noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

O DIA NA HISTÓRIA - ACONTECEU

DIA 23 DE OUTUBRO – NA HISTÓRIA

Publicada em 23/10/24 às 22:20h - 120 visualizações

Antônio Galdino com informações da internet


Compartilhe
Compartilhar a noticia DIA 23 DE OUTUBRO – NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia DIA 23 DE OUTUBRO – NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia DIA 23 DE OUTUBRO – NA HISTÓRIA

Link da Notícia:

DIA 23 DE OUTUBRO – NA HISTÓRIA
 (Foto: Da net)

DIA 23 DE OUTUBRO – NA HISTÓRIA

Thomas Carlyle (Reino Unido -1795/1881), escritor, historiador, ensaísta, tradutor e professor escocês durante a era vitoriana, escreveu:

“Nenhum grande homem vive em vão. A história do mundo não é senão a biografia dos grandes homens”. (Thomas Carlyle).

Naqueles anos, não se tinha a invencionice do detalhamento do gênero, homem e mulher e, obviamente aí estão incluídas, naturalmente, as grandes mulheres...

Pense em cada dia como o teu aniversário ou o aniversário de um amigo, de alguém da família ou de um fato marcante e VEJA alguns fatos que aconteceram na história, nesta data.

Dia 23 de OUTUBRO, apresentamos alguns acontecimentos, nascimentos e partidas de pessoas e fatos que passaram à história.

Veja os destaques de acontecimentos da história de cada dia, em ordem decrescente, do mais atual para o mais antigo.

23 de Outubro de 1993 - Morre Euryclides de Jesus Zerbini, médico brasileiro que fez o primeiro transplante cardíaco

23 de Outubro de 1940 - Nasce Pelé, o maior jogador de futebol de todos os tempos

23 de Outubro de 1917 - Cargueiro brasileiro é torpedeado por submarino alemão

23 de Outubro de 1906 - Santos Dumont voa com o 14-Bis em Paris

23 de Outubro de 1853 - Nasce João Capistrano Honório de Abreu, um dos primeiros grandes historiadores do Brasil

23 de Outubro de 0042 - Conspirador e político romano, Brutus comete suicídio

Não deixe de ver as sugestões, em cada matéria abaixo, para ampliar a sua consulta. Procure outras sugestões. Leia muito. Busque ampliar os seus conhecimentos. (Prof. Antônio Galdino)

23 de Outubro de 1993

Morre Euryclides de Jesus Zerbini, médico brasileiro que fez o primeiro transplante cardíaco

Pioneiro no Brasil e quinto médico no mundo a fazer um transplante cardíaco, morria, no dia 23 de outubro de 1993, em São Paulo, Euryclides de Jesus Zerbini. Em 26 de maio de 1968 ele realizou, no Hospital das Clínicas, em São Paulo, o primeiro transplante de coração da América Latina.

Como na época não havia uma droga capaz de evitar a rejeição do órgão transplantado, o paciente viveu somente um mês. Em 1985, já com o desenvolvimento de drogas de combate à rejeição, ele fez, com sucesso, a mesma cirurgia em um paciente da doença de Chagas. Zerbini também foi um dos criadores do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, o Incor.

Nascido em Guaratinguetá (SP), em 10 de maio de 1912, ele realizou mais de 40 mil cirurgias cardíacas durante seus 58 anos de carreira.

Imagem: via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Euryclides_de_Jesus_Zerbini

PESQUISE também em outras fontes

23 de Outubro de 1940

Nasce Pelé, o maior jogador de futebol de todos os tempos

Em 23 de outubro de 1940, nascia Édson Arantes do Nascimento, o Pelé, lenda do esporte e figura reconhecida mundialmente. Mineiro da cidade de Três Corações, com apenas 17 anos entrou para a história ao conquistar a primeira Copa do Mundo para o Brasil, em 1958, na Suécia. Quatro anos depois, repetiria o feito com o título mundial no Chile.

Em 1966, a seleção acabou eliminada na primeira fase, e Pelé disse, mais tarde, que até tinha pensando em parar de jogar futebol por causa do fracasso na competição. Porém, em 1970, na Copa do México, ele mostrou que é Rei e levou o Brasil à conquista do terceiro título mundial. Ao total, Pelé vestiu a camisa da seleção 115 vezes, com 97 gols marcados.

Na sua carreira, anotou 1.281 gols, tanto como amador quanto como profissional. Pelo Santos Futebol Clube, onde jogou de 1956 a 1974, acumulou títulos como duas libertadores, cinco copas do Brasil, uma Taça de Prata e 10 campeonatos paulista. No final da carreira, Pelé defendeu o Cosmos, de Nova York, onde conquistou o título da liga nos Estados Unidos. Sua retirada oficial dos gramados aconteceu em 1977. Por conta da sua vitoriosa carreira, recebeu do jornal francês L Equipe o título de Atleta do Século de todos os esportes, em 15 de maio de 1981.

No fim de 1999, o Comitê Olímpico Internacional elegeu Pelé o Atleta do Século. Em 2000, a Fifa também o elegeu "O Jogador de Futebol do Século XX", numa votação realizada por ex-atletas e ex-treinadores.

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Pel%C3%A9

 PESQUISE também em outras fontes

23 de Outubro de 1917

Cargueiro brasileiro é torpedeado por submarino alemão

No dia 23 de outubro de 1917 o cargueiro brasileiro Macau foi torpedeado por um submarino alemão U-93, perto da costa da Espanha, e seu comandante feito prisioneiro. Este era mais um de uma série de ataques dos alemães contra embarcações brasileiras.

Antes, no dia 27 de julho do mesmo ano, o vapor brasileiro Lapa foi atingido, assim como um outro navio mercante, também chamado Macau, atacado em 18 de outubro. O Brasil já havia rompido relações diplomáticas com o bloco germânico no dia 11 de abril.

Diante dos ataques e também por conta da pressão popular contra a Alemanha, o Brasil declarou guerra à aliança germânica no dia 26 de outubro de 1917. Na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), o Brasil tinha uma posição respaldada pela Convenção de Haia, mantendo-se inicialmente neutro, buscando não restringir o mercado a seus produtos de exportação, principalmente o café. Foi o único país latino-americano que participou da Primeira Guerra Mundial.

Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Itagiba_(navio)

 PESQUISE também em outras fontes

 

23 de Outubro de 1906

Santos Dumont voa com o 14-Bis em Paris

No dia 23 de outubro de 1906, o aviador brasileiro Santos Dumont fazia uma exibição pública, no campo de Bagatelle, em Paris, de um voo do 14-Bis. O aeroplano, sem o auxílio de dispositivos de lançamento, percorreu 60 metros, durante sete segundos, a uma altura de aproximadamente dois metros, perante mais de mil espectadores. Por conta disso, ganhou a Taça Archadeacon.

O 14-Bis era, inicialmente, um aeroplano unido ao balão 14, usado por Santos Dumont em 1905. O nome 14-Bis deve-se ao fato do reaproveitamento do balão no avião. Contudo, o aviador decidiu tirar o balão e duplicou a potência: instalando um motor de 50 cavalos no lugar de um de 24. Além dessa, também realizou outras mudanças no seu invento. O primeiro voo homologado da história da aviação foi em 12 de novembro de 1906.

Neste dia, o 14-Bis voou 220 metros, a seis metros de altura, em 21 minutos e dois segundos, ganhando o Prêmio do Aeroclube da França, também em Bagatelle. O último voo do 14-Bis foi em Saint Cyr, onde caiu em 4 de abril de1907. Do avião restou a cesta original, que faz parte do acervo da Fundação Santos Dumont, em São Paulo.

Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/14-bis

PESQUISE também em outras fontes

 

23 de Outubro de 1853

Nasce João Capistrano Honório de Abreu, um dos primeiros grandes historiadores do Brasil

Em um dia como este nascia, em Maranguape (CE), em 1853, um dos grandes historiadores do Brasil, João Capistrano Honório de Abreu. Seu trabalho tem como característica a rigorosa investigação das fontes e uma visão crítica dos fatos históricos.

Mais tarde, ele se mudou para o Rio de Janeiro, onde trabalhou na Biblioteca Nacional e também como professor de Corografia e História do Brasil no Colégio Pedro II. Capistrano de Abreu também foi eleito para a Academia Brasileira de Letras, mas ele não quis tomar posse.

Dedicado ao estudo da história do Brasil colônia, ele desmistificou clichês dos europeus sobre os trópicos, como o caso do mito pré-romântico do "bom selvagem". Morreu no Rio de Janeiro, aos 74 anos, em 13 de agosto de 1927.

Em dezembro de 2003, o Correio brasileiro editou um selo comemorativo aos 150 anos do nascimento de Capistrano de Abreu.

Imagem: via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Capistrano_de_Abreu

PESQUISE também em outras fontes

 

23 de Outubro de 0042

Conspirador e político romano, Brutus comete suicídio

Marcos Junio Brutus, um conspirador e político romano, cometeu suicídio em um dia como este, ano ano de 42 a.C, após a derrota na segunda Batalha de Filipos. Dois anos antes, Brutus havia se juntado a Caio Cássio Longino na conspiração que resultou no assassinato do ditador romano Júlio César, acreditando dar um golpe pela restauração da república romana. No entanto, o resultado do assassinato de César foi um ciclo de guerras civis, com as forças republicanas de Brutus e Cássio disputando a supremacia contra Otaviano e Marco Antônio.

Depois de ser derrotado por Antônio na batalha de Filipos, na Grécia, em outubro de 42 a.C, Cássio tirou a própria vida. Em 23 de outubro, o exército de Brutus foi esmagado por Otaviano e Antônio em um segundo encontro em Filipos, quando Brutus se matou. Mais tarde, Antônio e Otaviano tornaram-se inimigos e lutaram um contra o outro. No ano 27 a.C, o ideal da república romana havia sido perdido para sempre, e o que se viu foi a ascensão de Otaviano como César Augusto, o primeiro imperador de Roma.

Imagem:  [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Marco_J%C3%BAnio_Bruto,_o_Jovem

 PESQUISE também em outras fontes




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!