DIA 01 DE DEZEMBRO – NA HISTÓRIA
Thomas Carlyle (Reino Unido -1795/1881), escritor, historiador, ensaísta, tradutor e professor escocês durante a era vitoriana, escreveu:
“Nenhum grande homem vive em vão. A história do mundo não é senão a biografia dos grandes homens”. (Thomas Carlyle).
Naqueles anos, não se tinha a invencionice do detalhamento do gênero, homem e mulher e, obviamente aí estão incluídas, naturalmente, as grandes mulheres...
Pense em cada dia como o teu aniversário ou o aniversário de um amigo, de alguém da família ou de um fato marcante e VEJA alguns fatos que aconteceram na história, nesta data.
Dia 01 de DEZEMBRO, apresentamos alguns acontecimentos, nascimentos e partidas de pessoas e fatos que passaram à história.
Veja os destaques de acontecimentos da história de cada dia, em ordem decrescente, do mais atual para o mais antigo.
1 de Dezembro de 2018 - Morre George H. W. Bush, ex-presidente dos Estados Unidos
1 de Dezembro de 1988 - Dia Mundial de Luta contra a AIDS
1 de Dezembro de 1955 - Rosa Parks é presa por negar assento a homem branco em ônibus nos EUA
1 de Dezembro de 1935 - Nasce o cineasta Woody Allen, em Nova York
1 de Dezembro de 1902 - Lançamento da obra Os Sertões, de Euclides da Cunha
1 de Dezembro de 1900 - Questão do Amapá: Brasil vence disputa por limites com a França
1 de Dezembro de 1822 - D. Pedro I é coroado imperador do Brasil
1 de Dezembro de 1640 - Tem início a Dinastia Bragança em Portugal
Não deixe de ver as sugestões, em cada matéria abaixo, para ampliar a sua consulta. Procure outras sugestões. Leia muito. Busque ampliar os seus conhecimentos. (Prof. Antônio Galdino)
1 de Dezembro de 2018
Morre George H. W. Bush, ex-presidente dos Estados Unidos
O político estadunidense George Herbert Walker Bush morreu no início da madrugada de 01 de dezembro de 2018, aos 94 anos, em Houston, Texas, nos Estados Unidos. Ele foi o 41º presidente dos EUA. Diagnosticado com mal de Parkinson, em seus últimos anos de vida ele teve diversos problemas de saúde.
Filiado ao Partido Republicano, Bush candidatou-se à presidência em 1988 e derrotou o candidato democrata Michael Dukakis. A política externa foi o que mais marcou sua presidência. Operações militares foram conduzidas no Panamá e no Golfo Pérsico em um período de mudança no panorama político mundial. O Muro de Berlim foi derrubado em 1989 e a União Soviética dissolveu-se dois anos mais tarde.
Como presidente dos Estados Unidos, George Bush é talvez melhor conhecido por liderar a coalizão das Nações Unidas na Guerra do Golfo (1990–1991). Em 1990, comandado por Saddam Hussein, o Iraque invadiu seu vizinho rico em petróleo, o Kuwait.
Em uma ação de política externa que seria questionada mais tarde, o presidente Bush conseguiu uma vitória militar incompleta, permitindo que Saddam Hussein ficasse no poder seguindo o conselho de seu então Secretário da Defesa, Dick Cheney.Bush era o pai de George W. Bush, 43.º Presidente dos Estados Unidos, e de Jeb Bush, ex-governador da Flórida.
Até à eleição de seu filho George W. Bush para presidente em 2000, Bush era usualmente referido simplesmente como "George Bush"; desde então, os nomes "George H. W. Bush" e "Bush Pai" tornaram-se comuns como um meio de distinguir os dois.Sua saúde se fragilizou a partir dos anos 2010. Devido ao mal de Parkinson, precisava do auxílio de uma cadeira de rodas.
Em 2012, ele passou quase dois meses internado com bronquite em um hospital. Em 2014, voltou a ser hospitalizado. Em 2015, quebrou um osso do pescoço após uma queda. Em 2017, foi internado por duas vezes com pneumonia. Bush ficou viúvo em 17 de abril de 2018 após a morte de sua esposa Barbara Bush, com quem foi casado por 73 anos, sendo este o casamento presidencial mais duradouro da História dos Estados Unidos.
Dias antes de sua morte, o ex-presidente estava sendo tratado em um hospital de Houston com sintomas de hipotensão. O político morreu em casa.
Imagem: Presidência dos Estados Unidos, via Wikimedia Commons
VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/George_H._W._Bush
PESQUISE também em outras fontes
1 de Dezembro de 1988
Dia Mundial de Luta contra a AIDS
Em 1º de dezembro de 1988, o Dia Mundial de Luta contra a Aids foi proposto e adotado por unanimidade, na Cúpula Mundial dos Ministros da Saúde sobre a AIDS, celebrada em Londres, na qual estiveram presentes representantes de 140 países. Em seguida, em 1990, criou-se a Comissão Nacional da AIDS (CONAIDS), responsável pela elaboração e coordenação dos Programas de Prevenção e Controle da AIDS.
Esse organismo é presidido pelo Subsecretário de Saúde Rodrigo Simán. Desde que a doença foi descoberta no início dos anos 80 (há mais de 25 anos) até hoje, descobriu-se quase tudo sobre ela: O vírus, o modo de transmissão, desenvolvimento, prevenção da infecção etc. Contudo, não foi encontrado nada que a cure.
Imagem: By Agência Brasil (Agenciabrasil.gov.br) [CC BY 3.0 br], via Wikimedia Commons
VEJA MAIS EM https://unaids.org.br/dia-mundial-de-luta-contra-a-aids/
PESQUISE também em outras fontes
1 de Dezembro de 1955
Rosa Parks é presa por negar assento a homem branco em ônibus nos EUA
Em 1 de Dezembro de 1955, Rosa Parks, uma costureira negra norte-americana, era presa por negar o seu assento a um homem branco durante uma jornada em um ônibus de transporte público, em Montgomery, no Alabama, EUA.
Ela foi detida por não respeitar as leis locais de segregação social na cidade. A prisão de Parks, que já era envolvida em movimentos contra o racismo, resultou em um generalizado boicote dos negros ao transporte público da cidade. O ato de desobediência civil foi organizado por um jovem pastor chamado Martin Luther King, Jr.
O boicote ao sistema de ônibus duraria mais de um ano e, durante este período, os participantes buscaram as mais diversas alternativas ao transporte público, como andar a pé, bicicletas, carona e uso de carros particulares, tudo para evitar os ônibus. Obviamente, o impacto foi sentido, já que os negros eram 70% dos usuários.
Como resultado, a Suprema Corte dos EUA considerou anticonstitucionais as leis de segregação racial em Montgomery e no estado do Alabama no dia 13 de novembro de 1956. No dia 20 de dezembro, King anunciou o fim ao boicote, que terminou oficialmente no dia seguinte. Depois destas vitórias, muitos outros movimentos pela igualdade, baseados em atos de desobediência civil, estariam por vir.
Rosa Parks entrou para a história como "a mãe dos movimentos pelos direitos civis".
Depois da aposentadoria, ela escreveu uma autobiografia. No final de sua vida, Rosa Parks passou a sofrer do Mal de Alzheimer. Ela morreu no dia 24 de outubro de 2005 de causas naturais, aos 92 anos. Seu corpo foi velado no Capitólio dos Estados Unidos, em Washington, uma homenagem prestada a poucos que não fizeram parte do governo norte-americano. Somente ela e o arquiteto francês Pierre L'Enfant, que projetou a capital dos EUA, já receberam a honraria.
Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons
VEJA MAIS EM
PESQUISE também em outras fontes
1 de Dezembro de 1935
Nasce o cineasta Woody Allen, em Nova York
Nascido no dia 1o. de dezembro de 1935, em Nova York, Woody Allen é cineasta, roteirista, escritor, ator e músico. Vencedor de inúmeros prêmios no cinema e autor de aproximadamente 50 filmes, suas obras abordam os relacionamentos humanos de uma maneira leve e com diálogos afiados.
Antes de fazer sucesso, fez grande carreira em clubes de comédia e escreveu para TV e teatro. Quando seu filme Noivo neurótico, noiva nervosa (Annie Hall), de 1977, ganhou quatro estatuetas do Oscar, ele preferiu tocar com sua banda em um pub a comparecer à cerimônia.
Para a produção dos seus filmes, Woody Allen conta com bastante liberdade criativa, algo raro na indústria do cinema. Uma de suas características, inclusive, é dar liberdade à equipe, sempre aceitando sugestões. Além disso, gosta de usar Nova York como cenário para seus filmes. Segundo o roteirista, a cidade é um dos melhores lugares do mundo.
Woody Allen também é conhecido pela sua capacidade de surpreender o público com mudanças de estilo. Por exemplo, quem não está habituado com o seu trabalho, dificilmente diria que o mesmo diretor de Interiores (1978) teria também filmado Noivo neurótico, noiva nervosa. Recentemente, produziu filmes de sucesso, entre os quais destacam-se Match Point, Vicky Cristina Barcelona, Tudo Pode Dar Certo e Meia-Noite em Paris.
Imagem: via Wikimedia Commons
VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Woody_Allen
PESQUISE também em outras fontes
1 de Dezembro de 1902
Lançamento da obra Os Sertões, de Euclides da Cunha
No dia 1o. de dezembro de 1902, o escritor Euclides da Cunha lançava Os Sertões, um dos livros mais famosos da literatura brasileira. A obra trata da Guerra de Canudos (1896-1897), no interior da Bahia, conflito que Euclides da Cunha acompanhou como correspondente do jornal O Estado de São Paulo.
O livro é ao mesmo tempo um relato jornalístico, histórico e de literatura. A obra é dividida em três partes: A terra, O homem e A luta. A primeira é composta por relatos sobre a natureza do local, como relevo, o solo, fauna, a flora e o clima da região nordestina. Nesta parte, Euclides relatou o drama enfrentado na região por conta da seca. Na parte O homem, o escritor julgava que as pessoas são produto do meio (geografia), da raça (hereditariedade) e do momento histórico (cultura).
O autor faz uma análise da psicologia do sertanejo e de seus costumes. Como a maioria na sua época, ele acreditava numa raça superior, e considerava que o sertanejo estava na parte inferior desta hierarquia, em que os de pele clara eram mais valorizados. Em A luta, Euclides contra com grande riqueza de detalhes como foi a Guerra de Canudos, que dizimou a população da cidade homônima. O autor ainda aborda no livro a diferença entre os povos litorâneos e interioranos.
No litoral, segundo ele, estavam os polos de desenvolvimento político e econômico, enquanto que no interior havia atraso econômico, o que resultava na fome e miséria da população. No entanto, ao tratar de Canudos, Euclides indica que tanto uma área como a outra se encontravam em um estado não civilizado da humanidade, por conta da crueldade usada para reprimir o movimento de Antônio Conselheiro.
Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons
VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Os_Sert%C3%B5es
PESQUISE também em outras fontes
1 de Dezembro de 1900
Questão do Amapá: Brasil vence disputa por limites com a França
O problema em relação à fronteira entre o território do Brasil e a Guiana Francesa se arrastava por séculos. A França não reconhecia o rio Oiapoque como limite entre a Guiana e o Amapá, reivindicando para si parte do território no Amapá, ao sul do rio.
Contudo, o Tratado de Utrecht, assinado em 1713, pela França e por Portugal, estabelecia o Oiapoque como fronteira entre os dois reinos na América do Sul. Desta maneira, o Brasil, como "herdeiro do Império Português", alegava que tinha direito sobre as terras ao sul do rio. Esta disputa territorial ficou conhecida como "Questão do Amapá".
A situação se agravou a partir de 1895, quando tropas francesas invadiram o território brasileiro até ao rio Araguari, apropriando-se de aproximadamente 260 mil km². A questão necessitou de uma arbitragem internacional na Suíça. O Brasil enviou o Barão de Rio Branco para resolver o problema, já que ele também havia liderado a comitiva que venceu uma questão territorial com a Argentina.
A equipe brasileira foi bem preparada, enquanto a França enviou diplomatas com pouco conhecimento, já que estava mais interessada na colonização da África. Desta maneira, no dia 1 de dezembro de 1900, o tribunal na Suíça expediu a decisão favorável ao Brasil. Como resultado, o país incorporou 260 mil km² ao seu território.
Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons
VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Quest%C3%A3o_do_Amap%C3%A1
PESQUISE também em outras fontes
1 de Dezembro de 1822
D. Pedro I é coroado imperador do Brasil
Pouco menos de três meses após ter proclamado a independência do Brasil, D. Pedro I foi coroado imperador do novo país em um dia como este, no ano de 1822. Pouco depois, em março de 1824, ele já teria derrotado todos os exércitos leais a Portugal e, no mesmo ano, iria instituir a primeira Constituição do Brasil, que contava com o poder Moderador, exercido pelo imperador, que estava acima dos demais poderes - Legislativo, Executivo e Judiciário.
Dom Pedro I ficou no poder até 7 de abril de 1831, quando, incapaz de lidar com os problemas do Brasil e de Portugal ao mesmo tempo, abdicou do trono em favor do seu filho Dom Pedro II, retornando à Europa. De volta a Portugal, ele se viu em meio a uma guerra, que envolveu toda a península ibérica, numa luta entre defensores do liberalismo e do absolutismo.
Pedro I morreu de tuberculose, em Lisboa, no dia 24 de setembro de 1834, poucos meses após ele e os liberais obterem a vitória. Ele morreu no palácio de Queluz, no mesmo quarto e na mesma cama onde nascera 35 anos antes.
Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons
VEJA MAIS EM
PESQUISE também em outras fontes
1 de Dezembro de 1640
Tem início a Dinastia Bragança em Portugal
No dia 1 de dezembro de 1640 foi fundada a Dinastia de Bragança, em Portugal, por João IV, rei português entre 1640 e 1656. Depois dele, a coroa foi repassada para o seu filho Alfonso VI, que ficou no trono entre 1656 e 1683.
Ele foi sucedido por seu irmão Pedro II, que reinou entre 1683 e 1706. Depois de sua morte, quem assumiu foi seu filho, João V (1706 a 1750). Na sequência, ascendeu ao poder José I (1750- 1777), cuja filha Maria de Bragança, herdeira do trono, se casou com seu tio Pedro de Bragança (irmão de José I), e ambos reinaram conjuntamente como Maria I e Pedro III.
Em 1808 quando os exércitos do imperador francês Napoleão Bonaparte entraram na Espanha e ameaçaram Portugal, a família real se transferiu para o Brasil e estabeleceu no Rio de Janeiro a sede do seu governo. O exército francês ocupou o reino português, mas foi derrotado em 1808 pelas tropas inglesas.
Pela Convenção de Cintra, de 30 de agosto de 1808, os franceses foram obrigados a deixar Portugal, porém no ano seguinte voltaram a invadir o território e, novamente, foram derrotados pelos ingleses, em 1811. Neste ano, Portugal se livrou definitivamente das ameaças de invasão.
Foto: via Wikimedia Commons
VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Dinastia_de_Bragan%C3%A7a
PESQUISE também em outras fontes