noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

O DIA NA HISTÓRIA - ACONTECEU

DIA 23 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA

Publicada em 23/11/24 às 00:33h - 78 visualizações

Antônio Galdino com informações da internet


Compartilhe
Compartilhar a noticia DIA 23 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia DIA 23 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia DIA 23 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA

Link da Notícia:

DIA 23 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA
 (Foto: Da net)

DIA 23 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA

Thomas Carlyle (Reino Unido -1795/1881), escritor, historiador, ensaísta, tradutor e professor escocês durante a era vitoriana, escreveu:

“Nenhum grande homem vive em vão. A história do mundo não é senão a biografia dos grandes homens”. (Thomas Carlyle).

Naqueles anos, não se tinha a invencionice do detalhamento do gênero, homem e mulher e, obviamente aí estão incluídas, naturalmente, as grandes mulheres...

Pense em cada dia como o teu aniversário ou o aniversário de um amigo, de alguém da família ou de um fato marcante e VEJA alguns fatos que aconteceram na história, nesta data.

Dia 23 de NOVEMBRO, apresentamos alguns acontecimentos, nascimentos e partidas de pessoas e fatos que passaram à história.

Veja os destaques de acontecimentos da história de cada dia, em ordem decrescente, do mais atual para o mais antigo.

23 de Novembro de 2012 - Morre Nelson Prudêncio, um dos maiores nomes do atletismo da história do Brasil

23 de Novembro de 1990 - Morre Caio Prado Júnior, um dos maiores intelectuais do Brasil

23 de Novembro de 1979 - É realizada a 1ª transfusão de sangue sintético

23 de Novembro de 1933 - Nasce o carnavalesco Joãosinho Trinta

23 de Novembro de 1924 - Publicado estudo de Hubble que mudou nossa concepção de Universo

23 de Novembro de 1900 - Nasce o mestre Bimba, uma lenda da capoeira brasileira

23 de Novembro de 1891 - Marechal Deodoro da Fonseca renuncia presidência do Brasil

Não deixe de ver as sugestões, em cada matéria abaixo, para ampliar a sua consulta. Procure outras sugestões. Leia muito. Busque ampliar os seus conhecimentos. (Prof. Antônio Galdino)

 

23 de Novembro de 2012

Morre Nelson Prudêncio, um dos maiores nomes do atletismo da história do Brasil

No dia 23 de novembro de 2012, o Brasil perdeu um dos grandes nomes do atletismo do país com a morte de Nelson Prudêncio, medalha de prata no salto triplo nas Olimpíadas da Cidade do México (1968) e de bronze em Munique (1972). 

Ele morreu, aos 68 anos, vítima de câncer no pulmão, na Casa de Saúde de São Carlos (SP). O medalhista olímpico nasceu no dia 4 de abril de 1944, em Lins (SP). Prudêncio era professor Doutor no curso de Educação Física na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e também vice-presidente da Confederação Brasileira de Atletismo. 

Ele deixou dois filhos e esposa. Quando conquistou a prata na Cidade do México, Prudêncio participou de uma das maiores disputas da história do salto triplo. Ele, o soviético Viktor Saneyev e o italiano Giuseppe Gentile quebraram nove vezes o recorde mundial. A marca subiu de 17,03 para 17,37 metros, mas a maior foi a do soviético, que levou o ouro. Nelson Prudêncio alcançou 17,27 metros e teve o gostinho de ser dono do recorde mundial por alguns minutos.

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Nelson_Prud%C3%AAncio

PESQUISE também em outras fontes

23 de Novembro de 1990

Morre Caio Prado Júnior, um dos maiores intelectuais do Brasil

Um dos grandes historiadores do Brasil, Caio da Silva Prado Júnior morreu no dia 23 de novembro de 1990, em São Paulo. Nascido na capital paulista, em 11 de fevereiro de 1907, ele foi um dos maiores intelectuais brasileiros e desenvolveu obras imprescindíveis ao entendimento da formação histórica do Brasil. Estudou na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (1924-1928) e, ao longo da sua formação universitária assim como na prática advocatícia, vivenciou a efervescência política, social e cultural no Brasil nos anos 20 e 30. 

Como político, filiou-se ao Partido Democrático, em 1928, participou da Revolução de 1930, filiando-se depois ao Partido Comunista Brasileiro. Em 1933, viajou como estudante para a União Soviética, experiência que lhe rendeu o livro URSS, um novo mundo, em 1934. No ano seguinte ao livro, foi vice-presidente da Aliança Nacional Libertadora, cargo que o levou à prisão durante dois anos. 

Entre 37 e 39, se exilou na Europa e, já de volta ao Brasil, publicou o clássico Formação do Brasil Contemporâneo. Além de pesquisador e político, Caio Prado Júnior também foi empresário do ramo editorial, fundando a Editora Brasiliense, em 1943, com o amigo Monteiro Lobato. Após o fim do governo de Getúlio Vargas, foi eleito deputado estadual pelo PCB (1947), mas teve o mandato cassado por sua ideologia marxista. 

Na sequência, dedicou-se à editora e, mais tarde, voltou a se exilar, desta vez no Chile, por conta da perseguição que sofreu durante o Regime Militar (1964). Quando retornou ao Brasil, em 1971, foi condenado a um ano de prisão por subversão. No ano seguinte, conseguiu a liberdade. Outras obras importantes de Caio Prado Júnior foram A evolução política do Brasil (1933), História econômica do Brasil (1945), Estruturalismo e marxismo (1971) e História e desenvolvimento (1972).

Imagem: via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Caio_Prado_J%C3%BAnior

PESQUISE também em outras fontes

 

23 de Novembro de 1979

É realizada a 1ª transfusão de sangue sintético

Investigadores da Universidade de Sheffield desenvolveram um substituto do sangue ao que denominaram "plastic-blood" ou "sangue de plástico". Este tipo de sangue sintético pode ser usado em situações extremas como em guerras ou desastres naturais nos quais se necessite grande quantidade já que é muito barato de fabricar e pode ser transportado com muita facilidade devido a seu baixo peso e a que não necessita de frio para conservá-lo. 

A primeira transfusão deste tipo de sangue foi realizada na Universidade de Minneapolis, no dia 23 de novembro de 1979, pelo médico francês Jean Baptiste Denis. Este tipo de sangue tem a mesma consistência da que corre de maneira natural pelas veias dos seres humanos. Este invento é considerado como um grande avanço, devido a suas vantagens para transportá-lo e por ser totalmente estéril.

Imagem: via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM

https://www.hjnahistoria.com.br/na-historia/23-11/realizada-a-1-transfus-o-de-sangue-sint-tico#gsc.tab=0

PESQUISE também em outras fontes

23 de Novembro de 1933

Nasce o carnavalesco Joãosinho Trinta

Famoso artista plástico e carnavalesco brasileiro, João Clemente Jorge Trinta, o Joãosinho Trinta, nasceu no dia 23 de novembro de 1933, em São Luís, no Maranhão. Aos 18 anos mudou-se para o Rio de Janeiro e começou sua carreira como assistente no Salgueiro, onde foi campeão em 1965, 1969 e 1971. 

Em 1973, foi promovido a carnavalesco principal da escola, onde formou parceria com a artista plástica Maria Augusta no enredo "Eneida: Amor e Fantasia". Nos dois anos seguintes, foi campeão do carnaval com "O Rei de França na Ilha da Assombração" e "O Segredo das minas do Rei Salomão", respectivamente. Em seguida, se desentendeu com a diretoria da escola e passou para a Beija-Flor. 

Em sua nova agremiação, ficou marcado pela ousadia e pelo luxo, conquistando os títulos de 1976, 1977, 1978, 1980 e 1983. Em 1989, foi vice-campeão com "Ratos e Urubus, Larguem a Minha Fantasia", desfile que causou polêmica com a tentativa de levar uma imagem do Cristo Redentor vestido de mendigo. Pelo Grupo de Acesso, foi campeão com Império da Tijuca e Acadêmicos da Rocinha, além de também ter passado pelo carnaval de São Paulo. 

Após problemas de saúde, trabalhou como carnavalesco da Unidos do Viradouro, onde ganhou o título de 1997 com "Trevas! Luz! A explosão do Universo". Passou ainda pela Grande Rio, onde conquistou um histórico terceiro lugar para a escola, em 2003, com O Brasil que vale. Em 2006 sofreu dois AVCs (acidente vascular cerebral) e se mudou para Brasília. Em 2010, concorreu, sem sucesso, a uma vaga como deputado distrital.

Imagem: , via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3osinho_Trinta

PESQUISE também em outras fontes

 

23 de Novembro de 1924

Publicado estudo de Hubble que mudou nossa concepção de Universo

Um estudo do astrônomo norte-americano Edwin Powell Hubble, publicado pela primeira vez em um jornal, em um dia como este, em 1924, afirmava que Andrômeda era, na realidade, uma outra galáxia e não uma nebulosa dentro do nosso Sistema Solar, como se pensava anteriormente. Além disso, ele também afirmou que a Via Láctea era mais uma entre outras tantas galáxias no Universo.

Então com 35 anos, ele publicou suas conclusões no The New York Times e, de início, elas não foram bem aceitas por parte dos astrônomos, que defendiam que todo o Universo estava contido na Via Láctea. Formalmente, seus estudos foram apresentados no dia 1 de janeiro de 1925, durante o encontro da Sociedade Norte-americana de Astronomia.

Hubble realizou suas observações a partir de 1919, no Monte Wilson, na Califórnia, usando o Hooker Telescope, o maior daquela época. Entre 1922 e 1923, ele concluiu que Andrômeda estava muito distante para poder fazer parte da Via Láctea e que, era, na verdade, outra galáxia fora da nossa. Hubble deduziu que as galáxias se afastam umas das outras e que a velocidade de distanciamento é tanto maior quanto maior a distância entre elas. Essa lei dos movimentos galácticos é conhecida como Lei de Hubble-Homason, que Hubble formulou junto com seu colega Milton L. Humason. 

Suas conclusões mudaram para sempre a forma como o Universo passou a ser encarado pela astronomia. A galáxia de Andrômeda está a, aproximadamente, 2,5 milhões de anos-luz da Terra (a Via Láctea tem 100 mil anos-luz de diâmetro). Esta galáxia é uma das mais brilhantes, e sua região central pode ser vista a olho nu quando a Lua não está no céu, mesmo em cidades com grau médio de poluição visual.

Imagem:  [Public domain], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM

https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Espaco/noticia/2020/02/em-que-momento-da-historia-descobrimos-que-estamos-dentro-de-uma-galaxia.html

PESQUISE também em outras fontes

23 de Novembro de 1900

Nasce o mestre Bimba, uma lenda da capoeira brasileira

No dia 23 de novembro de 1900 nascia, em Salvador (BA), Manoel dos Reis Macrashado, o baiano Mestre Bimba. Ele foi responsável por uma renovação na história da capoeira ao introduzir elementos de boxe e do jiu-jitsu na coreografia da capoeira de angolana. Bimba criou seu estilo próprio de capoeira, introduzindo golpes mais agressivos de lutas estrangeiras. 

Ele montou uma academia para ensinar a sua arte aos filhos da classe média. Também estabeleceu regras que seguiu com rigor como uso de uniforme, aplicação de exames, realização de formatura e entrega de diploma e medalha. Ele morreu no dia 5 de fevereiro de 1974, em Goiânia (GO), aos 73 anos.

Imagem: via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM

https://www.multirio.rj.gov.br/index.php/reportagens/16849-quem-foi-mestre-bimba,-criador-da-capoeira-regional

PESQUISE também em outras fontes

23 de Novembro de 1891

Marechal Deodoro da Fonseca renuncia presidência do Brasil

No dia 23 de novembro de 1891, o presidente do Brasil, marechal Deodoro da Fonseca, renunciou ao cargo por conta da primeira Revolta da Armada, movimento de rebelião promovido por unidades da Marinha do Brasil contra o governo. Deodoro da Fonseca foi o proclamador da república no Brasil e também o primeiro presidente do país. 

Unidades da Armada na baía de Guanabara, sob a liderança do almirante Custódio de Melo, ameaçaram bombardear a cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil. Para evitar uma guerra civil, o marechal Deodoro optou por renunciar à Presidência da República. O seu cargo foi assumido pelo vice-presidente Floriano Peixoto. 

A Constituição de 1891, no entanto, garantia que, se a presidência ou a vice-presidência ficassem vagas antes de se completarem dois anos de mandato, deveria ocorrer uma nova eleição, o que fez com que a oposição começasse a acusar a Floriano de estar ilegalmente no cargo. Eduardo Bueno comenta a Revolta da Armada Mais Eduardo Bueno: como foi a Proclamação da República por Deodoro da Fonseca

Imagem: [Public domain or Public domain], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://atlas.fgv.br/verbetes/revolta-da-armada

 PESQUISE também em outras fontes




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25/12/24 - PONTO DE CORTE - Válter Sales O Menino e a Manjedoura III
25/12/24 - PONTO DE CORTE - Válter Sales O Menino e a Manjedoura (I)
25/12/24 - PONTO DE CORTE - Válter Sales O Menino e a Manjedoura (II)






Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!