noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

O DIA NA HISTÓRIA - ACONTECEU

DIA 3 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA

Publicada em 03/11/24 às 21:34h - 102 visualizações

Antônio Galdino com informações da internet


Compartilhe
Compartilhar a noticia DIA 3 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia DIA 3 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia DIA 3 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA

Link da Notícia:

DIA 3 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA
 (Foto: Da net)

DIA 3 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA

Thomas Carlyle (Reino Unido -1795/1881), escritor, historiador, ensaísta, tradutor e professor escocês durante a era vitoriana, escreveu:

“Nenhum grande homem vive em vão. A história do mundo não é senão a biografia dos grandes homens”. (Thomas Carlyle).

Naqueles anos, não se tinha a invencionice do detalhamento do gênero, homem e mulher e, obviamente aí estão incluídas, naturalmente, as grandes mulheres...

Pense em cada dia como o teu aniversário ou o aniversário de um amigo, de alguém da família ou de um fato marcante e VEJA alguns fatos que aconteceram na história, nesta data.

Dia 3 de NOVEMBRO, apresentamos alguns acontecimentos, nascimentos e partidas de pessoas e fatos que passaram à história.

Veja os destaques de acontecimentos da história de cada dia, em ordem decrescente, do mais atual para o mais antigo.

3 de Novembro de 1998 - Morre Bob Kane, um dos "pais" do Batman

3 de Novembro de 1970 - Salvador Allende assume a presidência do Chile

3 de Novembro de 1957 - Cadela Laika torna-se o primeiro ser vivo a ser lançado ao espaço

3 de Novembro de 1941 - É dada a ordem para o ataque japonês a Pearl Harbor

3 de Novembro de 1935 - Nasce Betinho, sociólogo e ativista brasileiro

3 de Novembro de 1930 - Getúlio Vargas toma o poder após o golpe de estado

3 de Novembro de 1903 - O Panamá proclama sua independência da Colômbia

3 de Novembro de 1867 - Morre Domitila de Castro, a Marquesa de Santos

3 de Novembro de 1864 - Morre Gonçalves Dias, poeta brasileiro

Não deixe de ver as sugestões, em cada matéria abaixo, para ampliar a sua consulta. Procure outras sugestões. Leia muito. Busque ampliar os seus conhecimentos. (Prof. Antônio Galdino)

3 de Novembro de 1998

Morre Bob Kane, um dos "pais" do Batman

Um dos "pais" do Batman, o norte-americano Robert Kahn, mais conhecido como Bob Kane, morria em um dia como este, em 1998, aos 83 anos, em Los Angeles, nos EUA. Ele foi roteirista, desenhista e criador de histórias em quadrinhos. Além dele, o Batman também foi obra do escritor Bill Finger. A primeira aparição do herói mascarado foi na revista Detective Comics #27, em 1939.

Mais tarde, juntamente com a revista Superman (também da DC Comics) e Homem-Aranha (da Marvel Comics), o Batman seria um dos mais conhecidos super-heróis do mundo. Alguns, porém, dizem que a primeira aparição de Batman teria ocorrido em desenhos de Frank Foster, em 1932. Apesar de Batman ser oficialmente creditado a Bob Kane, os desenhos de Foster foram considerados autênticos pela DC Comics.

Imagem: [Public domain], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Batman

 PESQUISE também em outras fontes

3 de Novembro de 1970

Salvador Allende assume a presidência do Chile

A década de sessenta foi a década das guerrilhas e da luta armada no país chileno. Mas a vitória eleitoral da Unidade Popular que levou Salvador Allende à Presidência do Chile, no dia 03 de novembro de 1970, causou comoção no pensamento da esquerda latino-americana e mundial. 

A partir dali, iniciou-se o denominado caminho chileno ao Socialismo. Isto estremeceu o pensamento da esquerda no princípio dos anos 70. A luta armada foi descartada e assumiu-se que as velhas estruturas deveriam gerar seus próprios métodos de aperfeiçoamento. O governo de Allende, apoiado pela Unidade Popular (um conglomerado de partidos de esquerda), destacou-se tanto pela tentativa de estabelecer um caminho alternativo em direção a uma sociedade socialista, destinado a projetos como a nacionalização do cobre, a polarização política durante a Guerra Fria e uma grave crise econômica e financeira. 

Seu governo, que chegou a durar mil dias, terminou repentinamente através de um golpe de Estado no dia 11 de setembro de 1973, em que participaram os três ramos das Forças Armadas e o Corpo de Fuzileiros, três anos antes do final de seu mandato constitucional; nesse mesmo dia, depois que o Palácio da Moeda foi atacado por aviões e tanques, Allende se suicidou.

Imagem:  via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Salvador_Allende

 PESQUISE também em outras fontes

 

3 de Novembro de 1957

Cadela Laika torna-se o primeiro ser vivo a ser lançado ao espaço

No dia 3 de novembro de 1957, a cadela russa Laika entrou para a história como o primeiro ser vivo terrestre a orbitar o planeta Terra. Ela foi lançada ao espaço a bordo da nave soviética Sputnik II, um mês depois do lançamento do satélite Sputnik I, o primeiro objeto artificial a entrar em órbita. Laika é o nome russo para várias raças de

 cães similares ao husky. A sua raça verdadeira é desconhecida. Laika morreu entre cinco e sete horas depois do lançamento, bem antes do planejado. A causa de sua morte, revelada décadas depois do voo, foi, provavelmente, uma combinação de estresse e o superaquecimento, talvez ocasionado por uma falha no sistema de controle térmico da nave. Apesar disso, a experiência demonstrou ser possível para um animal suportar as condições de microgravidade, o que abriu o caminho para o envio de humanos em voos espaciais.

Imagem: See page for author [Public domain], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Laika

PESQUISE também em outras fontes

3 de Novembro de 1941

É dada a ordem para o ataque japonês a Pearl Harbor

Em 3 de Novembro de 1941, a frota japonesa recebia a Ordem Secreta No.1: em 34 dias, a base naval dos EUA, de Pearl Harbor, no Havaí, seria bombardeada, assim como Mayala, as Índias Orientais Holandesas e as Filipinas.

As relações entre os Estados Unidos e o Japão haviam se deteriorado rapidamente desde a ocupação do Japão de Indochina, em 1940, e a ameaça implícita às Filipinas (um protetorado norte-americano) com a ocupação da Cam Ranh, base naval de apenas oito quilômetros de Manila. A retaliação norte-americana incluiu a apreensão de todos os bens japoneses nos Estados Unidos e o fechamento do Canal do Panamá para o transporte japonês. Em setembro de 1941, Roosevelt emitiu uma declaração, redigida pelo primeiro-ministro britânico Winston Churchill, em que fazia uma ameaça de guerra entre os EUA e o Japão, se houvesse a invasão dos japoneses a qualquer território no sudeste da Ásia ou no Pacífico sul.

No Japão, essa ameaça foi interpretada como ultimato, e os japoneses lançaram o primeiro golpe em um confronto nipo-americano: o bombardeio de Pearl Harbor, ocorrido no dia 7 de dezembro 1941, em que morreram 2403 militares dos EUA e 68 civis. Este ataque decretaria a entrada definitiva dos norte-americanos na Segunda Guerra Mundial.

Imagem:  [Public domain], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Ataque_a_Pearl_Harbor

 PESQUISE também em outras fontes

3 de Novembro de 1935

Nasce Betinho, sociólogo e ativista brasileiro

Sociólogo e ativista dos direitos humanos, Herbert José de Sousa, conhecido como Betinho, nasceu no dia 3 de novembro de 1935, em Bocaiúva, Minas Gerais. Assim como seus dois irmãos, o cartunista Henfil e o músico Chico Mário.  Betinho era portador da hemofilia e, durante sua vida, sofreu com outras doenças, como tuberculose e a Aids, doença que descobriu em 1986, adquirida durante uma transfusão de sangue. 

Betinho se formou em sociologia em 1962, assessorou o ministério da Educação durante o governo João Goulart e foi um defensor da reforma agrária. Por conta de sua militância política, deixou o país durante o governo militar e mudou-se para o Chile, onde assessorou Salvador Allende. Porém, com o golpe militar de Pinochet, precisou novamente mudar de país. Morou no Canadá e depois no México. 

Retornou ao Brasil em 1979, com a Lei da Anistia. Seu projeto mais conhecido é a Ação da Cidadania contra a Fome, a infa, movimento em favor dos pobres e excluídos. Betinho morreu no dia 9 de agosto de 1997, debilitado por causa da Aids. Ele deixou dois filhos: Daniel e Henrique. Também foi autor de crônicas, livros sobre cidadania, Aids, e escreveu histórias para o público infanto-juvenil.

Imagem: via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Betinho

PESQUISE também em outras fontes

3 de Novembro de 1930

Getúlio Vargas toma o poder após o golpe de estado

Às 15h do dia 3 de novembro de 1930, Getúlio Vargas assumia o comando da Junta Militar Provisória, no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro. Era a subida de Getúlio à presidência e também o término da República Velha - conhecida pela sua política café com leite (em que havia uma alternância de poder entre São Paulo e Minas Gerais. 

Durante o discurso de posse de Getúlio Vargas, no centro da cidade do Rio de Janeiro, os soldados gaúchos cumpriam a promessa de amarrar os cavalos no obelisco da Avenida Central, atual Avenida Rio Branco, marcando simbolicamente o triunfo da Revolução de 1930. Getúlio Vargas ficaria no poder ao longo de 15 anos, até 1945. Depois, de 1951 até 1954, seria eleito democraticamente, permanecendo na presidência até o dia do seu suicídio, em 24 de agosto.

O golpe de estado que iria culminar na tomada do poder de Getúlio Vargas foi desencadeado no dia 3 de outubro, exatamente às 17h25min, quando o político Osvaldo Aranha telegrafou o militar e político Juarez Távora, comunicando início da Revolução. 

O movimento se alastrou rapidamente pelo país, e oito governos estaduais no Nordeste foram depostos pelos tenentes em um golpe de estado. Até a chegada triunfal dos revolucionários ao Rio de Janeiro, ocorreram confrontos entre o exército do governo e as forças revolucionárias. Entre 12 e 13 de outubro, houve o Combate de Quatiguá, considerado o maior desta Revolução.

Imagem:  [Public domain, Public domain or Public domain], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Estado_Novo_(Brasil)

PESQUISE também em outras fontes

3 de Novembro de 1903

O Panamá proclama sua independência da Colômbia

A independência do Panamá da Colômbia foi um fato ocorrido no dia 03 de novembro de 1903 e que acarretou a Proclamação da República do Panamá, anteriormente um departamento da República da Colômbia, mas antes disto foi por um breve período um Estado independente, entre sua independência da Espanha e sua posterior anexação à Colômbia. 

Desde sua declaração de independência da Espanha, no dia 28 de novembro de 1821, o Panamá tinha se unido voluntariamente à Grande Colômbia, que se encontrava integrada pelas atuais nações da Colômbia, Venezuela e Equador. 

Em várias ocasiões, militares do território istmenho, conhecido como Departamento do Istmo, sob o centralismo, ou Estado Soberano do Panamá, sob o federalismo, tinham tentado se separar, tornar-se independente do governo colombiano ou se autogovernar de fato, mas as tentativas sempre se viram frustradas, até que finalmente em 1903 os Estados Unidos intervieram, através do secretário de Estado Norte-americano, John Hay, que encaminhou a assinatura de um tratado para a construção do Canal do Panamá. 

O tratado foi ratificado depois pela Junta Provisional do Governo do Panamá e pelo Senado dos Estados Unidos. Na Colômbia, a notícia da separação do Panamá não foi conhecida até o dia 06 de novembro em Bogotá, quando ocorreu um atraso no cabo submarino que tornava possível as comunicações entre as duas regiões.

Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM

https://pt.wikipedia.org/wiki/Separa%C3%A7%C3%A3o_do_Panam%C3%A1_da_Col%C3%B4mbia

PESQUISE também em outras fontes

3 de Novembro de 1867

Morre Domitila de Castro, a Marquesa de Santos

A Marquesa de Santos, cujo nome de batismo era Domitila de Castro Canto e Melo, morreu em 3 de novembro de 1867, aos 69 anos, em São Paulo. Ela foi uma das figuras mais notáveis da história do Brasil do século XIX, se notabilizando como amante do imperador D. Pedro I. Sua vida foi marcada por uma trajetória que incluiu violência, amor, poder e controvérsias.

Nascida em 1797, Domitila era filha de uma família abastada de São Paulo. Em 1813, aos quinze anos de idade, ela se casou com um oficial do segundo esquadrão do Corpo dos Dragões da cidade de Vila Rica, o alferes Felício Pinto Coelho de Mendonça (1790–1833). Após o casamento em São Paulo, Domitila e Felício partiram para Vila Rica. Ele é citado por diversos historiadores como um homem violento, que a espancava e violentava.

Devido aos maus tratos do marido, Domitila conseguiu junto à família em São Paulo autorização para retornar para a casa paterna com os seus três filhos no final de 1816. Mais tarde, Felício foi transferido de seu posto no exército de Vila Rica para Santos e se estabeleceu em São Paulo, tentando se reconciliar com a esposa e em 1818 voltaram a viver juntos. Entretanto, não demorou para que Felício retornasse com seus velhos hábitos de espancamento e ameaças de morte à esposa.

Na manhã de 6 de março de 1819, Felício surpreendeu Domitila junto à fonte de Santa Luiza e a esfaqueou duas vezes, na coxa e na barriga. Felício foi preso e levado para Santos, junto ao seu quartel, de onde partiu para o Rio de Janeiro. Domitila ficou dois meses entre a vida e a morte.

Ao se restabelecer teve que brigar judicialmente com o pai de Felício, que queria tomar os filhos do casal para educá-los na Capitania de Minas Gerais. Domitila pediu a separação de Felício mas só a obteve cinco anos depois.

Em 1822, a vida de Domitila tomou um rumo inesperado quando conheceu Dom Pedro de Alcântara em São Paulo, dias antes da proclamação da Independência do Brasil. O relacionamento entre eles floresceu rapidamente e logo se tornaram amantes. No ano seguinte, já imperador, ele a instalou em sua primeira residência no Rio de Janeiro, na rua Barão de Ubá, hoje bairro do Estácio. Em 1826, D. Pedro deu de presente para ela a  "Casa Amarela", uma mansão perto da Quinta da Boa Vista.

Domitila foi sendo "promovida" pelo amante aos poucos. Em 4 de abril de 1825 foi nomeada dama camarista da imperatriz d. Leopoldina, em 12 de outubro do mesmo ano foi feita Viscondessa de Santos com grandeza e, em 12 de outubro de 1826, teve o título elevado a Marquesa de Santos.  Domitila teve cinco filhos com Dom Pedro I, que foram reconhecidos por ele, sendo que dois morreram ainda na infância. No entanto, o relacionamento deles não durou para sempre. Após a morte de Maria Leopoldina, Dom Pedro I casou-se com Amélia de Leuchtenberg em 1829, o que levou a uma separação definitiva entre ele e a Marquesa

Em 1833, Domitila se uniu ao brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar (1794–1857), casando-se oficialmente na cidade de Sorocaba em 14 de junho de 1842.  O relacionamento entre Tobias e Domitila foi o mais longo da Marquesa, durando 24 anos (ele morreu em 1857). O casal teve seis filhos, sendo que quatro conseguiram chegar à idade adulta.

Após ter ficado viúva, a Marquesa de Santos tornou-se devota e caridosa, procurando socorrer os desamparados, protegendo os miseráveis e famintos, cuidando de doentes e de estudantes da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, no centro da cidade de São Paulo. Ela morreu de enterocolite (quadro inflamatório do trato digestivo) no seu palacete em 1867.

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Domitila_de_Castro

PESQUISE também em outras fontes

3 de Novembro de 1864

Morre Gonçalves Dias, poeta brasileiro

Poeta e autor do clássico Canção do exílio, Antônio Gonçalves Dias morreu no dia 3 de novembro de 1864. Nascido em Caxias (MA), no dia 10 de agosto de 1823, Gonçalves Dias se orgulhava de ter no sangue as três etnias formadoras do povo brasileiro: a branca, do seu pai; e a indígena e negra, herdada da mãe, que era mestiça.

Depois de iniciar os estudos em latim, francês e filosofia, ele partiu para a Europa, onde morou em Portugal em 1838. Formou-se em Direito na Universidade de Coimbra, em 1840. Voltou ao Brasil em 1845 e, por conta do seu tempo longe do país, escreveu Canção do exílio e parte dos poemas de Primeiros cantos e Segundos cantos.

Um ano após retornar ao Brasil, conheceu sua musa, Ana Amélia Ferreira Vale. Gonçalves Dias chegou a pedir a mão da moça em casamento, mas teve o pedido negado por causa de sua origem mestiça. Por conta disso, várias de suas peças românticas foram escritas para ela, incluindo Ainda uma vez Adeus.

Depois de ter seu coração partido, Gonçalves Dias mudou-se para o Rio de Janeiro e se casou com Olímpia da Costa, de quem acabou se separando alguns anos depois. Em 1862, o poeta retornou à Europa para fazer um tratamento de saúde. Como não obteve resultados, decidiu voltar ao Brasil. A viagem foi no navio Ville de Boulogne, que naufragou na costa brasileira. Todos se salvaram, menos Gonçalves Dias, que, debilitado, não conseguiu sair do seu camarote a tempo.

Imagem:  [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Gon%C3%A7alves_Dias

PESQUISE também em outras fontes




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!