05 DE OUTUBRO NA HISTÓRIA
Thomas Carlyle (Reino Unido -1795/1881), escritor, historiador, ensaísta, tradutor e professor escocês durante a era vitoriana, escreveu:
“Nenhum grande homem vive em vão. A história do mundo não é senão a biografia dos grandes homens”. (Thomas Carlyle).
Naqueles anos, não se tinha a invencionice do detalhamento do gênero, homem e mulher e, obviamente aí estão incluídas, naturalmente, as grandes mulheres...
E se HOJE, 05 de OUTUBRO é o dia do teu aniversário ou de alguém da família ou de amigos, VEJA alguns fatos que aconteceram na história, nesta data.
Hoje, 05 de OUTUBRO, apresentamos alguns acontecimentos, nascimentos e partidas de pessoas e fatos que passaram à história.
Veja os destaques de acontecimentos da história no dia 05 de OUTUBRO, em ordem decrescente, do mais atual para o mais antigo.
5 de Outubro de 2011 - Morre Steve Jobs, fundador da Apple e e co-fundador da NeXT e Pixar
5 de Outubro de 1993 - A UNESCO declara o Dia Mundial do Professorado
5 de Outubro de 1989 - Dalai Lama ganha o Nobel da Paz
5 de Outubro de 1942 - Cruzeiro é instituído por Getúlio Vargas como a moeda oficial do Brasil
5 de Outubro de 1743 - É descoberta a cidade de Rancagua, no Chile
5 de Outubro de 1713 - Nasce o filósofo francês Denis Diderot
5 de Outubro de 1582 - A igreja pula 10 dias na História
5 de Outubro de 1557 - Morre o náufrago português Caramuru, personagem importante na colonização do Brasil
5 de Outubro de 1056 - Morre Henrique III, imperador germânico
Veja as sugestões, em cada matéria abaixo, para ampliar a sua consulta. Procure outras sugestões. Leia muito. Busque ampliar os seus conhecimentos. (Prof. Antônio Galdino)
5 de Outubro de 2011
Morre Steve Jobs, fundador da Apple e e co-fundador da NeXT e Pixar
No dia 5 de outubro de 2011 morria em São Francisco, na Califórnia, Steve Paul Jobs, considerado gênio e visionário por suas criações à frente da Apple e também como co-fundador da NeXT e Pixar. Jobs morreu vítima de câncer, doença contra a qual lutava desde 2004. Nos seus últimos anos de vida, concedeu em torno de 40 entrevistas para Walter Isaacson, que escreveu a sua biografia autorizada. Jobs nasceu no dia 24 de fevereiro de 1955, em Los Altos, na Califórnia. Filho adotivo de um eletricista californiano chamado Paul e de sua mulher Clara, Jobs entrou para a Reed College em Portland, Oregon, aos 17 anos. Ele, contudo, não ficou muito tempo ali e teve que abandonar os estudos seis meses depois, pois não tinha condições de financiar os custos da universidade. Com 20 anos, fundou a Apple com o seu amigo Steve Wozniak na garagem da casa dos seus pais. Dez anos depois, esta mesma empresa tinha 10 mil funcionários. Ironicamente, aos 30 anos, Jobs foi demitido da própria empresa por conta de disputas de poder. Nesta época, fundou a NeXT e a Pixar, de computação gráfica, que, em parceria com a Disney, produziu muitas animações de sucesso. Em 1996, porém, a Apple comprou a NeXT e Jobs estava de volta à companhia que ele ajudou a fundar. A empresa não estava bem financeiramente. Jobs e sua equipe criaram então o iMac, em 1998, produto que vendeu bem e ajudou na recuperação da saúde financeira da Apple. Além da área da informática, Jobs também lançou produtos nos setores de telecomunicações (iPhone), músicas (iPod) e tablets (iPad). Jobs ficou na empresa como CEO até 2011, quando foi obrigado a se afastar por conta de um câncer.
Clique aqui e saiba mais sobre a história de Steve Jobs
Imagem: via Wikimedia Commons
VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Steve_Jobs
PESQUISE também em outras fontes
5 de Outubro de 1993
A UNESCO declara o Dia Mundial do Professorado
5 de outubro foi o dia eleito pela UNESCO no ano de 1993, para reconhecer o trabalho que diariamente realizam mestres e mestras de todo o mundo. Os conflitos armados, a violência nas salas de aula, a insegurança econômica, os limitados recursos humanos e materiais, entre outros, fazem com que cada dia seja mais difícil realizar um trabalho primordial na construção de nossa sociedade futura, o trabalho de educar. Através de seu trabalho os docentes formam cidadãos e cidadãs responsáveis que delinearão e guiarão a sociedade no futuro. Para isso, não basta assegurar um acesso universal à
educação, mas esta deve ser de qualidade. É necessária uma educação libertadora que parta da experiência dos alunos e alunas. Assim, poderão ser construídos conhecimentos que produzirão pessoas com consciência crítica, capazes de observar e analisar a realidade para depois atuar sobre ela de forma transformadora.
Imagem: via Wikimedia Commons
VEJA MAIS EM https://www.dge.mec.pt/noticias/dia-mundial-do-professor-1
PESQUISE também em outras fontes
5 de Outubro de 1989
Dalai Lama ganha o Nobel da Paz
O Dalai Lama, líder religioso e político exilado do Tibete, recebia o Prêmio Nobel da Paz em reconhecimento de sua campanha não violenta para acabar com a dominação chinesa do Tibete em 5 de outubro de 1989.
O 14º Dalai Lama nasceu como Tenzin Gyatso, na província Tsinghai, China, em 1935. Quando tinha apenas três anos, monges tibetanos anunciaram que ele era a reencarnação do 13º Dalai Lama. Com cinco anos, Tenzin Gyatso foi levado para a capital tibetana de Lhasa para ser líder do budismo tibetano.
O Tibete, uma grande região situada nos planaltos e montanhas da Ásia Central, era governado pelo Dalai Lamas desde o século 14. No início do século 20, os tibetanos resistiram aos esforços da China para obter maior controle sobre a região. Durante a Revolução Chinesa (1911-1912), os tibetanos expulsaram funcionários e civis chineses e declararam formalmente sua independência. Em 1959, houve uma grande revolta no Tibete, e o Dalai Lama e outras 100 mil pessoas deixaram o local, enquanto as tropas chinesas combatiam os revoltosos. Foi o começo do exílio de Dalai Lama na Índia, mais exatamente em Dharamsala, aos pés do Himalaia
Em 1976 a China derrubou a proibição da prática religiosa na região, mas a repressão no Tibete teve sequência. Nos anos 90, a China foi criticada pelos governos ocidentais pelos atos autoritários na região. O governo chinês desde então tem feito esforços para adotar uma postura mais branda na área. Enquanto isso, Dalai Lama segue com seu exílio de mais de quatro décadas, divulgando a causa tibetana pelo mundo.
Imagem: via Wikimedia Commons
VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Tenzin_Gyatso
PESQUISE também em outras fontes
5 de Outubro de 1942
Cruzeiro é instituído por Getúlio Vargas como a moeda oficial do Brasil
O Cruzeiro, também conhecido como cruzeiro "antigo", foi a primeira moeda a utilizar os centavos no Brasil, sendo que esta moeda foi emitida em substituição ao padrão Mil-Réis, em vigor durante o período colonial, a monarquia e também durante as primeiras décadas do período republicano.
Esta moeda vigorou durante o período compreendido entre 1 de novembro de 1942 a 12 de fevereiro de 1967, quando por conta da alta da inflação ocorrida em especial nos anos 50 e 60, houve a necessidade de readequar a moeda para haver uma contabilidade mais adequada das somas, que estavam cada vez mais vultosas por conta do descontrole monetário.
Por conta deste fato, foi criada a moeda transitória Cruzeiro Novo, que tinha o valor de 1 000 Cruzeiros "antigos" e se destinava a circulação até que as novas cédulas, lançadas em 1970 e emitidas pela Casa da Moeda do Brasil, entrassem em circulação.
Diferente do Cruzeiro, que se fraciona em centavos, o Real Brasileiro (plural Réis, não confundir com a moeda adotada em 1994) não era fracionável. "Um real" (moeda antiga pré-1942) na realidade era equivalente a "um centavo", 100 réis é que seria equivalente a 1 real (a moeda atual, lembrando que esta comparação não é no sentido de conversão de moeda). O réis funcionava de maneira similar ao iene, moeda moderna que não é fracionária. "Mil-réis" seria o equivalente hoje de forma genérica a "dez reais". O Cruzeiro substituiu o Real na razão de que "Um cruzeiro" (1 Cr$) equivaleria a "Mil-réis" (1$000), com "um centavo de cruzeiro" (0,01 Cr$) equivalendo a 10 réis.
VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Cruzeiro_(1942%E2%80%931967)
PESQUISE também em outras fontes
5 de Outubro de 1743
É descoberta a cidade de Rancagua, no Chile
Rancagua é uma cidade chilena, conhecida pela importante batalha pela independência do Chile que se desenrolou neste local em 1814, denominada o Desastre de Rancagua. Sua principal atividade econômica se encontra no setor terciário ainda que também tenha um importante desenvolvimento agroindustrial. Está localizada a 87 km ao sul de Santiago (capital chilena). As etnias picunches e promaucaes foram os primeiros habitantes conhecidos do Vale de Rancagua. O reduto de Rancagua foi conservado pelos ascendentes do Cacique Tomás Guaglén, o último dos Picunches, que exerceu seu domínio até que, por vontade própria, cedeu seus territórios para a fundação da futura cidade de Rancagua, realizada no dia 5 de outubro de 1743 com o nome de "Vila Santa Cruz de Triana" e que esteve a cargo do Presidente da Audiência e Governador do Reino do Chile, José Antonio Manso de Velasco, sendo aprovado pela Real Cédula de 29 de julho de 1749.
Imagem: via Wikimedia Commons
VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Rancagua
PESQUISE também em outras fontes
5 de Outubro de 1713
Nasce o filósofo francês Denis Diderot
No dia 5 de outubro de 1713, nascia o filósofo francês Denis Diderot na cidade de Langres. Educado por jesuítas, ele se formou na Universidade de Paris. De 1745 a 1772, trabalhou como editor-chefe dos 35 volumes da ?Enciclopédia?, principal obra do Iluminismo. Também foi autor de algumas obras influentes como a Carta sobre surdos e mudos (1751), com estudos sobre as funções da linguagem, e Reflexões sobre a Interpretação da Natureza (1754), aclamado como método de investigação filosófica do século 18. Primeiro grande crítico de arte, ele foi admirado postumamente por seu Ensaio sobre a Pintura (1765). Entre seus romances estão A Religiosa (1760) e O Sobrinho de Rameau (1774); ele também escreveu peças e trabalhos teóricos sobre drama. Diderot morreu no dia 31 de julho, em Paris.
Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons
VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Denis_Diderot
PESQUISE também em outras fontes
5 de Outubro de 1582
A igreja pula 10 dias na História
O dia 5 de outubro não existiu em 1582. Isso porque, nesta data, a maior parte da Europa substituiu o calendário juliano pelo calendário gregoriano, e a transição significou o desaparecimento dos 10 dias posteriores a 4 de outubro de 1582 na história. Com o objetivo de estabelecer o dia 20 de março como o equinócio vernal, o sábio e matemático Cristóvão Clávio recomendou que a igreja fizesse um salto de dez dias.Assim, em outubro de 1582, o Papa Gregório XIII emitiu uma ordem para que se anulasse do calendário as datas compreendidas entre os dias 5 e 14 de outubro e se adotasse um calendário moderno e ajustado, chamado gregoriano. Os países católicos da Europa acataram a ordem do Papa Gregório imediatamente e várias nações protestantes sancionaram a medida nos anos seguintes. Atualmente, nenhum país utiliza o calendário juliano, que tem, agora, 13 dias a menos que o calendário gregoriano. No entanto, ele ainda é utilizado por muitas igrejas ortodoxas, motivo pelo qual a Páscoa é comemorada em datas diversas pelas diferentes igrejas.
VEJA MAIS EM
https://misteriosdomundo.org/por-que-faltam-10-dias-em-outubro-de-1582-em-seu-celular/
PESQUISE também em outras fontes
5 de Outubro de 1557
Morre o náufrago português Caramuru, personagem importante na colonização do Brasil
Náufrago português, Diogo Álvares Correia, chegou ao Brasil em 1510 depois que o navio em que estava afundou na região do Rio Vermelho, na Baía de Todos os Santos. Todos os seus companheiros de viagem morreram e ele foi encontrado pelos índios Tupinambás, que lhe deram o apelido de Caramuru, o nome de um peixe. Por conta de sua proximidade com os índios, Caramuru fez o contato entre os nativos e os colonizadores. Casou-se com a índia Paraguaçu, que depois foi levada para a Europa e batizada na França com o nome Catarina Álvares Paraguaçu. A sua vida inspirou o Frei José de Santa Rita Durão a escrever o poema épico Caramuru (1781). Em 2001, sua história foi transformada no filme Caramuru - A invenção do Brasil, de Guel Arraes. Na obra, Caramuru vive um triangulo amoroso com Paraguaçu e sua irmã Moema.
Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons
VEJA MAIS EM https://www.todamateria.com.br/caramuru/
PESQUISE também em outras fontes
5 de Outubro de 1056
Morre Henrique III, imperador germânico
Henrique III nasceu no dia 29 de outubro de 1017 e faleceu no dia 5 de outubro de 1056. Tornou-se rei germânico pela morte de seu pai o imperador Conrado II em 4 de junho de 1039. Foi coroado imperador pelo papa Clemente II em 1046. Contraiu matrimônio com uma filha de Canuto II da Dinamarca, em 1036. Dois anos depois sua esposa, Guninda, faleceu. Enrique III voltou a se casar em 1043 com Agnes de Poitiers, filha do duque Guilhermo V da Aquitania. Tiveram vários filhos, entre os quais se encontra o imperador Henrique IV e Judith de Suabia. Enfrentou a Hungria, que passou a ser seu feudo para ampliar a fronteira de seu território, chegando a alcançar o rio Leitha. Combateu os ducados para conservar o poder do Império Romano Germânico. Apoiou a reforma no seio da Igreja. Morreu em 1056, sucedendo-o seu filho Henrique IV que manteve sua política religiosa.
Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons
VEJA MAIS EM
https://pt.wikipedia.org/wiki/Henrique_III_do_Sacro_Imp%C3%A9rio_Romano-Germ%C3%A2nico
PESQUISE também em outras fontes