noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

O DIA NA HISTÓRIA - ACONTECEU

DIA 26 DE OUTUBRO – NA HISTÓRIA

Publicada em 26/10/24 às 12:02h - 75 visualizações

Antônio Galdino com informações da internet


Compartilhe
Compartilhar a noticia DIA 26 DE OUTUBRO – NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia DIA 26 DE OUTUBRO – NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia DIA 26 DE OUTUBRO – NA HISTÓRIA

Link da Notícia:

DIA 26 DE OUTUBRO – NA HISTÓRIA
 (Foto: Da net)

DIA 26 DE OUTUBRO – NA HISTÓRIA

Thomas Carlyle (Reino Unido -1795/1881), escritor, historiador, ensaísta, tradutor e professor escocês durante a era vitoriana, escreveu:

“Nenhum grande homem vive em vão. A história do mundo não é senão a biografia dos grandes homens”. (Thomas Carlyle).

Naqueles anos, não se tinha a invencionice do detalhamento do gênero, homem e mulher e, obviamente aí estão incluídas, naturalmente, as grandes mulheres...

Pense em cada dia como o teu aniversário ou o aniversário de um amigo, de alguém da família ou de um fato marcante e VEJA alguns fatos que aconteceram na história, nesta data.

Dia 26 de OUTUBRO, apresentamos alguns acontecimentos, nascimentos e partidas de pessoas e fatos que passaram à história.

Veja os destaques de acontecimentos da história de cada dia, em ordem decrescente, do mais atual para o mais antigo.

26 de Outubro de 1993 - O adeus ao riso de Tião Macalé

26 de Outubro de 1976 - Morre Di Cavalcanti, um dos grandes nomes da arte moderna do Brasil

26 de Outubro de 1959 - Nasce Evo Morales, primeiro presidente boliviano de origem indígena

26 de Outubro de 1946 - Nasce o cantor, músico e compositor Belchior

26 de Outubro de 1942 - Nasce Milton Nascimento, um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira

26 de Outubro de 1922 - Nasce Darcy Ribeiro, antropólogo, político e escritor brasileiro

26 de Outubro de 1917 - Brasil declara guerra à Alemanha

26 de Outubro de 1863 - Fundada a mais antiga associação de futebol do mundo

Não deixe de ver as sugestões, em cada matéria abaixo, para ampliar a sua consulta. Procure outras sugestões. Leia muito. Busque ampliar os seus conhecimentos. (Prof. Antônio Galdino)

 

26 de Outubro de 1993

O adeus ao riso de Tião Macalé

O humorista Moisés Bruno dos Santos Gregório, mais conhecido como Tião Macalé, dava o seu adeus em um dia como este, no ano de 1993. Ele foi vítima de infecção pulmonar, aos 67 anos, e morreu em São José do Rio Preto (SP). Nascido no Rio de Janeiro, no dia 17 de dezembro de 1926, Tião era conhecido pelo sotaque característico com o bordão "Ih, Nojento, tcham!".

Fez sua estreia no cinema em 1970, no filme Os Caras de Pau, mas sua fama se consolidou com o programa Os Trapalhões. Ele começou a trabalhar na década de 60, com Ari Barroso, no programa Show do Gongo (TV Rio), onde "gongava" as pessoas. Tião também foi estrela de vários comerciais, como o achocolatado Toddy e a extinta rede de supermercados Disco.

Imagem: Shutterstock.com

VEJA MAIS EM https://www.canalhistory.com.br/hoje-na-historia/o-adeus-ao-riso-de-tiao-macale

PESQUISE também em outras fontes

 

26 de Outubro de 1976

Morre Di Cavalcanti, um dos grandes nomes da arte moderna do Brasil

Emiliano Di Cavalcanti, um dos grandes nomes da pintura brasileira, morria no dia 26 de outubro de 1976, no Rio de Janeiro. Nascido em 6 de setembro de 1897, também na capital fluminense, idealizou e organizou a Semana de Arte Moderna, em São Paulo, em 1922. Ele quem criou o catálogo e o programa do evento. No ano seguinte, viajou para Paris, onde ficou até 1925.

Na Europa, conheceu Picasso, Matisse, Eric Satie, Jean Cocteau, entre outros. Na sua volta ao Brasil, em 1926, entrou para o Partido Comunista. Nos anos 30, iniciou suas participações em exposições coletivas, salões nacionais e internacionais. Em 1932, foi preso durante a Revolução Paulista. Alguns anos depois, voltou a ser detido por desenhos que satirizavam o militarismo da época.

Nos anos 40, voltou a morar em Paris, mas deixou a cidade por conta da Segunda Guerra Mundial. Em 1951, participou da I Bienal de São Paulo e fez uma doação de mais de 500 desenhos ao Museu de Arte Moderna de São Paulo. Em meados da década de 50, foi convidado por Oscar Niemayer para criar as imagens da tapeçaria que seria instalada no Palácio da Alvorada e para pintar as estações para a Via-sacra da catedral de Brasília.

Na década de 70, o Museu de Arte Moderna de São Paulo organizou uma retrospectiva da obra do pintor, que recebeu prêmio da Associação Brasileira de Críticos de Arte. Um dia após sua morte, Di Cavalcanti foi homenageado pelo cineasta e amigo Glauber Rocha, que rodou o curta metragem Di durante o velório do pintor. O filme foi conduzido pela narração frenética e radiofônica de Glauber, filmado com uma câmera de 35mm, que incomodou familiares e demais presentes no funeral. O curta ganhou o Prêmio Especial do Júri no Festival de Cannes, em 1977. Sua exibição no Brasil foi proibida pela família de Di Cavalcanti, que considerou uma afronta a iniciativa de Glauber Rocha.

Imagem:  [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Di_Cavalcanti

PESQUISE também em outras fontes

 

26 de Outubro de 1959

Nasce Evo Morales, primeiro presidente boliviano de origem indígena

Em 26 de Outubro de 1959, nascia, em Orinoca, Oruro, Evo Morales, primeiro presidente da Bolívia de origem indígena, eleito em 2006. De orientação socialista, ele foi reeleito em 2009 e seu princípio de governo é a implementação da reforma agrária, a nacionalização de setores vitais da economia e a oposição à influência dos EUA e grandes corporações nas questões internas do país.

Evo Morales é da etnia uru-aimará e, por conta disso, seu idioma materno é o aimará, sendo o castelhano sua segunda língua. Também foi líder sindical dos agricultores que cultivam a coca, planta cuja folha mascada ou usada em chás pelos indígenas. Morales é um admirador da ativista indígena guatemalteca Rigoberta Menchú (Nobel da Paz em 1992) e de Fidel Castro, por sua oposição à política norte-americana.

Imagem:  via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Evo_Morales

PESQUISE também em outras fontes

 

26 de Outubro de 1946

Nasce o cantor, músico e compositor Belchior

No dia 26 de outubro de 1946 nascia, em Sobral (CE), Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes, mais conhecido como Belchior, cantor e compositor brasileiro. Ele foi um dos primeiros cantores de MPB do nordeste brasileiro a fazer sucesso nacional, em meados da década de 1970. Seu segundo álbum, Alucinação (Polygram, 1976), consolidou sua carreira por conta do sucesso de canções como "Velha roupa colorida", "Como nossos pais" e "Apenas um rapaz latino-americano". Outras composições de Belchior de grande sucesso foram "Paralelas" (lançada por Vanusa) e "Galos, noites e quintais" (regravada por Jair Rodrigues). Em 1983, Belchior fundou sua própria produtora e gravadora, Paraíso Discos, e, em 1997, tornou-se sócio do selo Camerati. Em 2009, chegou a sUBelchior foi encontrado no Uruguai, de onde revelou estar preparando um disco de canções inéditas, além do lançamento de suas canções também em espanhol.

Imagem:  via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Belchior

PESQUISE também em outras fontes

26 de Outubro de 1942

Nasce Milton Nascimento, um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira

O cantor, compositor e músico Milton Nascimento nasceu em 26 de outubro de 1942. Dono de um talento incomparável, o artista se tornou um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira e conquistou respeito internacional. Ao longo de sua carreira, ele gravou clássicos como "Travessia", Maria Maria" e "Coração de Estudante".

Apesar de ter ficado conhecido como um músico mineiro, Milton Nascimento nasceu no Rio de Janeiro. A mãe dele, uma empregada doméstica chamada Maria do Carmo do Nascimento, foi abandonada pelo namorado logo que engravidou. Quando Milton tinha menos de dois anos de idade, Maria morreu de tuberculose e o menino passou a ser criado pela avó materna.

Uma das filhas do casal para o qual sua avó trabalhava, a professora de música Lília Silva Campos, era recém-casada e não conseguia engravidar. Lília apegou-se a Milton e propôs adotá-lo junto com o marido. A avó concordou, desde que o trouxessem para ela vê-lo algumas vezes e não tirassem o nome da sua mãe do registro.

A nova família de Milton se mudou para Três Pontas, em Minas Gerais, quando o menino tinha seis anos. Milton (apelidado carinhosamente de Bituca) começou a gostar de música por influência da mãe, que havia estudado com Villa Lobos. Aos quatro anos, ganhou uma sanfona de dois baixos, e desde cedo explorou sua voz. Aos 13 anos (quando ganhou o primeiro violão), era crooner do conjunto Continental de Duilio Tiso Cougo, grupo musical de baile de Três Pontas.

Muito admirado no exterior, Milton também tem uma carreira internacional de sucesso. Ainda em 1968, ele gravou o disco “Courage”. Na década de 1974, gravou o álbum “Native dancer” em parceria com o saxofonista Wayne Shorter.  Além dessas obras, o brasileiro colaborou com nomes de peso, como Pat Metheny, Herbie Hancock, Ron Carter, Mercedes Sosa, Fito Paez, Peter Gabriel, James Taylor, Sting, Paul Simon, Jon Anderson e Duran Duran.

Nas últimas décadas, Milton continuou a gravar discos e a fazer shows com regularidade. Ao todo, o artista gravou 34 álbuns e conquistou cinco prêmios Grammy. Em 2022, ano em que completa 60 anos de carreira, ele embarcou em uma turnê para se despedir dos palcos.

VEJA MAIS EM

https://www.hjnahistoria.com.br/na-historia/26-10/nasce-milton-nascimento-um-dos-maiores-nomes-da-m-sica-popular-brasileira#gsc.tab=0

PESQUISE também em outras fontes

 

26 de Outubro de 1922

Nasce Darcy Ribeiro, antropólogo, político e escritor brasileiro

Nascido no dia 26 de outubro de 1922, em Montes Claros (MG), Darcy Ribeiro foi antropólogo, político e escritor brasileiro. Ele começou na antropologia, mas depois ingressou na área educacional, alcançando, aos 29 anos, o cargo de ministro da Educação, em 1962, durante o governo João Goulart. No ano seguinte, foi ministro-chefe da Casa Civil. Ainda na carreira política, ocupou o cargo de vice-governador do Rio de Janeiro, em 1982, secretário de Cultura, coordenador do Programa Especial de Educação e senador da República, de 1991 até sua morte, em 1997. Durante esses mandatos, também concretizou projetos na área ambiental. A intensa produção de livros o transformou em um dos imortais da Academia Brasileira de Letras (ABL), onde ocupou a cadeira 11, em 1993. Nos últimos anos de vida surpreendeu com sua produção de poemas. Na área da educação, criou universidades, centros culturais e os Centros Integrados de Educação Pública, os Cieps. Também deixou inúmeras obras traduzidas para diversos idiomas. Darcy ainda produziu obras etnográficas e de defesa da causa indígena. Faleceu em 17 de fevereiro de 1997 e, no seu último ano de vida, dedicou-se a organizar a Universidade Aberta do Brasil, com cursos de educação a distância, e a Escola Normal Superior, para a formação de professores de primeiro grau.

Imagem: [Public domain], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Darcy_Ribeiro

PESQUISE também em outras fontes

 

26 de Outubro de 1917

Brasil declara guerra à Alemanha

No dia 26 de outubro de 1917, o presidente brasileiro Venceslau Brás declarou guerra aos países liderados pelo bloco da Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). No dia 5 de abril daquele ano, o vapor brasileiro "Paraná", que navegava de acordo com as exigências feitas aos países neutros, foi torpedeado supostamente por um submarino alemão. 

Poucos dias depois, em 11 de abril, o Brasil rompeu relações diplomáticas com os países do bloco da Alemanha. Em 20 de maio, o navio "Tijuca" foi torpedeado perto da costa francesa. Nos meses seguintes, o governo brasileiro confiscou 42 navios alemães, austro-húngaros e turco-otomanos que estavam em portos brasileiros, como uma indenização de guerra. No dia 23 de outubro de 1917, o cargueiro nacional "Macau", um dos navios tomados pelo governo brasileiro, foi torpedeado por um submarino alemão, perto da costa da Espanha, e seu comandante feito prisioneiro. 

Diante da pressão popular, o Brasil declarou guerra aos Poderes Centrais. Por várias razões, entre elas falta de estrutura militar e também oposição política, a participação do Brasil no conflito foi muito pequena. Ela pode ser resumida ao envio ao front ocidental em 1918 de um grupo de aviadores do Exército e da Marinha, integrados à Força Aérea Real Britânica, e de um corpo médico-militar, composto por oficiais e sargentos do exército que foram integrados ao exército francês. 

A Marinha também enviou uma divisão naval com a incumbência de patrulhar a costa noroeste da África, a partir de Dacar, e o Mediterrâneo, desde o estreito de Gibraltar, evitando a ação de submarinos inimigos.

Imagem: See page for author [Public domain], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Brasil_na_Primeira_Guerra_Mundial

PESQUISE também em outras fontes

 

26 de Outubro de 1863

Fundada a mais antiga associação de futebol do mundo

A mais antiga associação de futebol do mundo, a Football Association (FA), da Inglaterra, era criada em um dia como hoje, no ano de 1863. Foi esta entidade que formulou as regras oficiais do esporte, que passaram por poucas mudanças até os dias de hoje. A FA é membro da UEFA e da FIFA e tem assento permanente na International Football Association Board (IFAB), que é responsável pelas regras do jogo.

Todos os times profissionais da Inglaterra devem ser membros da Football Association. A entidade controla as seleções nacionais masculina, feminina, as categorias de base e governa a Premier League. A Football League, formada pela Segunda, Terceira e Quarta Divisões do futebol inglês, possui autogoverno.

Imagem:  [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/The_Football_Association

PESQUISE também em outras fontes




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

1 comentário


Mostroefaçoaqueleabraço!EdilsonVieira!

26/10/2024 - 14:09:49

Gratidão Parabéns felicidade e muito sucesso!


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!