noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

O DIA NA HISTÓRIA - ACONTECEU

DIA 5 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA

Publicada em 05/11/24 às 12:12h - 80 visualizações

Antônio Galdino com informações da internet


Compartilhe
Compartilhar a noticia DIA 5 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia DIA 5 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia DIA 5 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA

Link da Notícia:

DIA 5 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA
 (Foto: Da net)

DIA 5 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA

Thomas Carlyle (Reino Unido -1795/1881), escritor, historiador, ensaísta, tradutor e professor escocês durante a era vitoriana, escreveu:

“Nenhum grande homem vive em vão. A história do mundo não é senão a biografia dos grandes homens”. (Thomas Carlyle).

Naqueles anos, não se tinha a invencionice do detalhamento do gênero, homem e mulher e, obviamente aí estão incluídas, naturalmente, as grandes mulheres...

Pense em cada dia como o teu aniversário ou o aniversário de um amigo, de alguém da família ou de um fato marcante e VEJA alguns fatos que aconteceram na história, nesta data.

Dia 5 de NOVEMBRO, apresentamos alguns acontecimentos, nascimentos e partidas de pessoas e fatos que passaram à história.

Veja os destaques de acontecimentos da história de cada dia, em ordem decrescente, do mais atual para o mais antigo.

5 de Novembro de 2021 - Cantora Marília Mendonça morre em acidente de avião em Minas Gerais

5 de Novembro de 2015 - Rompe a barragem em Mariana (MG), da Mineradora Samarco

5 de Novembro de 1983 - Morre Humberto Mauro, cineasta considerado o pai do cinema brasileiro

5 de Novembro de 1982 - Maior do mundo na época, Itaipu abre suas comportas

5 de Novembro de 1938 - Nasce o político e médico Enéas Carneiro

5 de Novembro de 1872 - Nos EUA, mulher vota, é presa e condenada a pagar multa

5 de Novembro de 1849 - Nasce Ruy Barbosa, escritor e diplomata brasileiro

5 de Novembro de 1605 - É planejada a Conspiração da Pólvora

5 de Novembro de 1493 - Cristóvão Colombo descobre a ilha A Desejada

Não deixe de ver as sugestões, em cada matéria abaixo, para ampliar a sua consulta. Procure outras sugestões. Leia muito. Busque ampliar os seus conhecimentos. (Prof. Antônio Galdino)

5 de Novembro de 2021

Cantora Marília Mendonça morre em acidente de avião em Minas Gerais

A cantora Marília Mendonça morreu em 5 de novembro de 2021, aos 26 anos, em um acidente de avião em Piedade de Caratinga, Minas Gerais. Outras quatro pessoas que estavam na aeronave também morreram. A artista era uma da mais populares da nova geração da música sertaneja, conquistando um público enorme nos últimos anos.

"Com imenso pesar, confirmamos a morte da cantora Marília Mendonça, seu produtor Henrique Ribeiro, seu tio e assessor Abicieli Silveira Dias Filho, do piloto e copiloto do avião, os quais iremos preservar os nomes neste momento. O avião decolou de Goiânia com destino a Caratinga/MG, onde Marília teria uma apresentação esta noite. De momento, são estas as informações que temos.", diz uma nota divulgada pela assessoria da cantora.

Nascida em Cristianópolis (GO) e criada em Goiânia, Marília teve seu primeiro contato com a música na igreja, começando a compor quando tinha apenas 12 anos de idade. Após assinar sucessos gravados por outros artistas, como João Neto & Frederico, Wesley Safadão e Jorge & Mateus, ela se lançou como cantora em 2014.  Dois anos depois, ela lançou seu primeiro álbum, Marília Mendonça: Ao Vivo, que trazia "Infiel", a segunda canção mais tocada no Brasil em 2016.

Ainda em 2016, ela lançou o EP acústico ao vivo Agora É Que São Elas, que apresentava a canção "Eu Sei de Cor", outro hit. Logo, Marília Mendonça se tornou uma das principais figuras do movimento conhecido como "feminejo", neologismo criado para rotular o novo sertanejo feminino. As letras de suas canções frequentemente abordavam problemas típicos de relacionamentos amorosos, o que levou a cantora a ser conhecida como "rainha da sofrência".

Nos anos seguintes, Marília emplacou outros sucessos, como "Amante Não Tem Lar", "O Meu Cupido é Gari",  "Ciumeira" e "Todo Mundo Vai Sofrer". Seu talento como compositora extrapolava o gênero sertanejo. Em 2018, ela gravou a canção "Cuidando de Longe" em parceria com Gal Gosta, um dos maiores nomes da MPB.

Marília Mendonça deixa um filho de dois anos de idade.

Imagens Divulgação

VEJA MAIS EM

https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/morre-cantora-marilia-mendonca-aos-26-anos-em-acidente-de-aviao/

PESQUISE também em outras fontes

5 de Novembro de 2015

Rompe a barragem em Mariana (MG), da Mineradora Samarco

O maior desastre ambiental da história brasileira ocorreu no dia 5 de no novembro de 2015 quando rompeu a barragem de Fundão, que varreu do mapa o distrito de Bento Rodrigues, a 35 km do centro do município Mariana (MG).A barragem servia para conter rejeitos da Samarco Mineração S.A., um empreendimento da brasileira Vale S.A. e da anglo-australiana BHP Billiton.A tragédia espalhou um grande volume de lama de rejeitos, deixou 19 mortos, muitos desabrigados, provocou a poluição da bacia do Rio Doce e devastou a vegetação nativa. 

No dia 22 de novembro, a lama chegou ao Oceano Atlântico, atingindo o litoral norte do Espírito Santo. O Ministério Público Federal denunciou quatro empresas pela tragédia. A Samarco, responsável pela barragem; suas acionistas Vale e BHP Billiton; e a VogBR, empresa que assinou laudo atestando a estabilidade da estrutura da barragem. 

Os procuradores do MPF dizem que a mineradora tinha consciência dos riscos de um rompimento. A Samarco alega que sempre deu prioridade à segurança e que nunca reduziu investimentos nesta área.

Imagem: Senado Federal (Bento Rodrigues, Mariana, Minas Gerais) [CC BY 2.0], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Rompimento_de_barragem_em_Mariana

PESQUISE também em outras fontes

5 de Novembro de 1983

Morre Humberto Mauro, cineasta considerado o pai do cinema brasileiro

No dia 5 de novembro de 1983, morria Humberto Mauro, considerado o pai do cinema brasileiro. Nascido em Volta Grande (MG), no dia 30 de abril de 1897, ele sempre filmou temas brasileiros e foi um dos pioneiros da sétima arte no Brasil. Suas obras datam entre 1925 e 1974. Ele comprou sua primeira câmara cinematográfica de 9,5 mm, marca Pathé, em 1925. No mesmo ano, fundou em Cataguases (MG), a Phebo Sul América. 

No ano seguinte, filmou Na Primavera da Vida e em seguida Thesouro Perdido, uma obra de aventura, com muitas cenas de ação, que foi escolhida como melhor filme brasileiro de 1927. Depois do sucesso de Thesouro Perdido, Humberto Mauro mudou o nome de sua produtora para Phebo Brasil. Seu trabalho seguinte foi Brasa Dormida, um romance de aventura com cenas eróticas. Em 1929, lançou Sangue Mineiro, considerado seu melhor filme em Cataguases, o último longa para a Phebo. 

Humberto Mauro também se envolveu com poetas e escritores do movimento modernista. Com a Cinédia, em 1929, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde dirigiu as primeiras produções do estúdio: Barro Humano e Lábios sem beijos. Com o sucesso desses filmes, a Cinédia se transformou no estúdio mais importante da época. Em 1931, lançou Mulher e depois Ganga Bruta, que demorou a ser filmado entre 1931 e 1933. 

Depois de dirigir a Voz do Carnaval (1933), seu primeiro musical que contou com a participação de Carmen Miranda, trocou a Cinédia pela Brasil Vita Filmes (1934). Ali, fez Favela dos Meus Amores (1935) e Cidade Mulher (1936). Em seguida, a convite de Roquete Pinto, integrou o Instituto Nacional do Cinema Educativo, onde, por décadas, realizou documentários sobre os mais variados temas. 

Durante o tempo que trabalhou no INCE, dirigiu três longas: Descobrimento do Brasil (1937), Argila (1940) e Canto da Saudade (1952), onde atuou como ator em um papel secundário. Afastado do cinema desde 1974, ano do curta "Carro de Bois", foi morar em sítio em Rancho Alegre, em Volta Grande, onde morreu, aos 86 anos, praticamente cego, após uma forte pneumonia.

Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Humberto_Mauro

PESQUISE também em outras fontes

5 de Novembro de 1982

Maior do mundo na época, Itaipu abre suas comportas

Considerada um dos maiores desafios de engenharia do planeta, a usina binacional de Itaipu abriu oficialmente suas comportas no dia 5 de novembro de 1982. Com o reservatório já formado, os presidentes do Brasil, João Figueiredo, e do Paraguai, Alfredo Stroessner, acionam o mecanismo que levantou automaticamente as 14 comportas do vertedouro, liberando a água represada do Rio Paraná e, assim, inauguram oficialmente a maior hidrelétrica do mundo, após mais de 50 mil horas de trabalho. 

O nome Itaipu, que significa "a pedra que canta" na língua guarani, faz referência à pequena ilha que havia ali, antes da usina. As obras da barragem chegaram ao fim em outubro daquele ano, mas os trabalhos não pararam. O fechamento das comportas do canal de desvio, para a formação do reservatório da usina, deram início à operação Mymba Kuera (que em tupi-guarani quer dizer pega-bicho?), que teve o objetivo de salvar os animais que seriam afetados pela área a ser inundada pelo lago. 

Por conta das fortes chuvas e enchentes da época, as correntezas do Rio Paraná levaram 14 dias para encher o reservatório. Fora isso, milhares de pessoas receberam indenização e tiveram que deixar suas casas. Moradores de Guaíra cidade que perdeu parte do seu território realizaram protestos, e artistas prestaram homenagem aos saltos que foram encobertos pelo reservatório. 

Ansiosos por se despedir das Sete Quedas, 32 turistas morreram em janeiro de 1982 com o rompimento de uma passarela sobre o rio. Ao longo da faixa de 170 quilômetros submersos entre Foz do Iguaçu e Guaíra, 8.519 propriedades urbanas e rurais foram alagadas na margem brasileira, e seus donos indenizados. O município de Guaíra também passou a receber royalties da Itaipu pelo alagamento das Sete Quedas.

Imagem:  via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Usina_Hidrel%C3%A9trica_de_Itaipu

PESQUISE também em outras fontes

5 de Novembro de 1938

Nasce o político e médico Enéas Carneiro

No dia 5 de novembro de 1938 nascia, em Rio Branco (AC), Enéas Carneiro, médico e político, fundador do extinto Partido da Reedificação da Ordem Nacional, o PRONA. Após o primeiro turno das eleições presidenciais de 2006, o PRONA se fundiu ao PL e foi criado o Partido da República.  

Enéas ganhou bastante popularidade quando se candidatou à presidência da república na eleição de 1989, quando finalizava seus pronunciamentos no horário eleitoral gratuito com o bordão "Meu nome é Enéas!". Ele se lançou como candidato à presidência em outras duas ocasiões, em 1994 e 1998. Em sua última candidatura, defendeu questões polêmicas como a produção da bomba atômica, aumento do efetivo militar e a nacionalização dos recursos minerais do subsolo brasileiro. 

Depois, concorreu à prefeitura de São Paulo, em 2000, dois anos depois, foi eleito deputado federal por São Paulo com votação recorde de 1.537.642, a maior de toda a história. No início do ano de 2006, começou a sofrer com problemas de saúde e precisou retirar sua marcante barba antes que iniciar o tratamento de quimioterapia para tratar de uma leucemia mieloide aguda. 

Ele morreu vítima da doença, no dia 6 de maio de 2007, aos 68 anos, em sua casa, no Rio de Janeiro, pois já havia desistido do tratamento. Suas cinzas foram jogadas na Baía de Guanabara atendendo o seu pedido antes de morrer.

Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/En%C3%A9as_Carneiro

PESQUISE também em outras fontes

 5 de Novembro de 1872

Nos EUA, mulher vota, é presa e condenada a pagar multa

Em 5 de Novembro de 1872, em uma época que as mulheres ainda não tinham o direito a voto, a ativista Susan Brownell Anthony decidiu votar nas eleições presidenciais nos Estados Unidos e, duas semanas mais tarde seria presa por isso. Ela votou com base da Décima Quarta Emenda: "Todas as pessoas nascidas ou naturalizadas nos Estados Unidos e sujeitas à sua jurisdição são cidadãos dos Estados Unidos e do Estado onde residem. Nenhum Estado poderá fazer ou executar qualquer lei que restrinja os privilégios ou imunidades dos cidadãos dos Estados Unidos; nem qualquer Estado poderá privar qualquer pessoa da vida, liberdade ou propriedade sem o devido processo legal, nem negar a qualquer pessoa sob sua jurisdição a igual proteção das leis". 

Os privilégios da cidadania, que não continham nenhuma qualificação gênero, dava às mulheres o direito constitucional de votar em eleições federais. Contudo, não foi isso que aconteceu com Susan, uma ativista pelos direitos civis das mulheres: ela foi presa ao tentar exercer o direito do voto. Mais tarde, foi levada a julgamento, no Condado de Ontário, e condenada ao pagar uma multa de US$ 100, livrando-se da cadeia. Susan não foi autorizada a testemunhar em seu favor. 

Mesmo sem permissão, ela começou a falar durante o julgamento e disse que "jamais pagará um dólar desta pena injusta". Ela nunca pagou a multa e o governo, numa situação embaraçosa, nunca tomou nenhuma ação de cobrança contra ela. Apesar de dedicar sua vida na luta pelos direitos das mulheres, Susan não chegou a testemunhar o dia em que o direito do voto feminino foi oficializado. 

Isso aconteceu apenas 14 anos depois de sua morte, no dia 26 de agosto de 1920, quando foi aprovada a Décima Nona Emenda, que contou, em parte, com um texto escrito por ela. Susan, mais tarde, foi homenageada em um selo comemorativo dos Correios dos EUA, em 1936, e deve seu rosto cunhado na moeda de um dólar (1979 a 1981, e depois em 1999).

Imagem:  [Public domain], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM

https://pt.wikipedia.org/wiki/Sufr%C3%A1gio_feminino_nos_Estados_Unidos

PESQUISE também em outras fontes

 

5 de Novembro de 1849

Nasce Ruy Barbosa, escritor e diplomata brasileiro

No dia 5 de novembro de 1849 nascia, em Salvador, o político, jurista, diplomata, escritor e tradutor brasileiro Ruy Barbosa. Como político, foi deputado, senador, ministro da Fazenda e duas vezes candidato a presidência da república. Além disso, foi um dos organizadores da República e coautor da constituição da Primeira República, ao lado de Prudente de Morais. Foi defensor do federalismo, do abolicionismo e dos direitos e garantias individuais. 

Grande estudioso da língua portuguesa, foi membro fundador da Academia Brasileira de Letras, sendo presidente desta instituição entre 1908 e 1919. Exerceu um papel importante na entrada do Brasil na I Guerra Mundial. No final da sua vida, foi indicado juiz da Corte Internacional de Haia, mas recusou o convite. Ele morreu em Petrópolis, no Rio de Janeiro, no dia 1o. de março de 1923.

Imagem: [Public domain or CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Ruy_Barbosa

PESQUISE também em outras fontes

5 de Novembro de 1605

É planejada a Conspiração da Pólvora

A Conspiração da Pólvora foi um complô que teve como data o dia 5 de novembro de 1605, organizado por um grupo de provinciais católicos ingleses (Robert Catesby e Guido Fawkes) para matar o Rei Jacobo I da Inglaterra, sua família, e a maior parte da aristocracia protestante, explodindo o Parlamento inglês durante a sessão de Abertura de Estado (5 de novembro de 1605). 

Os conspiradores tinham planejado sequestrar os infantes reais, ausentes no Parlamento, e incitar uma rebelião no local. Esta medida pretendia ser o sinal para um grande levante dos católico-romanos ingleses, descontentes pelas medidas penais severas adotadas contra eles, e que finalizaria com a instalação no trono inglês de um Rei controlado pelo Papa. Realizados os preparativos, o Governo descobriu a conspiração, o que acabou conduzindo à execução da maior parte dos conspiradores e serviu de pretexto para um endurecimento das medidas antiromanas. 

O Complô da Pólvora foi apenas um entre uma série de tentativas de assassinato malsucedidas contra Jaime I. Muitos acreditam que a conspiração foi parte integral da chamada Contra Reforma Católica. Todos os anos no dia 5 de novembro, no Reino Unido, na Nova Zelândia, África do Sul, Terranova, Canadá, São Cristóvão e Nevis, em algumas partes dos Estados Unidos e antigamente na Austrália, é celebrado o fracasso do complô, conhecido como a Noite de Guy Fawkes, a Noite da Fogueira ou a Noite dos Fogos Artificiais. 

A descoberta a tempo da conspiração impediu a derrocada da dinastia protestante dos Stuarts, personificada nas figuras de Jaime I da Inglaterra e VI da Escócia, e a entronização de um monarca católico, provavelmente seu filho o Príncipe Carlos, devidamente instruído nos dogmas e nos mistérios da Igreja de Roma.

Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM

https://pt.wikipedia.org/wiki/Conspira%C3%A7%C3%A3o_da_P%C3%B3lvora

PESQUISE também em outras fontes

5 de Novembro de 1493

Cristóvão Colombo descobre a ilha A Desejada

No dia 5 de novembro de 1493 o conquistador Cristóvão Colombo avistou novamente nos contornos da América, uma ilha que batizou como "A Desejada", nome que deu motivo a diferentes versões históricas. Enquanto para uns esse nome correspondia ao desejo lógico de alcançar a terra, outros achavam que deu esse nome á ilha porque a mesma fazia parte do arquipélago das Antilhas, um dos pontos que buscou e não conseguiu encontrar em sua primeira viagem. 

Durante a viagem, Colombo teve que lidar com vários problemas, entre eles um motim da tripulação, que finalmente foi controlado pelos comandantes. Mas o desencanto entre os marinheiros se tornava cada vez mais forte. Nesta segunda viagem, o conquistador conseguiu consolidar a presença espanhola no Novo Mundo, embora o ouro e as espécies arrecadadas não tivessem alcançado os níveis prometidos à Coroa.

Imagem: Sebastiano del Piombo [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Crist%C3%B3v%C3%A3o_Colombo

PESQUISE também em outras fontes


ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!