noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

O DIA NA HISTÓRIA - ACONTECEU

DIA 2 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA

Publicada em 03/11/24 às 00:37h - 86 visualizações

Antônio Galdino com informações da internet


Compartilhe
Compartilhar a noticia DIA 2 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia DIA 2 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia DIA 2 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA

Link da Notícia:

DIA 2 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA
 (Foto: Da net)

DIA 2 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA

Thomas Carlyle (Reino Unido -1795/1881), escritor, historiador, ensaísta, tradutor e professor escocês durante a era vitoriana, escreveu:

“Nenhum grande homem vive em vão. A história do mundo não é senão a biografia dos grandes homens”. (Thomas Carlyle).

Naqueles anos, não se tinha a invencionice do detalhamento do gênero, homem e mulher e, obviamente aí estão incluídas, naturalmente, as grandes mulheres...

Pense em cada dia como o teu aniversário ou o aniversário de um amigo, de alguém da família ou de um fato marcante e VEJA alguns fatos que aconteceram na história, nesta data.

Dia 2 de NOVEMBRO, apresentamos alguns acontecimentos, nascimentos e partidas de pessoas e fatos que passaram à história.

Veja os destaques de acontecimentos da história de cada dia, em ordem decrescente, do mais atual para o mais antigo.

2 de Novembro de 1998 - Samba brasileiro perde a sua Pérola Negra

2 de Novembro de 1977 - Jimmy Carter é eleito presidente dos EUA

2 de Novembro de 1947 - O maior avião do mundo faz seu primeiro e único voo

2 de Novembro de 1755 - Nasce a rainha Maria Antonieta, um ícone do absolutismo francês

2 de Novembro de 1148 - Morre São Malaquias, suposto autor da "Profecia dos Papas"

Não deixe de ver as sugestões, em cada matéria abaixo, para ampliar a sua consulta. Procure outras sugestões. Leia muito. Busque ampliar os seus conhecimentos. (Prof. Antônio Galdino)

2 de Novembro de 1998

Samba brasileiro perde a sua Pérola Negra

No dia 2 de novembro de 1998 morria, no Rio de Janeiro, Jovelina Faria Belfort, conhecida como Jovelina Pérola Negra, uma das grandes damas do samba e do pagode do Brasil. Considerada herdeira de Clementina de Jesus, ela tinha uma voz rouca e forte. A artista foi empregada doméstica antes de chegar à fama. Ficou conhecida pela sua participação no disco Raça Brasileira, de 1985. Ao todo, gravou cinco discos individuais e conquistou um Disco de Platina. Entre seus grandes sucessos estão as músicas "Feirinha da Pavuna", "Bagaço da Laranja" (gravada com Zeca Pagodinho), "No Mesmo Manto" e "Garota Zona Sul". A cantora também conquistou muita simpática no meio artístico e tinha Maria Bethânia e Alcione suas fãs declaradas. Jovelina Pérola Negra faleceu aos 54 anos, vítima de enfarte.

Imagem: via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM

https://www.canalhistory.com.br/hoje-na-historia/samba-brasileiro-perde-sua-perola-negra

PESQUISE também em outras fontes

 

2 de Novembro de 1977

Jimmy Carter é eleito presidente dos EUA

No dia 2 de novembro de 1977, Jimmy Carter era eleito presidente dos Estados Unidos. Ele venceu as eleições após realizar uma campanha eleitoral na qual atacou o escândalo Watergate e também sugeriu um programa liberal. Apesar de mostrar uma grande vontade em implementar mudanças, seu mandato foi considerado um fracasso já que, durante o tempo em que esteve no poder, teve um nível de confiança muito baixo. 

No plano da política interna, Carter propôs no começo dos anos 80 um plano contra a inflação, que enfrentou oposição da maioria no congresso. Além disso, ele não conseguiu cumprir a promessa de realizar uma reforma fiscal, ou fazer o reajuste do salário mínimo, ou diminuir o déficit orçamentário. Durante seu governo, houve persistência da inflação e o crescimento da economia não foi satisfatório. Carter ficou no poder até 20 de janeiro de 1981. Em 2002 ele foi foi anunciado vencedor do prêmio Nobel da Paz.

Imagem:  [Public domain], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Jimmy_Carter

PESQUISE também em outras fontes

2 de Novembro de 1947

O maior avião do mundo faz seu primeiro e único voo

O maior avião do mundo até então construído, o H-4 Hércules, um hidro-avião na verdade, fazia seu primeiro e único voo em um dia como este, no ano de 1947, em Long Beach Harbor, na Califórnia. O projeto foi conduzido e bancando pelo milionário Howard Hughes, um bem-sucedido produtor de filmes de Hollywood. Ele fundou a Hughes Aircraft Company em 1932 e, em 1939, assumiu o controle da empresa aérea TWA. 

O H-4 Hércules foi encomendado a Hughes pelo governo dos EUA após a entrada do país na Segunda Guerra Mundial (1941) para transportar equipamentos e mais de 700 soldados por longas distâncias. Também chamado de "Spruce Goose", o avião tinha dimensões enormes: sua distância de uma asa à outra era de 97,5 metros e ele era movido por oito hélices gigantes. Seu custo também foi salgado: US$ 23 milhões. O avião levou tanto tempo para ser construído que só ficou pronto depois da guerra, em 1946.

No dia 2 de novembro de 1947, Hughes testou seu enorme hidro-avião. O gigante de madeira decolou da água e voou por um quilômetro. Apesar do seu voo bem sucedido, o Spruce Goose nunca entrou em produção, principalmente porque os críticos alegaram que a sua estrutura de madeira seria pesada demais para longos voos. 

De 1947 até sua morte, em 1976, o excêntrico Hughes manteve o protótipo do Spruce Goose pronto para o voo em um enorme hangar climatizado, ao custo de US$ 1 milhão por ano. Hoje, o avião está no Museu de Aviação Evergreen em McMinnville, no Oregon. Hughes, anteriormente, também tinha ficado conhecido por ter quebrado o recorde de tempo de um voo transcontinental, em 1937. No ano seguinte, em 1938, ele voou ao redor do mundo em um recorde de três dias, 19 horas e 14 minutos.

Imagem: See page for author [Public domain], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Antonov_An-225_Mriya

PESQUISE também em outras fontes

 

2 de Novembro de 1755

Nasce a rainha Maria Antonieta, um ícone do absolutismo francês

Uma das figuras mais emblemáticas do final da monarquia francesa, a rainha Maria Antonieta nascia em um dia como este, em 1755, em Viena, na Áustria. Filha do Sacro Imperador Francisco I, ela se casou com Luís XVI em 1770, aos 14 anos, para fortalecer a aliança franco-austríaca. Em um momento de crise econômica na França, viveu de maneira extravagante e incentivou o marido a resistir à reforma da monarquia.

Uma história popular conta que ela teria recebido a notícia de que os camponeses franceses não tinham pão para comer e, insensivelmente, teria respondido, "se não têm pão, que comam brioches". Contudo, esta frase, provavelmente, não foi dita por ela e teria sido atribuída à rainha pelos revolucionários da época, que a enxergavam como símbolo da resistência e arrogância dos monarcas absolutistas franceses. Acredita-se que a frase tenha sido extraída do livro Confissões, de Jean-Jacques Rousseau, em que uma princesa falou esta frase quando viu o povo faminto.

Com a Revolução Francesa em andamento e a ameça à monarquia, ela e o rei tentaram fugir para a Áustria em 1791, mas foram capturados pelas forças revolucionárias e levados de volta para Paris. Em 1792, a monarquia francesa foi abolida, e Luís XVI e Maria Antonieta foram julgados traidores e condenados à guilhotina. Nove meses após a execução de seu marido, Maria Antônia fez o mesmo caminho e morreu no dia 16 de outubro de 1793.

Imagem: Louise Élisabeth Vigée Le Brun [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_Antonieta

PESQUISE também em outras fontes

2 de Novembro de 1148

Morre São Malaquias, suposto autor da "Profecia dos Papas"

Conhecido pelas suas visões e também pela "Profecia dos Papas", São Malaquias morria em um dia como este, no ano de 1148, em Clairvaux, na França. Sua “Profecia dos Papas” teria sido escrita em 1148 e é formada por 112 pequenas frases em latim que indicariam a quantidade de papas antes da destruição de Roma, do fim da Igreja Católica e do mundo. A contagem da profecia começou a partir de Celestino 2o. (1143–1144).

São Malaquias teria tido um sonho sobre os futuros papas, quando foi chamado por Inocêncio 2º para ser nomeado bispo. Segundo sua “visão”, o atual Papa Francisco seria exatamente o de número o 112o., o último da Igreja Católica. O texto da profecia para o papado do pontífice argentino diz: "Da desolação do Mundo, reinará Pedro, o Romano, que vai alimentar as ovelhas através de muitas tribulações, após as quais a cidade das sete colinas será destruída e o juiz tremendo julgará o seu povo. Fim". O nome papal de Jorge Mario Bergoglio, Papa Francisco, é uma homenagem a São Francisco de Assis, cujo nome verdadeiro era Giovanni di Pietro di Bernardone, ou seja, contém Pietro (Pedro em Italiano) em seu nome.

O manuscrito da profecia foi depositado nos arquivos do Vaticano, onde permaneceu esquecido até sua redescoberta em 1590. Contudo, muitos afirmam que a profecia é uma farsa do século 16. Ela teria sido elaborada por um falsário italiano, Alfonso Ceccarelli, para tentar influenciar, sem sucesso, os cardeais no conclave de setembro 1590, que elegeu o papa Urbano 8º.

Imagem: via Wikimedia Commons

Outros fatos marcantes que acontecer

VEJA MAIS EM https://www.canalhistory.com.br/hoje-na-historia/morre-sao-malaquias-suposto-autor-da-profecia-dos-papas

PESQUISE também em outras fontes




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2025 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!