noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

O DIA NA HISTÓRIA - ACONTECEU

DIA 17 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA

Publicada em 17/11/24 às 01:33h - 102 visualizações

Antônio Galdino com informações da internet


Compartilhe
Compartilhar a noticia DIA 17 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia DIA 17 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia DIA 17 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA

Link da Notícia:

DIA 17 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA
 (Foto: Da net)

DIA 17 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA

Thomas Carlyle (Reino Unido -1795/1881), escritor, historiador, ensaísta, tradutor e professor escocês durante a era vitoriana, escreveu:

“Nenhum grande homem vive em vão. A história do mundo não é senão a biografia dos grandes homens”. (Thomas Carlyle).

Naqueles anos, não se tinha a invencionice do detalhamento do gênero, homem e mulher e, obviamente aí estão incluídas, naturalmente, as grandes mulheres...

Pense em cada dia como o teu aniversário ou o aniversário de um amigo, de alguém da família ou de um fato marcante e VEJA alguns fatos que aconteceram na história, nesta data.

Dia 17 de NOVEMBRO, apresentamos alguns acontecimentos, nascimentos e partidas de pessoas e fatos que passaram à história.

Veja os destaques de acontecimentos da história de cada dia, em ordem decrescente, do mais atual para o mais antigo.

17 de Novembro de 2003 - Ator Arnold Schwarzenegger empossado como o 38º governador da Califórnia

17 de Novembro de 1959 - Morre o maestro e compositor Heitor Villa-Lobos

17 de Novembro de 1942 - Nasce o aclamado diretor de cinema Martin Scorsese

17 de Novembro de 1917 - Morre o escultor Rodin, autor da obra "O Pensador"

17 de Novembro de 1895 - Fundado o Clube de Regatas do Flamengo

17 de Novembro de 1869 - É inaugurado o Canal de Suez

17 de Novembro de 1629 - Nasce Baltasar Carlos de Áustria, o Príncipe de Astúrias

17 de Novembro de 1910 - Nasce a escritora Rachel de Queiroz

Não deixe de ver as sugestões, em cada matéria abaixo, para ampliar a sua consulta. Procure outras sugestões. Leia muito. Busque ampliar os seus conhecimentos. (Prof. Antônio Galdino)

17 de Novembro de 2003

Ator Arnold Schwarzenegger empossado como o 38º governador da Califórnia

Em 17 de Novembro de 2003, o ator e ex-fisiculturista Arnold Schwarzenegger era empossado como o 38º governador da Califórnia, o mais populoso e importante estado dos EUA. Conhecido por seus filmes de ação como Conan, o Bárbaro e a série O Exterminador do Futuro, Schwarzenegger derrotou o governador Gray Davis em uma eleição especial em 7 de outubro de 2003 - a população estava insatisfeita com Davis, e houve um novo pleito para decidir ou não pela sua permanência no cargo. Antes de Schwarzenegger, outro famoso ator, Ronald Reagan, foi governador da Califórnia (1967-1975) e depois presidente do país, em 1980.

Nascido na Áustria, em 1942, Schwarzenegger emigrou para os EUA em 1968. Ele se tornou um cidadão norte-americano em 1983. Republicano convicto, três anos depois, se casou com a jornalista Maria Shriver, sobrinha de John Kennedy e membro de uma das mais conhecidas famílias de democratas (o casal se separou em 2011). Depois de ganhar a eleição e servir o restante do mandato do ex-governador Gray Davis, "The Governator ", como foi apelidado, foi reeleito em novembro de 2006 para cumprir um mandato completo no cargo.

Imagem:  via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM

https://www.bbc.com/portuguese/noticias/story/2003/10/printable/031008_arnoldlmp

PESQUISE também em outras fontes

17 de Novembro de 1959

Morre o maestro e compositor Heitor Villa-Lobos

Destacado maestro e compositor brasileiro, Heitor Villa-Lobos morreu no dia 17 de novembro de 1959, no Rio de Janeiro. Nascido na mesma cidade no dia 5 de março de 1887, ele trabalhou por uma música identificada com o povo brasileiro e é considerado o maior representante da área musical durante o modernismo no Brasil, com obras nacionalistas, com elementos de canções folclóricas, populares e indígenas. 

De temperamento inquieto, Villa-Lobos sempre buscou absorver o universo musical brasileiro com viagens pelo interior do país. Em 1922, participou da Semana da Arte Moderna, em São Paulo, e, no ano seguinte, embarcou para a Europa, retornando ao Brasil em 1924. Três anos depois, viajou novamente para o continente europeu, financiado pelo milionário Carlos Guinle. 

Ele retornou desta segunda viagem em 1930 e, na sequência, se apresentou em 66 cidades. Ainda neste ano, realizou a "Cruzada do Canto Orfeônico" no Rio de Janeiro. Em 1948, ele se operou de um câncer e casou-se pela segunda vez, com Arminda Neves d Almeida, a Mindinha, uma ex-aluna. Depois do falecimento do maestro, ela se encarregou da divulgação da sua grande obra. 

Durante sua carreira, Villa-Lobos obteve reconhecimento nacional e internacional. Entre os títulos mais destacados que recebeu está o de Doutor Honoris Causa, da Universidade de Nova York. Ele também apareceu pessoalmente em um filme da Disney - Alô, Amigos (1940) - ao lado do próprio Walt Disney.

Imagem: See page for author [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Heitor_Villa-Lobos

PESQUISE também em outras fontes

17 de Novembro de 1942

Nasce o aclamado diretor de cinema Martin Scorsese

Um dos mais aclamados diretores de cinema da atualidade, Martin Scorsese nascia em um dia como hoje, em Queens, Nova Iorque, em 1942. Entre seus vários filmes e documentários, estão obras como Taxi Driver (1976), Touro Indomável (1980), Os Bons Companheiros (1990), Gangues de Nova Iorque (2002), O Aviador (2004), Os Infiltrados (2006) e A Invenção de Hugo Cabret (2011). Depois de receber várias indicações ao Oscar de Melhor Diretor em sua carreira e nunca ter sido agraciado com o prêmio, ele finalmente obteve a estatueta em 2007 por Os Infiltrados.

Muitos de seus filmes contam com Robert De Niro, que é seu grande amigo. Recentemente, Scorsese também tem trabalhado bastante com Leonardo Di Caprio, que se tornou um dos seus atores favoritos. Entre seus documentários, Scorsese foi um dos editores de Woodstock (1970) e também fez filmes sobre Bob Dylan, Rolling Stones e o ex-Beatle George Harrison.

Imagem:  via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Martin_Scorsese

PESQUISE também em outras fontes

17 de Novembro de 1917

Morre o escultor Rodin, autor da obra "O Pensador"

Considerado um dos mais influentes escultores dos movimentos do impressionismo e do simbolismo, Auguste Rodin morria em um dia como este, em 1917, em Meudon, na França. Nascido em Paris, em 12 de novembro de 1840, ele conquistou a fama ainda em vida ao se dedicar a temas inspirados no momento da criação e na anatomia humana.

Sua obra mais conhecida talvez seja O Pensador, que retrata um homem em meditação, lutando com uma poderosa força interna. Outra obra célebre é O Beijo, que, assim como O Pensador, faz parte de uma série de esculturas realizadas para a Porta do Inferno, do Museu de Artes Decorativas, de Paris. Ele levou 20 anos para concluir o trabalho e, mesmo assim, morreu sem terminá-lo. Contudo, dali saíram algumas de suas obras mais importantes. Em 2001, a exposição Auguste Rodin: A Porta do Inferno foi levada à Pinacoteca de São Paulo, atraindo mais de 200 mil visitantes. O local também possui obras do escultor em seu acervo.

A capital francesa tem um museu dedicado às suas obras (o Musée Rodin), que fica perto do Hôtel des Invalides, túmulo de Napoleão. Rodin teve como assistente a escultora Camille Claudel, com quem teve um romance. Alguns trabalhos dela são confundidos com os de Rodin, e Camille acreditava que ele queria se apropriar de suas obras. Na época, ela foi considerada doente e terminou seus dias em um manicômio.

Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Auguste_Rodin

PESQUISE também em outras fontes

 

17 de Novembro de 1895

Fundado o Clube de Regatas do Flamengo

No dia 17 de novembro de 1895 era fundado o Clube de Regatas do Flamengo, também conhecido como Mengo, Mengão e Fla, um dos clubes de futebol de maior torcida do Brasil. Estima-se que seus torcedores somem algo entre 35 milhões e 40 milhões de pessoas.

O Flamengo foi fundado no bairro homônimo no Rio de Janeiro, mas depois se mudou para o bairro da Lagoa na primeira metade do século XX. Apesar de ter regatas no nome, sua principal modalidade é o futebol. O clube também conta com um time de basquete.

Sua equipe de futebol já conquistou os principais títulos em disputa, como a Copa Intercontinental, Copa Libertadores, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e muitos estaduais do Rio de Janeiro. O ex-jogador Zico é considerado o maior ídolo do clube.

Em 2007, o então governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho, instituiu o "Dia do Flamengo", comemorado em 17 de novembro. No mesmo ano, o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Cesar Maia, tombou a Torcida do Flamengo como Patrimônio Cultural da Cidade. Além disso, ficou definido de maneira oficial o Dia do Flamenguista, comemorado em 28 de outubro, mesmo dia do padroeiro do Flamengo, São Judas Tadeu.

Imagem: via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Clube_de_Regatas_do_Flamengo

PESQUISE também em outras fontes

17 de Novembro de 1869

É inaugurado o Canal de Suez

O Canal de Suez é um canal artificial de navegação que separa a África da Ásia e une o mar Mediterrâneo com o mar Vermelho. Sua longitude é de 163 km entre Porto Said (na costa mediterrânea) e Suez (na costa do mar Vermelho). O canal se encontra no território do Egito. A construção do Canal se iniciou em 1858 pela companhia do empresário francês, Ferdinand de Lesseps, com a licença das autoridades egípcias da época, e foi inaugurado no dia 17 de novembro de 1869. No momento da inauguração, o Egito possuía 44% das ações e cerca de 21.000 franceses, o resto. Estima-se que um milhão e meio de egípcios participaram na construção do canal com máquinas especialmente desenhadas. Aproximadamente 125.000 morreram durante a construção principalmente por causa da cólera. Cerca de 21.000 navios atravessam o canal a cada ano, o que supõe 10% do comércio marítimo mundial. O trajeto dura umas 15 horas aproximadamente.

Imagem: [Public domain], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Canal_de_Suez

PESQUISE também em outras fontes

17 de Novembro de 1629

Nasce Baltasar Carlos de Áustria, o Príncipe de Astúrias

Baltasar Carlos de Áustria nasceu no dia 17 de outubro de 1629 e faleceu no dia 9 de outubro de 1646. Foi Príncipe de Astúrias. Foi filho de Felipe IV da Espanha e de sua primeira esposa Isabel de Bourbon. O príncipe Baltasar, acompanhado por seu pai, viajou ao norte da Espanha em 1646 para celebrar o juramento do Príncipe diante das Cortes de Navarra, no dia 25 de maio. 

Durante sua estadia em Pamplona, Baltasar Carlos caiu gravemente enfermo. A família real, finalizado o juramento, se transferiu para Zaragoza. Nessa cidade, em 9 de outubro de 1646 o príncipe faleceu. Os médicos que o trataram diagnosticaram varíola, naquela época também se especulou acerca de uma enfermidade venérea como outra possível causa de sua morte ainda que atualmente se cogite em uma apendicite como a enfermidade mais provável que afetou o príncipe. Foi enterrado no Monastério de El Escorial. 

A morte do príncipe deixou Felipe IV sem um herdeiro direto porque em 1644 havia morrido sua esposa, a rainha Isabel, de erisipela. Como mostra sua correspondência com vários personagens de sua confiança, a inesperada perda deste filho dotado, inteligente e popular deixou destroçado o monarca durante bastante tempo. 

O rei teve que buscar uma nova esposa, finalmente se decidiu pela prometida de seu filho e parente sua, Mariana da Áustria, que apenas contava com quinze anos. A figura do príncipe Baltasar Carlos perdurou no tempo graças aos famosos retratos que realizou o pintor Diego Velásquez e que são conservados em vários museus: Museu do Prado, Museu de Belas Artes (Boston), Coleção Wallace de Londres.

Imagem:  [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM

https://pt.wikipedia.org/wiki/Baltasar_Carlos,_Pr%C3%ADncipe_das_Ast%C3%BArias

PESQUISE também em outras fontes

 

17 de Novembro de 1910

Nasce a escritora Rachel de Queiroz

A escritora Rachel de Queiroz nasceu em 17 de novembro de 1910, em Fortaleza (CE). Ela é considerada uma das vozes mais importantes da literatura brasileira do século XX e uma das maiores autoras da segunda geração modernista no Brasil. Autora de destaque na ficção social nordestina, foi a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras, em 1977.

Aos cinco anos de idade, Rachel se mudou com a família para o Rio de Janeiro devido a uma grande seca. Em seguida, foi morar com seus pais em Belém (PA), antes de voltar para Fortaleza em 1917.

Em 1925, Rachel concluiu o curso normal no Colégio da Imaculada Conceição. Estreou na imprensa no jornal O Ceará, após escrever uma carta ridicularizando o concurso Rainha dos Estudantes, promovido pela publicação. A reação foi tão boa que o diretor do jornal, Júlio Ibiapina, a convidou para colaborar com a publicação

A trajetória de Rachel de Queiroz na literatura começou cedo, quando ainda era adolescente, com a publicação de seu primeiro romance, "O Quinze", em 1930. O livro trata da seca no Nordeste brasileiro e suas consequências sociais, e é um retrato contundente das condições de vida na região. Com essa obra, Rachel ficou nacionalmente conhecida, conquistando um lugar de destaque na literatura brasileira.

Rachel começou a se interessar em política social no fim da década de 1920, ao ingressar no que restava do Bloco Operário Camponês em Fortaleza, formando o primeiro núcleo do Partido Comunista Brasileiro. Para fugir da perseguição por ser esquerdista, muda-se para Maceió, em 1935. À época, durante o Estado Novo, viu seus livros serem queimados junto com os de Jorge Amado, José Lins do Rego e Graciliano Ramos sob a acusação de serem subversivos. Em 1939, já escritora consagrada, muda-se para o Rio de Janeiro.

Aos poucos, Rachel foi mudando de posicionamento político. Chegou a ser convidada para ser ministra da Educação por Jânio Quadros. Em 1964, apoiou a ditadura militar que se instalou no Brasil. Ela chegou a integrar o Conselho Federal de Cultura e o diretório nacional da ARENA, partido político de sustentação do regime.

Em 1977, concorreu contra o jurista Pontes de Miranda para a vaga de Cândido Mota Filho da cadeira 5 da Academia Brasileira de Letras. Ela venceu e se tornou a primeira mulher a ser aceita na instituição.

Ao longo de sua carreira, Rachel escreveu diversos romances, contos, peças de teatro e crônicas. Suas obras são conhecidas por abordar temas sociais, como a desigualdade e a seca. Além de "O Quinze", ela foi autora de outros romances de destaque, como "João Miguel" (1932), "Dôra, Doralina" (1975) e "Memorial de Maria Moura" (1992).

Rachel de Queiroz também se destacou como cronista e jornalista, contribuindo com seus textos para diversos jornais e revistas.  Ao longo de sua vida, ela foi reconhecida com inúmeros prêmios e honrarias, incluindo o Prêmio Jabuti, um dos mais prestigiosos do Brasil. Em 1993, ela também foi a primeira mulher a ser agraciada com o Prêmio Camões, o mais importante da língua portuguesa. Ela morreu em 4 de novembro de 2003, aos 92 anos, no Rio de Janeiro.

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Rachel_de_Queiroz

PESQUISE também em outras fontes




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2025 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!