noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

O DIA NA HISTÓRIA - ACONTECEU

DIA 29 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA

Publicada em 29/11/24 às 13:55h - 71 visualizações

Antônio Galdino com informações da internet


Compartilhe
Compartilhar a noticia DIA 29 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia DIA 29 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia DIA 29 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA

Link da Notícia:

DIA 29 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA
 (Foto: Da net)

DIA 29 DE NOVEMBRO – NA HISTÓRIA

Thomas Carlyle (Reino Unido -1795/1881), escritor, historiador, ensaísta, tradutor e professor escocês durante a era vitoriana, escreveu:

“Nenhum grande homem vive em vão. A história do mundo não é senão a biografia dos grandes homens”. (Thomas Carlyle).

Naqueles anos, não se tinha a invencionice do detalhamento do gênero, homem e mulher e, obviamente aí estão incluídas, naturalmente, as grandes mulheres...

Pense em cada dia como o teu aniversário ou o aniversário de um amigo, de alguém da família ou de um fato marcante e VEJA alguns fatos que aconteceram na história, nesta data.

Dia 29 de NOVEMBRO, apresentamos alguns acontecimentos, nascimentos e partidas de pessoas e fatos que passaram à história.

Veja os destaques de acontecimentos da história de cada dia, em ordem decrescente, do mais atual para o mais antigo.

29 de Novembro de 2016 - Turma do STF descriminaliza aborto no primeiro trimestre da gravidez

29 de Novembro de 2001- O adeus ao mais jovem Beatle, George Harrison

29 de Novembro de 1988 - Brasil e Argentina assinam Tratado de Integração, Cooperação e Desenvolvimento

29 de Novembro de 1947 - ONU vota pela partilha da Palestina e criação de um estado judeu

29 de Novembro de 1807 - Em fuga, família real portuguesa inicia longa viagem para o Brasil

29 de Novembro de 1803 - Nasce Christian Doppler, descobridor do efeito Doppler

Não deixe de ver as sugestões, em cada matéria abaixo, para ampliar a sua consulta. Procure outras sugestões. Leia muito. Busque ampliar os seus conhecimentos. (Prof. Antônio Galdino)

29 de Novembro de 2016

Turma do STF descriminaliza aborto no primeiro trimestre da gravidez

No dia 29 de novembro de 2016, a Primeira Turma do

 Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu descriminalizar o aborto no primeiro trimestre da gravidez no Brasil. Seguindo voto do ministro Luís Roberto Barroso, o colegiado entendeu que são inconstitucionais os artigos do Código Penal que criminalizam o aborto. O entendimento, no entanto, vale apenas para um caso concreto julgado pelo grupo.

A decisão da Turma foi tomada com base no voto do ministro Luís Roberto Barroso. No entendimento dele, a criminalização do aborto nos três primeiros meses da gestação viola os direitos sexuais e reprodutivos da mulher, o direito à autonomia de fazer suas escolhas e o direito à integridade física e psíquica. Barroso ainda ressaltou que a criminalização do aborto não é aplicada em países democráticos e desenvolvidos, como os Estados Unidos, Alemanha, França, Reino Unido e Holanda, entre outros.

Barroso ainda entendeu que a criminalização do procedimento pode ser aplicada a partir dos meses seguintes.

“A interrupção voluntária da gestação não deve ser criminalizada, pelo menos, durante o primeiro trimestre da gestação. Durante esse período, o córtex cerebral – que permite que o feto desenvolva sentimentos e racionalidade – ainda não foi formado, nem há qualquer potencialidade de vida fora do útero materno. Por tudo isso, é preciso conferir interpretação conforme a Constituição aos Artigos 124 e 126 do Código Penal, para excluir do seu âmbito de incidência a interrupção voluntária da gestação efetivada no primeiro trimestre”, disse Barroso.

Fonte: Agência Brasil

VEJA MAIS EM

https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-11/turma-do-stf-decide-que-aborto-nos-tres-primeiros-meses-de-gravidez-nao-e

PESQUISE também em outras fontes

29 de Novembro de 2001

O adeus ao mais jovem Beatle, George Harrison

Depois de uma longa luta contra o câncer, o ex-Beatle e músico George Harrison morreu no dia 29 de novembro de 2001, aos 58 anos. George Harrison era o integrante mais jovem dos Beatles e foi o segundo da formação clássica do grupo britânico a morrer após John Lennon ser assassinado em 1980. 

Anos antes, em 1999, o músico sofreu um atentando em sua casa, na Inglaterra, quando a residência foi invadida por um fanático que tentou esfaqueá-lo. George Harrison nasceu em 25 de fevereiro de 1943, na cidade de Liverpool. Seu pai, Harold Harrison planejava criar uma oficina mecânica familiar, mas o futuro do seu filho começou a se desenhar quando ele ganhou uma guitarra elétrica aos 13 anos. 

Nessa época, conheceu Paul McCartney e os dois começaram a tocar juntos. Aos 17, ao lado de John e Paul, ele já era membro da banda que iria fazer história na música pop mundial. Sempre muito espiritualizado, ele levou os Beatles para uma temporada na Índia, uma viagem que exerceu bastante influência em sua vida e na carreira. 

Com os Beatles, escreveu clássicos como While My Guitar Gently Weeps, Here Comes the Sun e Something. Com o fim da banda, na década de 70, ele partiu para a carreira solo e continuou produzindo trabalhos de grande sucesso, elogiados tanto pela crítica quanto pelo público. Após sua morte, o cineasta Martin Scorsese produziu um documentário sobre a vida do ex-Beatle, George Harrison: Living in the material world.

Imagem: via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/George_Harrison

PESQUISE também em outras fontes

29 de Novembro de 1988

Brasil e Argentina assinam Tratado de Integração, Cooperação e Desenvolvimento

TRATADO DE INTEGRAÇÃO - 29/11/1988

O Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República Argentina (doravante denominados "Estados Partes"), considerando:

O fato histórico que representa a declaração de Iguaçú, de 30 de novembro de 1985;

A Ata para Integração Brasileiro-Argentina e os progressos do Programa de Integração e Cooperação Econômica, de 29 de julho de 1986;

A Ata de Amizade Argentino-Brasileira: Democracia, Paz e Desenvolvimento;

A necessidade de consolidar definitivamente o processo de integração econômica entre as duas Nações, em um marco de renovado impulso à integração da América Latina;

A decisão de ambos os Governos de preparar as duas Nações para os desafios do Século XXI, e
Os compromissos assumidos pelos dois Estados no Tratado de Montevidéu, de 1980, acordam o seguinte:
I - OBJETIVOS E PRINCÍPIOS 

Artigo 1º

O objetivo final do presente Tratado é a consolidação do processo de integração e cooperação econômica, entre a República Federativa do Brasil e a República Argentina.

Os territórios dos dois países integrarão um espaço econômico comum, de acordo com os procedimentos e os prazos estabelecidos no presente Tratado.  

Artigo 2º

O presente Tratado e os Acordos específicos dele decorrentes serão aplicados segundo os princípios de gradualismo, flexibilidade, equilíbrio e simetria, para permitir a progressiva adaptação dos habitantes das empresas de cada Estado Parte às novas condições de concorrência e de legislação econômica.

VEJA MAIS EM

https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-mistas/cpcms/publicacoeseeventos/livros.html/legislacaotextosbasicos.html/tratadointegracao.html

PESQUISE também em outras fontes

29 de Novembro de 1947

ONU vota pela partilha da Palestina e criação de um estado judeu

Apesar da forte oposição árabe, a Organização das Nações Unidas votou pela partilha da Palestina e a criação de Israel, um estado judeu independente em um dia como este, no ano de 1947. Na era moderna, a questão envolvendo os dois povos na região, remonta à década de 1910. A partir de 1929, árabes e judeus lutavam abertamente pela Palestina. 

A Grã-Bretanha, que dominava a área na época, tentou limitar a imigração judaica como forma de apaziguar os árabes. Porém, com o holocausto na Segunda Guerra, muitos judeus entraram ilegalmente Palestina. Grupos judeus radicais usaram táticas de terrorismo contra as forças britânicas na Palestina, pois achavam que eles haviam traído a causa sionista. No final da II Guerra Mundial, em 1945, os Estados Unidos assumiram a causa. 

A Grã-Bretanha, incapaz de encontrar uma solução para o problema, pediu ajuda às Nações Unidas, que determinou a partilha da Palestina. A decisão aconteceu durante a II Assembleia Geral da ONU, presidida pelo brasileiro Oswaldo Aranha, fato que rendeu a ele eternas gratidões dos judeus e sionistas por sua atuação. A atuação dele foi considerada fundamental para a decisão da ONU, já que o diplomata fez lobby pela criação do Estado de Israel. 

Com a decisão da ONU, os judeus ficaram com mais da metade do território, embora tivessem menos da metade da população da Palestina. Em 14 de maio de 1948, acabou o período de ocupação da Grã-Bretanha e o Estado de Israel foi proclamado. No dia seguinte, as forças do Egito, Transjordânia, Síria, Líbano e Iraque invadiram o território. 

Os israelenses lutaram contra os árabes e, em seguida, conquistaram territórios importantes como Galileia, a costa palestina e uma faixa que liga o litoral à parte ocidental de Jerusalém. Em 1949, a ONU intermediou um cessar-fogo e deixou Israel no controle permanente das áreas conquistadas. A partida de centenas de milhares de árabes palestinos de Israel durante a guerra deixou o país com uma maioria judaica. .

Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM

https://pt.wikipedia.org/wiki/Plano_da_ONU_para_a_partilha_da_Palestina_de_1947

PESQUISE também em outras fontes

29 de Novembro de 1807

Em fuga, família real portuguesa inicia longa viagem para o Brasil

No dia 29 de novembro de 1807, teve início a longa viagem da família real portuguesa rumo ao Brasil. Ao todo, deixaram Portugal cerca de 14 navios com 15 mil pessoas. As embarcações foram guarnecidas por navios ingleses durante o caminho.

Toda a corte portuguesa foi obrigada a deixar Portugal por conta da dominação de Napoleão Bonaparte na Europa. Ele queria dominar todo o continente, mas não conseguiu passar pelas forças militares e pelos navios da Inglaterra. Como medida econômica e política, Napoleão determinou o bloqueio continental, no qual todos os países da Europa estavam impedidos de negociar com a Inglaterra. 

Essa ordem deixou o herdeiro da coroa portuguesa, Dom João, em uma situação delicada, já que Portugal e Inglaterra eram antigos aliados. Outra alternativa era enfrentar o exército francês e correr o risco de ser invadido. A solução encontrada, com a ajuda dos ingleses, foi trazer a corte portuguesa para o Brasil. E foi isso que aconteceu, com uma longa viagem pelo oceano, sob proteção da força naval inglesa.

Somente no dia 22 de janeiro de 1808 a família real portuguesa chegou ao Brasil, na costa da Bahia. O desembarque da comitiva real, contudo, só aconteceu no dia 24, às cinco horas da tarde, em uma grande solenidade. Depois de Salvador, a comitiva seguiu para o Rio de Janeiro no dia 8 de março, transformando a cidade em residência fixa da corte portuguesa. 

Com a vinda da família real, várias mudanças ocorreram na então colonia: a abertura dos portos brasileiros, a instalação do Banco do Brasil e da Casa da Moeda, a criação de um jornal, além de melhorias culturais e educacionais.

VEJA MAIS EM https://brasilescola.uol.com.br/historiab/corte-portuguesa.htm

PESQUISE também em outras fontes

 

29 de Novembro de 1803

Nasce Christian Doppler, descobridor do efeito Doppler

No dia 29 de novembro de 1803 nascia em Salzburgo, na Áustria, Christian Doppler, conhecido por descobrir o Efeito Doppler. Ele começou seus estudos em uma escola cristã quando jovem e mais tarde se dedicou à astronomia e à matemática em Salzburgo. Aos 38 anos, começou a trabalhar no Instituto Politécnico de Praga na Tchecoslováquia. 

Apenas um ano depois, se tornou famoso por descobrir que a frequência observada de ondas de luz e som é afetada pelo movimento relativo da fonte e do detector (em outras palavras, as suas posições em relação um ao outro) e isso ficou conhecido como o Efeito Doppler. Em 1842, Doppler publicou esta observação em seu ensaio mais conhecido, Na luz colorida das estrelas binárias e algumas outras estrelas do céu. Enquanto trabalhava como professor em Praga, Doppler publicou mais de 50 ensaios sobre matemática e ciências. 

Mais tarde, trabalhou como professor de matemática, física e mecânica na Academia de Minas e Florestas na Eslováquia, e depois como chefe do Instituto de Física Experimental da Universidade de Viena. Em 17 de março de 1853, com apenas 49 anos, Christian Doppler morreu de uma doença respiratória em Veneza. 

O Efeito Doppler consiste em uma mudança percebida na frequência de todos os tipos de ondas, inclusive ondas de luz e de som - isso pode ser percebido pela movimentação de um carro com sirene, como ambulância, bombeiros ou polícia: quando o veículo está se aproximando, a frequência de sons é maior que a frequência real emitida; quando o veículo está passando, a frequência de sons é a mesma que a frequência real emitida; e quando o veículo está se afastando, a frequência de sons é mais baixa do que a frequência real emitida.

Imagem: via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Christian_Doppler

PESQUISE também em outras fontes




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2025 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!