noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

O DIA NA HISTÓRIA - ACONTECEU

DIA 16 DE OUTUBRO – NA HISTÓRIA

Publicada em 19/10/24 às 11:11h - 63 visualizações

Antônio Galdino com informações da internet


Compartilhe
Compartilhar a noticia DIA 16 DE OUTUBRO – NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia DIA 16 DE OUTUBRO – NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia DIA 16 DE OUTUBRO – NA HISTÓRIA

Link da Notícia:

DIA 16 DE OUTUBRO – NA HISTÓRIA
 (Foto: Da net)

DIA 16 DE OUTUBRO – NA HISTÓRIA

Thomas Carlyle (Reino Unido -1795/1881), escritor, historiador, ensaísta, tradutor e professor escocês durante a era vitoriana, escreveu:

“Nenhum grande homem vive em vão. A história do mundo não é senão a biografia dos grandes homens”. (Thomas Carlyle).

Naqueles anos, não se tinha a invencionice do detalhamento do gênero, homem e mulher e, obviamente aí estão incluídas, naturalmente, as grandes mulheres...

Pense em cada dia como o teu aniversário ou o aniversário de um amigo, de alguém da família ou de um fato marcante e VEJA alguns fatos que aconteceram na história, nesta data.

Dia 16 de OUTUBRO, apresentamos alguns acontecimentos, nascimentos e partidas de pessoas e fatos que passaram à história.

Veja os destaques de acontecimentos da história de cada dia, em ordem decrescente, do mais atual para o mais antigo.

16 de Outubro de 1929 - Dama da televisão brasileira, nasce a atriz brasileira Fernanda Montenegro

16 de Outubro de 1923 - Walt Disney e irmão fundam estúdio e iniciam nova era no entretenimento

16 de Outubro de 1854 - Nasce o escritor Oscar Wilde

16 de Outubro de 1793 - Rainha Maria Antonieta da França é guilhotinada em 16 de outubro de 1793 

Não deixe de ver as sugestões, em cada matéria abaixo, para ampliar a sua consulta. Procure outras sugestões. Leia muito. Busque ampliar os seus conhecimentos. (Prof. Antônio Galdino)

 

16 de Outubro de 1929

Dama da televisão brasileira, nasce a atriz brasileira Fernanda Montenegro

Considerada a grande dama da televisão brasileira, nascia no dia 16 de outubro de 1929, Arlette Pinheiro Esteves da Silva, conhecida pelo público como Fernanda Montenegro.

Natural do Rio de Janeiro, ela decidiu mudar o seu nome para Fernanda por achar a sonoridade da palavra mais bonita. O sobrenome Montenegro foi em homenagem a um médico homeopata que não chegou a conhecer, mas que era amigo da família e tido como operador de "milagres". Fernanda iniciou a carreira artística com a peça Alegres Canções nas Montanhas", em 1950.

No começo da década de 60 e já casada com o ator Fernando Torres, ela se mudou para São Paulo, onde trabalhou em várias peças de teatro e também começou a carreira na televisão. Sua primeira novela foi "Pouco Amor Não é Amor". Em 1964, começou a trabalhar no cinema, com o filme "A Falecida", inspirada na obra de Nelson Rodrigues.

Com o tempo, Fernanda Montenegro participou de inúmeras novelas e também recebeu muitos prêmios pelo seu talento. No cinema, o primeiro grande sucesso foi "Eles Não Usam Black-Tie", de 1981. Em 1985, foi convidada pelo então Presidente da República, José Sarney, para ser ministra da cultura. Obteve o apoio de toda a classe artística e da opinião pública, mas recusou por saber não ser essa a sua real vocação. Em 1997, estrelou o filme "O Que é Isso, Companheiro?", indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e, no ano seguinte, em 1998, teve grande atuação em  Central do Brasil, quando foi indicada ao prêmio de melhor atriz.

O Oscar não foi para Fernanda, mas ela ganhou o Urso de Prata, no Festival de Cinema de Berlim. Em 1999, teve outro grande momento na televisão com o "O Auto da Compadecida". Fernanda Montenegro é mãe de dois filhos, a também atriz Fernanda Torres e o cenógrafo, programador visual e agora diretor de cinema Cláudio Torres. Imagem: André Luiz D. Takahashi / ASCOM Prefeitura de Votuporanga [CC BY 2.0], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Fernanda_Montenegro

 PESQUISE também em outras fontes

16 de Outubro de 1923

Walt Disney e irmão fundam estúdio e iniciam nova era no entretenimento

No início da década de 20, neste dia, em 1923, Walt Disney juntou-se ao irmão Ruy e ao amigo Ab Iwerks para criar um estúdio de animação, chamado Disney Brothers Cartoon Studio. Juntos, criaram o Rato Mickey, o roedor desenhado por Iwerks e dobrado com a voz de Disney, que estreou o primeiro filme de animação com som: “Steamboat Willie” (1928). Os irmãos formaram a Walt Disney Productions (mais tarde, renomeada Disney Co.) em 1929. Face à grande popularidade do Rato Mickey, foram criadas outras personagens como o Pato Donald, o Pluto e o Pateta. Além disso, Walt Disney deu vida a pequenas curtas-metragens, como “Os Três Porquinhos” (1933).
A sua primeira longa-metragem animada foi ”Branca de Neve e os Sete Anões” (1937), seguida por alguns clássicos como “Pinóquio” (1940), “Fantasia” (1940) e ”Cinderela” (1950). Perfeccionista, inovador e hábil homem de negócios, Walt Disney manteve um controlo rígido sobre a empresa, tanto na criação como nos negócios. Supervisionou a expansão da empresa em filmes de ação, programas de televisão, parques temáticos e merchandising de massa.

Nascido no dia 5 de dezembro de 1901, em Chicago, nos Estados Unidos, Walt Disney construiu uma carreira que deixou como legado a transformação da indústria do entretenimento familiar, além de influenciar toda uma geração de crianças. Morreu no dia 15 de dezembro de 1966, em Los Angeles, na Califórnia.

imagem:  [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM

https://novidades.oteuamc.tv/canal-historia/walt-disney-e-irmao-fundaram-um-estudio-e-deram-inicio-a-uma-nova-era-no-entretenimento/

PESQUISE também em outras fontes

 

16 de Outubro de 1854

Nasce o escritor Oscar Wilde

Oscar Fingal O'Flahertie Wills Wilde, ou simplesmente Oscar Wilde (Dublin, Irlanda, 16 de outubro de 1854Paris, 30 de novembro de 1900), foi um influente escritor, poeta e dramaturgo irlandês Conhecido por sua sagacidade mordaz, pelas vestimentas extravagantes de dândi, pela habilidade de conversação e de ditos espirituosos e ricos em sarcasmo, ironia e cinismo,  Wilde tornou-se uma das personalidades mais famosas de sua época e um dos dramaturgos mais populares de Londres, em 1890, após escrever de diversas formas na década de 1880.

Enquanto para Max Nordau era um simples degenerado mental cujo único objetivo era causar espanto no público desprevenido, para Fernando Pessoa era antes um individualista forte, com um enorme sentido aristocrático, autor da frase: “Eu sou daqueles que são feitos para ser a excepção, não para seguir a lei”, mas também era um obcecado com a autocomplacência, incapaz de levar a bom fim as suas intenções.

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Oscar_Wilde

PESQUISE também em outras fontes

 

16 de Outubro de 1793

Rainha Maria Antonieta da França é guilhotinada em 16 de outubro de 1793

Nascida em Viena, na Áustria, em 2 de novembro de 1755, Maria Antonieta entrou para a história mundial após se casar com o príncipe francês Luís Augusto e se tornar rainha consorte da França anos mais tarde, com a ascensão ao trono do marido, que se tornou o rei Luís 16 – no final do Antigo Regime monárquico – e em meio ao turbulento período da Revolução Francesa, segundo a World History Encyclopedia (plataforma de conhecimento sobre história mundial). 

Também chamada de Marie Antoinette (nome francês com o qual ficou conhecida), a rainha foi um personagem importante e que marcou a história, sendo lembrada por diferentes motivos, como seu estilo exuberante e sua morte trágica. Conheça um pouco da trajetória de Maria Antonieta e como foi que a rainha morreu no dia 16 de outubro de 1793. 

Maria Antonieta se torna rainha em um período turbulento na França

Maria Antonieta era membro da nobreza da Áustria e acabou fazendo parte das tramas diplomáticas da época, um momento em que as monarquias da França e da Áustria tentavam entrar em acordo e firmar laços na conflitante Europa pós Guerra dos Sete Anos, como conta a Encyclopedia Britannica (plataforma de conhecimento do Reino Unido).

Assim, por conta de um acordo diplomático entre os países, Maria Antonieta se casou com o príncipe Luís, neto do Rei Luís 15 da França, em 16 de maio de 1770, quando tinha apenas 14 anos. Ela se tornou rainha da França alguns anos depois, quando o marido foi empossado como rei Luís 16, em 1774, após a morte do avô. 

O reinado de Luís 16 foi marcado por insatisfações populares, já que o povo estava descontente com a inflação e as crises econômicas crescentes na França e em toda a Europa a partir de 1770, segundo a Britannica. Além disso, os camponeses, muitos dos quais possuíam terras, buscavam se libertar dos últimos vestígios do feudalismo para obter os mesmos direitos que tinham os proprietários de terras.

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_Antonieta

PESQUISE também em outras fontes




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2025 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!