noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

O DIA NA HISTÓRIA - ACONTECEU

DIA 15 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA

Publicada em 15/11/24 às 13:56h - 60 visualizações

Antônio Galdino com informações da internet


Compartilhe
Compartilhar a noticia DIA 15 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia DIA 15 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia DIA 15 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA

Link da Notícia:

DIA 15 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA
 (Foto: Da net)

DIA 15 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA

Thomas Carlyle (Reino Unido -1795/1881), escritor, historiador, ensaísta, tradutor e professor escocês durante a era vitoriana, escreveu:

“Nenhum grande homem vive em vão. A história do mundo não é senão a biografia dos grandes homens”. (Thomas Carlyle).

Naqueles anos, não se tinha a invencionice do detalhamento do gênero, homem e mulher e, obviamente aí estão incluídas, naturalmente, as grandes mulheres...

Pense em cada dia como o teu aniversário ou o aniversário de um amigo, de alguém da família ou de um fato marcante e VEJA alguns fatos que aconteceram na história, nesta data.

Dia 15 de NOVEMBRO, apresentamos alguns acontecimentos, nascimentos e partidas de pessoas e fatos que passaram à história.

Veja os destaques de acontecimentos da história de cada dia, em ordem decrescente, do mais atual para o mais antigo.

15 de Novembro de 2008 - Concedida a anistia ao ex-presidente João Goulart

15 de Novembro de 1991 - Termina a guerra entre a União Soviética e o Afeganistão

15 de Novembro de 1989 - No centenário da república, Brasil vai às urnas para eleger um presidente

15 de Novembro de 1889 - Deodoro da Fonseca proclama a República no Brasil

15 de Novembro de 1630 - Morre Kepler, descobridor das órbitas dos planetas

Não deixe de ver as sugestões, em cada matéria abaixo, para ampliar a sua consulta. Procure outras sugestões. Leia muito. Busque ampliar os seus conhecimentos. (Prof. Antônio Galdino)

15 de Novembro de 2008

Concedida a anistia ao ex-presidente João Goulart

Quase 30 anos depois de sua morte, o ex-presidente João Goulart recebeu a anistia póstuma em um dia como este, no ano de 2008. O ato foi aprovado pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, que se reuniu extraordinariamente em Natal (RN), durante o 20º Congresso Nacional dos Advogados. Goulart morreu no exílio, na Argentina, no dia 6 de dezembro de 1976, aos 57 anos. Ele foi deposto da presidência por um golpe militar e teve que deixar o país. O mesmo aconteceu com a esposa Maria Teresa Goulart e os filhos, que viveram no exílio por 15 anos.

A Comissão considerou que, por causa do exílio, Jango não exerceu sua atividade profissional (era formado em Direito), e determinou uma indenização de R$ 643,9 mil para a viúva. Ela também foi anistiada e indenizada com R$ 100 mil. Na época, o presidente Luis Inácio Lula da Silva disse que a ação era um ‘pedido oficial’ de desculpas do Estado brasileiro.

Imagem:  [Public domain], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM

https://www.otempo.com.br/politica/portaria-concedendo-anistia-ao-ex-presidente-joao-goulart-e-publicada-1.521245

PESQUISE também em outras fontes

 15 de Novembro de 1991

Termina a guerra entre a União Soviética e o Afeganistão

A invasão soviética ao Afeganistão, também conhecida como Guerra Afegã-Soviética, foi um conflito armado de treze anos entre as forças soviéticas no apoio ao governo marxista do Partido Democrático Popular do Afeganistão (PDPA) contra os rebeldes fundamentalistas islâmicos, principalmente os muyahidines. Este confronto começou em 1978. Ao longo do século XIX, o território do Afeganistão se viu severamente ameaçado pelos britânicos e pelos russos, que buscavam apoderar-se da região. No dia 15 de novembro de 1991, uma delegação de rebeldes do Afeganistão e das autoridades soviéticas chegaram a um acordo para por fim a treze anos de guerra e preparar eleições democráticas. Esta invasão teve outras consequências bastante significativas. Por exemplo, quase 60 países se negaram a participar nos Jogos Olímpicos de 1980 realizados em Moscou e no período da invasão, milhares de afegãos buscaram refúgio nos países vizinhos. Foi realizada uma feroz resistência contra os russos nas cordilheiras afegãs.

Imagem:  via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM

https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_do_Afeganist%C3%A3o_(1979%E2%80%931989)

PESQUISE também em outras fontes

15 de Novembro de 1989

No centenário da república, Brasil vai às urnas para eleger um presidente

Após quase 30 anos, o povo brasileiro voltava às urnas para eleger democraticamente um presidente da república. No emblemático dia 15 de novembro, de 1989, no centenário da república, aproximadamente 82 milhões de brasileiros foram às urnas para o primeiro pleito presidencial após a eleição de João Goulart, em 1961, e que seria deposto três anos depois por um golpe militar. Os três principais candidatos desta histórica eleição eram Fernando Collor de Mello, Luís Inácio Lula da Silva e Leonel Brizola. A votação foi para o inédito segundo turno, com a disputa entre Collor e Lula, com o primeiro garantindo a maioria dos votos com 53% contra 46,9%.

Imagem:  [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Primeira_Rep%C3%BAblica_Brasileira

PESQUISE também em outras fontes

 15 de Novembro de 1889

Deodoro da Fonseca proclama a República no Brasil

No dia 15 de novembro de 1889, Manuel Deodoro da Fonseca, militar e político, proclamava a República do Brasil. Primeiro presidente da história do país, seu governo foi marcado por grande instabilidade política e também econômica. A crise teve seu auge com o fechamento do Congresso Nacional, que resultou na sua renúncia no dia 23 de novembro de 1891. Seu sucessor foi Floriano Peixoto. 

A República foi estabelecida em todo o país praticamente sem lutas, com exceção ao estado do Maranhão, onde antigos escravos reagiram em apoio ao Império. A primeira nação a reconhecer o novo governo foi a Argentina, em 20 de novembro de 1889. Deodoro da Fonseca morreu no dia 23 de agosto de 1892, no Rio de Janeiro, por conta de uma forte crise de dispneia (falta de ar).

Em 1960 foi a décima sétima eleição presidencial e a décima quinta em sufrágio direto. Foi a última eleição antes do Golpe Militar de 1964.

Imagem: Governo do Brasil [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM

https://pt.wikipedia.org/wiki/Proclama%C3%A7%C3%A3o_da_Rep%C3%BAblica_do_Brasil

PESQUISE também em outras fontes

15 de Novembro de 1630

Morre Kepler, descobridor das órbitas dos planetas

No dia 15 de novembro de 1630 morria em Regensburg, na Alemanha, o astrônomo e filósofo alemão Johannes Kepler, responsável pelo descobrimento da viagem dos planetas em órbitas elípticas. Nascido no dia 27 de dezembro de 1571, em Weil der Stadt, na Alemanha, e de origem humilde, ele recebeu uma bolsa para estudar na Universidade de Tübingen. Em 1954, tornou-se professor de

 matemática na Áustria e, tempos depois, desenvolveu uma teoria mística de que o cosmos foi construído por cinco poliedros regulares, dentro de uma esfera, com um planeta entre cada par. Ele enviou o seu artigo para Tycho Brahe, que convidou Kepler para integrar sua equipe de pesquisa. 

Na tentativa de entender a refração atmosférica da luz, ele se tornou o primeiro a explicar exatamente como a luz se comporta dentro do olho, como os óculos podem melhorar a visão e o que acontece com a luz em um telescópio. Em 1609 ele publicou sua descoberta de que a órbita de Marte era uma elipse e não um círculo perfeito como se imaginava até então sobre as órbitas dos planetas celestes. 

Este fato serviu de base para a primeira das três leis de Kepler sobre o movimento planetário. Ele também determinou que os planetas se movem mais rapidamente conforme eles se aproximam do Sol (segunda lei). Em 1619, ele mostrou que uma simples fórmula matemática pode relacionar os períodos das órbitas dos planetas com a sua distância do Sol (terceira lei). 

Em 1620, ele defendeu sua mãe de acusações de feitiçaria, preservando assim sua própria reputação. O cientistsa morreu no dia 15 de novembro de 1630, em Regensburg, na Alemanha.

Imagem via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Johannes_Kepler

PESQUISE também em outras fontes




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!