noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

O DIA NA HISTÓRIA - ACONTECEU

DIA 24 DE OUTUBRO – NA HISTÓRIA

Publicada em 24/10/24 às 12:35h - 63 visualizações

Antônio Galdino com informações da internet


Compartilhe
Compartilhar a noticia DIA 24 DE OUTUBRO – NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia DIA 24 DE OUTUBRO – NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia DIA 24 DE OUTUBRO – NA HISTÓRIA

Link da Notícia:

DIA 24 DE OUTUBRO – NA HISTÓRIA
 (Foto: Da net)

DIA 24 DE OUTUBRO – NA HISTÓRIA

Thomas Carlyle (Reino Unido -1795/1881), escritor, historiador, ensaísta, tradutor e professor escocês durante a era vitoriana, escreveu:

“Nenhum grande homem vive em vão. A história do mundo não é senão a biografia dos grandes homens”. (Thomas Carlyle).

Naqueles anos, não se tinha a invencionice do detalhamento do gênero, homem e mulher e, obviamente aí estão incluídas, naturalmente, as grandes mulheres...

Pense em cada dia como o teu aniversário ou o aniversário de um amigo, de alguém da família ou de um fato marcante e VEJA alguns fatos que aconteceram na história, nesta data.

Dia 24 de OUTUBRO, apresentamos alguns acontecimentos, nascimentos e partidas de pessoas e fatos que passaram à história.

Veja os destaques de acontecimentos da história de cada dia, em ordem decrescente, do mais atual para o mais antigo.

24 de Outubro de 2003 - Jato Supersônico Concorde faz seu último voo com passageiros

24 de Outubro de 1957 - Morre Christian Dior, estilista francês

24 de Outubro de 1945 - É fundada a Organização das Nações Unidas (ONU)

24 de Outubro de 1932 - Nasce Ziraldo, pai do Menino Maluquinho

24 de Outubro de 1929 - Quinta-feira negra dá início à Grande Depressão nos EUA

24 de Outubro de 1915 - Nasce Bob Kane, um dos "pais" do Batman

Não deixe de ver as sugestões, em cada matéria abaixo, para ampliar a sua consulta. Procure outras sugestões. Leia muito. Busque ampliar os seus conhecimentos. (Prof. Antônio Galdino)

24 de Outubro de 2003

Jato Supersônico Concorde faz seu último voo com passageiros

O jato supersônico Concorde fez seu último voo comercial com passageiros em um dia como este, no ano de 2003. O último percurso do avião foi do Aeroporto JKF, em Nova York, para o Heathrow, em Londres. O jato da British Airways tinha 100 passageiros, entre eles um casal de Ohio que, supostamente, teria desembolsado US$ 60 mil pelos dois bilhetes no eBay (normalmente, uma passagem ida e volta de um voo transatlântico pelo Concorde custaria US$ 9 mil). Uma multidão de espectadores saudou a chegada do avião em Londres, que coincidiu com dois outros voos finais do Concorde, vindos de Edimburgo e do Golfo de Biscaia.

O Concorde foi desenvolvido pelos governos britânico e francês e iniciou suas operações comerciais em janeiro de 1976. Considerado um símbolo da inovação tecnológica, design e luxo na aviação, este avião fazia a distância entre Nova York e Londres em, aproximadamente, três horas e meia, viajando a 1.755 km/h. Uma das críticas ao avião era o imenso barulho produzido.

A história do Concorde foi arranhada por um acidente no dia 25 de julho de 2000, quando um avião da Air France caiu após decolar em Paris, matando 113 pessoas. Todos os voos de Concorde foram cancelados por um ano após o incidente. A British Airways alegou aumento dos custos operacionais e diminuição nas vendas para encerrar o serviço. A Air France já havia encerrado o uso do Concorde em maio do mesmo ano.

Imagem: via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Concorde

 PESQUISE também em outras fontes

 

24 de Outubro de 1957

Morre Christian Dior, estilista francês

Designer de moda francesa, o estilista Christian Dior morria no dia 24 de outubro de 1957. Ele começou a trabalhar com ilustrações para moda nos anos 30 para uma revista semanal. Em 1942, trabalhou com o estilista parisiense Lucien Lelong. Em 1947, revolucionou a moda com o "New Look", conceito que tinha como característica os ombros pequenos, a cintura natural e uma saia volumosa. O estilo causou uma mudança drástica em relação ao que vinha sendo usado na Segunda Guerra Mundial, com saias curtas e ombros acolchoados. Como legado, Dior simbolizou um marco para a moda parisiense, que passou a ser comercializa em escala mundial.

“Depois das mulheres, as flores são as coisas mais adoráveis que Deus nos deu.”

“Entusiasmo é o segredo de toda a beleza. Não há beleza que seja atraente sem entusiasmo.”

“A  fragrância de uma mulher diz mais sobre ela do que sua letra manuscrita.”

“O detalhe é tão importante quando a essência. Quando ele não é adequado, destrói todo o visual.”

“Dentro de cada coração há um sonho adormecido, e o costureiro sabe qual é: toda a mulher é uma princesa.”

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Christian_Dior

 PESQUISE também em outras fontes

24 de Outubro de 1945

É fundada a Organização das Nações Unidas (ONU)

A Organização das Nações Unidas (ONU) foi fundada em 24 de outubro de 1945. Criada após a Segunda Guerra Mundial para substituir a Liga das Nações, um de seus principais objetivos foi o de impedir outro conflito como aquele.

A entidade é financiada com contribuições voluntárias dos países-membros. Além da manutenção da segurança e a paz mundial, entre suas atribuições também está a promoção dos direitos humanos, o auxílio ao desenvolvimento econômico e progresso social, proteção do meio ambiente e o fornecimento de ajuda humanitária em casos de fome, desastres naturais e conflitos armados.

A sua sede está localizada em Manhattan, Nova York, e possui extraterritorialidade. Na época de sua fundação, a ONU tinha 51 estados-membros, hoje são 193. O número de integrantes cresceu bastante após o grande processo de descolonização na década de 1960, ocorrido principalmente na África, Ásia e Oceania.

Após o término da Guerra Fria, a ONU assumiu as principais missões militares e de paz ao redor do globo, com diferentes níveis de sucesso. Alguns analistas afirmam que as Nações Unidas são uma força importante para manter a paz e o estimular o desenvolvimento humano, enquanto outros adjetivam-na de ineficiente, corrupta ou tendenciosa.

Imagem: Cancillería Ecuador, via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM

 https://pt.wikipedia.org/wiki/Organiza%C3%A7%C3%A3o_das_Na%C3%A7%C3%B5es_Unidas

 PESQUISE também em outras fontes

 

24 de Outubro de 1932

Nasce Ziraldo, pai do Menino Maluquinho

Um dos mais celebrados ilustradores brasileiros nascia no dia 24 de outubro de 1932, em Caratinga, Minas Gerais. Trata-se de Ziraldo Alves Pinto que, além do talento para o desenho, também é pintor, jornalista, teatrólogo, chargista, caricaturista e escritor.

Ele começou a carreira nos anos 50 em veículos como Jornal do Brasil, O Cruzeiro e Folha de Minas. A fama veio na década de 60, com o lançamento da primeira revista em  quadrinhos brasileira feita por um só autor, A Turma do Pererê. Foi fundador e depois diretor do periódico O Pasquim, tabloide de oposição ao regime militar.

O trabalho na revista foi uma das prováveis razões para a sua prisão nesta época. Ziraldo também fez sucesso com quadrinhos para adultos, especialmente The Supermãe e Mineirinho - o Comequieto. Em 1969, Ziraldo publicou o seu primeiro livro infantil, FLICTS, que conquistou fãs em todo o mundo. A partir de 1979, concentrou-se na produção de livros para crianças, e, em 1980, lançou O Menino Maluquinho, um dos maiores sucessos editoriais no Brasil.

A obra já foi adaptada para teatro, quadrinhos, ópera infantil, videogame, internet e cinema. Seus trabalhos já foram traduzidos para diversos idiomas, como inglês, espanhol, alemão, francês, italiano e basco. Em 2008, se envolveu em uma polêmica por conta de uma indenização e de uma pensão vitalícia recebidas por ter sido perseguido durante o regime militar no Brasil. Alguns jornalistas e artistas que também sofreram durante a ditadura criticaram Ziraldo por ter aceito o dinheiro.

Imagem: via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Ziraldo

 PESQUISE também em outras fontes

24 de Outubro de 1929

Quinta-feira negra dá início à Grande Depressão nos EUA

Um dos piores períodos da economia norte-americana teve como data mais conhecida 24 de outubro de 1929, considerado o dia do início da Grande Depressão, também chamada de Crise de 1929. Os maus tempos persistiram ao longo da década de 1930, terminando apenas com a Segunda Guerra Mundial. Durante esta época, houve uma grande recessão, desemprego massivo e quedas drásticas na produção industrial. No dia 24 de outubro, as ações caíram assustadoramente na Bolsa de Valores de Nova York, o que provou a Quinta-Feira Negra.

Assim, milhares de acionistas perderam, literalmente da noite para o dia, grandes somas em dinheiro. Os efeitos da Grande Depressão foram sentidos no mundo inteiro. Além dos EUA, foram atingidos Alemanha, Países Baixos, Austrália, França, Itália, o Reino Unido e, especialmente, o Canadá. Porém, em países pouco industrializados naquela época, como a Argentina e o Brasil, a Grande Depressão acelerou o processo de industrialização.

Praticamente não houve nenhum abalo na União Soviética. Existem várias teorias para explicar os motivos da Grande Depressão, entre elas estão a da superprodução industrial após a Primeira Guerra e também a redução das reservas monetárias para conter uma suposta inflação nos EUA.

Imagem:  [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Quinta-Feira_Negra

 PESQUISE também em outras fontes

24 de Outubro de 1915

Nasce Bob Kane, um dos "pais" do Batman

Um dos criadores do super-herói Batman, o norte-americano Robert Kahn, mais conhecido como Bob Kane, nascia em um dia como este, em 1915, em Nova York. Ele era roteirista, desenhista e criador de histórias em quadrinhos. Além dele, o Batman também foi obra do escritor Bill Finger.

A primeira aparição do herói mascarado foi na revista Detective Comics #27, em 1939. Mais tarde, juntamente com a revista Superman (também da DC Comics) e Homem-Aranha (da Marvel Comics), Batman seria um dos mais conhecidos super-heróis do mundo. Alguns, porém, dizem que a primeira aparição de Batman teria ocorrido em desenhos de Frank Foster, em 1932. Apesar de Batman ser oficialmente creditado a Bob Kane, os desenhos de Foster foram considerados autênticos pela DC Comics.

Depois de trabalhar por vários anos na DC Comics, Kane se aposentou e passou a apresentar o seus desenhos em galerias de arte. Ele morreu no dia 3 de novembro de 1998, em Los Angeles.

Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Batman

PESQUISE também em outras fontes




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!