DIA 18 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA
Thomas Carlyle (Reino Unido -1795/1881), escritor, historiador, ensaísta, tradutor e professor escocês durante a era vitoriana, escreveu:
“Nenhum grande homem vive em vão. A história do mundo não é senão a biografia dos grandes homens”. (Thomas Carlyle).
Naqueles anos, não se tinha a invencionice do detalhamento do gênero, homem e mulher e, obviamente aí estão incluídas, naturalmente, as grandes mulheres...
Pense em cada dia como o teu aniversário ou o aniversário de um amigo, de alguém da família ou de um fato marcante e VEJA alguns fatos que aconteceram na história, nesta data.
Dia 18 de NOVEMBRO, apresentamos alguns acontecimentos, nascimentos e partidas de pessoas e fatos que passaram à história.
Veja os destaques de acontecimentos da história de cada dia, em ordem decrescente, do mais atual para o mais antigo.
18 de Novembro de 1928 - Nasce uma estrela: Mickey Mouse
18 de Novembro de 1814 - Morre o escultor barroco Aleijadinho
18 de Novembro de 1787 - Nasce Louis Daguerre, o inventor da fotografia
18 de Novembro de 1626 - A Basílica de São Pedro no Vaticano é concluída
18 de Novembro de 1519 - Hernán Cortés lidera rumo à conquista de Tenochtitlan
18 de Novembro de 1307 - Guilherme Tell acerta flechada em maçã na cabeça do seu filho para escapar da morte
Não deixe de ver as sugestões, em cada matéria abaixo, para ampliar a sua consulta. Procure outras sugestões. Leia muito. Busque ampliar os seus conhecimentos. (Prof. Antônio Galdino)
18 de Novembro de 1928
Nasce uma estrela: Mickey Mouse
Um dos personagens infantis mais conhecidos do mundo ocidental fazia sua aparição para o público em um dia como este, no ano de 1928, no Colony Theatre em Manhattan, em Nova York. Era a estreia de Mickey Mouse, estrela de um dos primeiros
desenhos animados com som, chamado "Steamboat Willie". Mais tarde, o ratinho se tornaria uma espécie de amuleto para Walt Disney, que criou o personagem juntamente com o desenhista Ub Iwerks. Mickey também se tornou o símbolo da The Walt Disney Company. Inicialmente, sua dublagem era feita pelo próprio Walt Disney, entre 1928 e 1946.
Mickey Mouse estaria sob domínio público desde 1998, já que a proteção dos direitos autorais nos Estados Unidos valem por 80 anos. Contudo, o congresso norte-americano aprovou a prorrogação da lei - apelidada de Lei Mickey - que expandiu por 20 anos os direitos de todas as obras norte-americanas que ainda não estivessem sob domínio público. Desta maneira, Mickey estará protegido até 18 de novembro de 2018.
O primeiro nome de Mickey era Mortimer, mas ele mudou para o nome atual por sugestão de Lillian, esposa de Walt Disney, que achava o primeiro muito sério para o personagem. Mickey também bebia e fumava, porém, diante de sua popularidade, Walt Disney tornou o ratinho saudável já em 1930.
A importância de Mickey era tamanha para Walt Disney que ele falava: "Nunca liguei para garotas e continuo não ligando. Amo Mickey Mouse mais do que qualquer mulher que já conheci."
Imagem: [Public domain], via Wikimedia Commons
VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Mickey_Mouse
PESQUISE também em outras fontes
18 de Novembro de 1814
Morre o escultor barroco Aleijadinho
No dia 18 de novembro de 1814, o Brasil perdia Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho, considerado um dos maiores artistas barrocos do Brasil. Nascido no dia 29 de agosto de 1730 em Vila Rica (hoje Ouro Preto), suas obras encantaram a sociedade no século XVIII.
No seu trabalho, ele usava madeira e pedra-sabão, além de misturar diversos estilos barrocos. Sua vida é cercada por controvérsias, mas, acredita-se que aos 40 anos ficou doente. Suspeita-se que ele tenha contraído lepra e, por isso, recebeu o famoso apelido. Por conta da doença, foi perdendo o movimento das mãos e dos pés. Para trabalhar, pedia ao ajudante para atar suas ferramentas ao braço.
A limitação física, contudo, não o impediu de seguir trabalhando em igrejas e altares de Minas Gerais. Toda sua obra ? como escultor, entralhador e arquiteto ? foi realizada em Minas Gerais, nas cidades de Ouro Preto, Sabará, São João del-Rei e Congonhas. Os principais locais que receberam seus trabalhos foram a Igreja de São Francisco de Assis, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo e o Palácio dos Governadores.
Entre suas obras mais conhecidas estão as esculturas em madeira (pintadas por Ataíde), que representam o calvário de Cristo. Elas se encontram dispostas em seis capelas ao longo do Morro do Maranhão, diante da Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas. Na frente desta igreja estão as famosas estátuas dos Doze Profetas, esculpidos em pedra-sabão, em tamanho natural. Doente, Aleijadinho morreu abandonado no dia 18 de novembro de 1814, em Ouro Preto. A importância do seu trabalho, contudo, só foi reconhecida após a sua morte.
Imagem: [Public domain], via Wikimedia Commons
VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Aleijadinho
PESQUISE também em outras fontes
18 de Novembro de 1787
Nasce Louis Daguerre, o inventor da fotografia
Louis Jacques Mandé Daguerre nasceu no dia 18 de novembro de 1787, foi um inventor de origem basca, inventou a fotografia, buscando um método para reproduzir a realidade em imagens sem necessidade de pintá-las, coincidiu com Nicéphore Niepce, que desde o ano de 1820 vinha experimentando com placas de betume da Judeia dentro de uma câmera escura, nas quais obtinha rudimentares imagens fotográficas depois de uma exposição de várias horas.
Daguerre também passou aos anais da história por descobrir o Diorama, mediante o qual se dava uma sensação de profundidade. Este invento despertou a atenção do público parisiense em um espetáculo que consistia em formar a ilusão do espectador de que se encontrava em outro lugar através de imagens enormes, que podiam se mover e que se combinavam com um jogo de luzes, ruídos e sons, etc. para que parecesse que o espectador estivesse em situações como uma batalha, uma tempestade, etc.
Para que tudo isto fosse crível as pinturas deviam ser muito realistas e por esta razão, interessava a Daguerre a aplicação do princípio da câmera escura ao Diorama. O diorama é um modelo tridimensional de paisagem que mostra eventos históricos, natureza, cidades, etc. para educação ou entretenimento, materiais ou elementos em três dimensões, que configuram uma cena da vida real.
Imagem: [Public domain], via Wikimedia Commons
VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Louis_Jacques_Mand%C3%A9_Daguerre
PESQUISE também em outras fontes
18 de Novembro de 1626
A Basílica de São Pedro no Vaticano é concluída
No dia 18 de novembro de 1626, a A Basílica de São Pedro, localizada no Vaticano, era consagrada pelo Papa Urbano VIII. A construção do atual prédio havia iniciado há mais de cem anos, pelo Imperador Constantino, em 18 de abril de 1506.
Atualmente, o local é centro de peregrinação e também o maior e mais importante edifício religioso do catolicismo. Com capacidade para 60 mil pessoas, sua imponente cúpula pode ser avistada ao longo do horizonte de Roma. A Basília também reúne obras dos maiores artistas de todos os tempos, como Michelangelo, Rafael e Bernini.
Sob o altar da Basílica estaria enterrado São Pedro, um dos apóstolos de Jesus, que se tornou o primeiro Papa e que deu nome à construção. Desta maneira, muitos Papas ainda são enterrados no local. O impressionante prédio é classificado como Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.
Imagem: By Ricardo André Frantz (User:Tetraktys) (taken by Ricardo André Frantz) [CC BY-SA 3.0 or GFDL], via Wikimedia Commons
VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Bas%C3%ADlica_de_S%C3%A3o_Pedro
PESQUISE também em outras fontes
18 de Novembro de 1519
Hernán Cortés lidera rumo à conquista de Tenochtitlan
A Matança de Cholula foi um ataque realizado pelas forças militares do conquistador espanhol Hernán Cortés em sua trajetória à cidade do México-Tenochtitlan no dia 18 de novembro de 1519. De acordo com os cronistas e com o próprio Hernán Cortés, se tratou de uma ação preventiva pela suspeita de uma possível emboscada dentro da cidade de Cholula.
O resultado foi a morte de 5.000 ou 6.000 cholultecas, em sua maioria civis desarmados. Os cholultecas haviam sido fiéis tributários dos mexicas (eram uma das tribos nahuas, e quando chegaram ao vale do México, trouxeram seus próprios deuses.), depois da ação militar, foram submetidos e se tornaram aliados dos conquistadores espanhóis. Os sobreviventes pediram clemência a Cortés, explicando que cumpriam ordens dos mexicas.
Desta forma as hostilidades cessaram, Cortés se reuniu com os dirigentes que haviam sobrevivido e pactuou com eles, pediu-lhes para deixar de realizar sacrifícios e atos de canibalismo, assim como deixar sua religião para convertê-los ao cristianismo. A princípio recusaram a ideia de destruir a seus ídolos, mas finalmente se converteram em aliados dos espanhóis.
Os prisioneiros capturados pelos tlaxcaltecas foram postos em liberdade. Cinco dias mais tarde, a cidade regressou a sua atividade normal como se nada tivesse acontecido. Os 20.000 guerreiros mexicas nunca foram ao lugar, nem tiveram contato com os espanhóis durante o resto da trajetória para Tenochtitlan.
Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons
VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Massacre_de_Cholula
PESQUISE também em outras fontes
18 de Novembro de 1307
Guilherme Tell acerta flechada em maçã na cabeça do seu filho para escapar da morte
Um dos heróis da Suíça, Guilherme Tell teria disparado uma flechada certeira em uma maçã, colocada na cabeça do seu filho, que estava amarrado a uma árvore, em um dia como este, no ano de 1307. Caso errasse a flechada, Guilherme Tell seria morto. Esta, pelo menos, é a versão contada por Aegidius Tschudi, um historiador católico conservador. Guilherme Tell e seu filho foram presos pelo tirano Hermann Gessler, pois eles haviam desrespeitado sua autoridade.
Gessler, para testar a lealdade do povo, tinha ordenado que fosse pendurado um chapéu com as cores da Áustria em um poste numa praça de Altdorf. Todos que passassem por ali deveriam que fazer uma saudação respeitosa ao chapéu, que era vigiado por soldados. Guilherme Tell e seu filho não fizeram a saudação e, por isso, foram presos. Tell era conhecido por ser um homem forte, bom escalador e exímio atirador. Por conta destes atributos, o tirano resolver testar as qualidades de Tell em seu próprio filho. Tell teria feito o tiro certeiro com sua besta (ou balestra), uma arma do tipo arco e flecha, com gatilho.
Depois que Tell acertou a maçã, em meio a aplausos em praça pública, Gessler notou que o herói havia preparado duas flechas. Perguntado pelo tirano porque havia feito isso, Tell hesitou e depois confessou que, caso matasse o seu filho, a segunda flecha seria para assassinar Gessler. Indignado, o tirano cumpriu sua promessa em manter Tell vivo, mas, para isso, ficaria preso para sempre. Tell foi acorrentado em um barco, com destino ao castelo de Küsnacht. Gessler e seus soldados também subiram na embarcação.
Contudo, no meio da viagem, houve uma tempestade, e Tell foi solto para ajudar no salvamento. Tell conduziu o barco com segurança para terra firme e, no final, conseguiu escapar. Pouco depois, encontrou o tirano e o matou com aquela mesma flecha já reservada. Segundo a lenda, este evento marcou o início de uma revolta, que ocorreu em 1o. de janeiro de 1308 e que levou ao nascimento da Federação Suíça. De acordo com Tschudi, Tell teria morrido afogado em 1354, ao tentar salvar uma criança do afogamento, no rio Schächenbach, em Uri, um estado da Suíça.
Imagem: See page for author [Public domain or Public domain], via Wikimedia Commons
VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Guilherme_Tell
PESQUISE também em outras fontes