noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

O DIA NA HISTÓRIA - ACONTECEU

DIA 7 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA

Publicada em 07/11/24 às 12:52h - 41 visualizações

Antônio Galdino com informações da internet


Compartilhe
Compartilhar a noticia DIA 7 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia DIA 7 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia DIA 7 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA

Link da Notícia:

DIA 7 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA
 (Foto: Da net)

DIA 7 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA

Thomas Carlyle (Reino Unido -1795/1881), escritor, historiador, ensaísta, tradutor e professor escocês durante a era vitoriana, escreveu:

“Nenhum grande homem vive em vão. A história do mundo não é senão a biografia dos grandes homens”. (Thomas Carlyle).

Naqueles anos, não se tinha a invencionice do detalhamento do gênero, homem e mulher e, obviamente aí estão incluídas, naturalmente, as grandes mulheres...

Pense em cada dia como o teu aniversário ou o aniversário de um amigo, de alguém da família ou de um fato marcante e VEJA alguns fatos que aconteceram na história, nesta data.

Dia 7 de NOVEMBRO, apresentamos alguns acontecimentos, nascimentos e partidas de pessoas e fatos que passaram à história.

Veja os destaques de acontecimentos da história de cada dia, em ordem decrescente, do mais atual para o mais antigo.

7 de Novembro de 2009 - Morre Anselmo Duarte, diretor do filme O Pagador de Promessas

7 de Novembro de 1993 - Ayrton Senna vence sua última corrida pela F-1

7 de Novembro de 1913 - Nasce Albert Camus

7 de Novembro de 1910 - Realizado o primeiro voo comercial do mundo

7 de Novembro de 1905 - Tem início a Revolução Russa

7 de Novembro de 1903 - Nasce Ary Barroso, compositor e radialista brasileiro

7 de Novembro de 1896 - Começa a Guerra de Canudos

7 de Novembro de 1867 - Nasce a cientista Marie Curie, duas vezes ganhadora do Nobel

7 de Novembro de 1811 - É travada a Batalha de Tippecanoe

7 de Novembro de 1492 - Cai o meteorito mais antigo que se tem conhecimento no Ocidente

Não deixe de ver as sugestões, em cada matéria abaixo, para ampliar a sua consulta. Procure outras sugestões. Leia muito. Busque ampliar os seus conhecimentos. (Prof. Antônio Galdino)

 

7 de Novembro de 2009

Morre Anselmo Duarte, diretor do filme O Pagador de Promessas

Morria no dia 7 de novembro de 2009, em São Paulo, o ator, roteirista e cineasta Anselmo Duarte Bento. Nascido em Salto (SP), no dia 21 de abril de 1920, ele teve uma grande carreira como ator e, em 1951, foi contratado como diretor pela Vera Cruz.

Uma das suas obras mais importantes foi o filme o Pagador de Promessas (1962), um drama escrito e dirigido por ele, baseado na peça teatral homônima de Dias Gomes. Com esta obra, Anselmo Duarte ganhou a Palma de Ouro e o Prêmio Especial do Júri no Festival de Cannes. O filme também concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro.

Ele ainda dirigiu outros clássicos do cinema nacional, como Absolutamente Certo (1957) e Vereda da Salvação (1964). Mais tarde, contudo, sua carreira entrou em declínio após divergências com o pessoal do Cinema Novo. Em 1979, fez uma participação especial na novela Feijão Maravilha. Membro do júri de Festival de Cannes em 1971, morreu após um acidente vascular cerebral.

Imagem: via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Anselmo_Duarte

PESQUISE também em outras fontes

7 de Novembro de 1993

Ayrton Senna vence sua última corrida pela F-1

No dia 7 de novembro de 1993, o piloto brasileiro Ayrton Senna conquistou a sua última vitória na Fórmula-1 ao vencer o GP de Adelaide, na Austrália, o último da temporada. A prova também foi a despedida de Senna da equipe McLaren.

O brasileiro, que já havia vencido o mundial de F-1 três vezes - 1988, 1990 e 1991 - largou na pole e praticamente não teve dificuldades em vencer a corrida, deixando para trás o seu eterno rival Alain Prost, que se sagrou campeão mundial daquele ano e terminou a corrida na Austrália na segunda colocação. Senna conquistou a sua 41ª vitória, nos 158 grandes prêmios que havia disputado até então.

VEJA MAIS EM

https://ge.globo.com/motor/formula-1/blogs/f1-memoria/post/2018/11/07/senna-venceu-pela-ultima-vez-na-formula-1-na-despedida-de-prost-ha-25-anos-na-australia.ghtml

PESQUISE também em outras fontes

7 de Novembro de 1913

Nasce Albert Camus

Albert Camus nasceu no dia 7 de novembro de 1913 e faleceu no dia 4 de janeiro de 1960. Foi um romancista, ensaísta e filósofo franco-argelino. Desenvolveu em sua diversa obra um humanismo fundamentado na conscientização do absurdo da condição humana. Em 1957 lhe foi concedido o Prêmio Nobel de Literatura. O Romance "A Queda" havia sido publicado no ano anterior, mas o comitê Nobel citou seus escritos contra a guilhotina.

Começou a escrever muito jovem: seus primeiros textos foram publicados na revista Sud em 1932. Depois de terminar a escola secundária, obteve um diploma de estudos superiores em letras, na área de filosofia. A tuberculose o impediu de se tornar um professor.

Entre suas obras destacam-se: O Avesso e o Direito (L envers et l endroit) (1937) Núpcias (Noces) (1939) O Mito de Sísifo (Le mythe de Sisyphe) (1942) O Estrangeiro (L étranger) (1942) Calígula (Caligula) (1944) O Mal-entendido (Le malentendu) (1944) A Peste (La peste) (1947) Estado de Sítio (L état de siège) (1948) Cartas a um Amigo Alemão (Lettres à un ami allemand) (1948) Os Justos (Les justes) (1950) O Homem Revoltado (L homme révolté) (1951) O Verão (L été) (1954) A Queda (La chute) (1956) O Exílio e o Reino (L exil et le royaume) (1957) Uma Morte Feliz (La Mort heureuse) (1971) e O Primeiro Homem (Le premier homme) (inacabado, publicado por sua filha em 1994).

Imagem:[Public domain], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Albert_Camus

PESQUISE também em outras fontes

7 de Novembro de 1910

Realizado o primeiro voo comercial do mundo

O primeiro voo de comercial do mundo era realizado por um avião ocorreu em um dia como este, no ano de 1910. Uma carga de seda foi levada pelo piloto Phil O. Parmalee, que conduziu o seu Wright Modelo B de Dayton a Columbus, Ohio. A viagem durou uma hora e percorreu a distância de 100 quilômetros, com o avião atingindo a velocidade de 97 km/h, um recorde para a época.

Dois anos antes, em 1908, os irmãos norte-americanos Orville e Wilbur Wright patentearam um aeroplano mais pesado do que o ar, capaz de executar um voo prolongado e repetido. Por conta disso, eles ficaram conhecidos como os pioneiros da história da aviação, um "título" histórico que gera muitas controvérsias. O modelo patenteado foi pilotado por importantes figuras, como o empresário russo Charles De Lambert que, em 1909, voou 116 quilômetros em menos de duas horas.

A contribuição mais importante dos irmãos para a aviação foi um voo para determinar o movimento de aeronaves em torno do eixo longitudinal. Na época, os projetos dos aviões não levavam em conta a necessidade de inclinar as asas para mudar a direção da aeronave.

Imagem: [Public domain], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_avia%C3%A7%C3%A3o

PESQUISE também em outras fontes

7 de Novembro de 1905

Tem início a Revolução Russa

A Revolução Russa teve início em 7 de novembro de 1905 e foi um dos acontecimentos mais importantes da história moderna, além de um dos mais violentos de todos os tempos. Foi uma revolta espontânea e contra o governo que se espalhou por todo o Império Russo. Aparentemente, não tinha direção, controle ou qualquer objetivo reconhecido. É geralmente considerado o ponto de partida para as condições políticas, econômicas e sociais na Rússia.

Seu impacto foi sentido na América e Europa. Embora a Revolução não tenha expandindo o comunismo de maneira imediata, ela propiciou a outros países do terceiro mundo um exemplo a ser seguido. Com a Revolução Russa, o proletariado seguiu como líder dos oprimidos e, ao mesmo tempo, instaurava sua dominação política para criar as bases de uma nova ordem social, sem exploradores nem explorados, abrindo um novo horizonte histórico para a humanidade.

Imagem: via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM

https://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Russa_de_1917

PESQUISE também em outras fontes

 

7 de Novembro de 1903

Nasce Ary Barroso, compositor e radialista brasileiro

No dia 7 de novembro de 1903 nascia, em Ubá, em Minas Gerais, Ary Barroso, compositor, locutor e radialista de grande sucesso no Brasil. Durante sua carreira, compôs cerca de 500 músicas e também contou com parceiros como Noel Rosa e Lamartine Babo. Órfão desde muito pequeno, ele foi criado pela tia Rita, que o inseriu no meio musical. Nos anos 20, já no Rio de Janeiro, compôs músicas como Eu vou à Penha e Vamos deixar de Intimidade.

Essas duas composições fizeram parte do seu primeiro disco, lançado em 1928. Seu maior reconhecimento, contudo, foi com a música Aquarela do Brasil. Suas músicas também ficaram muito conhecidas na voz de Carmem Miranda. O sucesso lhe rendeu um convite de Walt Disney para musicar o filme Você Já Foi a Bahia?

Ary Barroso também ficou conhecido pela sua carreira como locutor e cronista de esporte. Com estilo pitoresco, ele soprava uma gaita-de-boca toda vez que um gol era marcado durante os jogos. Além disso, não fazia questão de esconder que era torcedor do Flamengo, seu clube de coração. Ele morreu no dia 9 de fevereiro de 1964, em um domingo de Carnaval, no Rio de Janeiro, aos 60 anos, por conta de uma cirrose hepática.

Imagem:  [CC BY 2.0], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Ary_Barroso

PESQUISE também em outras fontes

7 de Novembro de 1896

Começa a Guerra de Canudos

No dia 7 de novembro de 1896 tinha início a Guerra de Canudos ou Campanha de Canudos, confronto entre o Exército Brasileiro e os integrantes de um movimento popular liderado por Antônio Conselheiro. O conflito ocorreu na então comunidade de Canudos, no interior da Bahia. Após a derrota de três expedições militares contra Canudos, a destruição total do arraial tornou-se prioridade para o governo brasileiro.

O resultado da ofensiva foi a legitimidade do massacre de até 20 mil sertanejos. Além disso, estima-se que cinco mil militares tenham morrido. A guerra terminou no dia 5 de outubro de 1897 com a destruição total de Canudos, a degola de muitos prisioneiros de guerra, e o incêndio de todas as casas do arraial. Canudos era uma pequena aldeia que surgiu durante o século XVIII. Com a chegada de Antônio Conselheiro, em 1893, o local cresceu rapidamente e, em poucos anos, contava com 25 mil habitantes.

A imprensa, o clero e os latifundiários da região incomodaram-se com a nova cidade independente e com a constante migração de pessoas para o local. Desta maneira, construiu-se uma imagem ruim de Antônio Conselheiro e uma guerra contra os habitantes do arraial de Canudos acabou ganhando o apoio da opinião pública. A escravidão havia acabado fazia pouco tempo no país e, pelas estradas e sertões, grupos de ex-escravos vagavam, excluídos do acesso à terra e com reduzidas oportunidades de trabalho.

Assim, como os caboclos sertanejos, essas pessoas acreditaram no discurso do peregrino Antônio Conselheiro, que surgia como alguém que poderia tirá-las da pobreza ou garantir-lhes a salvação eterna na outra vida.

Imagem: >via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_de_Canudos

PESQUISE também em outras fontes

7 de Novembro de 1867

Nasce a cientista Marie Curie, duas vezes ganhadora do Nobel

Marie Curie, cientista polonesa naturalizada francesa, nasceu em 7 de novembro de 1867, em Varsóvia. Em uma época em que as mulheres enfrentavam restrições significativas no acesso à educação, ela se destacou por suas contribuições para a ciência, particularmente no campo da radioatividade.

Com formação em física e química, ela foi agraciada duas vezes com o Prêmio Nobel.

A futura cientista, cujo nome de batismo era Maria Sklodowska, era a filha caçula de um casal de professores humildes que encorajavam a educação de suas cinco crianças. A determinação e a paixão de Marie pela ciência a impulsionaram a superar os obstáculos e buscar uma educação universitária, o que era raro para as mulheres na época. Ela se mudou para Paris em 1891, onde continuou seus estudos na Sorbonne.

Marie conheceu seu futuro marido, Pierre, enquanto fazia pesquisas de pós-graduação no laboratório que ele supervisionava. Ambos nutriam um interesse por magnetismo e pelo ciclismo. Eles se casaram em Sceaux, França, em 1895. Depois disso, o casal continuou a trabalhar em conjunto, colocando em prática pesquisas que iriam mudar o mundo.

Em 1896, intrigada com a descoberta acidental da radioatividade pelo físico Henri Becquerel, Marie começou a estudar os raios de urânio (Pierre logo se juntou a ela em sua pesquisa). Dois anos depois, os Curie descobriram o polônio (batizado em homenagem à terra natal de Marie) e o rádio. Em 1903, o casal dividiu o Prêmio Nobel de Física com Becquerel pelo seu trabalho pioneiro sobre radioatividade.

Após a trágica morte de Pierre em um acidente em 1906, Marie foi nomeada para seu cargo na Sorbonne, tornando-se a primeira professora da universidade (apenas três anos antes, ela tinha sido a primeira mulher na França a obter um doutorado). Primeira mulher a receber um Nobel, Marie mais tarde se tornou a primeira pessoa a ganhar o prêmio pela segunda vez. Em 1911, ela foi agraciada com o Nobel de Química por ter isolado o rádio.

A contribuição mais significativa de Marie Curie foi o desenvolvimento de técnicas inovadoras para medir a radioatividade, o que permitiu a quantificação precisa de elementos radioativos e sua aplicação em medicina. Durante a Primeira Guerra Mundial, ela fundou unidades móveis de raios-X para auxiliar no diagnóstico de soldados feridos, mostrando como a radioatividade poderia ser usada para benefícios médicos.

No entanto, a exposição contínua à radioatividade cobrou um preço na saúde de Marie Curie. Ela morreu devido a doenças relacionadas à exposição à radiação em 1934, aos 66 anos. No entanto, seu legado perdura como uma das figuras mais influentes na história da ciência. Além de seus prêmios Nobel, ela abriu caminho para as mulheres na ciência, inspirando gerações futuras de cientistas a seguir seus passos.

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Marie_Curie

PESQUISE também em outras fontes

7 de Novembro de 1811

É travada a Batalha de Tippecanoe

A Batalha de Tippecanoe teve como data o dia 7 de novembro de 1811 e foi um confronto entre o exército dos Estados Unidos da América liderado pelo militar William Henry Harrison, governador do território de Indiana, contra os guerreiros da confederação dos povos indígenas aliados, sob o comando de Tecumseh, líder da tribo dos Shawnee.

O confronto aconteceu nos arredores de Prophetstown, perto da atual Battle Ground, Indiana. Embora o exército de Harrison tivesse sofrido um maior número de baixas, apesar de contar com um contingente superior de homens, a batalha foi interpretada como uma importante vitória política e simbólica para as forças norte-americanas. A Batalha de Tippecanoe foi um sério golpe para o sonho de Tecumseh, mas apesar disso continuou representando um importante papel nas operações militares na fronteira.

Foi somente depois da morte de Tecumseh em 1813, durante a batalha do Thames, que sua confederação deixou de ameaçar a expansão dos colonos. Quando William Henry Harrison se apresentou como candidato a Presidente dos Estados Unidos da América durante as eleições de 1840 utilizou como slogan a frase "Tippecanoe and Tyler too" ("Também Tippecanoe e Tyler") para lembrar às pessoas seu papel nessas duas batalhas. Esta mesma frase deu lugar a uma canção que foi muito popular durante tais eleições.

Imagem: Alonzo Chappel [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_de_Tippecanoe

PESQUISE também em outras fontes

7 de Novembro de 1492

Cai o meteorito mais antigo que se tem conhecimento no Ocidente

O meteorito mais antigo que se tem conhecimento que caiu no Ocidente, chamado Ensisheim, caiu na Terra em um dia como este, no ano de 1492, na Alsácia, atual território da França, na cidade que deu o nome à pedra. O meteorito era um condrito ordinário de grupo LL6, com 127 quilos. Ele foi descrito com formato triangular e criou um buraco de um metro de profundidade no momento do impacto.

A sua queda foi vista pela atmosfera da Terra (uma bola de fogo), observada por uma distância de 150 quilômetros a partir do lugar da queda. Muitas pessoas das proximidades se aproximaram do local e removeram pedaços do meteorito, e vários relatos da época abordam o fenômeno. O seu maior fragmento (de 54,7 quilos) está atualmente no átrio do edifício da câmara da cidade.

Imagem: via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://vintage.portaldoastronomo.org/tema_pag.php?id=9&pag=1

PESQUISE também em outras fontes


ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!