DIA 9 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA
Thomas Carlyle (Reino Unido -1795/1881), escritor, historiador, ensaísta, tradutor e professor escocês durante a era vitoriana, escreveu:
“Nenhum grande homem vive em vão. A história do mundo não é senão a biografia dos grandes homens”. (Thomas Carlyle).
Naqueles anos, não se tinha a invencionice do detalhamento do gênero, homem e mulher e, obviamente aí estão incluídas, naturalmente, as grandes mulheres...
Pense em cada dia como o teu aniversário ou o aniversário de um amigo, de alguém da família ou de um fato marcante e VEJA alguns fatos que aconteceram na história, nesta data.
Dia 9 de NOVEMBRO, apresentamos alguns acontecimentos, nascimentos e partidas de pessoas e fatos que passaram à história.
Veja os destaques de acontecimentos da história de cada dia, em ordem decrescente, do mais atual para o mais antigo.
9 de Novembro de 2022 - Apresentador, cantor, compositor e ator Rolando Boldrin morre aos 86 anos
9 de Novembro de 2022 - Morre a cantora Gal Costa, lenda da Música Popular Brasileira
9 de Novembro de 2016 - Donald Trump vence as eleições presidenciais nos EUA/2016
9 de Novembro de 1989 - Queda do muro de Berlim
9 de Novembro de 1967 - Publicada a primeira edição da revista Rolling Stone
9 de Novembro de 1964 - Morre Cecília Meireles, poeta, pintora, professora e jornalista
9 de Novembro de 1955 - Nasce Fernando Meirelles, diretor de Cidade de Deus
9 de Novembro de 1938 - Noite dos Cristais Quebrados marca o início do Holocausto na Alemanha e Áustria
9 de Novembro de 1934 - Nasce o cientista e astrônomo Carl Sagan
9 de Novembro de 1906 - Fundada a Brazil Railway, do investidor norte-americano Percival Farquhar
Não deixe de ver as sugestões, em cada matéria abaixo, para ampliar a sua consulta. Procure outras sugestões. Leia muito. Busque ampliar os seus conhecimentos. (Prof. Antônio Galdino)
9 de Novembro de 2022
Apresentador, cantor, compositor e ator Rolando Boldrin morre aos 86 anos
Rolando Boldrin, cantor, compositor e ator, morreu aos 86 anos em 9 de novembro de 2022, em São Paulo. A causa da morte não foi divulgada. O artista se consagrou ao apresentar programas dedicados à música regional brasileira, como Som Brasil (TV Globo) e Sr. Brasil (TV Cultura).
Nascido em São Joaquim da Barra, interior de São Paulo, Rolando Boldrin começou a tocar viola ainda na infância. Aos doze anos, formou com o seu irmão a dupla Boy e Formiga, que fez sucesso na rádio local. Aos dezesseis anos, ele partiu para a capital do Estado, de carona em um caminhão.
Na cidade de São Paulo, antes de emplacar na carreira de cantor, foi sapateiro, frentista, carregador, garçom e ajudante de farmacêutico. Aos dezoito anos, serviu o Exército e, nos anos seguintes, dedicou-se à atividade musical. Seguindo a carreira de ator, ele começou a trabalhar na extinta TV Tupi em 1958, atuando nas produções de teleteatro da emissora.
Em 1960, Boldrin estreou profissionalmente na música ao participar do disco de sua futura esposa, Lurdinha Pereira, que se tornou sua produtora. Ele lançou seu primeiro disco solo, O Cantadô, em 1974.
Como apresentador de televisão, na década de 80, esteve à frente dos programas Som Brasil, (TV Globo), Empório Brasileiro (TV Bandeirantes) e Empório Brasil (SBT). Essas atrações se destacavam por valorizar e divulgar as mais diversas formas de música regional brasileira. Em seus programas, Boldrin contava "causos", cantava, dançava e exibia peças teatrais e pequenos documentários. Mas o destaque eram as atrações musicais, cujo repertório incluía músicas de cantores e compositores que tinham como fonte a cultura popular brasileira. Nos últimos 17 anos, ele apresentava o programa Sr. Brasil, exibido pela TV Cultura.
Como ator de televisão, entre as décadas de 1960 e 1980, Boldrin atuou em cerca de 30 novelas das TVs Record, Tupi e Bandeirantes. No cinema, ao atuar como Pedro Melo em O Tronco (1999), filme baseado no romance homônimo do escritor goiano Bernardo Élis, recebeu o prêmio de melhor ator coadjuvante no Festival de Brasília.
VEJA MAIS EM
https://veja.abril.com.br/cultura/morre-o-cantor-e-compositor-roland-boldrin-aos-86-anos
PESQUISE também em outras fontes
9 de Novembro de 2022
Morre a cantora Gal Costa, lenda da Música Popular Brasileira
A cantora Gal Costa, um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira, morreu em 9 de novembro de 2022, aos 77 anos. A causa da morte não foi confirmada, mas ela havia cancelado apresentações recentes por motivos de saúde. Em mais de 50 anos de carreira, a artista escreveu seu nome na história da MPB com sucessos como "Baby", "Meu Nome é Gal", "Modinha para Gabriela" e "Brasil".
Nascida em Salvador (BA), Gal Costa era filha de Mariah Costa Penna, sua grande incentivadora, e de Arnaldo Burgos. Sua mãe contava que durante a gravidez passava horas concentrada ouvindo música clássica, com a intenção de que isso influísse na gestação e fizesse que a criança que estava por nascer fosse uma pessoa musical. Em 1959, após ouvir João Gilberto cantando "Chega de Saudade" no rádio, a vida de Gal mudou para sempre.
Em 1963, ela foi apresentada a Caetano Veloso pela amiga Dedé Gadelha (futura esposa do cantor e compositor), iniciando-se uma grande amizade e parceria musical que atravessou décadas. No ano seguinte, Gal estreou ao lado de Caetano, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Tom Zé e outros, o espetáculo Nós, Por Exemplo..., que inaugurou o Teatro Vila Velha, em Salvador. Pouco depois, deixou Salvador para viver no Rio de Janeiro, seguindo os passos de Bethânia, que havia estourado como cantora no espetáculo Opinião.
A primeira gravação de Gal foi registrada no disco de estreia de Maria Bethânia (1965): o dueto "Sol Negro" (Caetano Veloso), seguido do primeiro compacto, com as canções "Eu Vim da Bahia", de Gilberto Gil, e "Sim, Foi Você", de Caetano. Seu primeiro LP foi Domingo, gravado em 1967, ao lado de Caetano, que emplacou o sucesso "Coração Vagabundo".
Em 1968 participou do lendário disco Tropicália ou Panis et Circencis. Nesse álbum coletivo, ela gravou as canções "Mamãe Coragem" (Caetano Veloso e Torquato Neto), "Parque Industrial" (Tom Zé) e "Enquanto Seu Lobo Não Vem" (Caetano Veloso), além de "Baby" (Caetano Veloso), o primeiro grande sucesso solo, que se tornou um clássico. No mesmo ano, participou do IV Festival da Record defendendo a canção "Divino Maravilhoso" (Caetano Veloso e Gilberto Gil).
Em 1969, ela lançou o primeiro disco solo, Gal Costa, que além de "Baby" e "Divino Maravilhoso" trazia as canções "Que Pena" (Jorge Ben) e "Não Identificado" (Caetano Veloso), que se tornaram grandes sucessos. Pouco depois, gravou o segundo disco solo, Gal, com pegada mais psicodélica, trazendo os hits "Meu Nome é Gal" (Roberto e Erasmo Carlos) e "Cinema Olympia" (Caetano Veloso).
Em 1970, Gal viajou para Londres para visitar Caetano Veloso e Gilberto Gil, exilados pela ditadura militar. Dessa viagem traz algumas músicas incluídas em seu disco seguinte, "Legal", cuja capa foi produzida por Hélio Oiticica. Do repertório desse álbum fizeram grande sucesso as músicas "London London" (Caetano Veloso) e "Falsa Baiana" (Geraldo Pereira). Em 1971, Gal estreia um dos shows mais importantes da música brasileira, "Fa-Tal", dirigido por Waly Salomão e que gravado ao vivo gerou o disco que até hoje é considerado por muitos críticos como o mais importante de sua carreira: Fa-Tal / Gal a Todo Vapor. O álbum traz grandes sucessos como "Vapor Barato" (Jards Macalé - Waly Salomão), "Como 2 e 2" (Caetano Veloso) e "Pérola Negra" (Luiz Melodia).
Na década de 1970, Gal continuou a gravar discos clássicos, como Índia (1973) e Cantar (1974). Em 1975, ela faz imenso sucesso ao gravar para a abertura da telenovela da Rede Globo Gabriela a canção "Modinha para Gabriela" (Dorival Caymmi). Nesse mesmo ano, ao lado dos colegas Gilberto Gil, Caetano e Maria Bethânia, participa do show "Doces Bárbaros", nome do grupo batizado e idealizado por Bethânia, espetáculo que rodou o Brasil e gerou o disco e o filme Doces Bárbaros.
Sua carreira fértil continuou a deslanchar nos anos 1980. Naquela década, ela gravou sucessos populares como "Meu Bem, Meu Mal" (Caetano Veloso) e "Festa do Interior" (Moraes Moreira - Abel Silva). Em 1984, Gal grava o disco Profana, que traz os hits "Chuva de Prata" (Ed Wilson e Ronaldo Bastos) e "Vaca Profana" (Caetano Veloso). Em 1985, grava o disco Bem Bom, com os sucessos "Sorte" (Celso Fonseca e Ronaldo Bastos), cantada em dueto com Caetano Veloso, e "Um Dia de Domingo" (Michael Sullivan e Paulo Massadas), em dueto com Tim Maia. Em 1988, Gal grava com grande sucesso a música "Brasil" (Cazuza, Nilo Romero e George Israel) para a abertura da telenovela da Rede Globo Vale Tudo.
Na década de 1990, Gal gravou discos marcantes como O Sorriso do Gato de Alice (1993), Mina d'Água do Meu Canto (1995) e Acústico MTV (1997). A partir da virada do século, Gal se manteve ativa, gravando e fazendo shows sem parar. Discos recentes como Estratosférica (2015) e A Pele Do Futuro (2018) foram elogiados pela crítica.
VEJA MAIS EM
https://veja.abril.com.br/cultura/morre-a-cantora-gal-costa-voz-historica-da-mpb-aos-77-anos
PESQUISE também em outras fontes
9 de Novembro de 2016
Donald Trump vence as eleições presidenciais nos EUA/2016
Após uma disputa eleitoral com a democrata Hillary Clinton, o republicano Donald Trump conquistou a maioria dos votos na corrida presidencial dos Estados Unidos e se tornou o 45º presidente do país. Após quase dois anos de uma campanha política marcada por ofensas e ataques pessoais, a vitória de Trump chegou para contrariar expectativas e previsões.
Trump fez uma campanha centrada nas críticas ao modelo econômico e social dos Estados Unidos praticado pelo democrata Barack Obama. Segundo o republicano, a classe política já não trabalhava mais pelo interesse do povo. Ele prometeu rever acordos comerciais, como o NAFTA e a Parceria Transpacífico e impor barreiras tarifárias para reduzir importações da China. Além disso, propôs reforçar as leis de imigração e construir um muro na fronteira entre os Estados Unidos e o México.
Contrariando as previsões da imprensa e das pesquisas eleitorais, Trump acabou vencendo a eleição por uma boa margem no colégio eleitoral (apesar de perder no voto popular). Após a confirmação de sua vitória, Hillary ligou para o rival, admitindo sua derrota.
Em seu primeiro pronunciamento, Trump defendeu a união do país e disse que seria "presidente de todos os americanos". O republicano possui uma fortuna estimada em US$ 4,5 bilhões pela Forbes.
Imagem: Lev Radin/Shutterstock.com
VEJA MAIS EM
https://pt.wikipedia.org/wiki/Elei%C3%A7%C3%A3o_presidencial_nos_Estados_Unidos_em_2016
PESQUISE também em outras fontes
9 de Novembro de 1989
Queda do muro de Berlim
No dia 9 de novembro de 1989, após semanas de distúrbios civis e em meio a uma onda revolucionária no Leste Europeu, o governo da Alemanha Oriental anunciou que todos os seus habitantes poderiam visitar a Alemanha Ocidental e Berlim Ocidental.
Com a decisão, milhares de alemães orientais atravessaram o muro que dividia a capital alemã, juntando-se aos alemães ocidentais do outro lado. Nos dias seguintes, partes do muro foram destruídas e, mais tarde, máquinas removeram quase toda estrutura. A queda do muro de Berlim deu o passo inicial para a reunificação alemã, formalmente assinada em 3 de outubro de 1990.
O muro de Berlim foi construído em agosto de 1961 pela República Democrática Alemã (Alemanha Oriental), durante a Guerra Fria, e circundava toda a Berlim Ocidental, separando-a da Alemanha Oriental, incluindo Berlim Oriental. O muro, além de impedir a emigração, também servia como divisor político. De um lado, estava a capitalista República Federal da Alemanha (RFA) e, do outro, os soviéticos da República Democrática Alemã (RDA).
O muro tinha 66,5 quilômetros de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas electrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para cães. O número exato de pessoas que morreram na tentativa de passar o muro nunca foi confirmado.
Imagem: via Wikimedia Commons
VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Queda_do_Muro_de_Berlim
PESQUISE também em outras fontes
9 de Novembro de 1967
Publicada a primeira edição da revista Rolling Stone
A data de 9 de novembro de 1967 marcou a primeira publicação da revista quinzenal norte-americana Rolling Stone, fundada em São Francisco, na Califórnia, por Jann Wenner e pelo crítico musical Ralph J. Gleason. A revista é conhecida no mundo ocidental pela cobertura de assuntos relacionados à música, assim como por suas reportagens políticas, especialmente àquelas realizadas pelo enigmático e controverso Hunter S. Thompson, do jornalismo "gonzo".
Mais tarde, a revista seguiu com suas matérias sobre política e expandiu o leque de assuntos para questões do mundo dos negócios, como bancos e mercado financeiro.
Para conseguir lançar a revista, Wenner pegou emprestado US$7.500 da sua família. A primeira edição da Rolling Stone era no formato de jornal e sua principal matéria era sobre o Festival de Pop de Monterey.
O nome da revista é em homenagem à música "Rollin' Stone" (195) de Muddy Waters. No começo, a publicação teve sua imagem vinculada à contracultura hippie. Contudo, a revista procurou se distanciar desse rótulo e de outras publicações alternativas da época. Wenner escreveu naquela primeira edição que a Rolling Stone "não é apenas sobre música, mas também sobre a atitude envolvida pela música".
No dia 5 de novembro de 2012, foi publicada a primeira versão da revista em espanhol por conta da influência dos artistas latinos na cultura norte-americana.
Imagem: [Public domain], via Wikimedia Commons
VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Rolling_Stone
PESQUISE também em outras fontes
9 de Novembro de 1964
Morre Cecília Meireles, poeta, pintora, professora e jornalista
No dia 9 de novembro de 1964, morria no Rio de Janeiro, a poeta, pintora, professora e jornalista Cecília Benevides de Carvalho Meireles. Nascida no dia 7 de novembro de 1901, cedo, aos 18 anos, publicou seu primeiro livro de poesias, chamado Espectro.
Embora tivesse a influência do Modernismo, suas obras apresentavam traços de outros movimentos como o Simbolismo, Romantismo, Realismo e Surrealismo. Em 1922, se casou com o artista plástico português Fernando Correia Dias, com quem teve três filhas. Em 1935, seu marido cometeu suicídio, vítima de depressão. Ela voltou a se casar cinco anos depois, com o professor e engenheiro agrônomo Heitor Vinícius da Silveira Grilo.
Como jornalista, Cecília Meireles publicou textos sobre educação e, em 1934, montou a primeira biblioteca infantil do Brasil. Ela também se destacou na poesia e literatura infantil com textos como Leilão de Jardim, O Cavalinho Branco, Colar de Carolina, O mosquito escreve, Sonhos da menina, O menino azul e A pombinha da mata. Em 1939, publicou Viagem, livro que recebeu o Prêmio de Poesia da Academia Brasileira de Letras. Católica, também escreveu textos em homenagem a santos.
Imagem: via Wikimedia Commons
VEJA MAIS EM https://www.ebiografia.com/cecilia_meireles/
PESQUISE também em outras fontes
9 de Novembro de 1955
Nasce Fernando Meirelles, diretor de Cidade de Deus
Consagrado pelo filme Cidade de Deus, o cineasta Fernando Meirelles nasceu no dia 9 de novembro de 1955, em São Paulo. Seu pai era um médico gastroenterologista que viajava regularmente para a Ásia e América do Norte (entre as outras regiões) e, com isso, teve a oportunidade de entrar em contato com culturas e lugares diferentes durante sua infância. Aos 12 anos, recebeu uma filmadora como presente, o que despertou interesse pelo trabalho com imagens.
Fundou com amigos a produtora Olhar Eletrônico, onde, além de seu trabalho experimental, criou e dirigiu uma série de projetos para a televisão brasileira, como a série infantil "Ra-Tim-Bum".
No final dos anos 80, Meirelles e seus amigos entraram no mercado publicitário. Com isso, fecharam a Olhar Eletrônico para fundar, em 1990, a O2 Filmes, produtora focada em publicidade e na produção de cinema. Durante a primeira metade da década de 90, Meirelles se tornou um dos produtores e diretores de publicidade mais requisitados do Brasil.
Sua carreira, contudo, daria um salto inesperado. Tudo começou em 1997, depois de ler o romance "Cidade de Deus", de Paulo Lins. A história do livro deixou-o tão chocado que ele decidiu levá-la para o cinema. Nos anos seguintes, assumiu a tarefa de supervisionar a adaptação, enquanto a pré-produção do filme avançava lentamente. No meio, teve tempo para dirigir, em 1998, o filme "Menino Maluquinho 2" e, em 2001, "Doméstica", um filme que ganhou vários prêmios internacionais, antecipando o que finalmente chegaria em 2002 com "Cidade de Deus".
O filme foi um sucesso nacional e internacional, ganhando mais de 50 prêmios em todo o mundo, com quatro indicações ao Oscar, incluindo melhor diretor para Meirelles.
Após o sucesso de "Cidade de Deus", o diretor foi chamado para trabalhar nos Estados Unidos, onde realizou "O Jardineiro Fiel" (2005) e "Ensaio sobre a Cegueira” (2008), filmes com os quais aumentou sua reputação internacional. Em 2012, Meirelles dirigiu 360, obra com Anthony Hopkins, Jude Law e Rachel Weisz. Dois anos depois, foi a vez de participar da direção de 'Rio, Eu Te Amo”.
Imagem: ">Wikimedia Commons
VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Fernando_Meirelles
PESQUISE também em outras fontes
9 de Novembro de 1938
Noite dos Cristais Quebrados marca o início do Holocausto na Alemanha e Áustria
A noite de 9 de Novembro de 1938 foi um "pogrom" (Linchamento multitudinário, espontâneo ou premeditado, de um grupo particular, étnico, religioso ou outro, acompanhado da destruição ou o espólio de seus bens) ocorrido na Alemanha e Áustria. Foi dirigido contra milhares de cidadãos judeus em todo o país e é, para muitos analistas, o passo que antecede o início do Holocausto.
A Noite dos Cristais Quebrados faz referência aos cristais destroçados de forma violenta e selvagem, em uma ação promovida pelos nacionais-socialistas. No dia 9 de novembro, um judeu alemão que havia escapado desses acampamentos de deportados, atirou no embaixador alemão em Paris, Ernst Euard Von Raht, dando o motivo que se transformou na desculpa que necessitavam os nazistas para iniciar a perseguição, queima de sinagogas e matanças na Alemanha.
Imagem: via Wikimedia Commons
VEJA MAIS EM https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/noite-dos-cristais.htm
PESQUISE também em outras fontes
9 de Novembro de 1934
Nasce o cientista e astrônomo Carl Sagan
No dia 9 de novembro de 1934 nascia em Nova York, nos EUA, o astrônomo e escritor Carl Edward Sagan. Com uma vida dedicada à pesquisa e à divulgação da ciência, ele também foi autor de mais de 20 livros. Em 1978, com a obra Os Dragões do Éden, Sagan ganhou o Pulitzer de Literatura. Um dos seus clássicos, o best-seller Cosmos, foi adaptado para um seriado na TV e assistido por aproximadamente meio bilhão de pessoas no mundo todo.
Por conta da série, Sagan ganhou o prêmio Emmy. O seu sucesso junto ao público foi por conta da sua capacidade de expressar de maneira simples e precisa complexos conceitos científicos. Sagan realizou pesquisas sobre atmosferas planetárias, exploração de planetas com veículos espaciais, e a formação da Terra.
Também foi colaborador da Nasa, onde trabalhou com astronautas do projeto Apolo, chefiou missões não tripuladas para fora do sistema solar e participou das missões Voyager e Galileu. No dia Sagan 20 de dezembro de 1996, ele morreu aos 62 anos, vítima de um câncer raro e grave na medula óssea.
Imagem: [Public domain], via Wikimedia Commons
VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Carl_Sagan
PESQUISE também em outras fontes
9 de Novembro de 1906
Fundada a Brazil Railway, do investidor norte-americano Percival Farquhar
No dia 9 de novembro de 1906 era fundada a Brazil Railway Company, uma empresa ferroviária que tinha como o seu principal dirigente o investidor norte-americano Percival Farquhar. A empresa foi criada com o objetivo de controlar o sistema ferroviário do sul do Brasil, mas o grupo já tinha participação também em outros empreendimentos no país como os bondes em São Paulo e no Rio de Janeiro e a Light and Power Company do Rio.
Uma das características da Brazil Railway é que ela é algo que se entende como uma empresa "holding", ou seja, controla várias outras empresas por meio de participação acionária. Desta maneira, em sua fase de expansão máxima, detinha o controle de inúmeras ferrovias no país: Estrada de Ferro Sorocabana, Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, Southern Brazil Lumber & Colonization Company, Companhie Auxiliaire des Chémins de Fer au Brésil, Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande, Cia. Mogiana de Estradas de Ferro, Cia. Paulista de Estradas de Ferro, Linhas férreas do Paraná, além de estradas no exterior como a Uruguay Railway e Antofagasta and Bolivia Railway.
Fora isso, a empresa era detentora dos portos do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, possuía uma empresa de construção, uma rede de hotéis e uma empresa de produção de gado. Este era o auge do grupo Brazil Railway. O cenário começa a mudar com a chegada da Primeira Guerra Mundial, em 1914, e a consequente escassez do capital estrangeiro.
Como todas as empresas eram muito ligadas, a crise levou todas para o prejuízo e foi necessária uma intervenção do governo norte-americano na Brazil Railway para uma reorganização no grupo. Em 1917, a Brazil Railway e suas subsidiárias entram em regime de concordata e passam ao controle do estado brasileiro, com exceção da Southern Brazil Lumber & Colonization Company, que permanece até 1938, quando é estatizada por Getúlio Vargas.
Imagem: Lloyd's Greater Britain Publishing Company, Ltd (Lloyd's Greater Britain Publishing Company, Ltd) [Domínio Público], via Wikimedia Commons
VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Percival_Farquhar
PESQUISE também em outras fontes