DIA 16 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA
Thomas Carlyle (Reino Unido -1795/1881), escritor, historiador, ensaísta, tradutor e professor escocês durante a era vitoriana, escreveu:
“Nenhum grande homem vive em vão. A história do mundo não é senão a biografia dos grandes homens”. (Thomas Carlyle).
Naqueles anos, não se tinha a invencionice do detalhamento do gênero, homem e mulher e, obviamente aí estão incluídas, naturalmente, as grandes mulheres...
Pense em cada dia como o teu aniversário ou o aniversário de um amigo, de alguém da família ou de um fato marcante e VEJA alguns fatos que aconteceram na história, nesta data.
Dia 16 de NOVEMBRO, apresentamos alguns acontecimentos, nascimentos e partidas de pessoas e fatos que passaram à história.
Veja os destaques de acontecimentos da história de cada dia, em ordem decrescente, do mais atual para o mais antigo.
16 de Novembro de 2022 - Isabel Salgado, lenda do vôlei brasileiro, morre aos 62 anos
16 de Novembro de 1945 - É fundada a Unesco
16 de Novembro de 1940 - Alemães erguem o muro de Varsóvia, para segregar judeus da população
16 de Novembro de 1922 - Nasce o escritor José Saramago, Prêmio Nobel de Literatura
16 de Novembro de 1904 - Chega ao fim da Revolta da Vacina, no Rio de Janeiro
16 de Novembro de 1849 - Escritor russo Dostoiévski é sentenciado à pena de morte
16 de Novembro de 1532 - Com 200 homens, Pizarro dizima 5 mil incas e captura Atahualpa
Não deixe de ver as sugestões, em cada matéria abaixo, para ampliar a sua consulta. Procure outras sugestões. Leia muito. Busque ampliar os seus conhecimentos. (Prof. Antônio Galdino)
16 de Novembro de 2022
Isabel Salgado, lenda do vôlei brasileiro, morre aos 62 anos
A ex-jogadora de vôlei Isabel Salgado morreu em 16 de novembro de 2022, aos 62 anos. Ela estava internada em um hospital em São Paulo, mas a causa da morte não foi divulgada oficialmente. A atleta foi uma das principais jogadoras de vôlei de quadra da seleção brasileira nos anos 1980, disputou dois Jogos Olímpicos e conquistou seis medalhas em Mundiais.
Nascida no Rio de Janeiro, Isabel começou cedo no vôlei, atuando como atacante desde os 11 anos de idade. Com apenas 12 anos de idade, foi estimulada a treinar em clube para se aprimorar na modalidade por Enio Figueiredo, futuramente seu técnico na Seleção Brasileira. A partir de 1973, ela passou a integrar a categoria de base da equipe do Flamengo.
Em 1976, Isabel foi convocada para a Seleção Brasileira Juvenil. Pelo Flamengo, conquistou dois títulos do Campeonato Brasileiro de Voleibol, nos anos de 1978 e 1980. Pela Seleção Brasileira principal, Isabel disputou duas edições de olimpíadas, a primeira nos Jogos Olímpicos de Moscou, em 1980, e a outra nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984.
Disputou campeonatos em mais de dez clubes brasileiros, atuando também em algumas temporadas no voleibol italiano e japonês. Isabel migrou para o vôlei de praia em 1992 e foi campeã mundial da etapa de Miami em dupla com Roseli, dois anos depois. Ela também foi treinadora de vôlei, tendo exercido esta função no Flamengo, nos anos de 1999 e 2000.
Três dos seis filhos de Isabel seguiram os seus passos e construíram carreira esportiva no vôlei de praia: Maria Clara, Carolina Solberg e Pedro Solberg. Após jogar por mais de três décadas, ser técnica na quadra e na praia, quando treinou as filhas, ela decidiu ajudar a gerir e supervisionar a carreira dos filhos no esporte. Recentemente ela havia sido incluída no grupo técnico de Esportes do gabinete de transição do governo Lula.
VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Isabel_Salgado
PESQUISE também em outras fontes
16 de Novembro de 1945
É fundada a Unesco
Em 16 de Novembro de 1945, era fundada a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), com sede em Paris, na França. A instituição foi criada logo após a Segunda Guerra Mundial e, atualmente, conta com 193 estados-membros. Seu objetivo é garantir a paz pela cooperação intelectual entre as nações, acompanhando o desenvolvimento mundial e auxiliando com problemas que desafiam a sociedade.
Esta agência das Nações Unidas atua nas áreas de Educação, Ciências Naturais, Ciências Humanas e Sociais, Cultura e Comunicação e Informação.
Além de desenvolver programas importantes para acabar com o analfabetismo no mundo, outro projeto de destaque é o de proteção dos patrimônios culturais e naturais. A UNESCO criou o "World Heritage Centre" para coordenar a preservação e a restauração dos patrimônios históricos da humanidade, com atuação em 112 países.
A entidade também concentra esforços em duas prioridades globais: a África e igualdade de gênero. Entre suas primeiras realizações está o trabalho contra o racismo, com declarações e discursos feito pela organização, concluindo com a Declaração de 1978 sobre a Raça e o Preconceito Racial. A Representação da Unesco no Brasil foi estabelecida em 1964 e seu escritório, em Brasília, iniciou as atividades em 1972.
Imagem: [Public domain], via Wikimedia Commons
VEJA MAIS EM
PESQUISE também em outras fontes
16 de Novembro de 1940
Alemães erguem o muro de Varsóvia, para segregar judeus da população
Um muro de três metros de altura, coberto por arame farpado, foi construído em 16 novembro de 1940, pela Alemanha nazista para separar os judeus em um gueto na cidade da Varsóvia, na Polônia. Quem era judeu era obrigado a viver separado do resto da população. Os alemães vigiavam de perto os limites do gueto para garantir o confinamento. Estima-se que o gueto de Varsóvia era o maior de todos entre os criados pelos nazistas, tanto em área quanto em população. Mais de 350 mil (cerca de 30% dos habitantes de Varsóvia) tiveram que viver em 2,4% da área total da cidade.
O isolamento dos judeus começou a partir da ocupação alemã da Polônia, em 1939. Com a construção do muro, doenças se espalharam no gueto e também os judeus passaram fome, pois sua comida era controlada pelos alemães. A partir de julho de 1942, a população do gueto foi transferida para campos de extermínio, a maioria para Treblinka.
Houve um grande aumento de suicídios nesta época, diante das condições. A minoria que ficou no gueto era submetida a trabalho escravo. Alguns poucos, que já sabiam qual seria o seu destino, organizaram-se na luta armada, pois, se tivessem que morrer, preferiam que fosse lutando.
Imagem: via Wikimedia Commons
VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Gueto_de_Vars%C3%B3via
PESQUISE também em outras fontes
16 de Novembro de 1922
Nasce o escritor José Saramago, Prêmio Nobel de Literatura
Até então o único ganhador do Prêmio Nobel da Literatura em língua portuguesa, o escritor José Saramago nascia em um dia como este, no ano de 1922, na cidade de Golegã, em Portugal. Ele conquistou o Nobel no dia 18 de outubro de 1998. Sobre a premiação, o júri disse que o escritor português, ?com parábolas portadoras de imaginação, compaixão e ironia, torna constantemente compreensível uma realidade fugidia?.
Autor de 20 romances, fora poesias, crônicas, contos e peças para teatro, Saramago morreu no dia 18 de junho de 2010, em sua residência em Lanzarote, nas Ilhas Canárias, onde morava desde 1993. O escritor iniciou a carreia em 1947, ganhando notoriedade em 1980 com o livro Levantado do Chão, considerado seu primeiro grande romance.
Dois anos depois, voltaria a fazer sucesso com a obra Memorial do Convento. Em 1991, o livro O Evangelho Segundo Jesus Cristo foi censurado pelo governo português, e Saramago decidiu exilar-se em Lanzarote. O livro Ensaio sobre a Cegueira (1995) foi transformado em filme pelo diretor brasileiro Fernando Meirelles em 2008.
VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Saramago
PESQUISE também em outras fontes
16 de Novembro de 1904
Chega ao fim da Revolta da Vacina, no Rio de Janeiro
No dia 16 de novembro de 1904 chegava ao fim a Revolta da Vacina, no Rio de Janeiro. O movimento, inciado no dia 10 do mesmo mês, aconteceu por conta da rejeição popular à vacina obrigatória contra a varíola, projeto proposto pelo sanitarista Oswaldo Cruz. Por conta disso, as brigadas sanitárias, acompanhadas por policiais, poderiam entrar nas casas e aplicar a vacina à força.
A resistência popular começou com uma manifestação estudantil e foi aumentando, chegando ao ponto de, no dia 13, tomar uma proporção que transformou o centro do Rio de Janeiro em campo de batalha. A população, que não tinha plena informação de como seria o processo de aplicação da vacina, depredou lojas, incendiou bondes, quebrou postes e atacou a polícia com pedras, paus e pedaços de ferro.
Por conta da revolta, o governo suspendeu a obrigatoriedade da vacina e declarou estado de sítio no dia 16 de novembro. Ao final da revolta, 30 pessoas morreram e outras 110 ficaram feridas. Depois, com a situação sob controle, o processo de vacinação foi reiniciado. Em pouco tempo, a varíola foi erradicada da então capital do Brasil.
Imagem: See page for author [Public domain], via Wikimedia Commons
VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Revolta_da_Vacina
PESQUISE também em outras fontes
16 de Novembro de 1849
Escritor russo Dostoiévski é sentenciado à pena de morte
Um tribunal russo condenava o escritor Fiodor Dostoiévski à pena de morte, em um dia como este, em 1849, por causa do seu suposto envolvimento em um grupo intelectual radical, chamado Círculo Petrachévski. Contudo, quando ele estava diante do pelotão de fuzilamento, no dia 22 de dezembro, recebeu um indulto de última hora e foi enviado para trabalhos forçados na Sibéria, onde ficou por quatro anos. Antes de ser condenado, ele havia escrito dois livros: Gente Pobre (1846, seu primeiro romance), que foi um sucesso, e O Duplo, no mesmo ano, um fracasso.
Após a pena na Sibéria, em 1854 ele trabalhou como soldado na fronteira da Mongólia. Depois, se casou com uma viúva e, finalmente, retornou à Rússia em 1859. No ano seguinte, fundou uma revista e, dois anos depois, viajou para a Europa pela primeira vez. Em 1864 e 1865, sua esposa e seu irmão morreram, a revista foi fechada e Dostoiévski estava repleto de dívidas, quadro que se agravou por conta de seu hábito de jogar. Em 1866, ele publicou Crime e Castigo, uma de suas obras mais populares.
Em 1867, casou-se com uma taquigrafa, e o casal fugiu para a Europa para escapar dos credores. Seu romance Os Demônios (ou Os Possessos, de 1872) foi um sucesso e, então, eles voltaram para São Petersburgo. Em 1880, Dostoiévski publicou Os Irmãos Karamazov, um sucesso imediato, mas ele morreu um ano depois. Considerado um dos maiores romancistas da literatura russa e um dos mais inovadores artistas de todos os tempos, Dostoiévsk também escreveu grandes obras como Memórias do Subsolo (1864), O Jogador (1867) e O Idiota (1869).
Imagem: [Public domain], via Wikimedia Commons
VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Fi%C3%B3dor_Dostoi%C3%A9vski
PESQUISE também em outras fontes
16 de Novembro de 1532
Com 200 homens, Pizarro dizima 5 mil incas e captura Atahualpa
No dia 16 de novembro de 1532, Francisco Pizarro, explorador espanhol e conquistador, armou uma armadilha contra o imperador inca, Atahualpa. Com menos de 200 homens contra um exército de cinco mil incas, Pizarro massacrou seus inimigos, capturou Atahualpa, forçando-o a se converter ao cristianismo antes de, finalmente, matá-lo.
A conquista de Pizarro aconteceu quando o Império Inca passava por uma guerra civil, que dividiu a lealdade do povo. De um lado, estavam os que apoiavam Atahualpa, filho mais novo do ex-governante Huayna Capac. Do outro, havia os seguidores de Huascar, seu meio-irmão que havia sido deposto. Pizarro, apoiado pelo rei da Espanha Carlos V, começou a recrutar os homens leais a Huascar. No dia da armadilha, Pizarro encontrou Atahualpa em Cajamarca, uma pequena cidade inca localizada no vale dos Andes.
Pizarro enviou seu irmão, Hernan, para convidar Atahualpa para uma festa em honra a sua ascensão ao trono. Embora tivesse quase 80 mil soldados nas montanhas, Atahualpa foi à festa com apenas cinco mil homens desarmados. Ele foi recebido por Vicente de Valverde, um frade que viajava com Pizarro. Enquanto os homens de Pizarro estavam na espera, Valverde pediu a Atahualpa para converter-se ao cristianimo e aceitar Charles V como seu soberano. Atahualpa recusou irritado, levando Valverde a dar o sinal para Pizarro abrir fogo. Sem conseguir fugir, já que estavam em uma cidade rodeada por montanhas, os soldados incas foram presas fáceis para os espanhóis. Os homens de Pizarro abateram cinco mil incas em apenas uma hora.
Pizarro foi o único espanhol que sofreu um ferimento: ele cortou a mão para evitar a morte de Atahualpa. Percebendo que Atahualpa era mais valioso vivo do que morto, Pizarro o manteve em cativeiro, enquanto fazia seus planos para assumir o império. Atahualpa apelou à ganância dos espanhóis, oferecendo-lhes ouro e prata em troca da sua libertação. Pizarro aceitou, mas depois de receber o resgate, Pizarro acusou Atahualpa de agitar uma rebelião e o manteve preso.
A essa altura, Atahualpa já havia ajudado na pacificação dos incas e, quando Pizarro se garantiu o poder, condenou o inca à fogueira - os espanhóis acreditavam que essa era a morte mais apropriada a um pagão. Contudo, no último momento, Valverde pediu clemência caso Atahualpa se convertesse. O inca aceitou, mas isso só o ajudou a ser executado por estrangulamento, o que aconteceu no dia 29 de agosto de 1533.
Os combates entre os espanhóis e os incas continuariam depois da sua morte, com os espanhóis consolidando sua conquista. Contudo, a vitória de Pizarro, em Cajamarca, efetivamente decretou o fim do Império Inca e o início da colonização espanhola na América do Sul.
Imagem: [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons
VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Queda_do_Imp%C3%A9rio_Inca
PESQUISE também em outras fontes