DIA 30 DE OUTUBRO – NA HISTÓRIA
Thomas Carlyle (Reino Unido -1795/1881), escritor, historiador, ensaísta, tradutor e professor escocês durante a era vitoriana, escreveu:
“Nenhum grande homem vive em vão. A história do mundo não é senão a biografia dos grandes homens”. (Thomas Carlyle).
Naqueles anos, não se tinha a invencionice do detalhamento do gênero, homem e mulher e, obviamente aí estão incluídas, naturalmente, as grandes mulheres...
Pense em cada dia como o teu aniversário ou o aniversário de um amigo, de alguém da família ou de um fato marcante e VEJA alguns fatos que aconteceram na história, nesta data.
Dia 30 de OUTUBRO, apresentamos alguns acontecimentos, nascimentos e partidas de pessoas e fatos que passaram à história.
Veja os destaques de acontecimentos da história de cada dia, em ordem decrescente, do mais atual para o mais antigo.
30 de Outubro de 2022 - Luiz Inácio Lula da Silva é eleito presidente do Brasil pela terceira vez
30 de Outubro de 2007 - Brasil é oficializado como sede da Copa do Mundo de 2014
30 de Outubro de 1994 - Morre o compositor brasileiro Evandro do Bandolim
30 de Outubro de 1988 - Ayrton Senna é campeão mundial pela primeira vez
30 de Outubro de 1960 - Nasce o talentoso e polêmico Maradona
30 de Outubro de 1922 - Mussolini chega ao poder na Itália
30 de Outubro de 1885 - Nasce o poeta norte-americano Ezra Pound
30 de Outubro de 1821 - Nasce Fiódor Mijáilovich Dostoyevski
Não deixe de ver as sugestões, em cada matéria abaixo, para ampliar a sua consulta. Procure outras sugestões. Leia muito. Busque ampliar os seus conhecimentos. (Prof. Antônio Galdino)
30 de Outubro de 2022
Luiz Inácio Lula da Silva é eleito presidente do Brasil pela terceira vez
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito presidente do Brasil pela terceira vez em 30 de outubro de 2022. Ele venceu as eleições ao derrotar Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno. No momento em que foi declarado vencedor, o petista estava com 50,83% de votos válidos, enquanto o atual presidente estava com 49,17% dos votos.
Lula nasceu em 27 de outubro de 1945, em Caetés (PE). Vindo de uma família humilde, em 1952 ele se mudou com a mãe e os irmãos para o estado de São Paulo. O primeiro emprego dele foi como entregador de uma lavanderia. Após concluir um curso de torneiro mecânico, conseguiu vaga numa grande indústria em São Bernardo do Campo.
Em 7 de abril de 2018, Lula foi preso após ter sido condenado pelo caso do tríplex do Guarujá. De acordo com a denúncia, as reformas feitas no imóvel pela construtora OAS, como a instalação de um elevador privativo, eram parte de pagamento de propina a Lula por supostamente ter favorecido a empreiteira em contratos com a Petrobras.
Lula ficou 580 dias preso pela condenação na Lava Jato, que depois foi anulada pelo Supremo Tribunal Federal. A Corte entendeu que a 13ª Vara Federal de Curitiba era incompetente para julgar o caso e que o juiz Sergio Moro foi parcial ao condenar o ex-presidente. Os outros processos contra ele foram arquivados ou prescreveram. Assim, ele readquiriu seus direitos políticos e pôde se candidatar à presidência novamente.
VEJA MAIS EM
PESQUISE também em outras fontes
30 de Outubro de 2007
Brasil é oficializado como sede da Copa do Mundo de 2014
No dia 30 de outubro de 2007, a Fifa oficializou a o Brasil como país-sede da Copa do Mundo de 2014, encerrando o rodízio de continentes adotado pela entidade. Candidato único, o Brasil foi confirmado após uma decisão unânime. Apesar de ser candidato único e ter sido escolhido após uma decisão unânime, o Brasil poderia ter sido vetado caso não cumprisse as exigências da entidade máxima do futebol.
Uma delegação de peso representou o Brasil em Zurique, na Suíça. Estavam lá o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o então presidente da CBF, Ricardo Teixeira, 12 governadores estaduais, o ministro do Esporte, Orlando Silva, o escritor Paulo Coelho, o atacante Romário, o então técnico da seleção brasileira, Dunga, entre outros. Será a segunda vez que o Brasil receberá uma Copa do Mundo após 1950, quando a seleção verde-amarela perdeu para o Uruguai por 2 a 1, no Maracanã.
Depois disso, a América do Sul ainda receberia um Mundial em 1978, na Argentina, com a seleção anfitriã sendo campeã. Além de Brasil e Argentina, Uruguai (1930) e Chile (1962) já receberam o Mundial.
Imagem: Ricardo Stuckert/ABr (Agência Brasil Wikimedia Commons
VEJA MAIS EM
https://pt.wikipedia.org/wiki/Elei%C3%A7%C3%A3o_da_sede_da_Copa_do_Mundo_FIFA_de_2014
PESQUISE também em outras fontes
30 de Outubro de 1994
Morre o compositor brasileiro Evandro do Bandolim
Compositor e bandolinista brasileiro de choro, Josevandro Pires de Carvalho, mais conhecido como Evando do Bandolim, morreu no dia 30 de outubro de 1994. Com aproximadamente 20 discos gravados, teve um deles editado na França. Fez gravações e show com muitos músicos brasileiros, como Cartola, Elza Soares, Elizeth Cardoso, Moreira da Silva. Evando do Bandolim nasceu em João Pessoa, no 19 de março de 1932.
Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons
VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Evandro_do_Bandolim
PESQUISE também em outras fontes
30 de Outubro de 1988
Ayrton Senna é campeão mundial pela primeira vez
No dia 30 de outubro de 1988, o piloto Ayrton Senna dava início a uma série de vitórias para o automobilismo brasileiro. Após vencer o circuito de Suzuka, no Japão, ele garantia, de maneira antecipada, seu primeiro título mundial da Fórmula-1. A vitória no GP aconteceu depois de uma sensacional recuperação. Com problemas na largada, Senna perdeu 15 posições. Na 28ª volta, ultrapassou o rival Alain Prost e assumiu a ponta até o final da corrida. ?"Quanto mais difícil, melhor, mas não achei que tinha que passar por este sofrimento todo. Só Deus sabia que seria tão duro, mas agora que acabou acho que foi melhor assim. Foi a corrida da minha vida, uma coisa tremenda?", declarou o piloto. Senna encerrava o ano batendo recordes. Foram 12 poles, oito vitórias e 88 pontos.
VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Ayrton_Senna
PESQUISE também em outras fontes
30 de Outubro de 1960
Nasce o talentoso e polêmico Maradona
Talentoso e polêmico na mesma medida, Diego Armando Maradona nasceu em Lanús, na Argentina, em 30 de Outubro de 1960. Ídolo mundial, é considerado um dos maiores jogadores dos últimos tempos. Atuando como meia ou atacante, dentro de campo tinha como características sua inteligência, vontade, dribles e velocidade. Um dos seus maiores momentos na carreira foi na Copa do Mundo de 1986, vencida pela Argentina. Para muitos, "El Pibe de Oro" foi o responsável pela conquista do título na Copa do México. Ele também foi consagrado durante sua gloriosa passagem pela equipe italiana do Napoli.
Na mesma medida em que teve sucesso, Maradona também teve uma carreira cercada por controvérsias, a maior delas por causa do seu envolvimento com drogas, vício que o arruinou nos gramados e exigiu a luta pela reabilitação. Ele também é conhecido por suas declarações polêmicas contra os bastidores da FIFA e seus dirigentes, além de alfinetar Pelé e brigar com a imprensa. Como treinador, esteve à frente da seleção da Argentina na Copa da África do Sul; do Al Wasl FC, dos Emirados Árabes; e seleção do Iraque, esta última a partir de 2013.
VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Diego_Maradona
PESQUISE também em outras fontes
30 de Outubro de 1922
Mussolini chega ao poder na Itália
Em 30 de Outubro de 1922, Benito Mussolini assumia o cargo de primeiro ministro na Itália, levando ao poder do Partido Nacional Fascista (PNF) e selando o fim da democracia liberal. Poucos dias antes, havia ocorrido a "Marcha sobre Roma", uma grande manifestação fascista, com característica de golpe de estado de direita. O primeiro ministro italiano pediu demissão e, sem oferecer resistência, o rei Vitor Manuel III convidou Mussolini para formar um novo governo. Assim que assumiu o poder, Mussolini começou a compor seu ministério, com poderes absolutos. A ditadura fascista não permitia vozes opositoras e pregava que as ações do governo visavam a melhoria de vida de todas as classes sociais.
Enquanto esteve no poder, Mussolini realizou programas de obras públicas e resolveu a Questão Romana ao concluir o Tratado de Latrão (em que o Vaticano foi criado) entre o Reino de Itália e a Santa Sé. Mussolini também conduziu a Itália à Segunda Guerra para lutar pelo Eixo, com Alemanha e Japão. Ao final de abril de 1945, com a derrota inevitável para os Aliados, tentou fugir para a Suíça, mas foi capturado e executado próximo ao Lago de Como por guerrilheiros italianos. Seu corpo foi levado para Milão onde foi pendurado de cabeça para baixo para exibição pública.
Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons
VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Benito_Mussolini
PESQUISE também em outras fontes
30 de Outubro de 1885
Nasce o poeta norte-americano Ezra Pound
Poeta e crítico dos Estados Unidos, Ezra Pound foi uma das figuras importantes nos estudos sobre literatura moderna, criando critérios para análise da poesia baseados na ciência. Em 1908, viajou para a Europa, onde passaria a maior parte de sua vida. Ajudou a promover escritores como William Butler Yeats, James Joyce, Hilda Doolittle, Ernest Hemingway, Robert Frost, DH Lawrence e T.S. Eliot. Entre 1912 e 1914 liderou o movimento imagista, que prega uma poesia informativa, sem excessos, que deve dizer o máximo com o mínimo de palavras. Em 1925, na Itália, publicou o primeiro volume de Cantos, sua principal obra, iniciada em 1915 e finalizada apenas em 1960. Durante a Segunda Guerra Mundial, fez transmissões de rádio pró-fascista. Acabou internado, em 1958, nos Estados Unidos, sob a alegação de problemas mentais. Morreu em Veneza, na Itália, no dia 1o. de novembro de 1972.
Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons
VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Ezra_Pound
PESQUISE também em outras fontes
30 de Outubro de 1821
Nasce Fiódor Mijáilovich Dostoyevski
Fiódor Mijáilovich Dostoyevski nasceu em 30 de outubro de 1821 e faleceu em 9 de fevereiro de 1881, tendo sido um destacado romancista russo do século XIX. A literatura de Dostoyevski explorou a psicologia humana no complicado contexto político, social e espiritual da sociedade russa do século XIX. É considerado um dos maiores escritores da literatura russa. Essencialmente um escritor de mitos, Dostoyevski criou uma obra com uma imensa vitalidade e um poder quase hipnótico caracterizada pelos seguintes atributos: cenas febris e dramáticas onde os personagens se movem em atmosferas escandalosas e explosivas, ocupados em apaixonados diálogos socráticos, a busca de Deus, o mal e o sofrimento dos inocentes. Dostoyevski sofria de epilepsia e seu primeiro ataque ocorreu quando tinha nove anos. Os ataques ocorreram esporadicamente durante sua vida e se acredita que essas experiências formaram as bases para a descrição da epilepsia do príncipe Myshkin em seu romance O Idiota, e a de Smerdiákov em Os irmãos Karamazov. Entre suas obras se destacaram: Pobres Gentes (1846) O Duplo (1846) Um Romance em Nove Cartas (1847) Noites Brancas (1848) Niétochka Nezvánova (1849) Stepanchikovo e seus Habitantes (1859) Humilhados e Ofendidos (1861) Recordações da Casa dos Mortos (1861-1862)[] Memórias do Subsolo (1864) Crime e Castigo (1866) O Jogador (1866) O Idiota (1868-1869) O Eterno Marido (1870) Os Endemoniados (1871-1872) O Adolescente (1875) Os Irmãos Karamazov (1879-1880) Diário de um Escritor (1873-1881).
Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons
VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Fi%C3%B3dor_Dostoi%C3%A9vski
PESQUISE também em outras fontes