noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

O DIA NA HISTÓRIA - ACONTECEU

DIA 27 DE OUTUBRO – NA HISTÓRIA

Publicada em 27/10/24 às 13:49h - 125 visualizações

Antônio Galdino com informações da internet


Compartilhe
Compartilhar a noticia DIA 27 DE OUTUBRO – NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia DIA 27 DE OUTUBRO – NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia DIA 27 DE OUTUBRO – NA HISTÓRIA

Link da Notícia:

DIA 27 DE OUTUBRO – NA HISTÓRIA
 (Foto: Da net)

DIA 27 DE OUTUBRO – NA HISTÓRIA

Thomas Carlyle (Reino Unido -1795/1881), escritor, historiador, ensaísta, tradutor e professor escocês durante a era vitoriana, escreveu:

“Nenhum grande homem vive em vão. A história do mundo não é senão a biografia dos grandes homens”. (Thomas Carlyle).

Naqueles anos, não se tinha a invencionice do detalhamento do gênero, homem e mulher e, obviamente aí estão incluídas, naturalmente, as grandes mulheres...

Pense em cada dia como o teu aniversário ou o aniversário de um amigo, de alguém da família ou de um fato marcante e VEJA alguns fatos que aconteceram na história, nesta data.

Dia 27 de OUTUBRO, apresentamos alguns acontecimentos, nascimentos e partidas de pessoas e fatos que passaram à história.

Veja os destaques de acontecimentos da história de cada dia, em ordem decrescente, do mais atual para o mais antigo.

27 de Outubro de 2019 - Diretor e ator Jorge Fernando morre aos 64 anos

27 de Outubro de 2002 - Lula é eleito presidente do Brasil pela primeira vez

27 de Outubro de 1967 - Morre Marta Brunet, destacada escritora chilena

27 de Outubro de 1965 - Castello Branco decreta o Ato Institucional Número Dois (AI-2)

27 de Outubro de 1962 - Vasili Arkhipov, oficial da Marinha soviética, evita uma guerra nuclear

27 de Outubro de 1959 - Morre Juan José Domenchina, escritor espanhol e um dos expoentes da Geração de 27

27 de Outubro de 1945 - Nasce Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil

27 de Outubro de 1912 - Inaugurado Bondinho do Pão de Açúcar no Rio de Janeiro

27 de Outubro de 1904 - Inaugurado o metrô de Nova York

27 de Outubro de 1892 - Nasce Graciliano Ramos, escritor brasileiro

Não deixe de ver as sugestões, em cada matéria abaixo, para ampliar a sua consulta. Procure outras sugestões. Leia muito. Busque ampliar os seus conhecimentos. (Prof. Antônio Galdino)

 

27 de Outubro de 2019

Diretor e ator Jorge Fernando morre aos 64 anos

O diretor e ator de televisão Jorge Fernando morreu em 27 de outubro de 2019, aos 64 anos, no Rio de Janeiro. O artista se destacou por ter dirigido e atuado em vários sucessos da TV Globo. Ele havia sido internado em um hospital poucas horas antes de sua morte, causada por uma parada cardíaca decorrente de uma dissecção de aorta completa.

Nascido no Rio de Janeiro, Jorge Fernando começou a frequentar aulas de teatro no colégio, durante a juventude. Ele estreou profissionalmente na televisão em 1978, atuando na série “Ciranda, Cirandinha”, da Rede Globo. Nos anos 1980, participou da direção de algumas das novelas mais inovadoras da emissora, como "Guerra dos Sexos", "Cambalacho" e "Que Rei Sou Eu?". Nos anos 1990, manteve o sucesso ao dirigir "Rainha da Sucata", "Vamp", "Deus nos Acuda", "A Próxima Vítima" e o programa humorístico "Sai de Baixo".

Em outubro de 2016, o ator passou dezoito dias internado em um hospital, vítima de pancreatite. Poucas semanas depois, sofreu um AVC, que o afastou temporariamente da TV. Seu último trabalho foi dirigindo a novela "Verão 90" (2019), na qual também atuou.

Imagem: Memória Globo/Reprodução

VEJA MAIS EM

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2019/10/28/morre-o-ator-e-diretor-jorge-fernando-aos-64-anos.ghtml

PESQUISE também em outras fontes

 

27 de Outubro de 2002

Lula é eleito presidente do Brasil pela primeira vez

Luiz Inácio Lula da Silva, era eleito presidente do Brasil em 27 de Outubro de 2002. Era a sua quarta candidatura à presidência, após fracassar nas eleições de 1989, 1994 e 1998. Candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), ele foi eleito com votação recorde de 50 milhões de votos, derrotando o rival José Serra, do PSDB. Coincidentemente, ele se elegeu justamente no dia do seu aniversário - Lula nasceu em 27 de Outubro de 1945, em Caetés (PE). Em 2006, se reelegeu com a vitória no segundo turno sobre Geraldo Alckmin, do PSDB.

Internamente, Lula também precisou superar alguns escândalos durante o seu governo, como o episódio do mensalão e supostas irregularidades no uso dos cartões corporativos.

No dia 1o. de janeiro de 2011, Lula passou a faixa à sucessora Dilma Rousseff, primeira mulher presidente do Brasil. Após deixar o cargo, Lula iniciou carreira de palestrante.

Imagem: via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Luiz_In%C3%A1cio_Lula_da_Silva

PESQUISE também em outras fontes

27 de Outubro de 1967

Morre Marta Brunet, destacada escritora chilena

Marta Brunet Cáraves nasceu em 9 de agosto de 1897 e faleceu em 27 de outubro de 1967. Foi uma destacada escritora chilena. Era a única filha de Ambrosio Brunet Molina (chileno), e Presentación Cáraves de Cossio (espanhola). Seus primeiros anos de vida foram em Pailahueque de Victoria, na Província de Malleco, ao sul de seu país natal.

No Chile nunca frequentou um colégio, mas começou seus estudos em 1912 ao realizar uma viagem à Espanha. Contudo, após o começo da Primeira Guerra Mundial regressou ao Chile. Em 1923 publicou seu primeiro romance, Montanha Adentro. Em 1924 falece seu pai, e por esta razão, além do transtorno mental de sua mãe, se desvinculou da literatura, publicando apenas receitas de culinária que a fizeram gozar do reconhecimento mundial.

Em 1928 viajou para Santiago, e logo se inscreveu na Escola Novelista "Criollista", publicando assim contos em jornais santiaguenses, recebendo em 1933, o Prêmio de Romance da Sociedade de Escritores do Chile. Em 1939 foi nomeada Cônsul Honorário de La Plata pelo presidente Pedro Aguirre Cerda. Em 1943 foi outorgado a ela o Prêmio Ateneia da Universidade de Concepción por sua obra Águas Abaixo. Em 1961 foi condecorada com o Prêmio Nacional de Literatura.

Foi a segunda mulher a obter a condecoração depois de Gabriela Mistral. Em 7 de junho de 1962 foi declarada Filha Ilustre do Chillán. Em outubro de 1963 foi nomeada Adida Cultural da Embaixada do Chile no Brasil. Em dezembro do mesmo ano foi nomeada Adida Cultural da Embaixada do Chile no Uruguai além de ser incorporada à Academia Nacional de Letras do Uruguai.

Imagem: [Public domain], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Marta_Brunet

PESQUISE também em outras fontes

 

27 de Outubro de 1965

Castello Branco decreta o Ato Institucional Número Dois (AI-2)

Em 27 de outubro de 1965, o presidente Castello Branco anunciava o Ato Institucional Número Dois (AI-2). O decreto estabelecia que a partir daquele momento o país teria eleições indiretas e que todos os partidos políticos seriam cassados.

O AI-2 foi baixado pelo regime militar como resposta aos resultados das eleições que aconteceram no início daquele mês, quando houve vitória da oposição em cinco estados do país. O Ato garantiu ao chefe de Estado brasileiro o direito de cassar os mandatos de todos os políticos eleitos e de suspender os direitos políticos de qualquer cidadão por dez anos.

Além disso, o segundo Ato Institucional determinou que o estado de sítio poderia ser decretado por 180 dias sem consulta ao Congresso. Com isso, prevaleceria a vontade do Poder Executivo, independentemente do rumo tomado pela política nacional, de modo a forçar a perpetuação dos militares no governo.

Imagem: Governo do Brasil (Galeria de Presidentes), via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Ato_Institucional_n.%C2%BA_2

PESQUISE também em outras fontes

 

27 de Outubro de 1962

Vasili Arkhipov, oficial da Marinha soviética, evita uma guerra nuclear

Em 27 de outubro de 1962, um incidente deixou o mundo muito próximo de um conflito nuclear. No auge da Crise dos Mísseis Cubanos, um mal-entendido entre as forças armadas dos Estados Unidos e da União Soviética quase provocou a Terceira Guerra Mundial. Felizmente, um oficial da Marinha soviética chamado Vasili Arkhipov conseguiu evitar a tragédia.

Naquele dia, o navio contratorpedeiro USS Beale, dos Estados Unidos, começou a lançar cargas de profundidade em direção ao submarino soviético B-59 carregado com armas nucleares (a embarcação estava à espreita perto da linha de bloqueio dos EUA em torno de Cuba). As cargas eram tiros de advertência não-letais destinados a forçar o B-59 à superfície, mas o capitão do submarino acreditou que se tratava de um ataque autêntico. Convencido de que estava diante de um ato de guerra, o capitão Valentin Grigorievitch Savitsky ordenou a seus homens que armassem o torpedo nuclear do submarino e se preparassem para o ataque.

O mal-entendido só não resultou em desastre devido a uma medida de contingência que exigia que todos os três oficiais superiores do submarino autorizassem um ataque nuclear. O capitão Savitsky era a favor do ato bélico, mas Vasili Arkhipov, o segundo em comando do B-59, se recusou a dar seu consentimento. Depois de acalmar o capitão, Arkhipov convenceu friamente seus colegas oficiais a trazer o B-59 à superfície e solicitar novas ordens de Moscou. Assim, ele provavelmente evitou uma guerra nuclear que poderia teria acontecido se a arma nuclear tivesse sido lançada.

O submarino acabou retornando à Rússia sem incidentes, mas se passaram 40 anos antes que o mundo soubesse do heroísmo de Arkhipov. O relato completo do incidente só foi divulgado em 2002.

Imagens: U.S. Navy e Autor Desconhecido, via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Vasili_Arkhipov

PESQUISE também em outras fontes

 

27 de Outubro de 1959

Morre Juan José Domenchina, escritor espanhol e um dos expoentes da Geração de 27

Juan José Domenchina Moreu nasceu em 18 de maio 1898 e faleceu em 27 de outubro 1959. Foi um escritor e crítico espanhol pertencente à Geração de 27, uma constelação de autores que surgiu no panorama cultural espanhol por volta de 1927, quando se comemorou o tricentenário da morte do poeta barroco Luis de Góngora.

Estes autores aproveitaram esta data para reivindicar a poesia que este autor compôs na última parte de sua vida (culteranismo), desprestigiada pela crítica do século XIX. Como poeta, recebeu uma sólida formação e teve um estilo muito pessoal vinculado ao conceitualismo barroco e foi um dos que mais cedo publicaram um livro de versos, Del Poema Eterno, 1917, com prólogo de Ramón Pérez de Ayala. Logo após publicou As Interrogações do Silêncio (1918).

Alcançou a fama com A Corporeidade do Abstrato (1929. Continuou na lírica com O Tato Fervoroso (1930) e Dédalo (1932), próximo ao surrealismo e escrito em versículos).

Imagem: via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Gera%C3%A7%C3%A3o_de_27

PESQUISE também em outras fontes

 

27 de Outubro de 1945

Nasce Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil

No dia 27 de outubro de 1945 nascia, em Caetés (PE), Luiz Inácio Lula da Silva, ex-sindicalista, ex-metalúrgico, atual presidente do Brasil no terceiro mandato, 2002, 2010 e 2022. Em 1980, foi cofundador e tornou-se presidente do Partido dos Trabalhadores (PT). No ano seguinte, foi preso e teve o mandato sindical cassado por conta da organização de uma nova greve de metalúrgicos. Lula também participou da fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Sua primeira tentativa nas urnas ocorreu em 1982, quando concorreu ao governo de São Paulo. Em 1986, foi eleito deputado federal com a maior votação do país. Concorreu à presidência da República em 1989, quando foi derrotado por Fernando Collor de Mello no segundo turno.

Voltou a se candidatar em 1994 e 1998, porém perdeu para o tucano Fernando Henrique Cardoso em ambas as ocasiões. Em 1995, tornou-se presidente de honra do PT. Em 2002, na sua quarta candidatura à presidência, foi eleito com votação recorde de 50 milhões de votos. Em 2006, se reelegeu com a vitória no segundo turno sobre Geraldo Alckmin, do PSDB. Em 2020 foi novamente eleito presidente do Brasil derrotando Bolsonaro.

Imagem: via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Luiz_In%C3%A1cio_Lula_da_Silva

PESQUISE também em outras fontes

 

27 de Outubro de 1912

Inaugurado Bondinho do Pão de Açúcar no Rio de Janeiro

O primeiro trecho da ousada obra do Bondinho do Pão de Açúcarno Rio de Janeiro, era inaugurado em um dia como este, em 1912. Este pedaço inicial, entre a Praia Vermelha e o Morro da Urca, tinha uma extensão de 528 metros e 220 metros de altura. No dia da inauguração, 577 pessoas pagaram para subir ao Morro da Urca. A obra contou com operários brasileiros e portugueses e equipamentos e materiais importados da empresa alemã J. Pohlig. O projeto foi idealizado pelo engenheiro Augusto Ferreira Ramos, que pensou em um sistema teleférico que facilitasse o acesso ao cume do monte.

Três meses depois, em 18 de janeiro de 1913, o bondinho passou também a fazer o percurso do morro da Urca ao topo do Pão de Açúcar, um paredão rochoso com 396 metros de altura. Em outubro de 1972, uma linha paralela foi inaugurada, e os cabos de aços e os bondinhos foram trocados. As novas cabines importadas da Itália tinham capacidade máxima para 75 passageiros. Uma média de 2500 pessoas visita o Bondinho diariamente.

Imagem:  via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM

 https://pt.wikipedia.org/wiki/Bondinho_do_P%C3%A3o_de_A%C3%A7%C3%BAcar

PESQUISE também em outras fontes

 

27 de Outubro de 1904

Inaugurado o metrô de Nova York

Às 14h35, do dia 27 de outubro de 1904, o então prefeito George McClellan inaugurava o metrô de Nova York, nos Estados Unidos. Enquanto Londres possuía o mais antigo sistema deste tipo no mundo (inaugurado em 1863) e Boston havia construído o primeiro metrô nos Estados Unidos, em 1897, o metrô de Nova York se apresentava como a maior rede subterrânea de transporte dos EUA. A primeira linha, operada pela Interborough Rapid Transit Company (IRT), viajava a 14,6 km/h, passando por 28 estações. A linha partia do City Hall e seguia para o Grande Terminal Ferroviário Central. De lá, dirigia-se sentido oeste, ao longo da rua 42, rumo à Times Square. A linha então desviava-se para a direção norte, desembocando na Broadway e no Harlem. Às 19h do mesmo dia, o metrô foi aberto ao ao público em geral, e mais de 100 mil pessoas pagaram para dar o primeiro passeio no novo sistema de transporte da cidade.

Depois, a IRT expandiu seu serviço para o Bronx (1905), Brooklyn (1908) e Queens (1915). A partir de 1968, o metrô passou ao controle da Autoridade Metropolitana de Transportes (MTA). O sistema possui 26 linhas, 468 estações em operação. A linha mais longa, a 8ª avenida "A" do trem expresso, estende-se por mais de 51 quilômetros. Diariamente, aproximadamente, 4,5 milhões de passageiros usam o metrô em Nova York. O metrô funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. Atualmente, o metrô já virou uma "instituição" para uma megalópole como essa, onda não se poderia viver sem o uso deste meio de transporte.

Imagem:  [Public domain], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Metropolitano_de_Nova_Iorque

PESQUISE também em outras fontes

27 de Outubro de 1892

Nasce Graciliano Ramos, escritor brasileiro

No dia 27 de outubro de 1892 nascia, na cidade de Quebrângulo, no sertão de Alagoas, o escritor e jornalista Graciliano Ramos. Em 1910, ele se mudou para Palmeira dos Índios, onde assumiu como prefeito da cidade, em 1928. Renunciou ao cargo dois anos depois e mudou-se para Maceió. Dos relatórios que escreveu quando prefeito, lançou o livro Caetés. Um pouco depois, escreveu São Bernardo (1934), adaptado ao cinema por Leon Hirszman. Em 1936, lançou Angústia. Neste mesmo ano, foi preso pelo governo de Getúlio Vargas, sob suspeita de participação na Intentona Comunista. Graciliano foi demitido do emprego na Imprensa Oficial e preso no Rio de Janeiro.

Os sofrimentos na prisão estão em seu livro Memórias do Cárcere, de 1953, ano de sua morte ele morreu no dia 20 de março de 1953, no Rio de Janeiro, vítima de câncer de pulmão. Graciliano foi solto em 1937 e transferiu-se para o Rio, onde continuou a escrever outros romances, contos e livros infantis. Um ano depois lançou Vidas Secas, sua obra mais famosa, sobre os retirantes nordestinos. O livro também foi adaptado para o cinema pelo diretor Nelson Pereira dos Santos, em 1963.

Imagem via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Graciliano_Ramos

PESQUISE também em outras fontes




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2025 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!