noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

O DIA NA HISTÓRIA - ACONTECEU

12 DE OUTUBRO NA HISTÓRIA

Publicada em 12/10/24 às 15:27h - 53 visualizações

Antônio Galdino com informações da internet


Compartilhe
Compartilhar a noticia 12 DE OUTUBRO NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia 12 DE OUTUBRO NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia 12 DE OUTUBRO NA HISTÓRIA

Link da Notícia:

12 DE OUTUBRO NA HISTÓRIA
 (Foto: Da net)

12 DE OUTUBRO NA HISTÓRIA

Thomas Carlyle (Reino Unido -1795/1881), escritor, historiador, ensaísta, tradutor e professor escocês durante a era vitoriana, escreveu:

“Nenhum grande homem vive em vão. A história do mundo não é senão a biografia dos grandes homens”. (Thomas Carlyle).

Naqueles anos, não se tinha a invencionice do detalhamento do gênero, homem e mulher e, obviamente aí estão incluídas, naturalmente, as grandes mulheres...

E se HOJE, 12 de OUTUBRO é o dia do teu aniversário ou de alguém da família ou de amigos, VEJA alguns fatos que aconteceram na história, nesta data.

Hoje, 12 de OUTUBRO, apresentamos alguns acontecimentos, nascimentos e partidas de pessoas e fatos que passaram à história.

Veja os destaques de acontecimentos da história no dia 12 de OUTUBRO, em ordem decrescente, do mais atual para o mais antigo.

12 de Outubro de 2007 - Filme Tropa de Elite é lançado nos cinemas

12 de Outubro de 1992 - Morre o político Ulysses Guimarães

12 de Outubro de 1980 - Brasil comemora o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do país

12 de Outubro de 1935 - Nasce o tenor Luciano Pavarotti, que popularizou a ópera

12 de Outubro de 1931 - Estátua do Cristo Redentor é inaugurada no Rio de Janeiro

12 de Outubro de 1824 - D. Pedro I é aclamado imperador do Brasil

12 de Outubro de 1808 - É fundado o Banco do Brasil

12 de Outubro de 1798 - Nasce D. Pedro I, primeiro monarca do Império do Brasil

12 de Outubro de 1492 - Cristóvão Colombo chega à América

Veja as sugestões, em cada matéria abaixo, para ampliar a sua consulta. Procure outras sugestões. Leia muito. Busque ampliar os seus conhecimentos. (Prof. Antônio Galdino)

 

12 de Outubro de 2007

Filme Tropa de Elite é lançado nos cinemas

Um grande sucesso de produção brasileira, o filme Tropa de Elite foi lançando em 12 de outubro de 2007 nos cinemas nacionais. Além de estourar nas bilheterias, a produção policial sobre a violência urbana na cidade do Rio de Janeiro teve grande impacto na opinião pública.

A trama dirigida por José Padilha, que também escreveu seu roteiro, com Braulio Mantovani e Rodrigo Pimentel, gira em torno das ações do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.

Meses antes de chegar aos cinemas, o filme já causou polêmica por ter vazado para o mercado pirata e a internet. Contudo, isso não impediu o sucesso de bilheteria do filme.

Um dos papéis mais emblemáticos do filme, que entrou para cultura popular, é a do Capitão Nascimento, interpretado por Wagner Moura. O personagem consagrou o ator nos quatros cantos do país e no exterior.

O filme também sagrou frases como "Pede pra sair" e "Missão dada é missão cumprida". O elenco contou também com André Ramiro, Caio Junqueira, Milhem Cortaz, Fernanda Machado, Paulo Vilela, Fernanda de Freitas, Maria Ribeiro e Fábio Lago. A produção custou R$ 10,5 milhões para um total arrecadado de R$ 24,6 milhões.

A obra recebeu o prêmio Urso de Ouro de melhor filme no Festival de Berlim 2008. Sua continuação, Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro, foi lançada no dia 8 de outubro de 2010.

Imagem: Shutterstock.com

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Tropa_de_Elite_(filme)

PESQUISE também em outras fontes

 

12 de Outubro de 1992

Morre o político Ulysses Guimarães

No dia 12 de outubro, de 1992, desaparecia o político Ulysses Silveira Guimarães. Ele, sua esposa, D. Mora, o ex-senador Severo Gomes e esposa e o piloto, morreram em um acidente de helicóptero, próximo a Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Apenas o corpo de Ulysses nunca foi encontrado. Nascido em Itirapina (SP), em 6 de outubro de 1916, Ulysses ficou conhecido pela luta contra a ditadura e pela redemocratização do Brasil, incluindo a campanha conhecida como Diretas Já. Formando em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), entrou para a vida política em 1947, como deputado estadual, por São Paulo, pelo Partido Social Democrático (PSD). Depois, elegeu-se deputado federal por SP. Foi presidente da Câmara dos Deputados, presidente do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e também presidiu a Assembleia Nacional Constituinte, em 1987 e 1988, que estabeleceu a nova Constituição do Brasil, no dia 5 de Outubro de 1988. Também foi candidato à presidência da república em 1989.

Imagem:  via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Ulysses_Guimar%C3%A3es

 PESQUISE também em outras fontes

 

12 de Outubro de 1980

Brasil comemora o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do país

No dia 12 de outubro o Brasil comemora a dia de Nossa Senhora da Santa Conceição Aparecida, nome católico dedicado a Maria, mãe de Jesus de Nazaré. O seu santuário está localizado na cidade de Aparecida (SP), na Basílica de Nossa Senhora Aparecida. 

O local foi consagrado pelo papa João Paulo II, em julho de 1980. No mesmo ano, o dia 12 de outubro foi decretado feriado nacional. Nossa Senhora Aparecida foi proclamada Rainha do Brasil e Padroeira Oficial em 16 de julho de 1930, por decreto do papa Pio XI, quando foi coroada. 

A história de Nossa Senhora da Santa Conceição Aparecida tem início em 1717, quando os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves jogavam suas redes no rio Paraíba do Sul. Depois de muitas tentativas em vão e com fome, já descendo o curso do rio, eles jogaram novamente suas redes e encontraram o corpo de uma estátua com a imagem de Nossa Senhora da Conceição sem a cabeça. Em nova tentativa, apanharam a cabeça da imagem. Envolveram o que encontraram em um lenço. Depois disso, voltaram a pescar e conseguiram captar muitos peixes. 

Por conta disso, a imagem passou a ser adorada na região de Porto de Itaguaçu. Cada vez mais fiéis procuravam pela imagem e teve início a construção da atual basílica na região que, futuramente seria a cidade de Aparecida, em homenagem à santa. 

Em 6 de novembro de 1888, a princesa Isabel visitou pela segunda vez a basílica e ofertou, como pagamento de uma promessa, uma coroa de ouro com diamantes e rubis, juntamente com um manto azul. Em 1978, a estátua sofreu um atentado de um jovem transtornado, foi despedaçada, mas acabou restaurada pela artista plástica Maria Helena Chartuni.

Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM

https://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_da_Concei%C3%A7%C3%A3o_Aparecida

PESQUISE também em outras fontes

 

12 de Outubro de 1935

Nasce o tenor Luciano Pavarotti, que popularizou a ópera

Luciano Pavarotti OMRI (Módena, 12 de outubro de 1935Módena, 6 de setembro de 2007) foi um cantor (tenor lírico) italiano, grande intérprete das obras de Bellini, Donizetti, Verdi e Puccini, dentre outros em seu grande repertório. É reconhecido como o tenor que popularizou mundialmente a ópera.[1]

Pavarotti começou sua carreira profissional como tenor lírico em 1961 na Itália. Em 1961, fez sua primeira performance internacional, em La Traviata de Giuseppe Verdi, em Belgrado, na Sérvia (então Iugoslávia). Cantou nas maiores casas de óperas da Itália, nos Países Baixos, em Viena, Londres, Ancara, Budapeste, Barcelona e Rio de Janeiro. O jovem tenor tornou-se conhecido durante uma turnê australiana ao lado da renomada soprano Joan Sutherland em 1965. Ele fez sua estreia nos Estados Unidos em Miami, também a convite da soprano. Sua posição como o tenor lírico líder de sua geração veio entre os anos de 1966 e 1972, durante suas performances no Teatro alla Scala de Milão e em outras casas de ópera italianas. No Metropolitan Opera House, ele cantou o papel de Tonio de La fille du régiment de Gaetano Donizetti e recebeu o título de "Rei dos Dós", quando ele cantou a ária "Ah mes amis…pour mon âme". Ganhou fama mundial com seu brilhante e bonito tom, especialmente pelo alcance. Ele foi considerado o melhor tenor em Aida de Verdi e La Bohème, Tosca e Madama Butterfly (Giacomo Puccini) de sua geração, mesmo com alguns dos papéis não serem específicos para seu tipo vocal. No fim da década de 1970 e 1980, ele continuou apresentando-se nos maiores teatros do mundo.

Imagem:  via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Luciano_Pavarotti

 PESQUISE também em outras fontes

12 de Outubro de 1931

Estátua do Cristo Redentor é inaugurada no Rio de Janeiro

"Cristo Redentor/Braços abertos sobre a Guanabara", já cantava Tom Jobim em seu Samba do Avião, descrevendo um dos cartões-postais mais conhecidos do mundo. No dia 12 de outubro de 1931, era inaugurada a imponente obra de 38 metros, situada no alto dos 710 metros do Morro do Corcovado, no Rio de Janeiro. A construção do Cristo Redentor é considerada um dos desafios da engenharia civil brasileira. Ela foi erguida em concreto armado e revestida com pedra-sabão de Minas Gerais. O monumento foi concebido pelo engenheiro brasileiro Heitor da Silva Costa e construído em colaboração com o escultor francês Paul Landowski e com o engenheiro compatriota Albert Caquot. O cartão-postal foi eleito informalmente  como uma das 7 Novas Maravilhas do Mundo Moderno, em votação pela internet e por mensagens de celular. Em 2009, o Cristo Redentor foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Imagem:  via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Cristo_Redentor

 PESQUISE também em outras fontes

 

12 de Outubro de 1824

D. Pedro I é aclamado imperador do Brasil

Pedro I & IV (Queluz, 12 de outubro de 1798 – Queluz, 24 de setembro de 1834), cognominado "o Libertador", "Pai da Pátria" e "o Rei Soldado", foi o primeiro Imperador do Brasil como Pedro I de 1822 até sua abdicação em 1831, e também Rei de Portugal e Algarves como Pedro IV entre março e maio de 1826. Foi o quarto filho do rei João VI e de sua esposa, a rainha Carlota Joaquina da Espanha, e portanto, membro da Casa de Bragança. Pedro viveu seus primeiros anos de vida em Portugal até que as tropas francesas invadiram o país em 1807, forçando a transferência da família real para o Brasil.

A eclosão da Revolução liberal do Porto em 1820, forçou a volta de João VI para Portugal em abril do ano seguinte, ficando Pedro no Brasil como seu regente. Ele precisou lidar com ameaças de tropas portuguesas revolucionárias e insubordinadas, com todas no final sendo subjugadas.

Desde a chegada da família real portuguesa em 1808, o Brasil tinha gozado de grande autonomia política, porém a ameaça do governo português de revogar essas liberdades criou grande descontentamento na colônia. Pedro ficou do lado dos brasileiros e declarou a Independência do Brasil em 7 de setembro de 1822.

Foi aclamado como seu imperador no dia 12 de outubro e derrotou todas as forças fiéis a Portugal até março de 1824. Alguns meses depois, esmagou a Confederação do Equador, uma revolta separatista que havia eclodido na província de Pernambuco e se alastrado para outras províncias do nordeste brasileiro.

Imagem:  [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://www.fflch.usp.br/39249

 PESQUISE também em outras fontes

 

12 de Outubro de 1808

É fundado o Banco do Brasil

Banco do Brasil (BB) é um banco brasileiro e o banco tradicional mais antigo do país, tendo sido fundado em 1808. Constituído na forma de sociedade de economia mista, com participação do Governo Federal do Brasil em 50% das ações. É um dos cinco bancos estatais do governo brasileiro, tendo como acionistas, para além da União Federal (com 50,0%), capital estrangeiro (23,1%), livre capital nacional (26,5%) e ações em tesouraria (0,4%).

Sua missão, segundo sua filosofia corporativa, é "Ser um banco de mercado, competitivo e rentável, atuando com espírito público em cada uma de suas ações junto à sociedade". O primeiro Banco do Brasil, fundado em 1808, também foi o primeiro banco da história de Portugal e do Império Português, ele faliu depois que a Família Real confiscou os fundos e voltou para Portugal, foi liquidado em 1829. O segundo Banco do Brasil (atual) foi fundado por Irineu Evangelista de Sousa — depois Barão (1854) e Visconde de Mauá (1874) — em 1851.

Imagem:  [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Banco_do_Brasil

 PESQUISE também em outras fontes

 

12 de Outubro de 1798

Nasce D. Pedro I, primeiro monarca do Império do Brasil

No dia 12 de outubro de 1798 nascia, em Lisboa, D. Pedro I, primeiro fundador e primeiro monarca do Império do Brasil. Ele foi o quarto filho do rei Dom João VI com a rainha Carlota Joaquina. Quando Portugal foi invadido por tropas francesas, ele e toda a aristocracia portuguesa fugiram para o Brasil, em 1808. O início da Revolução liberal do Porto, em 1820, em Lisboa, obrigou D. João VI a voltar para Portugal em abril de 1821. Com isso, D. Pedro I ficou como príncipe-regente do império e precisou lutar contra ameaças de revolucionários e insubordinação de tropas portuguesas. Diante da tentativa do governo português de retirar a autonomia política do Brasil, Pedro I optou por declarar a independência do Brasil de Portugal em 7 de setembro de 1822. Em 12 de outubro, foi aclamado imperador brasileiro e, em março de 1824, havia derrotado todos os exércitos leais a Portugal.

Ele ficou no poder até 7 de abril de 1831, quando, incapaz de lidar com os problemas do Brasil e de Portugal ao mesmo tempo, abdicou do trono em favor do seu filho Dom Pedro II, retornando à Europa. De volta a Portugal, ele se viu em meio a uma guerra, que envolveu toda a península ibérica, numa luta entre defensores do liberalismo e do absolutismo. Pedro I morreu de tuberculose, em Lisboa, no dia 24 de setembro de 1834, poucos meses após ele e os liberais obterem a vitória. Ele morreu no palácio de Queluz, no mesmo quarto e na mesma cama onde nascera 35 anos antes.

Imagem: Simplício Rodrigues de Sá [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_I_do_Brasil

 PESQUISE também em outras fontes

 

12 de Outubro de 1492

Cristóvão Colombo chega à América

Às duas horas da manhã do dia 12 de outubro de 1492, o vigia Rodrigo de Triana, a bordo de uma das caravelas comandadas pelo navegador genovês Cristóvão Colombo anunciou a famosa frase terra à vista!. No caso, eles estavam chegando ao Golfo do México, na América Central. Era o ponto alto da viagem iniciada no dia 3 de agosto, em Puerto de Palos, na Espanha. A expedição foi possível graças ao financiamento da rainha Isabel, a Católica, que bancou o sonho de Colombo em tentar encontrar uma rota ente o Oriente e o Oceano Atlântico. Assim que desembarcaram na então desconhecida terra, os europeus encontraram vegetação exuberante e nativos que os teriam recebido amigavelmente.

Colombo, contudo, aprisionou alguns nativos no porão do seu navio. Após o naufrágio de um dos seus barcos, o Santa Maria, Colombo fundou a localidade de La Natividade, atual Môle Saint-Nicolas, no Haiti. Antes de retornar à Espanha, o navegador sequestrou entre 10 e 25 nativos e os levou de volta com ele para a Europa. Apenas sete ou oito dos índios nativos chegaram à Espanha vivos, mas eles causaram forte impressão no Velho Continente. Na sua volta à Espanha, o navegador foi considerado um herói. Colombo ainda voltaria para a América em outras três oportunidades antes de ir para a prisão por conta de intrigas políticas.

Imagem: [Public domain], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Descobrimento_da_Am%C3%A9rica

 PESQUISE também em outras fontes


ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!