noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

O DIA NA HISTÓRIA - ACONTECEU

30 DE SETEMBRO NA HISTÓRIA

Publicada em 30/09/24 às 14:03h - 96 visualizações

Antônio Galdino com informações da internet


Compartilhe
Compartilhar a noticia 30 DE SETEMBRO NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia 30 DE SETEMBRO NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia 30 DE SETEMBRO NA HISTÓRIA

Link da Notícia:

30 DE SETEMBRO NA HISTÓRIA
 (Foto: Da net)

30 DE SETEMBRO NA HISTÓRIA

Thomas Carlyle (Reino Unido -1795/1881), escritor, historiador, ensaísta, tradutor e professor escocês durante a era vitoriana, escreveu:

“Nenhum grande homem vive em vão. A história do mundo não é senão a biografia dos grandes homens”. (Thomas Carlyle).

Naqueles anos, não se tinha a invencionice do detalhamento do gênero, homem e mulher e, obviamente aí estão incluídas, naturalmente, as grandes mulheres...

E se HOJE, 30 DE SETEMBRO é o dia do teu aniversário ou de alguém da família ou de amigos, VEJA alguns fatos que aconteceram na história, nesta data.

Hoje, 30 de SETEMBRO, apresentamos alguns acontecimentos, nascimentos e partidas de pessoas e fatos que passaram à história.

Veja os destaques de acontecimentos da história no dia 30 de SETEMBRO, em ordem decrescente, do mais atual para o mais antigo.

30 de Setembro de 2014 - Rede social Orkut deixa de operar

30 de Setembro de 1968 - Morre o escritor Sérgio Porto ou Stanislaw Ponte Preta

30 de Setembro de 1957 - Nasce o músico Durval Lima, o Xororó

30 de Setembro de 1955 - O trágico adeus de James Dean, símbolo de uma geração

30 de Setembro de 1924 - Nasce o escritor norte-americano Truman Capote

30 de Setembro de 1917 - Nasce Chacrinha, radialista e apresentador de televisão brasileiro

30 de Setembro de 1791 - Estreia A Flauta Mágica, uma das últimas óperas de Mozart

30 de Setembro de 420  - Morre Hierónimo Estridón, tradutor da Bíblia e "Pai da Igreja"

Veja as sugestões para ampliar a sua consulta. Procure outras sugestões. Leia muito. Busque ampliar os seus conhecimentos. (Prof. Antônio Galdino)

30 de Setembro de 2014

Rede social Orkut deixa de operar

Após 10 anos de vida, o Orkut chegava ao fim de suas operações em 30 de setembro de 2014. A rede social, ligada à Google, tornou-se extremamente popular no Brasil, que, ao lado da Índia, formava a maior audiência do Orkut no mundo. O nome um tanto quando diferente era derivado de Orkut Büyükkökten, um engenheiro turco do Google, chefe do projeto.

Os brasileiros somavam mais de 30 milhões de usuários no Orkut, que depois perdeu popularidade à medida que seus usuários migraram para o Facebook. A sede do Orkut funcionava na Califórnia até agosto de 2008, quando a Google anunciou que o Orkut seria operado no Brasil pela sede da gigante da internet no país.

Depois de sua extinção, a Google criou um museu com aproximadamente 51 milhões de comunidades. As informações armazenadas ficam disponíveis para download até setembro de 2016.

Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM

https://ndmais.com.br/economia/Orkut-deixa-de-funcionar-e-fecha-um-ciclo-das-redes-sociais/

PESQUISE também em outras fontes.

30 de Setembro de 1968

Morre o escritor Sérgio Porto ou Stanislaw Ponte Preta

No dia 30 de setembro de 1968 morria, no Rio de Janeiro, Sérgio Marcus Rangel Porto, escritor, radialista e compositor, mais conhecido pelo pseudônimo de Stanislaw Ponte Preta. Com uma intensa jornada de trabalho, ele escrevia para o rádio, TV, revistas e jornais, além de se dedicar aos próprios livros. Por conta da rotina puxada, ele, que era cardíaco, morreu de ataque do coração aos 45 anos. Nascido no dia 11 de janeiro de 1923 na capital fluminense, Sérgio Porto ganhou fama por seu senso de humor refinado e pela crítica aos costumes nos livros Tia Zulmira e Eu e o Febeapá - Festival de Besteiras que Assola o País, uma de suas maiores criações. Ele ainda compôs a música "Samba do Crioulo Doido" e foi o criador e produtor do concurso de beleza As Certinhas do Lalau. Boêmio e com admirável senso de humor, em sua memória um grupo de jornalistas e intelectuais fundou o semanário O Pasquim, em 1969.

Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A9rgio_Porto

PESQUISE também em outras fontes.

30 de Setembro de 1957

Nasce o músico Durval Lima, o Xororó

Umas das maiores vozes do sertanejo nacional, Durval de Lima, mais conhecido como Xororó, nasceu no dia 30 de setembro de 1957. Ao lado do irmão Chitãozinho, tornou-se um dos principais expoentes deste gênero musical com sucessos como Fio de Cabelo, No Rancho Fundo e A Majestade o Sabiá, com 37 milhões de discos vendidos, 36 álbuns inéditos, oito DVDs, três prêmios Grammy e centenas de discos de ouro, platina e diamante, ao longo dos mais de 40 anos de carreira.

Nascido em uma família de músicos em Astorga (PR) e com um agudo bem característico, Xororó fazia a primeira voz, enquanto seu irmão Chitãozinho era a segunda. A dupla foi a primeira a emplacar o sertanejo nas rádios FM no Brasil e a colocar o gênero do país no topo das paradas da Billboard. Além da música, a dupla também era conhecida pelo seu estilo visual. Os cabelos mullet, mania nacional nas décadas de 80 e 90, as calças justas, as botas e os chapéus marcaram toda uma geração.

Obtiveram o primeiro lugar no show de calouros de Sílvio Santos com a música “Besta Ruana”, de Tonico & Tinoco, ainda como “Irmãos Lima”, nome artístico da dupla até o radialista Geraldo Meirelles rebatizá-la de Chitãozinho & Xororó, nome de um grande sucesso de Athos Campos e Serrinha, composto em 1947, que falava de aves brasileiras. Com este “novo” nome gravaram o primeiro disco, Galopeira, em 1970.

Em 1978, com 60 Dias Apaixonados, conquistaram o primeiro disco de ouro da carreira. Dois anos depois, triplicaram as vendas com Amante Amada (600 mil cópias) e levaram para casa um disco duplo de platina. Mas foi com Fio de Cabelo, do álbum Somos Apaixonados, de 1982, que aconteceu, de fato, a grande explosão da dupla. A música estourou nas rádios do Brasil e o disco alcançou o número de 1,5 milhão de cópias vendidas, tornando-se um marco na carreira de Chitãozinho & Xororó e rompendo as barreiras do preconceito contra o gênero sertanejo.

A dupla também tocou com grandes nomes da música como Bee Gees, Roberto Carlos, Caetano Veloso, Djavan, Zé Ramalho, Ivete Sangalo, Simone, Lulu Santos, o rapper Cabal, a banda Fresno, Andreas Kisser, do Sepultura, Maria Gadú, Alexandre Pires, Fafá de Belém, Fábio Jr. e o maestro João Carlos Martins.

Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Xoror%C3%B3

PESQUISE também em outras fontes.

30 de Setembro de 1955

O trágico adeus de James Dean, símbolo de uma geração

Jaqueta, camiseta branca, calça jeans, pose de bad boy e um cigarro entre os lábios. É assim que nos lembramos de vários ícones dos anos 50/60, mas somente um deles teve uma carreira tão intensa quanto meteórica, que começou e terminou nesse período. James Dean nasceu em 8 de fevereiro de 1931, no entanto, sua vida terminou aos 24 anos, em uma estrada da Califórnia. O ator sofreu um acidente de carro em 30 de setembro de 1955.

Esse quase um quarto de século foi suficiente para transformar James Byron Dean em estrela. O ator fez quatro pequenas pontas em filmes no início da década de 1950 e algumas participações em séries de TV. Mas foi com seu primeiro grande papel no cinema, como Cal Trask em Vidas Amargas (1955) que ele realmente ganhou os olhos o público, principalmente o feminino, e seduziu Hollywood. No longa de Elia Kazan, baseado livremente no livro A Leste Do Éden, de John Steinbeck, o galã interpretou um jovem em busca da aprovação e afeto de seu pai, que demonstra favoritismo por seu irmão. A interpretação lhe rendeu indicações a dois grandes prêmios: o Oscar de melhor ator e o Bafta de melhor ator estrangeiro.

VEJA MAIS EM

https://rollingstone.com.br/noticia/james-dean-decada-1950-destemida-rapida-morte-vida-bigorafia/

PESQUISE também em outras fontes.  

30 de Setembro de 1924

Nasce o escritor norte-americano Truman Capote

No dia 30 de setembro de 1924 nascia, em Nova Orleans, nos EUA, Truman Capote, escritor norte-americano, autor do famoso livro A Sangue Frio (1966). Trata-se de um romance-documentário que relata o assassinato, sem motivo aparente, de quatro membros de uma família de Garden City, Kansas. A história foi adaptada ao cinema em 1967 por Richard Brooks. A vida do escritor enquanto investigava o crime para escrever este livro também foi retratada na telona em Capote (2005). Truman Capote foi o pioneiro do jornalismo literário, com o livro Bonequinha de Luxo (1958), a sua obra mais famosa. Ele também é autor de uma coleção de ensaios intitulados Música para Camaleões (1980) e do roteiro para o musical Casa das Flores (1954). Ele morreu em em 25 de agosto de 1984, aos 59 anos.

Imagem:  [Public domain], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Truman_Capote

PESQUISE também em outras fontes.

30 de Setembro de 1917

Nasce Chacrinha, radialista e apresentador de televisão brasileiro

No dia 30 de setembro de 1917 nascia em Surubim, em Pernambuco, José Abelardo Barbosa de Medeiros, o Chacrinha, comunicador de rádio e também famoso na televisão brasileira por conta dos seus programas de auditório, entre 1950 e 1980. Antes de se tornar uma lenda da televisão brasileira, Chacrinha encaminhava seus estudos em Recife, na Faculdade de Medicina.

Aos 21 anos, quando estava no segundo ano da faculdade, ele se mudou para o Rio de Janeiro e começou a trabalhar nas rádios da capital federal. Em 1943, lançou na Rádio Fluminense um programa de músicas de Carnaval chamado Rei Momo na Chacrinha, que fez muito sucesso. Depois disso, passou a ser chamado de Abelardo "Chacrinha" Barbosa. Nos anos 50, comandou o programa Cassino do Chacrinha, em que lançou vários sucessos da música brasileira. Sua estreia na televisão aconteceu em 1956, no programa Rancho Alegre, na TV Tupi. Depois, passou pela TV Rio e, em 1970, foi contratado pela Rede Globo. Dois anos depois, voltou para a Tupi e, em 1978, transferiu-se para a TV Bandeirantes. Retornou à Globo em 1982, onde fez bastante sucesso com o programa Cassino do Chacrinha nas tardes de sábado. Chacrinha é o autor da célebre frase "Na televisão, nada se cria, tudo se copia".

Na década de 70 era chamado de Velho Guerreiro, por conta da homenagem de Gilberto Gil na música "Aquele Abraço". Em seu programa na TV Globo, Chacrinha usava roupas extravagantes e uma buzina de mão para desclassificar os calouros. Ele também contava com jurados e as chacretes. Em 1987, foi homenageado pela Escola de Samba Império Serrano com o enredo "Com a boca no mundo - quem não se comunica se trumbica". Seu aniversário de 70 anos, completados no mesmo ano, foi comemorado com um jantar oferecido em sua homenagem pelo então presidente, José Sarney. No ano seguinte, Chacrinha ficou doente e faleceu no dia 30 de junho de 1988, no Rio de Janeiro, por conta de infarto e insuficiência respiratória, além de lutar contra um câncer no pulmão. Em 2009, a vida de Chacrinha foi tema do filme Alô, Alô Teresinha, de Nelson Hioneff.

Imagem: via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM  https://pt.wikipedia.org/wiki/Chacrinha

PESQUISE também em outras fontes.

30 de Setembro de 1791

Estreia A Flauta Mágica, uma das últimas óperas de Mozart

A Flauta Mágica (do original Die Zauberflöte), uma ópera de dois atos de Wolfgang Amadeus Mozart, era apresentada pela primeira vez no dia 30 de setembro de 1791, no Theater auf der Wieden em Viena. Seu compositor, Mozart, morreria pouco tempo depois da estreia, no dia 5 de dezembro de 1791, em Viena, com apenas 35 anos.

A ópera, além de abordar questões do iluminismo, valorização de uma visão de mundo racional e conceitos de liberdade, também apresenta símbolos e alegorias relativos à maçonaria, da qual faziam parte tanto Emmanuel Schikaneder, o autor do texto da ópera, quanto Mozart.

O enredo da composição foi inspirado no conto Lulu, oder Die Zauberflöte, de Liebeskind. Na história, uma flauta mágica é a arma que uma fada entrega a um príncipe para que este derrote seus inimigos. A estreia empolgou os maçônicos, mas não agradou ao clero e à nobreza. Algumas das árias ficaram bastante conhecidas como o dueto de Papageno e Papagena, e as duas árias da Rainha da Noite. Mozart chegou a aproveitar um pouco do sucesso da ópera antes de sua repentina morte, que ocorreria em menos de três meses.

Imagem: Barbara Krafft [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/A_Flauta_M%C3%A1gica

PESQUISE também em outras fontes.

 

30 de Setembro de 420

Morre Hierónimo Estridón, tradutor da Bíblia e "Pai da Igreja"

Eusebio Hierónimo de Estridón nasceu no ano de 340 e faleceu em 30 de setembro de 420. San Jerônimo para os cristãos (em latim, Eusebius Sophronius Hieronymus), traduziu a Bíblia do grego e do hebraico para o latim. É considerado Pai da Igreja, um dos quatro grandes Padres Latinos. A tradução para o latim da Bíblia feita por São Jerônimo, chamada A Vulgata (de vulgata editio, edição para o povo) foi, até a promulgação da Neovulgata em 1979, o texto bíblico oficial da Igreja católica romana. São Jerônimo foi um célebre estudioso do latim em uma época em que isso implicava dominar o grego. Sabia algo do hebraico quando começou seu projeto de tradução, mas se mudou pra Belém para aperfeiçoar seus conhecimentos do idioma. Começou a tradução no ano de 382 corrigindo a versão latina existente do Novo Testamento. Aproximadamente no ano de 390 passou o Antigo Testamento em hebraico. Completou sua obra no ano de 405.

Imagem:  [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://www.canalhistory.com.br/hoje-na-historia/morre-hieronimo-estridon-tradutor-da-biblia-e-pai-da-igreja

PESQUISE também em outras fontes.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!