noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

O DIA NA HISTÓRIA - ACONTECEU

DIA 02 DE DEZEMBRO – NA HISTÓRIA

Publicada em 02/12/24 às 13:58h - 27 visualizações

Antônio Galdino com informações da internet


Compartilhe
Compartilhar a noticia DIA 02 DE DEZEMBRO – NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia DIA 02 DE DEZEMBRO – NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia DIA 02 DE DEZEMBRO – NA HISTÓRIA

Link da Notícia:

DIA 02 DE DEZEMBRO – NA HISTÓRIA
 (Foto: Da net)

DIA 02 DE DEZEMBRO – NA HISTÓRIA

Thomas Carlyle (Reino Unido -1795/1881), escritor, historiador, ensaísta, tradutor e professor escocês durante a era vitoriana, escreveu:

“Nenhum grande homem vive em vão. A história do mundo não é senão a biografia dos grandes homens”. (Thomas Carlyle).

Naqueles anos, não se tinha a invencionice do detalhamento do gênero, homem e mulher e, obviamente aí estão incluídas, naturalmente, as grandes mulheres...

Pense em cada dia como o teu aniversário ou o aniversário de um amigo, de alguém da família ou de um fato marcante e VEJA alguns fatos que aconteceram na história, nesta data.

Dia 02 de DEZEMBRO, apresentamos alguns acontecimentos, nascimentos e partidas de pessoas e fatos que passaram à história.

Veja os destaques de acontecimentos da história de cada dia, em ordem decrescente, do mais atual para o mais antigo.

2 de Dezembro de 2009 - Morre o locutor Lombardi, do Sílvio Santos

2 de Dezembro de 1976 - Fidel Castro assume como presidente de Cuba

2 de Dezembro de 1937 - Getúlio Vargas extingue todos os partidos políticos

2 de Dezembro de 1890 - Dia Mundial de Abolição da Escravatura

2 de Dezembro de 1825 - Nasce Dom Pedro II, o último imperador do Brasil

2 de Dezembro de 1804 - Napoleão Bonaparte é consagrado imperador da França

Não deixe de ver as sugestões, em cada matéria abaixo, para ampliar a sua consulta. Procure outras sugestões. Leia muito. Busque ampliar os seus conhecimentos. (Prof. Antônio Galdino)

2 de Dezembro de 2009

Morre o locutor Lombardi, do Sílvio Santos

Ele ficou conhecido do grande público por causa da sua voz no programa do Silvio Santos, com quem trabalhou por mais de 40 anos. O rosto de Luís Lombardi Neto não era muito conhecido, porém muitos sabiam o seu nome. Ele morreu em 2 de Dezembro de 2009, em Santo André (SP), aos 69 anos.

O locutor sofreu um infarto agudo e foi encontrado sem vida pela esposa, pela manhã. Silvio Santos, após saber do falecimento de seu amigo, interrompeu a gravação de um programa especial de Ano Novo, mas voltou aos trabalhos em respeito a Lombardi e à plateia.

Lombardi nasceu no dia 22 de dezembro de 1940, em São Paulo, e cresceu no bairro do Bixiga. Ele começou sua carreira de locutor na TV Paulista, atual TV Globo São Paulo, onde conheceu Silvio Santos. Depois de 15 anos, deixou a emissora para seguir com Silvio Santos, que estava abrindo a sua própria televisão. Na época de sua morte, Lombardi apresentava um programa em uma estação de rádio de Santo André.

Imagem: via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Lombardi

PESQUISE também em outras fontes

 

2 de Dezembro de 1976

Fidel Castro assume como presidente de Cuba

m um dia como este, ano ano de 1976, Fidel Castro assumiu o cargo de presidente de Cuba por causa de uma mudança na constituição do país, aprovada em um referendo realizado em fevereiro do mesmo ano. Com isso, foi extinto o cargo de primeiro ministro, até então ocupado por Fidel desde 1959, quando ele assumiu o poder após liderar uma vitoriosa revolução que derrubou Fulgencio Batista.

A partir de 1976, Castro passou a ocupar a presidência tanto do Conselho de Estado como do Conselho de Ministros, instituições recém-criadas pela nova constituição, fato que o transformou, ao mesmo tempo, em chefe de estado e em chefe de governo. No final de julho de 2006, Fidel Castro ficou doente e cedeu o poder, temporariamente, para seu irmão mais novo, Raúl. Ele deixou oficialmente o poder em fevereiro de 2008.

Imagem: via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Fidel_Castro

PESQUISE também em outras fontes

2 de Dezembro de 1937

Getúlio Vargas extingue todos os partidos políticos

Em 2 de dezembro de 1937, Getúlio Vargas assinou o Decreto nº 37, que extinguia todos os partidos políticos do Brasil. No mês anterior, ele já havia fechado o Congresso Nacional. Na ocasião, o então presidente anunciou pelo rádio à nação o início de uma nova era, orientada por uma nova Constituição. Era o início do Estado Novo.

Nos meses que antecederam o fechamento do Congresso, o ambiente político brasileiro era bastante delicado. O mandato de Getúlio (que havia tomado o poder por meio de um golpe militar durante a Revolução de 1930) estava previsto para durar até 1938. Vários nomes despontavam para concorrer à sua sucessão, como o governador de São Paulo, Armando de Sales Oliveira, o escritor e político José Américo de Almeida e o líder integralista Plínio Salgado. Mas a denúncia da existência do Plano Cohen, um suposto complô comunista para tomar o poder, embaralhou o cenário.

No dia seguinte à divulgação do Plano Cohen, em 1º de outubro de 1937, o Congresso Nacional declarou estado de guerra em todo o país. As tensões foram crescendo até 10 de novembro, quando houve a instauração do Estado Novo. A nova Constituição anunciada por Getúlio conferia a ele o controle total do poder Executivo e previa um novo Legislativo. Mas, pouco menos de um mês depois, o presidente extinguiria os partidos políticos.

Durante a permanência de Getúlio no poder nunca foram realizadas eleições democráticas. O Estado Novo durou até 1945, quando o presidente renunciou por pressão das Forças Armadas. Os partidos políticos foram novamente legalizados naquele ano.

Imagem: Galeria dos Presidentes, via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Golpe_de_Estado_no_Brasil_em_1937

PESQUISE também em outras fontes

2 de Dezembro de 1890

Dia Mundial de Abolição da Escravatura

O percurso histórico da legislação aprovada contra a escravatura começou no século XIX. Em Bruxelas, firmou-se em 1890 um acordo contra a escravidão, assinado por 18 estados, e depois da 1ª Guerra Mundial, destaca-se a Convenção Internacional sobre a Abolição da Escravatura e Comércio de Escravos, com a cooperação da Sociedade das Nações, em 25 de setembro de 1926.

As razões que levaram ao reconhecimento solene da igualdade racial têm sido, em boa parte, históricas. Dois importantes acontecimentos, o holocausto nazista e o processo de descolonização evidenciaram a importância dessa questão.

Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM

https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Internacional_para_a_Aboli%C3%A7%C3%A3o_da_Escravatura

PESQUISE também em outras fontes

2 de Dezembro de 1825

Nasce Dom Pedro II, o último imperador do Brasil

Nascia no dia 2 de dezembro de 1825 o último imperador do Brasil, Dom Pedro II, no Palácio da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. Ele assumiu o trono do país após a partida do pai, Dom Pedro I, para Portugal. Na época, Dom Pedro II tinha apenas seis anos e, até de fato assumir o poder, ficou sob a tutela de José Bonifácio de Andrade e Silva e depois do marquês de Itanhaém, Manuel Inácio de Andrade Souto Maior.

Aos 15 anos, foi declarado maior de idade e acabou coroado como imperador do Brasil no dia 18 de julho de 1841, no Rio de Janeiro. Dois anos depois, casou-se com Teresa Cristina Maria de Bourbon. Eles tiveram quatro filhos, mas apenas Isabel e Leopoldina sobreviveram. No poder, Dom Pedro II precisou controlar diversas revoltas como a dos Liberais (1842), a Guerra dos Farrapos (1845) e a Insurreição Praieira (1848). Também durante o seu governo, o país esteve envolvido na guerra contra o Paraguai, entre 1864 e 1870.

Um dos destaques do seu reinado foi o fim do tráfico negreiro, a Lei do Ventre Livre (1871), a libertação dos escravos sexagenários e a lei Áurea, (1888), assinada pela princesa Isabel. O reinado de Dom Pedro II terminou com a proclamação da República em 15 de novembro de 1889. Com o prazo de 24 horas para deixar o país, ele se mudou com a família para Portugal. Ele morreu aos 66 anos, vítima de uma pneumonia, no dia 5 de dezembro de 1891, em Paris.

Jurei a Constituição, mas ainda que não a jurasse, seria ela para mim uma segunda religião. Tenho espírito justiceiro e entendo que o amor deve seguir estes graus de preferência: Deus, humanidade, pátria, família e indivíduo. A política não é para mim senão o duro cumprimento do dever. Dom Pedro II

Imagem:  [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_II_do_Brasil

PESQUISE também em outras fontes

 

2 de Dezembro de 1804

Napoleão Bonaparte é consagrado imperador da França

Não satisfeito com o apoio popular, Napoleão busca uma impressionante fonte de legitimidade: a Unção Real, seguindo uma antiga tradição da igreja e da monarquia francesa. Mas também não se contentava em receber a Consagração, como os reis da França, das mãos do Arcebispo de Reims, mas também após negociações trabalhosas, fizeram o Papa ir a Paris.

Em 2 de dezembro de 1804, Napoleão seria consagrado imperador pelo papa Pio VII, na catedral de Paris, autocoroando-se como tal em uma cerimônia pomposa. O novo imperador assumiu os três poderes em sua própria pessoa. O Poder Executivo, diretamente. O Poder Judiciário, indiretamente, por meio de uma Alta Corte Imperial, e o Poder Legislativo, não somente por sua faculdade de emitir conselhos do Senado, mas também pelo controle que exerce sobre as Assembleias Legislativas e os Colégios Eleitorais, os quais, de fato, permanecem sujeitos a ele.

O Senado permaneceu como garantia de supostas liberdades individuais e de imprensa. O Legislativo foi reduzido a uma câmara secreta para debate das leis, e o presidente foi designado pelo próprio Imperador. A Tribuna ficou sem função até que foi finalmente suprimida em 1807.

Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM

https://pt.wikipedia.org/wiki/Napole%C3%A3o_Bonaparte#/media/Ficheiro:Jacques-Louis_David_-_The_Emperor_Napoleon_in_His_Study_at_the_Tuileries_-_Google_Art_Project.jpg

PESQUISE também em outras fontes




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!