noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

O DIA NA HISTÓRIA - ACONTECEU

DIA 25 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA

Publicada em 25/11/24 às 01:12h - 42 visualizações

Antônio Galdino com informações da internet


Compartilhe
Compartilhar a noticia DIA 25 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia DIA 25 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia DIA 25 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA

Link da Notícia:

DIA 25 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA
 (Foto: Da net)

DIA 25 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA

Thomas Carlyle (Reino Unido -1795/1881), escritor, historiador, ensaísta, tradutor e professor escocês durante a era vitoriana, escreveu:

“Nenhum grande homem vive em vão. A história do mundo não é senão a biografia dos grandes homens”. (Thomas Carlyle).

Naqueles anos, não se tinha a invencionice do detalhamento do gênero, homem e mulher e, obviamente aí estão incluídas, naturalmente, as grandes mulheres...

Pense em cada dia como o teu aniversário ou o aniversário de um amigo, de alguém da família ou de um fato marcante e VEJA alguns fatos que aconteceram na história, nesta data.

Dia 25 de NOVEMBRO, apresentamos alguns acontecimentos, nascimentos e partidas de pessoas e fatos que passaram à história.

Veja os destaques de acontecimentos da história de cada dia, em ordem decrescente, do mais atual para o mais antigo.

25 de Novembro de 2020 - Morre Diego Maradona, uma das maiores lendas da história do futebol, aos 60 anos

25 de Novembro de 2016 - Morre o cubano Fidel Castro, o último líder histórico do comunismo

25 de Novembro de 1999 - Dia Mundial para a Erradicação da Violência Contra a Mulher

25 de Novembro de 1952 - A Ratoeira (The Mousetrap), de Agatha Christie, peça teatral de maior duração do mundo faz sua estreia em Londres

25 de Novembro de 1940 - Personagem animado Pica-Pau faz sua primeira aparição

25 de Novembro de 1915 - Nasce o General Pinochet, presidente-ditador do Chile entre 1973 e 1990

25 de Novembro de 1845 - Nasce o escritor português Eça de Queirós

Não deixe de ver as sugestões, em cada matéria abaixo, para ampliar a sua consulta. Procure outras sugestões. Leia muito. Busque ampliar os seus conhecimentos. (Prof. Antônio Galdino) 

25 de Novembro de 2020

Morre Diego Maradona, uma das maiores lendas da história do futebol, aos 60 anos

O argentino Diego Armando Maradona, um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos, morreu em 25 de novembro de 2020, aos 60 anos. De acordo com o jornal Clarín, ele sofreu uma parada cardiorrespiratória em sua casa, na cidade de Tigre. O ídolo mundial havia passado por uma delicada cirurgia para drenar uma hemorragia do cérebro no início do mês.

Talentoso e polêmico na mesma medida, Maradona nasceu em Lanús, na Argentina, em 1960. Atuando como meia ou atacante, dentro de campo tinha como características sua inteligência, vontade, dribles e velocidade. Diego começou sua carreira no futebol profissional jogando no Argentinos Juniors. Depois, passou para o Boca Juniors e Newell’s Old Boys. Na Europa, jogou no FC Barcelona, no Napoli, onde fez história, e no Sevilla FC.

Para muitos, o auge de sua trajetória foi na Copa do Mundo de 1986, vencida pela Argentina. "El Pibe de Oro" foi apontado como o grande responsável pela conquista do título na Copa do México. Durante o Mundial, aconteceu um dos episódios mais folclóricos de sua carreira. Foi quando ele anotou o famoso gol da "Mão de Deus". A bola aparentemente havia batido na cabeça do argentino, mas, na realidade, ele a acertou com a sua mão esquerda, uma falta que o árbitro não viu. Quando questionado sobre o lance depois da partida, Maradona disse que o gol foi marcado "um pouco com a cabeça de Maradona e um pouco com a mão de Deus".

Em 1990, com Maradona novamente na equipe, a Argentina eliminou o Brasil nas oitavas de final da Copa da Itália e alcançou a final contra a Alemanha, mas acabou sendo derrotada. O craque fez a sua despedida da seleção de seu país de forma melancólica na Copa de 1994, nos Estados Unidos. Ele foi flagrado no exame antidoping e acabou excluído da competição.

Na mesma medida em que alcançou o sucesso, Maradona também teve uma carreira cercada por controvérsias, a maior delas por causa do seu envolvimento com drogas, vício que o arruinou nos gramados e exigiu a luta pela reabilitação. Ele também é conhecido por suas declarações polêmicas contra os bastidores da FIFA e seus dirigentes, além de alfinetar Pelé e brigar com a imprensa.

Como treinador, esteve à frente da seleção da Argentina na Copa da África do Sul; do Al Wasl FC, dos Emirados Árabes; e seleção do Iraque, esta última a partir de 2013. Além disso foi técnico do Deportivo Mandiyú e do Racing Club. Também ocupou o cargo de vice-presidente da Comissão de Futebol do Boca Juniors e foi comentarista esportivo e apresentador de televisão.

Imagem: Domínio Público, via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Diego_Maradona

PESQUISE também em outras fontes

25 de Novembro de 2016

Morre o cubano Fidel Castro, o último líder histórico do comunismo

Na noite de 25 de novembro de 2016 o mundo deu adeus ao político e revolucionário cubano Fidel Castro. Ele morreu em Havana, a capital de

 Cuba, aos 90 anos. Fidel estava afastado da presidência de Cuba desde 31 de julho de 2007, quando, surpreendentemente, anunciou que estava passando o poder ao irmão Raúl, em caráter provisório, por conta de problemas de saúde. A renúncia oficial aconteceu no dia 2 de fevereiro do ano seguinte, assinalando o fim de um período de 49 anos no cargo e também o adeus do último líder histórico do comunismo.

Apesar das polêmicas, não há como negar que Fidel Castro escreveu o seu nome na história de maneira definitiva. Na década de 50, ao lado do guerrilheiro Che Guevara, participou da luta armada que derrubou o ditador Fulgêncio Batista (apoiado pelo governo dos EUA) e instaurou o governo comunista em Cuba, que contava com o apoio da então União Soviética (URSS). Por conta da Guerra Fria - a tensão existente entre EUA e URSS depois da Segunda Guerra Mundial - os

 cubanos foram alvo de um forte bloqueio econômico dos norte-americanos a partir da década de 70, que provocou graves consequências à economia da Ilha da América Central.

Apesar disso, Fidel seguiu com o seu governo e implementou políticas educacionais e de saúde no país que atingiram excelentes resultados. Por outro lado, seu regime foi acusado de coibir a liberdade de expressão, as liberdades individuais e políticas - desde que Fidel está no poder em Cuba, nunca foram realizadas eleições presidenciais diretas.

Imagem: via Wikimedia Commons.

VEJA MAIS EM

PESQUISE também em outras fontes

 

25 de Novembro de 1999

Dia Mundial para a Erradicação da Violência Contra a Mulher

A solicitação para estabelecer o Dia Mundial para a Eliminação da Violência contra a Mulher foi proclamada pela Organização para as Nações Unidas (ONU) no dia 25 de novembro de 1999 com o apoio de mais de 60 governos. 

O objetivo de estabelecer uma data para esta causa foi o de que os governos e a comunidade internacional realizem ações concretas para acabar com a violência contra a mulher. Dependendo de cada país, entre 25% a 75 % das mulheres são maltratadas fisicamente em seu lar. 

Na Espanha a cada semana morre uma mulher assassinada por seu marido, companheiro ou noivo e 600 mil espanholas confessam haver sofrido maus tratos alguma vez em sua vida.

Imagem: [CC BY-SA 2.0], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM

https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Internacional_pela_Elimina%C3%A7%C3%A3o_da_Viol%C3%AAncia_contra_a_Mulher

PESQUISE também em outras fontes

 

25 de Novembro de 1952

A Ratoeira (The Mousetrap), peça teatral de maior duração do mundo faz sua estreia em Londres

A escritora de livros policiais Agatha Christie detém vários recordes em sua carreira, entre eles e o de ser a autora da peça teatral de maior duração do mundo, de acordo com o Guinness Book. Em um dia como esse, em 1952, sua obra

 A Ratoeira (The Mousetrap) fazia a estreia no Teatro Ambassadors, na região chamada de "West End", onde estão concentrados vários teatros de Londres.

A Ratoeira tornou-se a peça há mais tempo encenada na história do teatro, com mais de 25 mil apresentações desde sua estreia e segue em cartaz até hoje. A partir de 25 de março de 1971, a apresentação passou para o Teatro St. Martin, onde está atualmente. 

A peça é notória por seu final inesperado, em que os espectadores, ao fim de cada sessão, são convidados a não revelar quando saírem dali. A historia é sobre um jovem casal, que transforma uma casa num pequeno hotel. Um dia, uma tempestade de neve isola os donos e outros quatro hóspedes no hotel. 

De repente, vem a notícia de que um assassino está vindo para o local. Uma das hóspedes aparece morta e então começa o mistério sobre quem poderia ter cometido o crime. Todos são suspeitos. No dia 26 de novembro de 2002, a peça contou com uma apresentação de gala, com a presença da rainha Elizabeth II e seu marido, o Duque de Edimburgo.

Imagem:  via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/The_Mousetrap

PESQUISE também em outras fontes

 

25 de Novembro de 1940

Personagem animado Pica-Pau faz sua primeira aparição

O espirituoso personagem animado Pica-Pau apareceu pela primeira vez no dia 25 de novembro de 1940, num curta-metragem chamado "Knock Knock".

O desenho foi estrelado por Andy Panda e seu pai Papa Panda, mas quem roubou a cena foi o Pica-Pau. O pássaro bicudo constantemente importuna os dois pandas e parece se divertir muito com isso.

Andy tenta jogar sal na cauda do Pica-Pau na esperança de que isso vai, de alguma forma, ajudar na captura do pássaro. Para surpresa do passarinho folgado, Andy consegue tirar o Pica-Pau, que é levado para um hospital psiquiátrico. Antes, porém, os seus captores provam que são muito mais loucos do que o próprio Pica-Pau.

O desenho é de Alex Lvy, foi produzido pelo estúdio de animção Walter Lantz e distribuído pela Universal Pictures.

Imagem via >Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM  https://pt.wikipedia.org/wiki/Pica-Pau_(personagem)

PESQUISE também em outras fontes

 

25 de Novembro de 1915

Nasce o General Pinochet, presidente-ditador do Chile entre 1973 e 1990

No dia 25 de novembro de 1915 nascia, em Valparaíso, no Chile, Augusto José Ramón Pinochet Ugarte, general do exército chileno que mais tarde tornou-se presidente-ditador do Chile após o Golpe Militar em 11 de setembro de 1973. Pinochet permaneceu no poder até 1990, com poderes de ditador, depois de liderar o golpe militar que derrubou o governo do presidente socialista eleito pelo voto direto Salvador Allende. 

O governo de Pinochet é considerado o mais autoritário e violento da história chilena. No final da década de 80, sob pressão internacional, foram realizadas no Chile as primeiras eleições desde 1970, quando o Pinochet entregou a presidência ao democrata-cristão Patricio Aylwin, o vencedor das eleições, em 11 de março de 1990. 

Mais tarde, no dia 16 de outubro de 1998 foi decretada, em Londres, pelo juiz Nicholas Evans, a prisão de Pinochet. Ele estava em tratamento de saúde em uma clínica na capital inglesa, quando uma ordem de prisão do juiz espanhol Baltasar Garzón foi enviada à Inglaterra. Pinochet estava sendo julgado pela morte de cidadãos espanhóis durante o Regime Militar no Chile. Ele morreu alguns anos depois, no dia 10 de dezembro de 2006, em Santiago, no Chile. 

Pinochet foi amplamente criticado por conta das acusações das graves violações dos direitos humanos enquanto esteve no poder no Chile. Por conta disso, enfrentou diversos processos judiciais até a data de sua morte, aos 91 anos. 

Em seu enterro, o governo chileno, não lhe deu honras de chefe de Estado nem decretou luto oficial. A presidente chilena, Michelle Bachelet - que foi presa, torturada e exilada durante a ditadura militar comandada por Pinochet - recusou-se a comparecer ao enterro dele.

Imagem: via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Augusto_Pinochet

PESQUISE também em outras fontes

 

25 de Novembro de 1845

Nasce o escritor português Eça de Queirós

No dia 25 de novembro de 1845 nascia na cidade de Póvoa de Varzim, em Portugal, o escritor Eça de Queirós. Considerado um dos mais importantes escritores portugueses, foi autor de livros consagrados como Os Maias e O crime do Padre Amaro. 

Seus trabalhos foram traduzidos para aproximadamente 20 idiomas. Além de escritor, também exerceu a carreira diplomática, a partir de 1873, quando foi nomeado cônsul em Havana. Seus anos mais produtivos, contudo, foram na Inglaterra, entre 1874 e 1878, quando trabalhou em Newcastle e Bristol, onde escreveu A Capital. 

Também publicou esporadicamente no Diário de Notícias, de Lisboa. Depois, em 1888, foi nomeado cônsul em Paris. Casou-se aos 40 anos com Emília de Resende, com quem teve quatro filhos: Alberto, Antônio, José Maria e Maria. Eça de Queirós morreu no dia 16 de agosto de 1900, na sua casa de Neuilly, perto de Paris.

Imagem:  [Public domain], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/E%C3%A7a_de_Queiroz

PESQUISE também em outras fontes




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
26/11/24 - O DIA NA HISTÓRIA - ACONTECEU DIA 26 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA
25/11/24 - O DIA NA HISTÓRIA - ACONTECEU DIA 25 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA
24/11/24 - Professor Nery Receita para um casamento durável






Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!