua vasta produção se destacam Crepusculário (1923), Veinte Poemas de Amor y una Canción Desesperada (1924), Tentativa del Hombre Infinito (1926), El habitante y su Esperanza (1926), Residencia en la Tierra (1925-1931), España en el Corazón, Himno a las Glorias del Pueblo en la Guerra (1936- 1937), La Espada Encendida, Buenos Aires (1970) e Discurso de Estocolmo (1972).

Imagem: Revista argentina Siete días ilustrados [Public domain or Public domain], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS em https://pt.wikipedia.org/wiki/Pablo_Neruda

PESQUISE também em outras fontes.

 

23 de Setembro de 1943

Mussolini reestabelece regime facista no norte da Itália

No dia 23 de setembro de 1943, Benito Mussolini, ditador deposto da Itália, deu início a uma nova república fascista - com a permissão de seus novos mestres alemães - que ele "controlava" de seu quartel-general no norte da Itália. Em julho deste mesmo ano, depois de uma decisão do Grande Conselho, Mussolini foi retirado do poder e colocado em prisão domiciliar. O povo italiano, que havia abraçado o ditador com entusiasmo por conta de suas promessas de um novo “império” italiano, agora o desprezava por causa da humilhante derrota sofrida na guerra. Contudo, Mussolini ainda tinha um fã importante, no caso Adolf Hitler.

Mussolini não ficaria muito tempo por ali e queria retornar à Itália para reassumir o poder. Mas seus tutores alemães, que o consideraram incompetente, não o deixariam retornar à cena do desastre. A alternativa foi criar uma área de controle alemão do norte da Itália, em Gargnano, no Lago Garda, onde Mussolini criou uma versão reformada do fascismo, em que deveria incluir eleições e imprensa livre. O seu "Manifesto Verona" foi o modelo para esta nova república fascista - a República de Salo ou República Social Italiana - para onde seus seguidores haviam fugido diante da rendição italiana aos Aliados.

Nesta nova república fascista nunca houve eleições ou liberdade de imprensa. Salo era pouco mais do que um estado policial, recheado com a velha guarda dos Camisas Negras - grupo militar da Itália fascista. E Mussolini não controlava nada, ele era pouco mais que um fantoche dos alemães, espalhando propaganda contra os Aliados e buscando vingança - o ditador ordenou execuções de ex-membros do Grande Conselho, incluindo seu cunhado, o conde Ciano. Mais tarde, o avanço dos Aliados no norte da Itália e a corajosa guerrilha italiana representaram o fim da República Salo e dos mandos e desmandos do seu governante. A república de Mussolini foi dissolvida em 29 de abril de 1945.

Imagem: Istituto Luce [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS em https://pt.wikipedia.org/wiki/Benito_Mussolini

PESQUISE também em outras fontes.

23 de Setembro de 1939

O adeus de Sigmund Freud, "pai" da psicanálise

Sigmund Freud (nascido Sigismund Schlomo Freud nasceu em Freiberg em 6 de maio de 1856 e faleceu em Londres em 23 de setembro de 1939) foi um médico neurologista e importante psicanalista austríaco. Freud foi o criador da psicanálise e a personalidade mais influente da história no campo da psicologia. A influência de Freud pode ser observada ainda em diversos outros campos do conhecimento e até mesmo na cultura popular, inclusive no uso cotidiano de palavras que se tornaram recorrentes, mas que surgiram a partir de suas teorias. Expressões como "neurose", "repressões", "projeções" popularizaram-se a partir de seus escritos.

Sigmund Freud (seu primeiro nome de nascimento era "Sigismund", mas o mudou em 1878) era filho de pais judeus que moravam na cidade morávia de Freiberg, no território do Império Austríaco (atual Příbor, na República Tcheca). Seus pais eram da Galícia, uma província histórica que fica entre a atual Ucrânia Ocidental e o sudeste da Polônia. Seu pai, Jacob Freud (1815–1896), um comerciante de lã, teve dois filhos, Emanuel (1833–1914) e Philipp (1836–1911), de seu primeiro casamento. A família de Jacob era de judeus hassídicos e, embora o próprio Jacob tenha se afastado da tradição, ele ficou conhecido por seu estudo da Torá. Ele e a mãe de Freud, Amalia Nathansohn, que era 20 anos mais jovem e sua terceira esposa, foram casados pelo rabino Isaac Noah Mannheimer em 29 de julho de 1855.

Freud criou o termo "psicanálise" para designar um método para investigar os processos inconscientes e de outro modo inacessíveis do psiquismo. 

VEJA MAIS em

https://www.hjnahistoria.com.br/na-historia/23-9/o-adeus-de-sigmund-freud-pai-da-psican-lise#google_vignette 

PESQUISE também em outras fontes.

23 de Setembro de 1913

Roland Garros faz primeira travessia do Mediterrâneo em um avião

No dia 23 de setembro de 1913, o pioneiro da aviação francesa, Roland Garros, entrou para a história ao realizar a primeira travessia aérea, sem escalas do Mediterrâneo, em 7h53m, apesar de problemas com o motor quando sobrevoava a Córsega. A aventura dele começou na cidade de Fréjus, na costa sul da França. Restavam-lhe cinco litros de combustível quando pousou em Bizerte, na Tunísia. Após isso, ele se transformou em piloto de guerra entre 1914 e 1918. Foi feito prisioneiro pelos alemães na Primeira Guerra, mas depois conseguiu fugir. Retomou seu posto na esquadrilha, contudo foi morto durante um combate aéreo em 5 de outubro de 1918, sobre as Ardenas, na França.

Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS em https://pt.wikipedia.org/wiki/Roland_Garros

PESQUISE também em outras fontes.

23 de Setembro de 1850

Morre José Gervasio Artigas, o prócer máximo uruguaio

José Gervasio Artigas nasceu em 19 de junho de 1764 e faleceu em 23 de setembro de 1850. Foi um militar, estadista e prócer máximo uruguaio. Recebeu os títulos de "Chefe dos Orientais" e de "Protetor dos Povos Livres". Foi um dos mais importantes estadistas da Revolução do Rio de la Plata, pelo que é honrado também na Argentina por sua contribuição à independência e federalização do país. Teve uma atuação destacada nas lutas de independência e no predomínio dos ideais republicanos e democráticos sobre as monárquicas. Lutou sucessivamente contra o Império Espanhol, os unitários instalados na cidade de Buenos Aires e Montevidéu e o Reino Unido de Portugal e Brasil.

Conduziu os atuais territórios do Uruguai, Santa Fé, Entre Rios, Corrientes e Missões unidos sob a bandeira dos Povos Livres para a independência da Espanha. De maneira direta, suas lutas se orientaram para a conformação das Províncias Unidas do Rio de la Plata organizadas estritamente sobre os princípios do federalismo e da república, defendendo a integração do que hoje é o Uruguai como parte das Províncias Unidas do Rio de la Plata sob o nome de Província Oriental, em referência ao fato de que o território se situa na margem oriental do Rio de la Plata.

Esta é a razão pela qual os uruguaios se denominam a si mesmos, habitualmente, com o apelido de "orientais". Sua férrea defesa da autonomia federal das províncias contribuiu de maneira indireta para a constituição da República Oriental do Uruguai como estado independente em 1828, quando se encontrava já em seu longo exílio no Paraguai, país onde morreu.

Imagem:  [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS em https://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Artigas

PESQUISE também em outras fontes.

23 de Setembro de 1846

É descoberto o planeta Netuno

O planeta Netuno, oitavo do Sistema Solar, foi descoberto no dia 23 de setembro de 1846 após cálculos matemáticos. As suspeitas da existência de um planeta começaram a partir de inesperadas mudanças na órbita de Urano, que levaram os astrônomos a deduzir que sua órbita estava sujeita à perturbação gravitacional de planeta desconhecido. A sua maior lua, Tritão, foi descoberta pouco tempo depois. Contudo, nenhuma das suas outras 12 luas foram descobertas antes do século 20. O crédito da descoberta de Netuno gerou várias disputas, principalmente entre franceses e britânicos.

No final da polêmica, ficou definido que Urbain Le Verrier e John Couch Adams mereciam o crédito em conjunto. Contudo, com a descoberta recente de novos documentos no final de década de 90, esta autoria está sendo contestada, e alguns historiadores afirmam que Le Verrier é quem realmente teria descoberto o planeta. Neptuno foi visitado por uma única sonda espacial, a Voyager 2, que voou pelo planeta em 25 de agosto de 1989. O planeta é um gigante gasoso, de cor azul, cujo nome vem do deus romano Netuno, o deus do mar.

A atmosfera do planeta é composta basicamente por hidrogênio e hélio, além de vestígios de hidrocarbonetos e, possivelmente, nitrogênio. O planeta contém uma percentagem mais elevada de "gelos", tais como água, amônia e metano. O interior do planeta é composto principalmente de gelo e rochas.

Imagem:  via Wikimedia Commons

VEJA MAIS em

https://olhardigital.com.br/2021/09/28/colunistas/a-fantastica-historia-da-descoberta-de-netuno-completa-175-anos/

PESQUISE também em outras fontes.

23 de Setembro de 1592

Morre o filósofo francês Michel de Montaigne

No dia 23 de setembro de 1592 morria Michel Eyquem de Montaigne, filósofo, escritor, humanista e político francês da época do Renascimento. Ele foi também o criador do gênero literário conhecido atualmente como ?ensaio?. Montaigne nasceu no dia 28 de fevereiro de 1533, em uma cidade que posteriormente recebeu o seu nome. Ele faleceu na mesma cidade. Montaigne defendia o relativismo cultural, no qual reconhecia que as leis, a moral e as religiões de diferentes culturas, ainda que diferentes e distantes em seus princípios, possuíam alguma espécie de fundamento. Acima de tudo, Montaigne foi um grande defensor do Humanismo e seus textos têm como características um pessimismo e um ceticismo pouco comuns na época renascentista.

Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS em https://pt.wikipedia.org/wiki/Michel_de_Montaigne

PESQUISE também em outras fontes.

23 de Setembro de 1535

Morre Catalina de Sajonia-Lauemburgo

Catalina de Sajonia-Lauemburgo nasceu no dia 24 de setembro de 1513 e faleceu no dia 23 de setembro de 1535. Foi rainha da Suécia desde 1531 até sua morte; e primeira esposa de Gustavo Vasa. Era filha do duque Magnus I de Sajonia-Lauemburgo e de Catalina de Brunswick-Wolfenbüttel, e irmã de Dorotea de Sajonia-Lauemburgo, rainha da Dinamarca. Catalina era uma nobre com educação protestante. Em seu 18º aniversário, no dia 24 de setembro de 1531, se casou com o rei da Suécia Gustavo I. A literatura sueca antiga é pouco benévola com Catalina.

Segundo textos próximos à época, a rainha era caprichosa, fria e distante, além de sentir apatia pela Suécia. Segundo alguns textos, quando o príncipe Cristão da Dinamarca -cunhado de Catalina - visitou a corte sueca, Catalina comentou que Gustavo planejava assassiná-lo. Pouco tempo depois, em um baile em Estocolmo em 1535, quando a rainha se encontrava grávida, se sentiu tão mal que teve que permanecer de cama pelos dias seguintes. Depois de ter complicações na gravidez, a rainha morreu antes de dar a luz, um dia antes de completar 22 anos.

Foi sepultada no dia 1 de outubro de 1535 na Catedral de Estocolmo, mas seus restos foram trasladados no dia 21 de dezembro de 1560 para a Catedral de Uppsala, junto aos de Gustavo Vasa e aos da segunda esposa deste, Margarita Eriksdotter, onde foi erguido um luxuoso monumento.

Imagem:[Public domain], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS em

https://pt.wikipedia.org/wiki/Catarina_de_Saxe-Lauemburgo,_Duquesa_de_Meclemburgo

PESQUISE também em outras fontes.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2025 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!