noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

O DIA NA HISTÓRIA - ACONTECEU

26 DE SETEMBRO NA HISTÓRIA

Publicada em 26/09/24 às 13:29h - 80 visualizações

Antônio Galdino com informações da internet


Compartilhe
Compartilhar a noticia 26 DE SETEMBRO NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia 26 DE SETEMBRO NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia 26 DE SETEMBRO NA HISTÓRIA

Link da Notícia:

26 DE SETEMBRO NA HISTÓRIA
 (Foto: Da net)

26 DE SETEMBRO NA HISTÓRIA

Thomas Carlyle (Reino Unido -1795/1881), escritor, historiador, ensaísta, tradutor e professor escocês durante a era vitoriana, escreveu:

“Nenhum grande homem vive em vão. A história do mundo não é senão a biografia dos grandes homens”. (Thomas Carlyle).

Naqueles anos, não se tinha a invencionice do detalhamento do gênero, homem e mulher e, obviamente aí estão incluídas, naturalmente, as grandes mulheres...

E se HOJE, 26 DE SETEMBRO é o dia do teu aniversário ou de alguém da família ou de amigos, VEJA alguns fatos que aconteceram na história, nesta data.

Hoje, 26 de SETEMBRO, apresentamos alguns acontecimentos, nascimentos e partidas de pessoas e fatos que passaram à história.

Veja os destaques de acontecimentos da história no dia 26 de SETEMBRO, em ordem decrescente, do mais atual para o mais antigo.

26 de Setembro de 2019 - Morre aos 86 anos o ex-presidente francês Jacques Chirac

26 de Setembro de 1969 - Lançado Abbey Road, último álbum dos Beatles como grupo

26 de Setembro de 1945 - Nasce a cantora Gal Costa

26 de Setembro de 1936 - Nasce o escritor Luis Fernando Veríssimo

26 de Setembro de 1909 - É fundado o cinema mais antigo do mundo ainda em atividade

Veja as sugestões para ampliar a sua consulta. Procure outras sugestões. Leia muito. Busque ampliar os seus conhecimentos. (Prof. Antônio Galdino)

 

26 de Setembro de 2019

Morre aos 86 anos o ex-presidente francês Jacques Chirac

Jacques Chirac, ex-presidente da França, morreu em 26 de setembro de 2019, aos 86 anos.  Ele governou o país entre 1995 e 2007. A causa da morte não foi divulgada, mas seu genro disse que o político estava cercado por entes queridos durante os últimos momentos.

Nascido em Paris, Chirac foi simpatizante do comunismo na juventude. Em 1956, se casou com  Bernadette Chodron de Courcel. No mesmo ano, cumpriu serviço militar na Argélia. Em 1957, entrou na famosa Escola Nacional de Administração, onde se graduou.

Iniciou sua carreira política como membro do conselho municipal de Sainte-Féréole, em Corrèze, em 1965. Depois, foi eleito deputado. Em seguida, ocupou diversos ministérios em diferentes governos entre 1967 e 1975, chegando a ocupar o cargo de primeiro-ministro em 1974. De 1977 até 1995 foi prefeito de Paris.

Em 1995 Chirac foi eleito presidente da França.  Suas políticas econômicas, baseadas no dirigismo, permitiam investimentos direcionados pelo Estado, opondo-se às políticas de laissez-faire do Reino Unido, sob os ministérios de Margaret Thatcher e John Major, que Chirac classificava como "ultraliberalismo anglo-saxão".

Chirac também ficou conhecido por sua posição contra o ataque liderado pelos americanos ao Iraque, pelo seu reconhecimento do papel do governo francês colaboracionista na deportação de judeus na Segunda Guerra e pela redução do mandato presidencial de 7 anos para 5 por meio de um referendo em 2000. Em 2002, foi reeleito. Durante seu segundo mandato, no entanto, ele teve um índice de aprovação muito baixo e foi considerado um dos presidentes menos populares da história moderna da França.

Após sofrer um derrame, em setembro de 2005, os problemas de saúde de Jacques Chirac se agravaram. Após deixar a presidência, em maio de 2007, ele foi hospitalizado várias vezes. O político apareceu em público pela última vez em 2014

Imagem: 360b / Shutterstock.com

VEJA MAIS em

https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2019-09/ex-presidente-da-franca-jacques-chirac-morre-aos-86-anos

 PESQUISE também em outras fontes

26 de Setembro de 1969

Lançado Abbey Road, último álbum dos Beatles como grupo

Em 26 de setembro de 1969, os garotos de Liverpool lançavam o último álbum que gravaram juntos. O disco entrou para a história, bem como a foto que ilustra sua capa: os quatro em fila atravessando uma faixa de pedestres.

Abbey Road é o 12º álbum de estúdio da banda britânica The Beatles. Foi lançado em 26 de setembro de 1969, e leva o mesmo nome da rua de Londres onde situa-se o estúdio Abbey Road. Foi produzido e orquestrado por George Martin para a Apple Records. Este álbum está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame.

Apesar de ter sido o penúltimo álbum lançado pela banda, foi o último a ser gravado. As músicas do último disco lançado pelos Beatles, Let It Be, foram gravadas alguns meses antes das sessões que deram origem a Abbey Road

Este disco foi marcado pelo uso de novos recursos tecnológicos que estavam surgindo na época. Um deles foi o sintetizador Moog, que começava a ser utilizado em maior escala dentro do rock. Ele possibilitava que virtualmente qualquer som fosse gerado eletronicamente. O Moog pode ser notado claramente em músicas como "Here Comes the Sun", "Maxwell's Silver Hammer" e "Because". Este foi o primeiro álbum dos Beatles a ser lançado somente em estéreo, e não em mono, como era de costume até então. Por seu trabalho em Abbey Road, os engenheiros de som Geoff Emerick e Phillip McDonald ganharam o Grammy.

VEJA MAIS em https://pt.wikipedia.org/wiki/Abbey_Road

PESQUISE também em outras fontes

26 de Setembro de 1945

Nasce a cantora Gal Costa

No dia 26 de setembro de 1945 nascia, em Salvador, Maria da Graça Costa Penna Burgos, mais conhecida como a cantora Gal Costa. Ela estreou ao lado de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Tom Zé e outros, o espetáculo Nós, por exemplo, em 1964, na inauguração do Teatro Vila Velha, em Salvador. Sua primeira gravação aconteceu no disco de estreia de Maria Bethânia (1965). Já o seu primeiro disco solo foi lançado em 1969, chamado Gal Costa. Desde então, a cantora obteve grande sucesso ao longo de sua carreira, interpretando músicas de compositores como Caetano Veloso, Dorival Caymmi, Chico Buarque, Cazuza, Tom Jobim, entre tantos. Em 2001, foi incluída no Hall of Fame do Carnegie Hall. Recentemente, no final de 2011, e depois de sete anos sem gravar um disco ou show inédito, ela estreou a turnê do elogiado álbum Recanto. Todas as músicas são de autoria de Caetano Veloso.

Imagem: via Wikimedia Commons

VEJA MAIS em https://pt.wikipedia.org/wiki/Gal_Costa

PESQUISE também em outras fontes

26 de Setembro de 1936

Nasce o escritor Luis Fernando Verissimo

Luis Fernando Veríssimo nasceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, no dia 26 de setembro de 1936. Filho do escritor Érico Veríssimo e de Mafalda, sendo hoje um dos mais populares escritores da atualidade no Brasil.

Conhecido por suas crônicas e textos de humor, com publicações em vários jornais e revistas do país, Luis Fernando Verissimo é um escritor, humorista, cartunista, tradutor, roteirista de televisão, autor de teatro e romancista brasileiro. Já foi publicitário e revisor de jornal. É ainda músico, tendo tocado saxofone em alguns conjuntos. Ele possui mais de 60 títulos publicados e é filho de outro escritor também muito popular, o saudoso Érico Verissimo.

Eu era contra a crase até aprender a usá-la. Hoje, eu a defendo, para não concluir que perdi meu tempo. Luis Fernando Veríssimo

Sua popularidade cresceu bastante a partir da década de 80, com o livro "O Analista de Bagé", um fenômeno de vendas em todo o país. Depois passou a publicar uma página semanal de humor na revista Veja. Em 1983, lançou um novo personagem de muito sucesso, a Velhinha de Taubaté, definida como "a única pessoa que ainda acredita no governo".

Os sucessos de vendas dos seus livros e textos acompanharam a sua carreira e, em 2006, quando completou 70 anos, ele alcançava a marca de mais de 5 milhões de exemplares vendidos. Sem dúvida, é um dos escritores brasileiros de maior consagração do país.

Imagem:  via Wikimedia Commons

VEJA MAIS em https://pt.wikipedia.org/wiki/Luis_Fernando_Verissimo

PESQUISE também em outras fontes

26 de Setembro de 1909

É fundado o cinema mais antigo do mundo ainda em atividade

No dia 26 de setembro de 1909 era fundado o cinema mais antigo do mundo ainda em atividade, o Kino Pionier, em Stettin, que na época pertencia à Alemanha (hoje a cidade se situa na Polônia e se chama Szcecin). A sala foi criada por um homem chamado Otto Blauert e, logo depois, assumida por Albert Pitzke, um empresário da alta sociedade. De acordo com jornais da época, o cinema oferecia "uma programação sensacional, com excelentes produções contemporâneas". Na sua estreia, três filmes foram exibidos: Der Kampf um den Glauben, Pick und Pock e Die Smaragdküste der Bretagne. Atualmente, a programação consiste em filmes poloneses, além de grandes campeões de bilheterias internacionais.

O cinema (que sobreviveu a duas guerras mundiais) foi rebatizado algumas vezes durante o século XX: primeiramente se chamava Helios, depois Welt-Theatre, mais tarde, Odra, e desde 1950 leva o nome de Kino Pionier (Cine Pioneiro). Em 1999, um cinéfilo chamado Jerzy Miskiewicz comprou o edifício onde fica a sala, que estava em péssimo estado de conservação.

No ano de 2002, o prédio estava completamente reformado. O cinema manteve sua atmosfera antiga, mas ganhou equipamentos modernos e uma segunda sala de projeção inusitada, onde os espectadores podem assistir a filmes enquanto bebem uma xícara de café ou uma taça de vinho em suas mesas. Em 2005, o Kino Pionier recebeu do livro Guinness dos Recordes o certificado de cinema mais antigo do mundo. Recentemente, descobriu-se que a sala de exibições é ainda mais antiga, com registros de projeções feitas em 1907.

Imagem: via Wikimedia Commons

VEJA MAIS em https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_cinema

PESQUISE também em outras fontes

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!