noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

O DIA NA HISTÓRIA - ACONTECEU

DIA 13 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA

Publicada em 13/11/24 às 12:11h - 114 visualizações

Antônio Galdino com informações da internet


Compartilhe
Compartilhar a noticia DIA 13 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia DIA 13 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia DIA 13 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA

Link da Notícia:

DIA 13 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA
 (Foto: Da net)

DIA 13 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA

Thomas Carlyle (Reino Unido -1795/1881), escritor, historiador, ensaísta, tradutor e professor escocês durante a era vitoriana, escreveu:

“Nenhum grande homem vive em vão. A história do mundo não é senão a biografia dos grandes homens”. (Thomas Carlyle).

Naqueles anos, não se tinha a invencionice do detalhamento do gênero, homem e mulher e, obviamente aí estão incluídas, naturalmente, as grandes mulheres...

Pense em cada dia como o teu aniversário ou o aniversário de um amigo, de alguém da família ou de um fato marcante e VEJA alguns fatos que aconteceram na história, nesta data.

Dia 13 de NOVEMBRO, apresentamos alguns acontecimentos, nascimentos e partidas de pessoas e fatos que passaram à história.

Veja os destaques de acontecimentos da história de cada dia, em ordem decrescente, do mais atual para o mais antigo.

13 de Novembro de 1968 - Lançada a animação Submarino Amarelo, dos Beatles

13 de Novembro de 1956 - Suprema Corte dos EUA ordena fim da segregação racial nos ônibus

13 de Novembro de 1899 - Morre o pintor brasileiro Almeida Junior

13 de Novembro de 1887 - Ocorre o Domingo Sangrento em Londres

13 de Novembro de 1848 - Nasce Alberto I de Mônaco

Não deixe de ver as sugestões, em cada matéria abaixo, para ampliar a sua consulta. Procure outras sugestões. Leia muito. Busque ampliar os seus conhecimentos. (Prof. Antônio Galdino) 

13 de Novembro de 1968

Lançada a animação Submarino Amarelo, dos Beatles

A animação Submarino Amarelo (Yellow Submarine), dos Beatles, era lançada em 13 de Novembro de 1968, nos Estados Unidos, com base em músicas do quarteto britânico The Beatles. A estreia do filme no Reino Unido aconteceu um pouco antes, no dia 17 de julho. O filme foi dirigido pelo produtor de  animações George Dunning e produzido pela United Artists (UA) e King Features Syndicate. De acordo com notícias iniciais, os próprios Beatles iriam dublar seus personagens, contudo, apesar de comporem e cantarem as músicas, os integrantes da banda participaram apenas na cena final do filme, enquanto seus personagens ao longo da animação receberam vozes de outros atores.

A obra conta a história de um paraíso aquático, que fica a 80 mil léguas no fundo do mar, chamado Pepperland, protegido pela Banda do Sargento Pepper (Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band). Contudo, o vilão dos mares, o Líder dos Maldosos Azuis (Blue Meanies), que detestava todo tipo de música, decide acabar com Pepperland, deixando-a triste, sem cor e sem som. Entretanto, a bordo de um submarino amarelo e enfrentando todos os tipos de aventuras por vários tipos de mares (do tempo, dos monstros, da ciência, do nada, entre outros), os Beatles chegam para trazer novamente a paz e a música a Pepperland. Anos mais tarde, John Lennon disse que seu filho Sean percebeu pela primeira vez que seu pai havia sido um Beatle depois de assistir ao filme na casa de um amigo, no final da década de 70. Ele voltou para casa e perguntou por que o pai era um desenho animado.

Imagem: via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Submarino_Amarelo

PESQUISE também em outras fontes

 

13 de Novembro de 1956

Suprema Corte dos EUA ordena fim da segregação racial nos ônibus

Em, 13 de Novembro de 1956, a Suprema Corte dos EUA decidiu que a segregação racial nos ônibus era ilegal e inconstitucional na cidade de Montgomery e no estado do Alabama. O caso na Justiça teve início com a prisão de Rosa Parks, uma negra norte-americana presa por negar dar o seu assento no transporte público para um branco, em Montgomery, no Alabama. Sua prisão, no dia 1o. de dezembro de 1955, deu início a um boicote da comunidade negra ao transporte público. Os negros representavam 3/4 dos usuários.

Pelas regras, os brancos sentavam na parte da frente do ônibus, e os negros atrás. Se a parte de trás estivesse lotada e a da frente não, os negros não poderiam sentar ali. Contudo, se ambas as áreas do ônibus estivessem cheias e um branco subisse, todos os negros da fileira mais próxima à área dos brancos deveriam se levantar e dar lugar ao passageiro branco. Rosa estava nesta fileira e se recusou a levantar quando um branco subiu, desobedecendo a ordem do motorista e levada para a prisão. Os negros também deveriam pagar a passagem pela porta da frente para o motorista, mas tinham que descer do ônibus e subir pelos fundos.

O boicote chegou oficialmente ao fim no dia 20 de dezembro de 1956, após 381 dias. Durante este período, a comunidade negra se organizou para providenciar outras formas de transporte, com colaboração de motoristas e taxistas negros. Eles também passaram a caminhar e usar bicicletas para evitar o transporte público. Isso criou um prejuízo financeiro geral e mobilizou as organizações de luta por direitos civis nos EUA. Importantes figuras como Martin Luther King Jr. e Ralph Abernathy incentivaram o boicote como forma de protesto sem uso da violência.

Imagem: via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM

https://www.terra.com.br/nos/a-mulher-negra-que-nao-cedeu-assento-no-onibus-para-homem-branco-e-entrou-para-a-historia,ade7d8b5318cf53a4ec397bd90ce12b3hjhdr81q.html

PESQUISE também em outras fontes

13 de Novembro de 1899

Morre o pintor brasileiro Almeida Junior

No dia 13 de novembro de 1899 morria o pintor José Ferraz de Almeida Júnior, em Piracicaba (SP) -  

(Itu, 8 de maio de 1850Piracicaba, 13 de novembro de 1899) -, foi um pintor e desenhista brasileiro da segunda metade do século XIX. É frequentemente aclamado pela biografia como precursor da abordagem de temática regionalista, introduzindo assuntos até então inéditos na produção acadêmica brasileira: o amplo destaque conferido a personagens simples e anônimos e a fidedignidade com que retratou a cultura caipira, suprimindo a monumentalidade em voga no ensino artístico oficial em favor de um naturalismo.

Foi certamente o pintor que melhor assimilou o legado do Realismo de Gustave Courbet e de Jean-François Millet, articulando-os ao compromisso da ideologia dos salons parisienses e estabelecendo uma ponte entre o verismo intimista e a rigidez formal do academicismo, característica essa que o tornou bastante célebre ainda em vida.

Considerado um dos grandes nomes da pintura brasileira, ele foi vítima de um crime passional, aos 49 anos, morto por uma apunhalada do primo, marido de Maria Laura do Amaral Gurgel, com quem o pintor manteve relacionamento secreto por anos. Durante sua carreira, pintou temas bíblicos e históricos, e, ao final, optou pela temática regionalista ou caipira, o que lhe rendeu o papel de precursor do Realismo da arte brasileira.

Suas principais pinturas desta última fase são Caipira Picando Fumo (1893), Amolação Interrompida (1894) e O Violeiro (1899). Neste período, ele se aproxima do cotidiano do homem do interior, distanciando-se das fórmulas generalistas da pintura acadêmica. Nascido em Itu, em 8 de maio de 1850, ele já se destacava como pintor desde cedo. Aos 19 anos, foi ao Rio de Janeiro para completar seus estudos na Academia Imperial de Belas Artes, onde foi aluno brilhante.

Após o curso, não quis concorrer a uma viagem para a Europa e voltou a Itu, onde abriu um ateliê e trabalhou como retratista e professor. Em 1876, o Imperador D. Pedro II foi ao interior paulista e ficou impressionado com seu trabalho, oferecendo pessoalmente o custeio de uma viagem à Europa. No ano seguinte, Almeida Júnior embarcava para Paris, onde estudou na École National Supérieure des Beaux-Arts.

Neste período, produziu alguns dos seus melhores quadros como O Derrubador Brasileiro e Remorso de Judas (Salão de 1880), A Fuga para o Egito (Salão de 1881) e O Descanso do Modelo (Salão de 1882). De volta ao Brasil, em 1882, realizou sua primeira mostra individual na Academia Imperial de Belas Artes, exibindo a produção parisiense. No ano seguinte, abriu seu ateliê em São Paulo, e passou a contribuir para a formação de novas gerações de pintores. Artista consagrado em São Paulo, contribuiu para o amadurecimento artístico da cidade.

Imagem:  [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Almeida_J%C3%BAnior

PESQUISE também em outras fontes

 

13 de Novembro de 1887

Ocorre o Domingo Sangrento em Londres

O Domingo Sangrento, ocorrido em Londres, em um dia como este, em 1887, é o nome dado a um protesto contra o desemprego, a repressão na Irlanda e a prisão do Membro do Parlamento William O´Brie, um agitador político irlandês que batalhava por reformas agrárias na Irlanda. 

O protesto foi organizado pelo Federação Social Democrática e pela Liga Nacional Irlandesa. Neste dia, ocorreram violentos confrontos entre a polícia e manifestantes, que estavam armados com barras de ferro, facas e tubos de gás. Relatos apontam que 400 pessoas foram presas, 75 ficaram seriamente feridos, dois policiais foram esfaqueados e um protestante foi ferido com uma baioneta. 

Em torno de 30 mil pessoas protestaram na Trafalgar Square, no centro de Londres. Ao menos 10 mil marcharam de várias direções da cidade, entre eles o dramaturgo George Bernard Shaw. Dois mil policiais e 400 soldados foram destacados para conter a manifestação.

Um novo protesto foi organizado para a semana seguinte, no dia 20 de novembro, resultando em mais confrontos e na morte do jovem Alfred Linnell, que não resistiu ao ferimentos sofridos após ser atropelado por um cavalo e morreu no dia seguinte no hospital. 

O Domingo Sangrento e suas consequências representaram importantes fatos na história da esquerda política britânica e irlandesa e foram eventos cruciais de mídia, que colocou em foco a "questão social" para a classe média, em grande parte por conta da condição de pobreza da parte leste da cidade, chamada de "East End" de Londres.

Imagem: The Illustrated London News [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Domingo_Sangrento_(1887)

PESQUISE também em outras fontes

 

13 de Novembro de 1848

Nasce Alberto I de Mônaco

Alberto I de Mônaco nasceu no dia 13 de novembro de 1848 e faleceu no dia 26 de junho de 1922. Foi Príncipe de Mônaco entre 10 de setembro de 1889 e 26 de junho de 1922. Era filho do Príncipe Carlos III (1818-1889), e da Condessa Antoinette de Mérode-Westerloo (1828-1864). Tinha o apelido de "O Príncipe navegante". Entrou na Academia Naval Espanhola aos 18 anos, e ali permaneceu durante 4 anos. Ainda jovem, o Príncipe Alberto serviu na marinha espanhola como Capitão de Navio, porém, durante a Guerra franco-prussiana se uniu à Marinha francesa onde lhe foi concedida a Legião de honra. Os cientistas de sua equipe descobriram o que em sua época se denominou anafilaxia, e que em nossos dias é conhecida como alergia.

Imagem: [Public domain], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Alberto_I_de_M%C3%B4naco

PESQUISE também em outras fontes




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2025 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!