noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

O DIA NA HISTÓRIA - ACONTECEU

DIA 8 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA

Publicada em 08/11/24 às 10:52h - 64 visualizações

Antônio Galdino com informações da internet


Compartilhe
Compartilhar a noticia DIA 8 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia DIA 8 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia DIA 8 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA

Link da Notícia:

DIA 8 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA
 (Foto: Da net)

DIA 8 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA

Thomas Carlyle (Reino Unido -1795/1881), escritor, historiador, ensaísta, tradutor e professor escocês durante a era vitoriana, escreveu:

“Nenhum grande homem vive em vão. A história do mundo não é senão a biografia dos grandes homens”. (Thomas Carlyle).

Naqueles anos, não se tinha a invencionice do detalhamento do gênero, homem e mulher e, obviamente aí estão incluídas, naturalmente, as grandes mulheres...

Pense em cada dia como o teu aniversário ou o aniversário de um amigo, de alguém da família ou de um fato marcante e VEJA alguns fatos que aconteceram na história, nesta data.

Dia 8 de NOVEMBRO, apresentamos alguns acontecimentos, nascimentos e partidas de pessoas e fatos que passaram à história.

Veja os destaques de acontecimentos da história de cada dia, em ordem decrescente, do mais atual para o mais antigo.

8 de Novembro de 2020 - Cantora Vanusa morre aos 73 anos

8 de Novembro de 1934 - Morre o cientista e médico brasileiro Carlos Chagas

8 de Novembro de 1895 - Físico alemão descobre o raio X

Não deixe de ver as sugestões, em cada matéria abaixo, para ampliar a sua consulta. Procure outras sugestões. Leia muito. Busque ampliar os seus conhecimentos. (Prof. Antônio Galdino)

8 de Novembro de 2020

Cantora Vanusa morre aos 73 anos

A cantora Vanusa morreu em 8 de novembro de 2020, aos 73 anos, em uma casa de repouso em Santos (SP). De acordo com a família, a causa da morte foi uma insuficiência respiratória. Alguns dias antes ela havia recebido alta de um hospital após ter sido internada uma pneumonia.

Nascida em Cruzeiro (SP), Vanusa Santos Flores tornou-se vocalista do conjunto Golden Lions aos 16 anos. Em 1966, durante os últimos anos da Jovem Guarda, apresentou-se no programa O Bom, de Eduardo Araújo, na extinta TV Excelsior de São Paulo. Logo, foi contratada pela RCA Victor e fez sucesso com a canção "Pra Nunca Mais Chorar".

Em 1968, gravou seu primeiro disco, estreando ainda como compositora em três canções. Cinco anos depois, em seu quarto LP, já como contratada da gravadora Continental, lançou seu maior sucesso: "Manhãs de Setembro". Em 1975, lançou outro hit: "Paralelas", composição de Belchior. Em 1977, protagonizou ao lado de Ronnie Von a telenovela Cinderela 77, da Rede Tupi.

A cantora foi casada duas vezes: com o músico Antônio Marcos e com o ator e diretor de televisão Augusto César Vannucci. Em 1997, publicou sua autobiografia: "Vanusa - A Vida Não Pode Ser Só Isso!". Em 2005, participou de vários concertos comemorativos aos 40 anos da Jovem Guarda. A partir de 2009 começou a apresentar problemas de saúde, sofrendo episódios de desorientação. Em 2015, lançou seu primeiro álbum de canções inéditas em vinte anos: "Vanusa Santos Flores", produzido por Zeca Baleiro.

Imagem: Divulgação

VEJA MAIS EM

https://noticias.r7.com/sao-paulo/cantora-vanusa-morre-aos-73-anos-de-insuficiencia-respiratoria-29062022/

PESQUISE também em outras fontes

 8 de Novembro de 1934

Morre o cientista e médico brasileiro Carlos Chagas

No dia 8 de novembro de 1934 morria Carlos Chagas, um dos grandes cientistas do Brasil. Ele faleceu aos 55 anos de idade, vítima de um infarto em sua residência, no Rio de Janeiro. Grande representante da medicina preventiva no Brasil, ele trabalhou com o médico sanitarista Oswaldo Cruz pela erradicação da malária no país, no combate à leptospirose e doenças venéreas.

Contudo, ficou conhecido pela identificação de uma doença misteriosa, que mais tarde foi batizada de Doença de Chagas. O médico descobriu que ela é transmitida por um protozoário então desconhecido, o Trypanosoma cruzi (nome em homenagem ao seu mentor Oswaldo Cruz), que vive no organismo do mosquito ?barbeiro?, habitante de fendas das casas de pau-a-pique. Quando o inseto pica a pele humana, imediatamente evacua.

Sua picada causa coceira e, ao passar a mão sobre a pele, as fezes entram na corrente sanguínea e contaminam a vítima. A doença age lentamente ao longo dos anos e causa problemas em vários órgãos como fígado e coração, podendo muitas vezes levar à morte. Por conta de sua descoberta, Carlos Chagas recebeu o título de doutor honoris causa da Universidade de Harvard e da Universidade de Paris.

Sem nunca deixar o setor da saúde pública, ele trabalhou no Instituto Oswaldo Cruz (então Instituto Manguinhos), do qual foi diretor. Também foi professor na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, na área de doenças tropicais, higiene e saúde pública.

Imagem:  [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Carlos_Chagas

PESQUISE também em outras fontes

 

8 de Novembro de 1895

Físico alemão descobre o raio X

No dia 8 de novembro de 1895, o físico Wilhelm Conrad Rontgen (1845-1923) tornou-se a primeira pessoa a observar os raios X, o que significou mais tarde um avanço científico significativo que beneficiaria, principalmente, a medicina, fazendo visível o invisível.

A descoberta de Röntgen ocorreu acidentalmente em seu laboratório na cidade de Wurzburg, na Alemanha, onde ele testava se os raios catódicos podiam passar através do vidro. Neste dia, ele notou um brilho vindo de uma tela revestida quimicamente, que estava próxima. Ele chamou os raios que causaram este brilho de raios X por causa de sua natureza desconhecida.

Os raios X são ondas de energia eletromagnética que agem de forma semelhante aos raios de luz, mas em comprimentos de onda cerca de 1.000 vezes menor do que os da luz. Rontgen realizou uma série de experimentos para entender melhor sua descoberta. Ele percebeu que os raios X poderiam penetrar a carne humana, mas que não passavam por ossos ou chumbo e, portanto, pode ser fotografado.

A descoberta de Röntgen foi rotulada como um milagre médico, e o raio X logo se tornou uma importante ferramenta de diagnóstico na medicina, permitindo que os médicos enxergassem, pela primeira vez, o interior do corpo humano sem cirurgia. Em 1897, os raios X foram utilizados num campo de batalha militar, durante a Guerra dos Bálcãs, para encontrar balas e ossos quebrados nos pacientes. Os cientistas foram rápidos em perceber os benefícios dos raios X, mas demoraram para compreender os efeitos nocivos da radiação.

Inicialmente, acreditava-se que os raios X eram inofensivos como a luz. No entanto, anos depois, pesquisadores relataram casos de queimaduras e danos à pele após a exposição aos raios e, em 1904, o assistente de Thomas Edison, Clarence Dally, que havia trabalhado extensivamente com raios X, morreu de câncer de pele. A sua morte fez com que alguns cientistas levassem mais a sério os riscos da radiação.

Durante as décadas de 30, 40 e 50 muitas lojas de calçados dos Estados Unidos usavam aparelhos raios X para permitir que os clientes vissem os ossos dos pés, contudo, a partir da década de 1950 esta prática passou a ser considerada arriscada. Wilhelm Rontgen recebeu inúmeros elogios por seu trabalho, incluindo o primeiro Prêmio Nobel de Física em 1901, mas ele não se gabou de sua descoberta e nunca tentou patenteá-la. Hoje, a tecnologia de raio X é amplamente utilizada na medicina, análise de materiais e dispositivos, tais como a segurança de aeroportos.

Imagem:  [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Wilhelm_R%C3%B6ntgen

 PESQUISE também em outras fontes

 

O dia 8 de novembro é o DIA do técnico em radiologia.

O técnico em radiologia é um profissional que tem a função de realizar diversos procedimentos de radiologia através de uma diversa gama de serviços na área radiológica.

Brasil

No Brasil, o técnico em radiologia é um profissional com formação de nível médio, regulado pela Lei nº 7.394, de 29 de outubro de 1985. Esse profissional atua em diversos segmentos dessa área que envolve atualmente uma gama complexa de serviços. Realiza exames radiográficos convencionais, com domínio de soluções químicas e processamento do filme. Prepara o paciente e o ambiente para exames nos serviços de radiologia e diagnóstico por imagem, como mamografia, hemodinâmica, tomografia computadorizada, densitometria óssea, ressonância magnética nuclear e ultrassonografia, entre outras funções.

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%A9cnico_em_radiologia   

Outros fatos marcantes que aconteceram no dia 8 de novembro, no Brasil

- 8 de novembro de 1799 — Fim mal sucedido da Conjuração Baiana: seus principais líderes, João de Deus Nascimento, Luiz Gonzaga das Virgens e Veiga, Lucas Dantas do Amorim Torres e Manoel Faustino dos Santos Lira, são condenados e executados.

- 8 de novembro de 1822Guerra da Independência do Brasil: A Batalha de Pirajá, com a vitória brasileira, consolidando a situação de derrota política e militar dos portugueses na Bahia.

- 8 de novembro de 1884José Maria Lisboa e Américo de Campos fundam o jornal "Diário Popular", em São Paulo.

- 8 de novembro de 2019Luiz Inácio Lula da Silva, então ex-presidente do Brasil, é libertado por decisão judicial após 580 dias de prisão, mediante decisão do Supremo Tribunal Federal de considerar prisão em segunda instância inconstitucional.


VEJA MAIS EM
 https://pt.wikipedia.org/wiki/8_de_novembro


ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2025 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!