noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

O DIA NA HISTÓRIA - ACONTECEU

DIA 24 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA

Publicada em 24/11/24 às 13:48h - 94 visualizações

Antônio Galdino com informações da internet


Compartilhe
Compartilhar a noticia DIA 24 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia DIA 24 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia DIA 24 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA

Link da Notícia:

DIA 24 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA
 (Foto: Da net)

DIA 24 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA

Thomas Carlyle (Reino Unido -1795/1881), escritor, historiador, ensaísta, tradutor e professor escocês durante a era vitoriana, escreveu:

“Nenhum grande homem vive em vão. A história do mundo não é senão a biografia dos grandes homens”. (Thomas Carlyle).

Naqueles anos, não se tinha a invencionice do detalhamento do gênero, homem e mulher e, obviamente aí estão incluídas, naturalmente, as grandes mulheres...

Pense em cada dia como o teu aniversário ou o aniversário de um amigo, de alguém da família ou de um fato marcante e VEJA alguns fatos que aconteceram na história, nesta data.

Dia 24 de NOVEMBRO, apresentamos alguns acontecimentos, nascimentos e partidas de pessoas e fatos que passaram à história.

Veja os destaques de acontecimentos da história de cada dia, em ordem decrescente, do mais atual para o mais antigo.

24 de Novembro de 2020 - Apresentador de TV Fernando Vanucci morre aos 69 anos

24 de Novembro de 1991 - Morre Freddie Mercury, líder da banda Queen

24 de Novembro de 1974 - Descoberto o esqueleto de Lucy, que teria vivido há 3,2 milhões de anos

24 de Novembro de 1963 - Diante das câmeras de TV, Jacky Ruby mata Lee Oswald, o alegado assassino de JFK

24 de Novembro de 1861 - Nasce o poeta simbolista Cruz e Sousa

24 de Novembro de 1859 - Livro de Darwin, A Origem das Espécies, é publicado em Londres

24 de Novembro de 1700 - Felipe V é proclamado Rei da Espanha

24 de Novembro de 1631 – Olinda/PE é incendiada e saqueada pelos holandeses

Não deixe de ver as sugestões, em cada matéria abaixo, para ampliar a sua consulta. Procure outras sugestões. Leia muito. Busque ampliar os seus conhecimentos. (Prof. Antônio Galdino)

24 de Novembro de 2020

Apresentador de TV Fernando Vanucci morre aos 69 anos

O apresentador de TV Fernando Vanucci morreu em 24 de novembro de 2020, aos 69 anos, em Barueri (SP). O jornalista foi levado ao hospital após passar mal em casa. Segundo familiares, ele sofria de problemas cardíacos.

Fernando Vanucci nasceu em Uberaba (MG) e começou a trabalhar em uma rádio aos 15 anos. Foi aí que começou sua carreira no jornalismo esportivo. Aos 20 anos, foi contratado pela Rádio Inconfidência de Belo Horizonte.

De 1973 até 1977 ele trabalhou na TV Globo de Minas Gerais, sendo em seguida transferido para o Rio de Janeiro. Na Globo apresentou os jornais Globo Esporte, RJTV, Esporte Espetacular, Jornal Nacional, Jornal Hoje, Fantástico,  entre outros.

Pela Globo, Vanucci cobriu seis Copas do Mundo: 1978 (Argentina), 1982 (Espanha), 1986 (México), 1990 (Itália), 1994 ( Estados Unidos) e 1998 (França). O destaque fica para a Copa do México, quando criou o bordão que se tornaria sua marca registrada: "Alô Você".

Em 1999 ele deixou a Globo. Nos anos seguintes, trabalhou na Rede Bandeirantes e TV Record. De 2003 até 2011, fez parte da equipe da Rede TV. Desde 2014, ele atuava como editor de esportes na Rede Brasil de Televisão.

Imagem: Reprodução

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Fernando_Vanucci

PESQUISE também em outras fontes

24 de Novembro de 1991

Morre Freddie Mercury, líder da banda Queen

No dia 24 de novembro de 1991, o mundo da música perdeu uma das suas mais conhecidas vozes. Morria o cantor Freddie Mercury, nome artístico de Farrokh Bulsara, vítima de complicações da Aids. Ele assumiu publicamente que tinha a doença na véspera da sua morte, em Londres. Nascido na cidade de Stone Town, atual Tanzânia, no dia 5 de setembro de 1946, ele foi educado na St. Peter Boarding School, uma escola inglesa perto de Bombaim (ou Mumbai). Nesta época, ele começou a ser chamado de Freddie.

Aos 18 anos, por conta de uma revolução em seu país natal, ele se mudou com a família para a Inglaterra, onde estudou design na Ealing Art College. Em 1970, montou uma banda com o guitarrista Brian May, o  baixista John Deacon e o baterista Roger Taylor. Nascia o  Queen, que se tornaria uma das maiores bandas de rock de todos os tempos.

Durante sua carreira com o Queen, Mercury realizou mais de setecentos concertos ao redor do mundo. Como compositor, Mercury criou a maioria dos grandes sucessos da banda, como "We Are the Champions", "Love of my Life", "Killer Queen", "Bohemian Rhapsody", "Somebody to Love" e "Don't Stop Me Now".

Imagem:  via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Freddie_Mercury

PESQUISE também em outras fontes

24 de Novembro de 1974

Descoberto o esqueleto de Lucy, que teria vivido há 3,2 milhões de anos

No dia 24 de novembro de 1974, uma descoberta no vale Awash, do centro da Etiópia, lançaria uma nova luz sobre a evolução humana. Uma equipe de paleontólogos, liderada pelo norte-americano Donald Johanson, desenterrou os restos do esqueleto de um Australopithecus afarensis fêmea, um hominídeo bípede.

Ela foi nomeada Lucy em homenagem à canção dos Beatles "Lucy in the Sky of Diamonds", que era tocada durante a celebração da descoberta da equipe de escavação. Os pesquisadores desenterraram mais de 200 ossos e fragmentos, o que representa mais de 40% do esqueleto de Lucy. Nenhum fragmento foi encontrado em duplicidade, o que indica que todos os ossos vieram de um único organismo vivo.

Após uma reconstrução meticulosa do esqueleto, ficou claro que Lucy era uma mulher idosa e teria cerca de um metro de altura. Ela tinha um cérebro pequeno e, fisicamente, era parecida com um chimpanzé, com uma cabeça pequena saliente, braços longos e pernas curtas. A estrutura dos ossos nas costas e parte inferior do corpo indicam que ela era bípedes, a característica de todas as espécies pertencentes aos gêneros Australopithecus e Homo.

As tentativas de datar Lucy no momento da descoberta foram inconclusivas. Apenas na década de 1990, por um processo avançado de argônio, que analisou fragmentos de areia em que Lucy foi encontrada, mostrou que ela teria vivido há 3,2 milhões de anos. Desde a descoberta de Lucy, muitos outros exemplos de Australopithecus afarensis foram descobertos, lançando luz sobre o início de hábitos e comportamentos humanos.

Em 1975, uma família completa foi descoberta, provavelmente vítimas de uma catástrofe natural que matou todos ao mesmo tempo. O agrupamento era composto por jovens e velhos, homens e mulheres, mostrando a tendência da espécie em viver em pequenos grupos familiares. Novas descobertas mostram que o Australopithecus afarensis viveu na Terra por um período de cerca de 900 mil anos. Mais de três milhões de anos após sua morte, Lucy se tornou uma espécie de celebridade. Seu esqueleto foi exibido em vários museus, despertando a curiosidade de muitas pessoas. Hoje, por conta da sua extrema fragilidade, ela está em uma caixa especialmente projetada no Museu Nacional da Etiópia.

Imagem: via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Lucy_(f%C3%B3ssil)

PESQUISE também em outras fontes

 

24 de Novembro de 1963

Diante das câmeras de TV, Jacky Ruby mata Lee Oswald, o alegado assassino de JFK

Diante de câmeras de TV, jornalistas, policias e outros curiosos, Jack Ruby entrou no subsolo da sede da polícia em Dallas e, com um tiro de revolver .38, matou Lee Harvey Oswald, o suposto assassino do presidente John F. Kennedy.

O assassinato aconteceu às 12h20min de 24 de Novembro de 1963, apenas dois dias após a morte de Kennedy, morto a tiros enquanto fazia um desfile de carro aberto nas ruas de Dallas. Oswald estava sendo transferido para uma prisão de segurança máxima quando foi alvejado por Ruby.

Jack Ruby, que era dono de uma boate de Dallas e possuía pequenas conexões com o crime organizado, disse que agiu por sentir raiva do assassino de JFK. Apesar de alguns terem considerado o seu ato heroico, ele foi julgado e condenado à morte. Três anos, depois, contudo, a decisão foi revertida, pois seu julgamento foi considerado injusto. Contudo, em janeiro de 1967, enquanto aguardava um novo julgamento, Ruby morreu de câncer de pulmão em um hospital de Dallas.

Apesar de o relatório oficial da Comissão Warren, de 1964, ter concluído que tanto Oswald quando Ruby não faziam parte de qualquer conspiração para matar o presidente e que agiram por motivos pessoais, esta versão é amplamente contestada. Outras teorias indicam que a morte de Oswald seria, na verdade, uma queima de arquivo.

Imagem:  [Public domain], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM

https://www.canalhistory.com.br/hoje-na-historia/diante-das-cameras-de-tv-jacky-ruby-mata-lee-oswald-o-alegado-assassino-de-jfk

PESQUISE também em outras fontes

 

24 de Novembro de 1861

Nasce o poeta simbolista Cruz e Sousa

No dia 24 de novembro de 1861 nascia, na cidade de Nossa Senhora do Desterro (atual Florianópolis), João da Cruz e Sousa, poeta e um dos pioneiros do movimento simbolista no Brasil. Ele também era chamado de Dante Negro e Cisne Negro. Com seu livro Broquéis, publicado em 1893, deu início ao simbolismo no país.

Seus poemas são marcados pela musicalidade, individualismo e também pela cor branca. Filho de ex-escravos negros, Cruz e Sousa cresceu sob a tutela de seu ex-senhor, o Marechal Guilherme Xavier de Sousa, de quem adotou o nome de família Sousa. A esposa de Guilherme, Clarinda, não tinha filhos, e, por isso, passou a cuidar de Cruz e Sousa.

Desta forma, ele aprendeu francês, latim e grego, matemática e ciências naturais. Em 1885 lançou o primeiro livro, Tropos e Fantasias. Cinco anos depois, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde trabalhou no arquivo na Estrada de Ferro Central do Brasil, colaborando também com o jornal Folha Popular. Cruz e Sousa morreu no dia 19 de março de 1898, na cidade de Sítio (MG), vítima de tuberculose.

Imagem: By Mauricio Jobim (his friend). (http://www.vidaslusofonas.pt/cruz_e_sousa.htm) [Public domain or Public domain], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Cruz_e_Sousa

PESQUISE também em outras fontes

 

24 de Novembro de 1859

Livro de Darwin, A Origem das Espécies, é publicado em Londres

O dia 24 de novembro de 1859 foi, definitivamente, um marco na ciência com a publicação do livro "A Origem das Espécies por Meio da Seleção Natural", do naturalista britânico Charles Darwin. A obra, lançada em Londres, se esgotou imediatamente e sua teoria foi abraçada por vários cientistas, pois resolvia alguns enigmas da ciência biológica.

Por outro lado, cristãos ortodoxos condenaram o trabalho como heresia, já que contrariava o relato bíblico da criação. As controvérsias sobre as ideias de Darwin se aprofundaram com a publicação de "A Descendência do Homem e Seleção em Relação ao Sexo" (1871), em que ele apresentou evidências da evolução do homem a partir dos macacos.

Em sua teoria, que chamou de "seleção natural", Darwin argumentava que os organismos com variações genéticas tendem a se adaptar melhor ao seu ambiente e a propagar mais descendentes do que os organismos da mesma espécie que não possuem a variação, influenciando, assim, a constituição genética total da espécie. Seus pensamentos foram influenciados pelo naturalista francês Jean-Baptiste de Lamarck e do pelo economista inglês Thomas Mathus.

Darwin adquiriu a maioria das evidências para as suas ideias durante uma expedição exploratória de cinco anos, a bordo do HMS Beagle, em 1830. Ele visitou diversos lugares, como as Ilhas Galápagos e Nova Zelândia. Darwin adquiriu um grande conhecimento sobre flora, fauna e geologia de muitos lugares.

Estas informações, juntamente com seus estudos em variação e cruzamento de espécies, provaram ser inestimável para o desenvolvimento de sua teoria. A ideia da evolução orgânica não era nova. Ela havia sido sugerida anteriormente por, entre outros, o avô de Darwin, Erasmus Darwin, um prestigiado cientista inglês, e Lamarck.

No entanto, Darwin foi quem mostrou uma explicação prática para o fenômeno da evolução. Por conta de sua importância para a ciência, Darwin foi enterrado na Abadia de Westminster, em Londres, ao lado de reis, rainhas e outras figuras ilustres da história britânica. Ele morreu no dia 19 de abril de 1882, na Inglaterra.

Clique aqui e saiba mais sobre a história de Charles Darwin

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/A_Origem_das_Esp%C3%A9cies

PESQUISE também em outras fontes

 

24 de Novembro de 1700

Felipe V é proclamado Rei da Espanha

Felipe V de Bourbon, chamado o Animado, rei da Espanha desde 24 de novembro de 1700 até sua morte, sucessor do último monarca Habsburgo da Espanha, seu tio-avô Carlos II, e primeiro monarca da dinastia Bourbon. Seu reinado de 45 anos e 21 dias é o maior da monarquia hispânica. Seu reinado não foi reconhecido pela Áustria, que queria fazer valer a candidatura do Arquiduque Carlos, segundo filho do Imperador Leopoldo I e bisneto de Felipe III.

Isto propiciou o estouro da guerra de Sucessão espanhola entre a Castilha, a França de Luis XIV, e a Aliança de Haia (1701), constituída por Inglaterra, Holanda, Dinamarca, Prússia e outros principados alemães, que se aliaram junto à Áustria para tentar contra-arrestar a hegemonia francesa na Europa. Enquanto isso, Felipe V havia chegado a Madrid em abril de 1701, prestando juramento como Rei perante as Cortes castelhanas.

Nessa época, a guerra havia estendido à própria península ibérica, já que os territórios da Coroa de Aragão se declararam partidários do Arquiduque Carlos.

Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Filipe_V_de_Espanha

PESQUISE também em outras fontes

24 de Novembro de 1631

Olinda é incendiada e saqueada pelos holandeses

Em 24 de Novembro de 1631, a cidade de Olinda, em Pernambuco, foi incendiada e saqueada pelos holandeses, que haviam invadido o local no ano anterior. A cidade, considerada de difícil defesa, ficou em ruínas por conta do fogo. Ao todo, foram 24 anos de domínio holandês, até que eles foram finalmente expulsos pelos portugueses. Olinda é uma das mais antigas cidades brasileiras.

Foi fundada como povoado em 1535, por Duarte Coelho, e elevada à vila em 12 de março de 1537. Foi também a primeira capital de Pernambuco. Em 1676 ela foi transformada em cidade e, em 1837, perdeu de vez o título de capital para o Recife.

Além de possuir lindas paisagens, Olinda é também um dos mais importantes centros culturais do Brasil. Foi declarada, em 1982, Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco.

Imagem:[CC BY 2.0], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Nova_Holanda

PESQUISE também em outras fontes




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25/12/24 - PONTO DE CORTE - Válter Sales O Menino e a Manjedoura III
25/12/24 - PONTO DE CORTE - Válter Sales O Menino e a Manjedoura (I)
25/12/24 - PONTO DE CORTE - Válter Sales O Menino e a Manjedoura (II)






Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!