noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

O DIA NA HISTÓRIA - ACONTECEU

10 DE OUTUBRO NA HISTÓRIA

Publicada em 10/10/24 às 14:47h - 55 visualizações

Antônio Galdino com informações da internet


Compartilhe
Compartilhar a noticia 10 DE OUTUBRO NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia 10 DE OUTUBRO NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia 10 DE OUTUBRO NA HISTÓRIA

Link da Notícia:

10 DE OUTUBRO NA HISTÓRIA
 (Foto: Da net)

10 DE OUTUBRO NA HISTÓRIA

Thomas Carlyle (Reino Unido -1795/1881), escritor, historiador, ensaísta, tradutor e professor escocês durante a era vitoriana, escreveu:

“Nenhum grande homem vive em vão. A história do mundo não é senão a biografia dos grandes homens”. (Thomas Carlyle).

Naqueles anos, não se tinha a invencionice do detalhamento do gênero, homem e mulher e, obviamente aí estão incluídas, naturalmente, as grandes mulheres...

E se HOJE, 10 de OUTUBRO é o dia do teu aniversário ou de alguém da família ou de amigos, VEJA alguns fatos que aconteceram na história, nesta data.

Hoje, 10 de OUTUBRO, apresentamos alguns acontecimentos, nascimentos e partidas de pessoas e fatos que passaram à história.

Veja os destaques de acontecimentos da história no dia 10 de OUTUBRO, em ordem decrescente, do mais atual para o mais antigo.

10 de Outubro de 2005 - Ângela Merkel abre caminho para ser primeira-ministra da Alemanha

10 de Outubro de 2004 - Christopher Reeve, o Super-Homem do cinema, morre aos 52 anos  

10 de Outubro de 1985 - Gênio do cinema, diretor Orson Welles sai de cena

10 de Outubro de 1972 - Emerson Fittipaldi é o primeiro piloto brasileiro a conquistar um título de Fórmula-1

10 de Outubro de 1911 - Desencadeia-se a Revolução de Xinhai

10 de Outubro de 1813- Morre Giuseppe Verdi

10 de Outubro de 732 - Tem início a Batalha de Tours, evento que freou a expansão islâmica no Ocidente

Veja as sugestões, em cada matéria abaixo, para ampliar a sua consulta. Procure outras sugestões. Leia muito. Busque ampliar os seus conhecimentos. (Prof. Antônio Galdino)

10 de Outubro de 2005

Ângela Merkel abre caminho para ser primeira-ministra da Alemanha

Angela Dorothea Merkel (Hamburgo, 17 de julho de 1954) é uma política alemã que serviu como Chanceler da Alemanha de 2005 a 2021 e foi líder do partido de centro-direita União Democrata-Cristã (CDU) de 2000 a 2018. Ela já foi descrita como a líder de facto da União Europeia,[1] a mulher mais poderosa do mundo[2] e a "líder do Mundo Livre".[3]

Merkel nasceu em Hamburgo, na Alemanha Ocidental, e mudou-se para a Alemanha Oriental ainda criança, quando seu pai, um clérigo luterano, recebeu um pastorado em Perleberg. Ela se formou em química quântica em 1986, e trabalhou com pesquisas científicas até 1989. Após a Revolução de 1989, ela entrou na política e por um curto prazo foi porta-voz do primeiro governo democraticamente eleito na Alemanha Oriental, liderado por Lothar de Maizière em 1990.

Após a reunificação alemã, Merkel foi eleita para o Bundestag, pelo estado de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, sendo reeleita desde então. Como protegida do chanceler Helmut Kohl, ela foi nomeada Ministra do Meio Ambiente, Proteção da Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha em 1994. Depois que o seu partido perdeu as eleições federais em 1998, ela foi eleita secretária-geral da CDU, antes de vir a se tornar a primeira líder mulher do partido dois anos depois, após um escândalo de corrupção vir a tona e derrubar Wolfgang Schäuble.

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Angela_Merkel

 PESQUISE também em outras fontes

10 de Outubro de 2004

Christopher Reeve, o Super-Homem do cinema, morre aos 52 anos

Neste dia, em 2004, o ator Christopher Reeve, famoso por seu papel nos quatro filmes da saga

 Superman, morre aos 52 anos em um hospital perto de sua casa em Westchester County, Nova York. Reeve, que ficou tetraplégico em 1995, por conta de uma queda de cavalo, era um grande defensor das pesquisas sobre a medula óssea.

Christopher Reeve nasceu em 25 de setembro de 1952, em Nova York, e se formou na Cornell University e na Juilliard School. Ele fez sua estreia na Broadway em 1976 em A Matter of Gravity, com Katharine Hepburn. O ator de 1,93m de altura iniciou sua jornada para a fama em 1978, quando foi selecionado entre mais de 200 outros atores para o papel principal no filme Superman. Apesar de ter interpretado o herói em mais outros três filmes, Reeve estava determinado a não ser estereotipado. Por isso, fez uma variedade de outros papéis nas telas e no teatro. Sua filmografia inclui atuações em Em Algum Lugar do Passado (1980), Armadilha Mortal (1982), Vestígios do Dia (1993) e A Cidade dos Amaldiçoados (1995).

Em 27 de maio de 1995, Reeve, um atleta forte e cavaleiro entusiasmado, ficou paralisado do pescoço para baixo após ter sido lançado por seu cavalo e quebrado o pescoço durante uma competição equestre na Virgínia. O ator se tornou então um ativista pela causa de pessoas com lesões na medula espinhal e também fez lobby para a criação de um fundo governamental para pesquisas com células-tronco embrionárias.

Durante um discurso no Oscar de 1996, Reeve levantou a pauta da necessidade de Hollywood realizar mais filmes sobre questões sociais. Reeve escreveu dois livros sobre suas experiências de vida e continuou sua carreira de ator. Em 1997, fez sua estreia como diretor com o filme do HBO Armadilha Selvagem, que foi indicado a cinco Emmy Awards. Em 1999, ele estrelou em um remake do filme clássico de Alfred Hitchcock, Janela Indiscreta. Já em 2004, dirigiu A História de Brooke Ellison, um filme baseado em fatos reais sobre a primeira pessoa tetraplégica a se formar na Universidade de Harvard.

Em 2000, Reeve, que mantinha um regime intenso de fisioterapia desde a época do acidente, conseguiu mover o seu dedo indicador. Ele declarou publicamente que estava determinado a andar novamente. No obituário de Reeve no New York Times, um dos médicos que o tratou disse: “Antes [de Reeve] realmente não havia esperança. Se você tivesse uma lesão na medula espinhal como a dele, não havia muito o que fazer. Mas ele mudou tudo isso, e demonstrou que há esperança e há coisas que podem ser feitas”.

Imagem:  via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM

https://universohq.com/noticias/christopher-reeve-o-super-homem-morre-aos-52-anos/

PESQUISE também em outras fontes

10 de Outubro de 1985

Gênio do cinema, diretor Orson Welles sai de cena

Uma das figuras mais geniais e também polêmicas do cinema no século XX morria de ataque cardíaco em sua residência, em Hollywood, no dia 10 de outubro de 1985. Quem saía de cena era George Orson Welles, diretor, roteirista, produtor e ator que, aos 26 anos, dirigiu e protagonizou o filme Cidadão Kane (1941). Era o segundo trabalho do jovem que, aos 23 anos, em 1938, realizou uma transmissão radiofônica de A Guerra dos Mundos, de Herbert George Wells, causando pânico em ouvintes que acreditaram ser uma invasão extraterrestre. Nascido no dia seis de maio, de 1915, em Kenosha, Wisconsin, Orson Welles, depois da fama com Cidadão Kane, dirigiu e atuou em dezenas de filmes. Alguns foram sucesso, outros nem tanto. Sua passagem por Hollywood foi turbulenta por conta das brigas com os produtores da indústria cinematográfica que, de acordo com Welles, só enxergavam o lado mercadológico dos filmes. Com sua morte, Orson Welles deixou várias produções inacabadas.

Imagem: [Public domain], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Orson_Welles

 PESQUISE também em outras fontes

10 de Outubro de 1972

Emerson Fittipaldi é o primeiro piloto brasileiro a conquistar um título de Fórmula-1

Aos 25 anos, no dia 10 de outubro de 1972, o piloto Emerson Fittipaldi entrou para a história como o primeiro brasileiro a conquistar o mundial de Fórmula-1. Com o seu Lótus, ele também tornou-se, na época, o mais jovem campeão da categoria. A conquista do título de Fittipaldi aconteceu no GP da Itália, de forma antecipada, pois garantiu o troféu quando ainda faltavam duas provas para o final da temporada.

Imagem:  via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Emerson_Fittipaldi

PESQUISE também em outras fontes

10 de Outubro de 1911

Desencadeia-se a Revolução de Xinhai

A Revolução de Xinhai é o nome que se deu à rebelião contra a última dinastia imperial chinesa, a dinastia manchú dos Qing, que levou ao estabelecimento da República da China. A monarquia nesse país estava estabelecida pelo menos 4000 anos antes que a Revolução a substituísse por uma república com ideais democráticos. A revolução começou com uma primeira batalha no dia 10 de outubro de 1911 e finalizou com a abdicação do Imperador Puyi em 12 de fevereiro de 1912. A revolução se chamou Xinhài pois essa palavra literalmente significa "quarenta e oito", que é o nome do ano 1911, de acordo com o ciclo sexagesimal do calendário agrícola chinês tradicional. Atualmente a Revolução Xinhai é comemorada todo dia 10 de outubro na China, Hong Kong e Macau.

Imagem:  [Public domain], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Xinhai

 PESQUISE também em outras fontes

10 de Outubro de 1813

Morre Giuseppe Verdi

Giuseppe Fortunino Francesco Verdi nasceu no dia 10 de outubro de 1813 e faleceu no dia 27 de janeiro de 1901. Foi um compositor romântico de ópera italiano do século XIX. Autor de alguns dos títulos mais populares do repertório atual, como os que compõem sua trilogia popular ou romântica: Rigoletto, La Traviata e Il Trovatore. Pode-se dizer que seus primeiros sucessos estão relacionados com a situação política da Itália naquela época. Além de sua qualidade artística, suas óperas serviam para exaltar o caráter nacionalista do povo italiano. Em seus últimos anos, Verdi compôs algumas obras não operísticas. Apesar de não ser particularmente religioso, compôs obras litúrgicas, como a missa de Réquiem (1874) e o Te Deum. Também compôs o Hino das nações, que inclui as melodias dos hinos italiano, francês e inglês, sobre texto do poeta Arrigo Boito (1862) e um quarteto para cordas em mi menor (1873). Faleceu em Milão, afetado por um derrame cerebral.

Imagem:  [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Giuseppe_Verdi

 PESQUISE também em outras fontes

10 de Outubro de 0732

Tem início a Batalha de Tours, evento que freou a expansão islâmica no Ocidente

A Batalha de Tours teve como marco o dia 10 de outubro de 732, começou entre as forças do Reino Franco, comandadas pelo líder espanhol Carlos Martel e um exército islâmico do Império Omeya sob as ordens do valí (governador) de Al-Ándalus Abderrahman ibn Abdullah, Al Gafiki perto da cidade de Tours, na atual França. Durante o confronto, os francos derrotaram o exército islâmico e Al Gafiki morreu. Esta batalha freou a expansão islâmica da Península Ibérica para o norte e é considerada por muitos historiadores como um acontecimento de importância macro histórica, por ter impedido a invasão da Europa por parte dos muçulmanos e preservado o cristianismo como a fé dominante durante um período em que o Islã submetia o restante dos antigos impérios romano e persa. Dada a importância que os registros árabes da época deram à morte de Al Gafiki, e a consequente derrota e destruição das bases muçulmanas no que agora é a França, é muito provável que esta batalha tenha tido uma grande importância histórica ao frear a expansão do Islã no Ocidente. Esta derrota foi o último grande esforço da expansão islâmica enquanto havia um califado unido, antes da queda da dinastia dos Omeyas (linhagem árabe) no ano de 750.

Imagem:  [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_de_Poitiers_(732)

 PESQUISE também em outras fontes


ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!