DIA 03 DE DEZEMBRO – NA HISTÓRIA
Thomas Carlyle (Reino Unido -1795/1881), escritor, historiador, ensaísta, tradutor e professor escocês durante a era vitoriana, escreveu:
“Nenhum grande homem vive em vão. A história do mundo não é senão a biografia dos grandes homens”. (Thomas Carlyle).
Naqueles anos, não se tinha a invencionice do detalhamento do gênero, homem e mulher e, obviamente aí estão incluídas, naturalmente, as grandes mulheres...
Pense em cada dia como o teu aniversário ou o aniversário de um amigo, de alguém da família ou de um fato marcante e VEJA alguns fatos que aconteceram na história, nesta data.
Dia 03 de DEZEMBRO, apresentamos alguns acontecimentos, nascimentos e partidas de pessoas e fatos que passaram à história.
Veja os destaques de acontecimentos da história de cada dia, em ordem decrescente, do mais atual para o mais antigo.
3 de Dezembro de 1963 - Primeiro transplante de coração do mundo é feito na África do Sul
3 de Dezembro de 1948 - Nasce o músico Ozzy Osbourne
3 de Dezembro de 1948 - Harry S. Truman é eleito presidente dos EUA
3 de Dezembro de 1930 - Nasce o cineasta francês Jean-Luc Godard
3 de Dezembro de 1919 - Morre Pierre-Auguste Renoir, pintor impressionista francês
3 de Dezembro de 1789 - Nacionalização dos bens do clero francês
Não deixe de ver as sugestões, em cada matéria abaixo, para ampliar a sua consulta. Procure outras sugestões. Leia muito. Busque ampliar os seus conhecimentos. (Prof. Antônio Galdino)
3 de Dezembro de 1963
Primeiro transplante de coração do mundo é feito na África do Sul
No dia 3 de dezembro de 1967, Lewis Washkansky, de 53 anos, era submetido ao primeiro transplante de coração humano do mundo no Hospital Groote Schuur, na Cidade do Cabo, África do Sul. Washkansky, que trabalhava em uma mercearia, sofria de uma doença cardíaca crônica que não tinha cura. Ele recebeu o transplante de Denise Darvall, de 25 anos, que morreu em um acidente de carro. O cirurgião Christiaan Barnard conduziu a operação médica revolucionária.
Após a cirurgia, Washkansky recebeu medicação para combater a rejeição do seu corpo ao coração. Contudo, os remédios o deixaram mais suscetível a doenças e ele morreu de dupla pneumonia 18 dias após a cirurgia. Contudo, seu coração estava funcionando normalmente até sua morte.
Na década de 1970, o aperfeiçoamento de drogas contra a rejeição tornou o transplante mais viável. Dr. Barnard continuou a realizar operações de transplante de coração e, no final da década de 1970, muitos de seus pacientes estavam vivendo até cinco anos com os seus novos corações. Cirurgias de transplante de coração bem sucedidas ainda são realizadas, contudo, o grande desafio é encontrar doadores de órgãos apropriados para quem precisa.
Imagem: [Public domain], via Wikimedia Commons
VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Christiaan_Barnard
PESQUISE também em outras fontes
3 de Dezembro de 1948
Nasce o músico Ozzy Osbourne
Em 3 de Dezembro de 1948, nascia, em Birmingham, Inglaterra, John Michael "Ozzy" Osbourne, músico e estrela do programa de reality show The Osbournes, que foi ao ar de 2002 a 2005. Osbourne ganhou fama na década de 1970 como membro fundador e vocalista da banda de heavy metal Black Sabbath.
Depois de deixar o grupo no final dos anos 70, ele iniciou uma carreira solo de sucesso. Em meados da década de 90, ele e sua esposa Sharon lançaram a Ozzfest, um evento anual de heavy metal e rock. Osbourne se tornou famoso ao arrancar a mordidas a cabeça de uma pomba e de um morcego no palco. Ele também foi acusado de promover o suicídio e satanismo através de algumas de suas letras.
A fama de Osbourne foi muito além da música com a estreia de The Osbournes, que estreou na MTV em 5 de março de 2002. O reality show focava no relacionamento de Ozzy com sua esposa Sharon e dois filhos adolescentes, Kelly e Jack. A filha Aimee optou por não participar do programa.
Filmado em grande parte na mansão da família em Beverly Hills, o reality aborda diversos temas, como as batalhas de Ozzy com um aspirador de pó a seus esforços para ficar sóbrio, a luta de Sharon contra um câncer, as festas de Jack e Kelly e os animais de estimação da família.
Imagem: [Public domain], via Wikimedia Commons
VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Ozzy_Osbourne
PESQUISE também em outras fontes
3 de Dezembro de 1948
Harry S. Truman é eleito presidente dos EUA
Harry S. Truman foi eleito presidente dos Estados Unidos em 3 de dezembro de 1948. Seu governo criou o Conselho Nacional de Segurança e a Agência Central de Inteligência (CIA), órgão independente do Departamento de Estado e do Congresso. A presidência assumiu poderes que anteriormente estavam nas mãos de diversos comitês do Congresso, o que permitiu trabalhar sem restrições, principalmente na política externa.
Anteriormente, Truman conseguiu chegar ao senado em 1934, cargo a partir do qual apoiou firmemente a aplicação de New Deal, tendo sido escolhido pelo presidente Roosevelt para o cargo de vice-presidente em 1944, e sucedendo-o no cargo por ocasião da morte de Roosevelt. Uma das primeiras decisões de Truman no cargo de presidente foi ordenar o lançamento de bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki.
Imagem: [Public domain], via Wikimedia Commons
VEJA MAIS EM
https://pt.wikipedia.org/wiki/Elei%C3%A7%C3%A3o_presidencial_nos_Estados_Unidos_em_1948
PESQUISE também em outras fontes
3 de Dezembro de 1930
Nasce o cineasta francês Jean-Luc Godard
No dia 3 de dezembro de 1930 nascia, em Paris, o diretor francês Jean-Luc Godard. Ele começou a carreira como crítico da revista Cahiers du Cinéma antes de impressionar o público com o seu estilo ágil, original e quase sempre provocador de fazer cinema.
Um dos principais nomes do movimento da Nouvelle Vague do cinema, entre suas obras de destaque estão Viver a vida (1962), Alphaville (1965), O demônio das 11 horas (1965), Duas ou três coisas que eu sei dela (1966), A chinesa (1967) e Week-end à francesa (1968).
Nesta época, Godard se caracterizava pela mobilidade da câmera, pelos demorados planos-sequências, pela improvisação e pela tentativa de carregar cada imagem com valores e informações contraditórios.
Após o movimento estudantil de maio de 1968, Godard voltou-se ao cinema político. A partir daí filmou Pravda (1969), Vento do Oriente (1969) e Até a vitória (1970). Em 1982 filmou Passion, filme em que tentou fazer uma reflexão sobre a pintura, buscando uma inovação cinematográfica.
Seus filmes seguintes, Prénom: Carmen (1983) e Je vous salue Marie (1984), provocaram polêmica. O último chegou ser proibido em alguns países por tratar de modo irreverente os valores cristãos.
Imagem: via Wikimedia Commons
VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Jean-Luc_Godard
PESQUISE também em outras fontes
3 de Dezembro de 1919
Morre Pierre-Auguste Renoir, pintor impressionista francês
No dia 3 de dezembro de 1919 morria em Cagnes, na França, o pintor francês Pierre-Auguste Renoir. Nascido no dia 25 de fevereiro de 1841, em Limoges, seu pai, um alfaiate, deixou a cidade e mudou-se com a família para Paris, em 1844. Ali, Renoir começou a trabalhar como decorador de porcelana, com 13 anos, e depois estudou pintura à noite.
Amigo próximo de Claude Monet, ele se tornou um dos principais membros do movimento impressionista parisiense. Seus primeiros trabalhos procuraram captar o movimento instantâneo da vida real, com luz e cores brilhantes. Fascinado pela figura humana, ele era diferente dos outros integrantes do movimento, mais interessados em paisagens.
Entre suas obras-primas iniciais são Le Moulin de la Galette (1876) e The Luncheon of the Boating Party (1881). Durante um período que passou na Itália (1881-1882), foi apresetando a Raphael e à força expressiva da linha clara e da textura. Em meados de 1880, rompeu com o impressionismo para empregar uma técnica mais disciplinada e formal.
Mais tarde, seus trabalhos eram caracterizados pelas regras do classicismo para pintar naturezas-mortas, retratos, nus e paisagens do sul da França, onde se estabeleceu em 1907. Por conta de um reumatismo, passou a andar de cadeira de rodas em 1912, mas nunca deixou de pintar, atividade que exerceu inclusive com um pincel amarrado à mão. O cineasta Jean Renoir era seu filho.
Imagem: [Public domain, Public domain or Public domain], via Wikimedia Commons
VEJA MAIS EM https://m.suapesquisa.com/biografias/renoir.htm
PESQUISE também em outras fontes
3 de Dezembro de 1789
Nacionalização dos bens do clero francês
Os problemas financeiros enfrentados pela França, durante sua revolução, levaram à nacionalização dos bem do clero. A medida foi proposta na Assembleia Constituinte por Telleyrand, bispo de Autun (Comunidade francesa), que sugeriu expropriar os bens eclesiásticos e declará-los bens nacionais.
Com sua venda, achavam que resolveriam os problemas econômicos do Estado. Os serviços públicos sob responsabilidade da Igreja foram transferidos para o Estado; os sacerdotes recebiam salário do governo, como qualquer outro funcionário.
A venda dos bens nacionalizados começou em março de 1790, com a transferência de uma grande quantidade de terras, que foram compradas por burgueses e camponeses. Dessa maneira, assegurou-se também a fidelidade desses grupos à revolução francesa.
Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons
VEJA MAIS EM https://hschutzer.webnode.page/news/nacionalizacao-dos-bens-do-clero-frances/
PESQUISE também em outras fontes