noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

O DIA NA HISTÓRIA - ACONTECEU

DIA 26 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA

Publicada em 26/11/24 às 10:59h - 71 visualizações

Antônio Galdino com informações da internet


Compartilhe
Compartilhar a noticia DIA 26 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia DIA 26 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia DIA 26 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA

Link da Notícia:

DIA 26 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA
 (Foto: Da net)

DIA 26 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA

Thomas Carlyle (Reino Unido -1795/1881), escritor, historiador, ensaísta, tradutor e professor escocês durante a era vitoriana, escreveu:

“Nenhum grande homem vive em vão. A história do mundo não é senão a biografia dos grandes homens”. (Thomas Carlyle).

Naqueles anos, não se tinha a invencionice do detalhamento do gênero, homem e mulher e, obviamente aí estão incluídas, naturalmente, as grandes mulheres...

Pense em cada dia como o teu aniversário ou o aniversário de um amigo, de alguém da família ou de um fato marcante e VEJA alguns fatos que aconteceram na história, nesta data.

Dia 26 de NOVEMBRO, apresentamos alguns acontecimentos, nascimentos e partidas de pessoas e fatos que passaram à história.

Veja os destaques de acontecimentos da história de cada dia, em ordem decrescente, do mais atual para o mais antigo.

26 de Novembro de 2018 - Morre o cineasta italiano Bernardo Bertolucci

26 de Novembro de 2011 - Robô Curiosity começa sua viagem para Marte

26 de Novembro de 1993 - Morre Grande Otelo, ator, cantor e compositor brasileiro

26 de Novembro de 1930 - Criado o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio

26 de Novembro de 1922 - Arqueólogos entram na tumba de do faraó Tutancâmon

26 de Novembro de 1865 - Alice no País das Maravilhas é publicado

26 de Novembro de 1811 - Nasce Isaac Merritt, o inventor da máquina de costura Singer

26 de Novembro de 1764 - Companhia de Jesus é banida da França

26 de Novembro de 1695 - Morre o escritor Gregório de Matos, o Boca do Inferno

Não deixe de ver as sugestões, em cada matéria abaixo, para ampliar a sua consulta. Procure outras sugestões. Leia muito. Busque ampliar os seus conhecimentos. (Prof. Antônio Galdino)

 26 de Novembro de 2018

Morre o cineasta italiano Bernardo Bertolucci

O cineasta italiano Bernardo Bertolucci morreu em 26 de novembro de 2018, aos 77 anos. Em 1987, seu filme O Último Imperador recebeu nove Oscars, incluindo os de melhor filme e melhor diretor. Ele lutava contra o câncer.

Bertolucci começou no cinema nos início dos anos 1960 como assistente de direção. Em 1964, obteve reconhecimento como diretor com seu segundo filme Antes da Revolução. Entre seus principais filmes estão A Estratégia da Aranha (1970), O Conformista (1971), O Último Tango em Paris (1973) e 1900 (1976).

O Último Tango em Paris é seu filme mais controverso. A obra causou polêmica por suas descrições realistas de violência sexual. Em 2007, a atriz Maria Schneider disse que ficou traumatizada com a cena de estupro na qual contracenou com Marlon Brando. O uso de manteiga como efeito cênico não estava no roteiro e pegou a artista de surpresa. 

"Durante a cena, apesar de Marlon não ter feito nada de verdade, eu estava chorando lágrimas reais. Me senti humilhada e, para ser sincera, me senti um pouco estuprada, tanto por Marlon quanto por Bertolucci", declarou. O diretor disse que se sentiu culpado, mas não se arrependia, pois queria que ela reagisse de modo realista.

Nas décadas seguintes, os maiores sucessos de Bertolucci foram o multipremiado O Último Imperador (1987), Beleza Roubada (1996) e Os Sonhadores (2003).

Imagem:  Associazione Culturale Cinemazero, via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM

https://www.poder360.com.br/internacional/cineasta-italiano-bernardo-bertolucci-morre-aos-77-anos/

PESQUISE também em outras fontes

26 de Novembro de 2011

Robô Curiosity começa sua viagem para Marte

Um dos mais avançados equipamentos de exploração espacial era lançado a Marte em 26 de Novembro de 2011, do Cabo Canaveral, nos EUA. A Nasa lançou o Mars Science Laboratory (MSL), uma sonda espacial, que transportava no seu interior o veículo explorador chamado de Curiosity. Este robô é semelhante aos veículos Spirit e Opportunity.

O pouso na superfície de Marte, na cratera Gale, ocorreu em 6 de agosto de 2012. Desde então, o Curiosity já enviou milhares de imagens e também coletou dados sobre o clima, atmosfera e a formação do Planeta Vermelho. O veículo da Nasa possui um microlaboratório capaz de realizar exames do solo marciano. Entre suas principais descobertas, está o fato de que Marte apresenta sinais de que o planeta já chegou a oferecer condições para abrigar a vida microbiana há bilhões de anos. 

Entre os elementos químicos encontrados estão nitrogênio, hidrogênio, oxigênio, fósforo, enxofre e carbono, componentes essenciais para o desenvolvimento de bactérias e outros micro-organismos. Um dos objetivos da missão também é avaliar a possibilidade do envio de uma missão tripulada a Marte. Vale lembrar que a comunidade internacional (e não somente os EUA) foi responsável pelo fornecimento da maioria dos instrumentos do Curiosity.

Imagem: [Public domain], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM

https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=robo-curiosity-pousa-marte&id=010175120806

PESQUISE também em outras fontes

 

26 de Novembro de 1993

Morre Grande Otelo, ator, cantor e compositor brasileiro

Ator, cantor e compositor brasileiro, Grande Otelo morreu no dia 26 de novembro de 1993, vítima de um ataque do coração fulminante, quando viajava para Paris para uma homenagem que receberia no Festival de Nantes.

Nascido no dia 18 de outubro de 1915, Grande Otelo é natural de Uberlândia (MG) e seu verdadeiro nome era Sebastião Bernardes de Souza Prata. O apelido Grande Otelo veio em 1932, quando entrou para a Companhia Jardel Jércolis, pioneira no teatro de revista.

Durante a carreira, fez inúmeros filmes, entre eles as famosas comédias ao lado do cômico Oscarito, nas décadas de 1940 e 1950. Um dos seus trabalhos mais conhecidos é a versão cinematográfica do livro Macunaíma (1969), baseado na obra de Mário de Andrade. A cena do nascimento de Macunaíma, interpretado por Grande Otelo, é inesquecível.

Apesar de sua característica cômica como ator, a vida real de Grande Otelo foi cheia de tragédias. Seu pai morreu esfaqueado e sua mãe era alcoólatra. Quando já tinha conquistado o sucesso, sua esposa se matou, após envenenar o filho de seis anos, que era enteado do ator.

Na infância, Grande Otelo foi parar no juizado de menores, onde foi adotado pela família do político Antônio de Queiroz. No cinema, teve como pontos altos da carreira a participação no filme It s All True (1942), de Orson Welles.

Filmou também Fitzcarraldo (1982) com o diretor Werner Herzog, na floresta amazônica. A partir dos anos 60, trabalhou na TV Globo, onde atuou em novelas e também na Escolinha do Professor Raimundo, no início dos anos 90. Seu último trabalho foi uma participação na telenovela Renascer, pouco antes da sua morte.

Imagem:  [CC BY 2.0], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Otelo

PESQUISE também em outras fontes

26 de Novembro de 1930

Criado o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio

O presidente Getúlio Vargas criava em 26 de novembro de 1930, o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, pelo decreto nº 19.433. O primeiro ministro a assumir a pasta foi Lindolfo Leopoldo Boeckel Collor. Seu neto, Fernando Collor se tornaria presidente do Brasil em 1990.

Entre as competências do ministério estão a política e diretrizes para a geração de emprego e renda e de apoio ao trabalhador; política e diretrizes para a modernização das relações do trabalho; fiscalização do trabalho, política salarial; segurança e saúde no trabalho; política de imigração; e cooperativismo e associativismo urbanos.

Imagem: See page for author [Public domain], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM

https://pt.wikipedia.org/wiki/Minist%C3%A9rio_do_Trabalho_e_Emprego

PESQUISE também em outras fontes

26 de Novembro de 1922

Arqueólogos entram na tumba de do faraó Tutancâmon

Os arqueólogos britânicos Howard Carter e Lord Carnarvon se tornaram as primeiras almas a entrar na tumba do rei Tutancâmon em mais de 3.000 anos, em um dia como este, no ano de 1922, no Vale dos Reis do Egito.

As câmaras funerárias seladas de Tutancâmon estavam intactas e, no mesmo local, foram encontrados vários objetos de valor inestimável, incluindo um caixão de ouro contendo a múmia do rei adolescente, que morreu quanto tinha 18 anos. Tutancâmon foi coroado em 1333 a.C. quando era uma criança. Ele teria morrido uma década depois, supostamente, por causa de um acidente fatal com uma carruagem.

Após a Primeira Guerra Mundial, Carter começou uma busca intensa pela tumba de Tutancâmon. Em 4 de novembro de 1922, ele descobriu um caminho que levava para a entrada da tumba. Em 23 de novembro, ele e sua equipe quebraram a porta de tijolos de barro, revelando a passagem que levava ao túmulo de Tutancâmon.

Há evidências de que ladrões poderiam ter invadido o local, em algum momento, e os arqueólogos temiam que teriam, na verdade, descoberto uma tumba saqueada. No entanto, em 26 de novembro, eles quebraram outra porta e se depararam com uma das mais fascinantes descobertas arqueológicas da história recente. No chão, o pó ainda estava marcado com as pegadas das últimas pessoas que estiveram ali, há 3 mil anos. A partir deste momento, teve início um gigantesco processo de escavação, que levou anos.

A maioria dos tesouros ali resgatados estão no Museu do Cairo. Sem dúvida, Tutancâmon é um símbolo mundial do Antigo Egito e, de certa forma, pode-se dizer que o jovem faraó conseguiu imortalizar o seu nome ao longo da história.

Imagem:  via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM

https://pt.wikipedia.org/wiki/Descoberta_da_tumba_de_Tutanc%C3%A2mon

PESQUISE também em outras fontes

26 de Novembro de 1865

Alice no País das Maravilhas é publicado

As aventuras de Alice no País das Maravilhas é uma obra de literatura infantil reconhecida mundialmente e criada pelo matemático, sacerdote anglicano e escritor britânico Charles Lutwidge Dodgson, sob o mais conhecido pseudônimo de Lewis Carroll. O conto está cheio de alusões satíricas aos amigos de Dodgson, à educação inglesa e aos temas políticos da época.

A obra foi publicada no dia 26 de novembro de 1865. O país das maravilhas que se descreve na história é fundamentalmente criado através de jogos com a lógica, de uma forma tão especial, que a obra chegou a ter popularidade nos mais variados ambientes de todo o mundo, desde crianças ou matemáticos até viciados em drogas psicodélicas.

Imagem: [Public domain], via Wikimedia Commons 

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Alice_no_Pa%C3%ADs_das_Maravilhas

PESQUISE também em outras fontes

26 de Novembro de 1811

Nasce Isaac Merritt, o inventor da máquina de costura Singer

Isaac Merritt Singer nasceu no dia 26 de outubro de 1811 e faleceu no dia 23 de julho de 1875, foi um inventor americano, ator e empresário.

Seu pai, Adam Singer e sua mãe Ruth Benson, se divorciaram em 1821 quando tinha 12 anos, o que produziu nele certos problemas emocionais já que teve que abandonar a luxuosa mansão onde vivia e mudar-se para Oswego (Nova York) com seu irmão mais velho, onde estudou, deixando-o depois para viver durante 7 anos em empregos precários até os 19 anos quando sendo aprendiz de mecânico descobriu sua ilusão: ser ator de teatro.

Durante 9 anos esteve atuando por todo o território de EE.UU. Em 1839, junto com seu irmão, inventou uma perfuradora que vendeu por 2000 dólares para seguir no mundo do teatro onde se casou e teve 4 filhos.

Trabalhou como mecânico em diversas fábricas de Boston e em 1851 construiu um tipo de máquina de costura e a patenteou, máquina que alcançou grande difusão popular entre as pessoas. Para sua fabricação em escala industrial fundou (1853) a Singer Company em Nova York. Para vender com mais facilidade suas máquinas de costura inventou a venda a prazo.

Imagem:  [Public domain or Public domain], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Isaac_Singer

PESQUISE também em outras fontes

26 de Novembro de 1764

Companhia de Jesus é banida da França

Em 26 de novembro de 1764, um decreto do rei Luís XV baniu a Companhia de Jesus em toda a França e seus territórios. Alguns historiadores apontam o poder e a riqueza da instituição, com seu influente sistema educacional, como fatores decisivos para essa decisão. Da mesma forma, a supressão dos jesuítas atingiu outras partes da Europa, como Portugal e Espanha, entre 1759 e 1782. A expulsão também é vista como uma das primeiras manifestações das novas ideias secularistas do Iluminismo.

As monarquias, que tentavam centralizar e secularizar o poder político, consideravam os jesuítas internacionais demais, fortemente aliados ao papado e muito autônomos em relação aos monarcas em cujos territórios operavam. Na França, a Companhia de Jesus tinha muitos adversários, como os intelectuais e os jansenistas (membros de uma doutrina religiosa de caráter dogmático, moral e disciplinar, que assumiu também contornos políticos).

Em 17 de abril de 1762 o simpatizante jansenista Abbé Chauvelin atacou na imprensa a Companhia de Jesus, acusada de ensinar "todo tipo de imoralidade e erro". Em 6 de agosto de 1762, o advogado-geral Joly de Fleury propôs ao Parlamento a condenação final da instituição, indicando sua extinção. Em 1º de abril de 1763, os colégios jesuítas foram fechados e, em 9 de março de 1764, os jesuítas foram obrigados a renunciar a seus votos sob pena de banimento.

Finalmente, em novembro de 1764, o rei assinou um decreto dissolvendo a Companhia em todos os seus domínios. Na época havia cerca de três mil jesuítas na França.

Imagem:  Domínio Público, via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM

https://pt.wikipedia.org/wiki/Supress%C3%A3o_da_Companhia_de_Jesus

PESQUISE também em outras fontes

 

26 de Novembro de 1695

Morre o escritor Gregório de Matos, o Boca do Inferno

No dia 26 de novembro de 1695 morria, em Recife (PE), o escritor Gregório de Matos Guerra, conhecido como Boca do Inferno ou Boca de Brasa. Nascido no dia 23 de dezembro de 1636, em Salvador (BA), ele é considerado um dos grandes poetas barrocos do Brasil e também ficou conhecido pelas suas críticas corrosivas contra a Igreja Católica, políticos e a cidade de Salvador.

Nascido em uma família com boa situação financeira, Gregório de Matos mudou-se para Portugal em 1652 para estudar na Universidade de Coimbra, onde se formou cânone, em 1661. A partir daí, assume algumas funções jurídicas no governo português. Em 1682 foi nomeado por D. Pedro II tesoureiro mor da Sé.

No ano seguinte, retornou ao Brasil. Sua vida começou a mudar em seguida, após seu desentendimento com o arcebispo na Bahia a quem Gregório de Matos deveria se reportar e foi destituído do cargo. A partir de então, ele começa a satirizar em seus poemas a Igreja, os costumes e a cidade de Salvador. Desenvolve uma poesia corrosiva, erótica/pornográfica e, por conta disso, foi colecionando inimizades.

Gregório de Matos passou a receber ameaças e, em 1694, acusado por vários lados, foi deportado para Angola. Lá, ele ajudou o governo local a combater uma conspiração militar e recebeu a permissão de voltar ao Brasil. Contudo, decidiu morar em Recife, onde morreu no dia 26 de novembro de 1695 por conta de uma doença contraída em Angola.

Imagem:  [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Greg%C3%B3rio_de_Matos

PESQUISE também em outras fontes




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!