DIA 13 DE OUTUBRO – NA HISTÓRIA
Thomas Carlyle (Reino Unido -1795/1881), escritor, historiador, ensaísta, tradutor e professor escocês durante a era vitoriana, escreveu:
“Nenhum grande homem vive em vão. A história do mundo não é senão a biografia dos grandes homens”. (Thomas Carlyle).
Naqueles anos, não se tinha a invencionice do detalhamento do gênero, homem e mulher e, obviamente aí estão incluídas, naturalmente, as grandes mulheres...
Pense em cada dia como o teu aniversário ou o aniversário de um amigo, de alguém da família ou de um fato marcante e VEJA alguns fatos que aconteceram na história, nesta data.
Dia 13 de OUTUBRO, apresentamos alguns acontecimentos, nascimentos e partidas de pessoas e fatos que passaram à história.
13 de Outubro de 2016 - Bob Dylan ganha o Prêmio Nobel de Literatura
13 de Outubro de 1968 - Poeta Manuel Bandeira parte para Pasárgada
13 de Outubro de 1925 - Nasce Margaret Thatcher, a Dama de Ferro
13 de Outubro de 1917 - Milhares de pessoas teriam testemunhado o "Milagre do Sol", em Fátima, Portugal
13 de Outubro de 1884 - Greenwich é estabelecido como meridiano de longitude oficial do mundo
Veja os destaques de acontecimentos da história de cada dia, em ordem decrescente, do mais atual para o mais antigo.
Não deixe de ver as sugestões, em cada matéria abaixo, para ampliar a sua consulta. Procure outras sugestões. Leia muito. Busque ampliar os seus conhecimentos. (Prof. Antônio Galdino)
13 de Outubro de 2016
Bob Dylan ganha o Prêmio Nobel de Literatura
O cantor e compositor norte-americano Bob Dylan recebeu no dia 13 de outubro de 2016 o Prêmio Nobel de Literatura, conforme anunciou a Academia Sueca, em Estocolmo. O astro da música folk e do rock foi escolhido por criar "novas expressões poéticas dentro da grande tradição musical americana", afirmou a secretária da Academia, Sara Danius. Segundo ela, Dylan é um ícone e influenciou a música popular contemporânea.
Há muito tempo já se falava de um Nobel de Literatura dedicado a um cantor ou compositor, porém havia o argumento de que dificilmente a Academia iria reconhecer um astro pop. Além disso, premiar um músico poderia soar como uma crítica à literatura contemporânea, pois seria o mesmo que dizer que não há escritores à altura para receber o prêmio.
Bob Dylan recebeu o Nobel no ano em que completou 75 anos. Nascido Robert Allen Zimmerman, em Duluth, Minnesota, ele aprendeu sozinho a tocar harmônica, guitarra e piano. Entre seus discos mais cultuados estão Highway 61 Revisited (1965), Blonde on Blonde (1966) e Blood on the Tracks (1975). Dylan é o autor de verdadeiros clássico do rock, como "Like a rolling stone", "Hurricane" e "Idiot wind".
Em 2012, ele havia recebido a Medalha Presidencial da Liberdade, de Barack Obama, a honraria civil mais alta dos Estados Unidos.
Fonte: DW - Imagem: Christian Bertrand / Shutterstock.com
VEJA MAIS EM https://www.bbc.com/portuguese/geral-37636333
PESQUISE também em outras fontes
13 de Outubro de 1968
Poeta Manuel Bandeira parte para Pasárgada
Em 13 de outubro de 1986, morria Manuel Carneiro de Sousa Bandeira Filho, poeta, tradutor, crítico literário e de arte e professor de literatura. Bandeira fez parte da geração de 1922, da Semana de Arte Moderna, quando participou com o poema Os Sapos. Nascido em Recife, no dia 19 de abril de 1886, Bandeira foi para São Paulo, em 1904, onde iniciou o curso de arquitetura, mas teve que interromper por conta da tuberculose.
Depois de tentar tratamento no Brasil, reuniu as economias da família para fazer um tratamento na Suíça. Ao voltar, iniciou na literatura, com A Cinza das Horas, em 1917. Contudo, foi na década de 30 que veio o seu reconhecimento.
Em 1936, foi publicada a Homenagem a Manuel Bandeira, coletânea de estudos sobre sua obra, assinada por alguns dos maiores críticos da época. Poeta admirado até os dias atuais, Bandeira tem sua origem no parnasianismo. Com um estilo simples e direto, é autor do clássico "Vou-me embora pra Pasárgada", do seu terceiro livro Ritmo Dissoluto.
O poema Pneumotórax, também muito conhecido, foi escrito por conta da sua luta contra a tuberculose, que, na época, era praticamente uma sentença de morte. Entre os seus 13 livros de poesia, Libertinagem, é um dos mais celebrados, por conta das formas modernistas, com uso do verso livre. Bandeira faleceu com hemorragia gástrica, aos 82 anos, no Rio de Janeiro.
Compre online os livros best-sellers
Imagem: [Public domain], via Wikimedia Commons
VEJA MAIS EM
https://www.culturagenial.com/analise-poema-vou-me-embora-pra-pasargada-manuel-bandeira/
PESQUISE também em outras fontes
13 de Outubro de 1925
Nasce Margaret Thatcher, a Dama de Ferro
Na cidade de Grantham, em Lincolnshire, na Inglaterra, nascia Margaret Hilda Thatcher, no dia 13 de outubro de 1925. Ela foi a primeira mulher a assumir o cargo de primeira-ministra do Reino Unido, posto que ocupou entre 1979 a 1990. No seu longo governo, Thatcher conduziu uma política econômica focada na desregulamentação do setor financeiro, na flexibilização do mercado de trabalho e na privatização das empresas estatais.
Durante o seu mandado, os britânicos venceram a Guerra das Falklands (Ilhas Malvinas), feito que contribuiu para sua reeleição em 1983. No ano seguinte, a primeira-ministra sofreu um atentado, mas saiu ilesa e, por conta das suas críticas à União Soviética foi apelidada de Dama de Ferro. Ela ainda foi reeleita para um terceiro mandato em 1987.
Contudo, sua posição contrária à criação da União Europeia custou o apoio do partido Thatcher renunciou ao cargo de primeira-ministra e líder dos conservadores em 1990. Ela possuía um título vitalício como Baronesa Thatcher de Kesteven. Thatcher morreu no dia 8 de abril de 2013, em Londres, aos 87 anos, vítima de um acidente vascular cerebral.
Foto: work provided by Chris Collins of the Margaret Thatcher Foundation (Margaret Thatcher Foundation) [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons
VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Margaret_Thatcher
PESQUISE também em outras fontes
13 de Outubro de 1917
Milhares de pessoas teriam testemunhado o "Milagre do Sol", em Fátima, Portugal
Em 13 de outubro de 1917, milhares de pessoas afirmam ter presenciado um evento que ficou conhecido como o "Milagre do Sol", em Fátima, Portugal. O número de pessoas que teriam visto o fenômeno varia de 30 mil a 100 mil, de acordo com relatos da época. Muitos afirmam terem visto uma atividade solar extraordinária. De acordo com esses relatos , o evento durou cerca de dez minutos. As três crianças, também chamadas de "os três pastorinhos", haviam feitos relatos de aparições de Nossa Senhora, que havia prometido e elas um milagre para o meio-dia de 13 de outubro para que "todos acreditassem".
Pessoas disseram que o Sol ficou como um disco opaco, girando no céu. Outros afirmaram que o astro estava com menos brilho que o normal e com luzes multicoloridas, assim como teria se movido em zigue-zague, fazendo com que muitos pensassem que se tratava do fim do mundo.
O evento foi oficialmente aceito como um milagre pela Igreja Católica em 13 de outubro de 1930. Pessoas mais céticas acreditam que o evento tenha ocorrido por conta dos efeito ópticos causados pelo longo tempo que as pessoas teriam olhado diretamente para o Sol.
Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons
VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Milagre_do_Sol
PESQUISE também em outras fontes
13 de Outubro de 1884
Greenwich é estabelecido como meridiano de longitude oficial do mundo
O Meridiano de Greenwich ou Meridiano Principal é o meridiano que passa sobre a localidade de Greenwich (no Observatório Real, nos arredores de Londres, Reino Unido) e que, por convenção, divide o globo terrestre em ocidente e oriente, permitindo medir a longitude. Foi estabelecido por Sir George Biddell Airy em 1851.
Definido por acordo internacional em 1884, enfrentou uma concorrência com a França (seria denominado "meridiano de Paris"), Espanha, (seria denominado "meridiano de Cádis") e com Portugal, (seria denominado "meridiano de Coimbra"), antes de ser definido como o primeiro meridiano. Assim foi definido graças ao poder da grande potência da época, a Inglaterra. Serve de referência para calcular distâncias em longitudes e estabelecer os fusos horários. Cada fuso horário corresponde a uma faixa de quinze graus de longitude de largura, sendo a hora de Greenwich chamada de Tempo Médio de Greenwich (GMT).
O Meridiano de Greenwich atravessa três continentes (Europa, África e Antártida) e oito países (na Europa: Reino Unido, França e Espanha; e na África: Argélia, Mali, Burkina Faso, Togo e Gana). Seu antimeridiano é o meridiano 180, que coincide fugazmente com a irregular Linha Internacional de Data, cruza uma parte da Rússia no estreito de Bering e uma das ilhas do arquipélago de Fiji, no oceano Pacífico.
imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons
VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Meridiano_de_Greenwich
PESQUISE também em outras fontes