noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

O DIA NA HISTÓRIA - ACONTECEU

07 DE OUTUBRO NA HISTÓRIA

Publicada em 07/10/24 às 12:38h - 85 visualizações

Antônio Galdino com informações da internet


Compartilhe
Compartilhar a noticia 07 DE OUTUBRO NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia 07 DE OUTUBRO NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia 07 DE OUTUBRO NA HISTÓRIA

Link da Notícia:

07 DE OUTUBRO NA HISTÓRIA
 (Foto: Da net)

07 DE OUTUBRO NA HISTÓRIA

Thomas Carlyle (Reino Unido -1795/1881), escritor, historiador, ensaísta, tradutor e professor escocês durante a era vitoriana, escreveu:

“Nenhum grande homem vive em vão. A história do mundo não é senão a biografia dos grandes homens”. (Thomas Carlyle).

Naqueles anos, não se tinha a invencionice do detalhamento do gênero, homem e mulher e, obviamente aí estão incluídas, naturalmente, as grandes mulheres...

E se HOJE, 07 de OUTUBRO é o dia do teu aniversário ou de alguém da família ou de amigos, VEJA alguns fatos que aconteceram na história, nesta data.

Hoje, 07 de OUTUBRO, apresentamos alguns acontecimentos, nascimentos e partidas de pessoas e fatos que passaram à história.

Veja os destaques de acontecimentos da história no dia 07 de OUTUBRO, em ordem decrescente, do mais atual para o mais antigo.

7 de Outubro de 2003 - Arnold Schwarzenegger se torna governador da Califórnia

7 de Outubro de 1995 - Dia do Compositor Brasileiro

7 de Outubro de 1984 - No Brasil, nasce o primeiro bebê de proveta da América Latina

7 de Outubro de 1967 - Morre Norman Angell, Nobel da Paz

7 de Outubro de 1959 - Face "oculta" da lua é flagrada em foto pela primeira vez

7 de Outubro de 1949 - Alemanha Oriental é criada

7 de Outubro de 1905 - Morre o pintor Pedro Américo, ícone da pintura histórica brasileira

7 de Outubro de 1882 - Fundada Varginha, cidade famosa por suposto incidente com E.T.

7 de Outubro de 1849 - Morre o escritor norte-americano Edgar Allan Poe

7 de Outubro de 1806 - É inventado o Papel Carbono

7 de Outubro de 1462 - Papa Pio II edita primeira bula condenando a escravidão

Veja as sugestões, em cada matéria abaixo, para ampliar a sua consulta. Procure outras sugestões. Leia muito. Busque ampliar os seus conhecimentos. (Prof. Antônio Galdino)

 7 de Outubro de 2003

Arnold Schwarzenegger se torna governador da Califórnia

Em 7 de outubro de 2003, o ator Arnold Schwarzenegger é eleito governador da Califórnia, o estado mais populoso dos EUA e que tem a quinta maior economia do mundo. Apesar de sua falta de experiência, Schwarzenegger saiu vencedor de uma campanha de 11 semanas para substituir Gray Davis, que havia sido o primeiro governador dos EUA a ser afastado pela população desde 1921. Schwarzenegger foi um dos 135 candidatos na corrida, que incluía políticos com carreira, outros atores e uma estrela da indústria de filmes pornô.

Nascido em Thal, na Áustria, em 30 de julho de 1947, Arnold Schwarzenegger começou a praticar o fisiculturismo na adolescência. Ele venceu o primeiro de quatro prêmios “Mister Universo” aos 20 anos e se mudou para os EUA em 1968.  Ele viria a ter um número recorde de sete campeonatos “Mr. Olympia”, garantindo sua reputação como uma lenda do fisiculturismo para, depois, começar a atuar em produções cinematográficas. Schwarzenegger atraiu a atenção do público com sua performance vencedora do Globo de Ouro em “O Guarda-Costas” (1976) e sua participação no documentário de 1977 “O Homem dos Músculos de Aço”. Na mesma época, ele estudava na Universidade de Wisconsin, na qual se formou em 1979.

A carreira de Schwarzenegger no cinema decolou após ele estrear “Conan, o Bárbaro” (1982). Em 1983, tornou-se um cidadão americano. No ano seguinte, fez seu filme mais famoso, “O Exterminador do Futuro”, dirigido por James Cameron. Embora seu talento para atuar seja adequadamente descrito como limitado, Schwarzenegger se transformou em uma das estrelas mais cobiçadas dos filmes de ação dos anos 80 e do início dos 90, o que lhe rendeu uma carreira extremamente lucrativa. A vida romântica do ator também chamou a atenção do público americano: ele se casou com a repórter e democrata por toda a vida Maria Shriver, sobrinha do falecido ex-presidente John F. Kennedy em 1986.

Com sua carreira cinematográfica começando a declinar, Schwarzenegger, um defensor incondicional do Partido Republicano, que há muito pensava em alimentar suas aspirações políticas, anunciou sua candidatura ao governo da Califórnia em uma participação no “The Tonight Show with Jay Leno”. Ele derrotou seu adversário mais próximo, o tenente-governador democrata Cruz Bastamante, por mais de 1 milhão de votos.

Imagem: Frederic Legrand - COMEO / Shutterstock.com

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Arnold_Schwarzenegger

PESQUISE também em outras fontes

7 de Outubro de 1995

Dia do Compositor Brasileiro

Assim como existe o Dia Mundial do Compositor (celebrado no dia 15 de janeiro), também comemora-se, no dia 7 de outubro, o Dia do Compositor Brasileiro. Neste quesito, o Brasil conta com muitos representantes que justificam a criação da data. Entre os grandes nomes, está Heitor Villa-Lobos, nascido em 1887, no Rio de Janeiro. Autor de aproximadamente 1000 obras, é considerado o maior compositor das Américas. Sua obra também foi importante para formar o conceito de nacionalismo musical e, ao mesmo tempo, representou a música brasileira em outros países. Além de Villa-Lobos, o Brasil também conta com grandes compositores como Chico Buarque, Gonzaguinha, Tom Jobim, Vinícius, Paulinho da Viola, Nelson Cavaquinho, Geraldo Pereira, Alceu Valença, Cartola, Noel Rosa, Ivan Lins, João Gilberto, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Lenine, Chico Science, Cazuza, Raul Seixas e muitos outros.

Imagem:  via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM http://www.mjcmusic.com.br/publicacoes/feliz-dia-compositor-brasileiro

PESQUISE também em outras fontes

7 de Outubro de 1984

No Brasil, nascia, há 40 anos, o primeiro bebê de proveta da América Latina

Em 1984, o Brasil e a América Latina conheceram o primeiro bebê nascido pela técnica da fertilização in vitro (FIV). A criança, Anna Paula Caldeira, nasceu no dia 7 de outubro de 1984, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (PR). A mãe, Ilza Caldeira, então com 36 anos, sofreu uma infecção denominada peritonite, que a impedia de engravidar. Pela fertilização in vitro, também conhecida como inseminação artificial, o óvulo é fecundado em laboratório. No ano passado, o médico britânico Robert Edwards recebeu o Prêmio Nobel de Medicina pela criação da fertilização in vitro (FIV). O primeiro bebê de proveta do mundo, nasceu no dia 25 de julho de 1978, em Bristol, Inglaterra, e seu nome é Louise Brown.

imagem: [Public domain], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM

https://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2014/10/primeiro-bebe-proveta-do-brasil-e-da-america-latina-completa-30-anos.html (reportagem dos 30 anos do bebê de proveta no Brasil)

PESQUISE também em outras fontes

7 de Outubro de 1967

Morre Norman Angell, Nobel da Paz

Sir Ralph Norman Angell Lane nasceu no dia 26 de dezembro de 1872 e faleceu no dia 7 de outubro de 1967. Foi um escritor e político britânico. Estudou no Liceu de St. Omer e na Universidade de Genebra. Aos 17 anos se mudou para os Estados Unidos e passou sete anos trabalhando na Califórnia, onde começou a exercer o jornalismo. De 1905 a 1912, foi o editor em Paris do jornal Daily Mail. Mais tarde, na Inglaterra, se uniu ao Partido Trabalhista em 1920, sendo membro do Parlamento Britânico de 1929 a 1931. Angell trabalhou no conselho do Real Instituto de Assuntos Internacionais, foi membro executivo no Comitê Mundial contra a Guerra e o Fascismo, membro do comitê executivo da Sociedade de Nações e seu presidente. Também foi nomeado cavalheiro em 1931. Em 1933 foi condecorado com o prêmio Nobel da Paz. Entre os escritos de Angell se encontram: Patriotism under Three Flags: A Plea for Rationalism in Politics (1903), Europe s Optical Illusion (1909). E também: The Great Illusion, The Fruits of Victory (1921), The Money Game (1928), The Unseen Assassins (1932), The Menace to Our National Defence (1934), Peace with the Dictators¡ (1938), The Steep Places (1947) e After All (1951). Imagem:  [Public domain], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Norman_Angell

PESQUISE também em outras fontes

7 de Outubro de 1959

Face "oculta" da lua é flagrada em foto pela primeira vez

A face não visível da Lua, também chamada de face "oculta" do nosso satélite, era fotografada pela primeira vez em um dia como este, no ano de 1959, pela sonda Luna 3, da União Soviética. Como apenas um lado da Lua é visível da Terra, até a década de 50 havia muita especulação sobre como seria o lado desconhecido do nosso satélite. Praticamente, 82% da superfície do outro lado era desconhecida.

Contudo, com as fotos da Luna 3 - 18 delas de boa qualidade - foi possível elaborar um primeiro atlas sobre o lado do satélite que não vemos da Terra. O livro foi publicado pela Academia de Ciências da URSS em 6 de novembro de 1960. Um ano depois, o primeiro globo, com características lunares invisíveis da Terra, foi lançado na URSS, com base em imagens da Luna 3. 

Em 20 de julho de 1965, outra sonda soviética, Zond 3, capturou novas e melhores imagens da Lua, que revelaram cadeias de crateras, com centenas de quilômetros de comprimento em seu lado "desconhecido". Em 1967, um segundo atlas foi publicado em Moscou, além de um globo completo atualizado, com 95% da superfície lunar. O lado mais afastado da Lua foi visto pela primeira vez, diretamente pelos olhos humanos, durante a missão Apollo 8, em 1968.

Imagem: [Public domain], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM

https://www.canalhistory.com.br/hoje-na-historia/face-oculta-da-lua-e-flagrada-em-foto-pela-primeira-vez?_wrapper_format=html&page=2

PESQUISE também em outras fontes

7 de Outubro de 1949

Alemanha Oriental é criada

Menos de cinco meses após o estabelecimento da República Federal da Alemanha, na Alemanha Ocidental, pela Grã-Bretanha, Estados Unidos, França, em um dia como este, no ano de 1949, foi proclamada a República Democrática da Alemanha, criada dentro da zona de ocupação soviética, após o fim da Segunda Guerra Mundial. O ocidente criticou a ação da URSS, alegando que estava sendo formada uma área não autônoma soviética. Wilhelm Pieck foi nomeado o primeiro presidente da Alemanha Oriental, com Otto Grotewohl como primeiro-ministro.

Com cerca de metade do tamanho da Alemanha Ocidental, a Alemanha Oriental era formada pelos estados alemães de Mecklenburg, Brandenburg, Lusatia, Saxônia e Turíngia. Berlim, a antiga capital alemã, ficou dividida entre as autoridades da Alemanha Oriental e Ocidental, apesar de que boa parte da cidade estava no território comunista da República Democrática da Alemanha. A Alemanha Oriental deixou de existir em 1990, quando foi integrada à República Federal Democrática da Alemanha.

Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM  

PESQUISE também em outras fontes

7 de Outubro de 1905

Morre o pintor Pedro Américo, ícone da pintura histórica brasileira

Pintor, desenhista, professor, caricaturista e escritor, Pedro Américo morreu em 7 de outubro de 1905, em Florença, na Itália, após se consagrar um dos maiores nome da pintura histórica brasileira. Nascido no dia 29 de abril de 1843, em Areia (PB), seu talento já era percebido quando criança. Mais tarde, Pedro Américo recebeu uma pensão do Imperador Dom Pedro II para estudar na Europa. 

Lá, entre 1859 a 1864, cursou a École des Beaux-Arts de Paris, o Instituto de Física de Ganot e a Sorbonne. Pedro Américo retornou ao Brasil, onde foi professor e também pintou quadros como São Marcos, a Visão de São Paulo e a Cabeça de São Jerônimo. Retornou à Europa para defender a tese na Faculdade de Ciências da Universidade Livre do Partido Liberal em Bruxelas onde gradou-se Doutor em Ciências Naturais. Entre seus quadros mais conhecidos estão Batalha do Avaí, "Grito do Ipiranga", "Judith e Holofernes", "Rabequista Árabe e Tiradentes esquartejado. 

Batalha do Avaí, considerada obra-prima, tem 48 metros quadrados e representa a batalha da guerra do Paraguai. Consagrado internacionalmente, Pedro Américo pintou um autorretrato para a galeria dos grandes pintores dos Uffizi, em Florença, exposto entre os de Ingres e Flandrin, seus mestres. Com a proclamação da República, produziu obras como o Tiradentes esquartejado, além de Honra e Pátria e Paz e Concórdia, seu último trabalho. Pedro Américo morreu em Florença, vítima de beribéri. Seu corpo está enterrado em sua cidade natal, Areia.

Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_Am%C3%A9rico

PESQUISE também em outras fontes

7 de Outubro de 1882

Fundada Varginha, cidade famosa por suposto incidente com E.T.

Incidente de Varginha ou Incidente em Varginha, como ficou conhecido pela imprensa brasileira, foi uma alegada série de aparições de objetos voadores não identificados (OVNIs), que gerou teorias da conspiração sobre captura de seres extraterrestres (ETs) pelas autoridades militares brasileiras em janeiro de 1996, no município de Varginha, sul do estado de Minas Gerais.

Tais relatos foram primeiramente transmitidos no Fantástico, e rapidamente reuniu extensa cobertura de mídia em todo o mundo, incluindo um artigo no The Wall Street Journal.

Toda a história é baseada em relatos e testemunhos. As autoridades locais e federais negaram todas as afirmações de naves e seres extraterrestres, enquanto teóricos da conspiração alegaram encobrimento. A falta de evidências do incidente, baseada unicamente em relatos e testemunhos, foi notada até mesmo por ufólogos crédulos. O ufólogo Kevin Randle notou que não há evidências físicas que deem suporte ao caso, acrescentando que "Na verdade, não fomos capazes de verificar nada". E o ufólogo brasileiro Ubirajara Rodrigues, um dos principais divulgadores da história em 1996, afirmou que "Não há prova de que foi capturado um ser extraterrestre".

Imagem:  via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Incidente_de_Varginha

PESQUISE também em outras fontes

7 de Outubro de 1849

Morre o escritor norte-americano Edgar Allan Poe

No dia 7 de outubro de 1849 morria, em Baltimore (EUA), Edgar Allan Poe, autor, poeta, editor e crítico literário que fez parte do movimento romântico norte-americano. As obras mais conhecidas dele são góticas, com temas recorrentes que lidam sobre a morte e temas macabros. Ele é considerado um dos pioneiros da literatura de horror.Nascido no dia 19 de janeiro de 1809, em Boston, ficou órfão de mãe, que morreu pouco depois de seu pai abandonar a família. Foi acolhido por Francis Allan e o seu marido John Allan, de Richmond, Virginia, mas nunca foi formalmente adotado. Sua carreira começou com a publicação de uma coleção anônima de poemas, Tamerlane and Other Poems (1827). Poe mudou seu foco para a prosa e passou os próximos anos trabalhando para revistas e jornais, tornando-se conhecido por seu próprio estilo de crítica literária. Em janeiro de 1845, publicou o poema "O Corvo", um sucesso instantâneo.

Sua esposa morreu de tuberculose dois anos após a publicação. Pouco tempo após, em 1949, o escritor morreu aos 40 anos. A causa de sua morte é desconhecida e foi por diversas vezes atribuída ao álcool, cólera, drogas, doenças do coração, raiva, suicídio ou tuberculose.

Imagem:  [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Edgar_Allan_Poe

PESQUISE também em outras fontes

7 de Outubro de 1806

É inventado o Papel Carbono

O papel carbono é uma lâmina que permite fazer cópias simultaneamente ao utilizar máquinas de escrever, impressoras de impacto ou simplesmente escritura a mão. Este método de cópia - inventado no dia 7 de outubro de 1806 por Pellegrino Turri - traz impregnado tinta, cera ou carbono (daí o nome papel carbono) em uma de suas faces. É utilizado entre duas folhas sobrepostas e a cópia é obtida na folha que fica abaixo do papel carbono sob a pressão que a máquina de escrever ou o lápis exerce sobre a folha original acima do mesmo. Dado que atua sob pressão, não serve para realizar muitas cópias. Contudo, é preciso assinalar que sua origem não está totalmente esclarecida: em 1592, o escritor llerenense (natural de Llerena, Espanha) Luis Zapata de Chaves e Portocarrero escrevia com sua miscelânea conhecida como: "Invenção de Agora" que era uma tinta em pó, que se podia levar secretamente em um lenço ou em um papel sem derramar, e que, colocada em um prato ou em qualquer recipiente com um pouco de água, se tornava tinta negra e fina. Em inglês, à cópia criada se chama carbon copy (cópia de carbono). Na atualidade continua-se usando este conceito nos sistemas de correio eletrônico ao se assinalar às siglas "CC" indicando que se trata da cópia de um original.

Imagem: via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Papel_qu%C3%ADmico

PESQUISE também em outras fontes

7 de Outubro de 1462

Papa Pio II edita primeira bula condenando a escravidão

O Papa Pio II (1458-1464) condenou a escravidão dos cristãos recém-batizados como "um grande crime" na primeira bula contra a escravidão no dia 7 de outubro de 1462. O discurso do Papa foi dirigido ao chefe local das Ilhas Canárias. Pio II instruiu os bispos a impor sanções aos transgressores. O Papa, no entanto, não condenou o comércio de escravos, somente a escravização dos recém-batizados, o que representava uma minoria diante das pessoas capturadas que eram levadas para Portugal para serem submetidas à escravidão.

Pinturicchio [Domínio Público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Papa_Pio_II

PESQUISE também em outras fontes


ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!