DIA 21 DE OUTUBRO – NA HISTÓRIA
Thomas Carlyle (Reino Unido -1795/1881), escritor, historiador, ensaísta, tradutor e professor escocês durante a era vitoriana, escreveu:
“Nenhum grande homem vive em vão. A história do mundo não é senão a biografia dos grandes homens”. (Thomas Carlyle).
Naqueles anos, não se tinha a invencionice do detalhamento do gênero, homem e mulher e, obviamente aí estão incluídas, naturalmente, as grandes mulheres...
Pense em cada dia como o teu aniversário ou o aniversário de um amigo, de alguém da família ou de um fato marcante e VEJA alguns fatos que aconteceram na história, nesta data.
Dia 21 de OUTUBRO, apresentamos alguns acontecimentos, nascimentos e partidas de pessoas e fatos que passaram à história.
Veja os destaques de acontecimentos da história de cada dia, em ordem decrescente, do mais atual para o mais antigo.
21 de Outubro de 1990 - Ayrton Senna conquista o segundo título mundial
21 de Outubro de 1982 - Escritor Gabriel García Márquez ganha Prêmio Nobel de Literatura
21 de Outubro de 1889 - Morre o Visconde de Mauá, primeiro grande industrial brasileiro
21 de Outubro de 1883 - Nasce Alfred Nobel, criador do prêmio Nobel
21 de Outubro de 1879 - Thomas Edison inventa a lâmpada incandescente comercializável
21 de Outubro de 1838 - Dom Pedro II funda o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro
21 de Outubro de 1805 - Batalha de Trafalgar, em que Napoleão é batido pela marinha inglesa
Não deixe de ver as sugestões, em cada matéria abaixo, para ampliar a sua consulta. Procure outras sugestões. Leia muito. Busque ampliar os seus conhecimentos. (Prof. Antônio Galdino)
21 de Outubro de 1990
Ayrton Senna conquista o segundo título mundial
No dia 21 de outubro de 1990, o piloto Ayrton Senna, da McLaren, conquistava em Suzuka, no Japão, o seu segundo campeonato mundial de Fórmula 1. O local também foi palco do primeiro título do brasileiro, em 1988. Depois de ter encarado alguns percalços para enfrentar Alain Prost e Nigel Mansell nas corridas anteriores, no Japão, Senna conquistou a pole e tinha uma vantagem de nove pontos sobre o francês.
Na corrida, ambos acabaram batendo e deixando a prova logo na primeira curva, resultado que colocava o título mundial na mão de Senna. Neste ano, o piloto brasileiro obteve seis vitórias em 16 corridas, pódio em 11 e 10 poles com o total de 78 pontos somados.
Em Suzuka, além de celebrar o título de Senna, o torcedor brasileiro também vibrou com a vitória Nelson Piquet, da Benetton, que cruzou em primeiro a linha de chegada era a sua primeira vitória deste a conquista do seu terceiro título mundial, em 1987.
O segundo lugar ficou com Roberto Moreno, da Benetton, seguido por Aguri Suzuki, da Larrousse-Lamborghini.
VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Ayrton_Senna
PESQUISE também em outras fontes
21 de Outubro de 1982
Escritor Gabriel García Márquez ganha Prêmio Nobel de Literatura
No dia 21 de outubro de 1982, o escritor colombiano Gabriel García Márquez era agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura. Criador do "realismo mágico da América Latina, ele recebeu a premiação por conta de sua grande e frutífera produção literária. García Márquez estudou advocacia para agradar ao seu pai, mas abandonou esta profissão para trabalhar como jornalista no jornal El Universal.
Ele foi correspondente da agência cubana Prensa Latina e fez amizade com Fidel Castro. Sua paixão por literatura o levou a escrever romances. Seu primeiro livro foi publicado em 1955 e se chamava "La Hojarasca (O Enterro do Diabo: A revoada), que foi um fracasso editorial. Logo, se dedicou a escrever Cem Anos de Solidão, uma de suas obras fundamentais. Como ninguém na Colômbia se interessou em editar o livro, ele enviou um manuscrito para Buenos Aires, onde a primeira edição do romance foi impressa.
A partir daí, García Márquez passou a ficar conhecido como um grande escritor. Além do Prêmio Nobel, ele ganhou outras dezenas de prêmios e condecorações entre eles a Ordem Nacional da Legião de Honra da França, a Ordem da Água Asteca e também foi Doutor Honoris Causa das universidades de Columbia e Cadiz.
Suas obras mais célebres são, entre outras: Ninguém escreve ao Coronel (1961), Cem anos de Solidão (1967), Relato de um náufrago (1970), O outono do Patriarca (1975), Crônica de uma morte anunciada (1981), O amor nos tempos de cólera (1985), O General em seu labirinto (1989), (1996) e Memórias de minhas putas tristes (2004).
Imagem: [Public domain], via Wikimedia Commons
VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Gabriel_Garc%C3%ADa_M%C3%A1rquez
PESQUISE também em outras fontes
21 de Outubro de 1889
Morre o Visconde de Mauá, primeiro grande industrial brasileiro
No dia 21 de outubro de 1889 morria, em Petrópolis, no Rio de Janeiro, Irineu Evangelista de Sousa, o Barão (1854) e depois Visconde (1874) de Mauá. Ele foi considerado o primeiro grande industrial brasileiro por seu pioneirismo em várias áreas da economia do país. Nascido em Arroio Grande (RS), em 28 de dezembro de 1813, tornou-se o principal representante dos primórdios do capitalismo na América do Sul ao adotar em suas empresas no Brasil, ainda durante o Império (1822-1889), máquinas usadas na Europa e nos EUA no período da Revolução Industrial.
Também foi um grande opositor da escravatura e do tráfico de escravos, pois, para ele, somente com um comércio livre e trabalhadores libertos e com salários, o Brasil poderia alcançar a prosperidade. Contudo, a escravidão só foi abolida, oficialmente, pela Lei Áurea em 1888.No auge como empresário, em 1860, ele controlava 17 empresas espalhadas por Brasil, Uruguai, Argentina, Inglaterra, França e Estados Unidos. Em 1867, possuía 155 mil contos de réis (155 milhões de Libras Esterlinas), enquanto o orçamento do Império, na mesma época, era de 97 mil contos de réis (97 milhões de Libras Esterlinas).
Entre suas grandes realizações estão a implantação da primeira fundição de ferro e estaleiro no país, a construção da primeira ferrovia brasileira, a estrada de ferro Mauá (atual RJ), o início da exploração do rio e afluentes do Amazonas e Guaíba, a instalação da iluminação pública a gás no Rio de Janeiro, a criação do primeiro Banco do Brasil e a instalação do cabo submarino telegráfico entre América do Sul e a Europa.Suas posições políticas, no entanto, custaram sua fortuna.
O Visconde de Mauá financiou a defesa de Montevidéu quando o governo imperial decidiu intervir nas questões platinas (1850). Ele também foi contra a Guerra do Paraguai. Além disso, seus negócios foram abalados pela redução das taxas de importação.
Em 1875, ocorreu a falência do Banco Mauá, e o Visconde teve que vender boa parte das suas empresas e bens pessoais para saldar dívidas. Doente e com a ajuda da família, trabalhou com a corretagem de café até sua morte, aos 76 anos, pouco antes da queda do Império no Brasil.
Imagem: Édouard Viénot [Domínio Público], via Wikimedia Commons
VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Irineu_Evangelista_de_Sousa
PESQUISE também em outras fontes
21 de Outubro de 1883
Nasce Alfred Nobel, criador do prêmio Nobel
Criador do prêmio Nobel, o sueco Alfred Nobel nasceu no dia 21 de outubro de 1833 na cidade de Estocolmo. Químico, engenheiro e industrial, ele tentou encontrar uma maneira segura de manusear a nitroglicerina, o que o levou à invenção da dinamite e da tampa de detonação. Ele foi dono de fábricas para produção de dinamite e de empresas para comercialização do produto. Nobel desenvolveu poderosos explosivos e construiu detonadores. Ele ainda registrou mais de 350 patentes, muitas delas não relacionadas com explosivos.
Com uma personalidade complexa, ao mesmo tempo dinâmico e recluso, foi um pacifista, mas acabou rotulado como mercador da morte por sua atividade com os explosivos. Talvez para contrariar este rótulo, ele deixou a maior parte da sua fortuna para a criação do Prêmio Nobel, que se tornaria o mais conceituado dos prêmios internacionais.
Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons
VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Alfred_Nobel
21 de Outubro de 1879
Thomas Edison inventa a lâmpada incandescente comercializável
Em 21 de Outubro de 1879, o norte-americano Thomas Edison transformava o invento da lâmpada incandescente em algo comercializável, usando uma haste de carvão (carbono).
Desde o início do século XIX, vários inventores tentaram construir fontes de luz à base de energia elétrica, e a maior dificuldade era encontrar um filamento que não queimasse a lâmpada - atualmente é usado o filamento de tungstênio, cuja temperatura chega a 3000°C.
Para evitar a combustão dos filamentos, todo o ar da lâmpada é removido e, em seu lugar, são inseridos gases inertes. O grande problema é que o rendimento da lâmpada incandescente é muito baixo: apenas o equivalente a 5% da energia elétrica consumida é transformada em luz, os outros 95% acabam como calor.
Thomas Edison registrou 2.332 patentes em sua vida e era conhecido como "O Feiticeiro de Menlo Park". Ele foi um dos primeiros inventores a aplicar os princípios da produção maciça ao processo da invenção. Ele morreu no dia 18 de outubro, aos 84 anos, em West Orange, Nova Jersey, nos EUA.
Imagem: [Public domain], via Wikimedia Commons
VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%A2mpada_incandescente
PESQUISE também em outras fontes
21 de Outubro de 1838
Dom Pedro II funda o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro
Inspirado no Institut Historique de Paris, D. Pedro II fundava em um dia como hoje, no ano de 1838, o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), no Rio de Janeiro. Trata-se da mais antiga e tradicional entidade de incentivo à pesquisa e preservação histórico-geográfica, cultural e de ciências sociais do Brasil.
A sua criação tinha como objetivo, acima de tudo, a construção de um Estado imperial centralizado e forte. Suas principais atividades estavam orientadas à publicação de documentos relevantes para a história do Brasil e o incentivo aos estudos de história. Na época de sua fundação, o Instituto reuniu em seus quadros integrantes da alta sociedade e intelectuais, com membros locais e de outras partes do mundo.
Durante muitos anos, o IHGB foi a única fonte produtora de saber histórico, seu monopólio só foi quebrado em 1862, com a criação do Instituto Arqueológico e Geográfico Pernambucano e, posteriormente, com outros institutos como o de São Paulo ou o Mineiro. Atualmente, além de publicar a Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (RIHGB), reunindo artigos de seus membros, a instituição tem importante papel na preservação da memória cultural do país.
Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons
VEJA MAIS EM
https://pt.wikipedia.org/wiki/Instituto_Hist%C3%B3rico_e_Geogr%C3%A1fico_Brasileiro
PESQUISE também em outras fontes
21 de Outubro de 1805
Ocorre a Batalha de Trafalgar, em que Napoleão é batido pela marinha inglesa
Uma das batalhas navais mais decisivas da história acontecia em um dia como este, no ano de 1805. A frota britânica, sob comando do almirante Lord Nelson, derrotou navios franceses e espanhóis na Batalha de Trafalgar, na costa da Espanha. Foram cinco horas de luta, em que os britânicos destruíram 19 navios inimigos, sem perder nenhuma embarcação. Contudo, mais 1.500 marinheiros britânicos foram mortos ou feridos em combate. Nem o próprio Nelson sobreviveu: ele foi atingido por um franco-atirador no ombro e no peito e morreu 30 minutos antes do final da batalha. Suas últimas palavras, ao ser informado da vitória, teriam sido: "agora eu estou satisfeito. Graças a Deus eu fiz o meu dever."
A vitória na Batalha de Trafalgar impediu que Napoleão invadisse a Grã-Bretanha. Nelson foi saudado como o salvador da nação e recebeu um magnífico funeral na Catedral de St. Paul, em Londres. Uma coluna foi erguida em sua memória na recém-nomeada e hoje famosa Trafalgar Square.
Imagem: [Public domain], via Wikimedia Commons
VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_de_Trafalgar
PESQUISE também em outras fontes