noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

O DIA NA HISTÓRIA - ACONTECEU

DIA 05 DE DEZEMBRO – NA HISTÓRIA

Publicada em 05/12/24 às 12:58h - 73 visualizações

Antônio Galdino com informações da internet


Compartilhe
Compartilhar a noticia DIA 05 DE DEZEMBRO – NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia DIA 05 DE DEZEMBRO – NA HISTÓRIA  Compartilhar a noticia DIA 05 DE DEZEMBRO – NA HISTÓRIA

Link da Notícia:

DIA 05 DE DEZEMBRO – NA HISTÓRIA
 (Foto: Da net)

DIA 05 DE DEZEMBRO – NA HISTÓRIA

Thomas Carlyle (Reino Unido -1795/1881), escritor, historiador, ensaísta, tradutor e professor escocês durante a era vitoriana, escreveu:

“Nenhum grande homem vive em vão. A história do mundo não é senão a biografia dos grandes homens”. (Thomas Carlyle).

Naqueles anos, não se tinha a invencionice do detalhamento do gênero, homem e mulher e, obviamente aí estão incluídas, naturalmente, as grandes mulheres...

Pense em cada dia como o teu aniversário ou o aniversário de um amigo, de alguém da família ou de um fato marcante e VEJA alguns fatos que aconteceram na história, nesta data.

Dia 05 de DEZEMBRO, apresentamos alguns acontecimentos, nascimentos e partidas de pessoas e fatos que passaram à história.

Veja os destaques de acontecimentos da história de cada dia, em ordem decrescente, do mais atual para o mais antigo.

5 de Dezembro de 2013 - O adeus de Nelson Mandela, uma das grandes vozes pela igualdade mundial

5 de Dezembro de 2012 - Morre Niemeyer, arquiteto que ajudou a construir a história moderna do Brasil

5 de Dezembro de 1978 - URSS e Afeganistão assinam "tratado de amizade" que, na verdade, levaria à guerra

5 de Dezembro de 1967 - É criada a Fundação Nacional do Índio - Funai

5 de Dezembro de 1901 - Nasce Walt Disney, pai do Mickey, Pateta e do Pluto

5 de Dezembro de 1891 - Morre em Paris Dom Pedro II, o último imperador do Brasil

5 de Dezembro de 1791 - Morre o compositor Mozart com apenas 35 anos

Não deixe de ver as sugestões, em cada matéria abaixo, para ampliar a sua consulta. Procure outras sugestões. Leia muito. Busque ampliar os seus conhecimentos. (Prof. Antônio Galdino)

5 de Dezembro de 2013

O adeus de Nelson Mandela, uma das grandes vozes pela igualdade mundial

Nelson Rolihlahla Mandela (Mvezo, 18 de julho de 1918Joanesburgo, 5 de dezembro de 2013) foi um advogado, líder rebelde e presidente da África do Sul de 1994 a 1999, considerado como o mais importante líder da África Subsaariana, vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1993, e pai da moderna nação sul-africana, onde é normalmente referido como Madiba (nome do seu clã) ou "Tata" ("Pai").

Nascido numa família de nobreza tribal, numa pequena aldeia do interior onde possivelmente viria a ocupar cargo de chefia, recusou esse destino aos 23 anos ao seguir para a capital, Joanesburgo, e iniciar sua atuação política. Passando do interior rural para uma vida rebelde na faculdade, transformou-se em um jovem advogado na capital e líder da resistência não violenta da juventude, acabando como réu em um infame julgamento por traição. Foragido, tornou-se depois o prisioneiro mais famoso do mundo e, finalmente, o político mais galardoado em vida, responsável pela refundação do seu país como uma sociedade multiétnica.

Mandela passou 27 anos na prisão – inicialmente em Robben Island e, mais tarde, nas prisões de Pollsmoor e Victor Verster. Depois de uma campanha internacional, foi libertado em 1990, quando recrudescia a guerra civil em seu país. Em dezembro de 2013, foi revelado pelo The New York Times que a CIA americana foi a força decisiva para a prisão de Mandela em 1962, quando agentes americanos foram empregados para auxiliar as forças de segurança da África do Sul a localizá-lo.

Até 2009, ele havia dedicado 67 anos de sua vida à causa que defendeu como advogado de direitos humanos e pela qual se tornou prisioneiro de um regime de segregação racial, até ser eleito o primeiro presidente da África do Sul livre. Em sua homenagem, a Organização das Nações Unidas instituiu o Dia Internacional Nelson Mandela no dia de seu nascimento, 18 de julho, como forma de valorizar em todo o mundo a luta pela liberdade, pela justiça e pela democracia.

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Nelson_Mandela

PESQUISE também em outras fontes

 

5 de Dezembro de 2012

Morre Niemeyer, arquiteto que ajudou a construir a história moderna do Brasil

No dia 5 de dezembro de 2012 morria no Rio de Janeiro, aos 104 anos, o arquiteto Oscar Niemeyer, um dos mais conhecidos do mundo e grande ícone da arquitetura moderna. Ele morreu vítima de uma infecção respiratória quando estava próximo de completar 105 anos, o que aconteceria no dia 15 de dezembro seguinte.

Conhecido por suas estruturas de concreto armado, Niemeyer sempre disse que o mais importante no final das contas nada mais é do que a própria vida: é a gente se abraçar, conhecer as pessoas, haver solidariedade, pensar num mundo melhor, o resto é conversa fiada". Minha lição para a arquitetura é ler romance, poesia, ficção, Simenon, e nada de livro técnico.

A maioria dos meus projetos é resolvida pelo texto. Ler filósofos como Heidegger que dizia: a razão é inimiga da imaginação, dizia Niemeyer. No decorrer de sua longa e bem sucedida jornada neste mundo, ele deixou obras espalhadas por países como França, Itália, Espanha, Estados Unidos, Israel e, obviamente, Brasil.

Sua maior realização e que o deixou conhecido internacionalmente foi, sem dúvida, o ousado projeto de Brasília, um trabalho realizado em curto espaço de tempo - entre 1956 e 1960 - que não consistiu apenas em técnicas e números, mas que também teve filosofia e idealismo como alicerces.

Além de Brasília, outras importantes obras são Palácio Capanema no Rio de Janeiro (o antigo Ministério da Educação e Cultura), Igreja São Francisco de Assis em Belo Horizonte, Sede das Nações Unidas (Nova York), Edifício Copan (São Paulo), Memorial da América Latina (São Paulo), Parque do Ibirapuera (São Paulo), Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Museu Oscar Niemeyer (Curitiba).

A leveza das curvas das obras de Niemeyer contrasta com a dureza de suas estruturas do concreto armado e a monumentalidade de suas criações. Poeta do concreto, ele encontrou em sua cidade natal, o Rio de Janeiro, a inspiração nas formas da natureza. "Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem.

O que me atrai é a curva livre e sensual. A curva no encontro sinuoso dos nossos rios, nas nuvens do céu, no corpo da mulher preferida. De curva é feito todo o universo. O universo curvo de Einstein". Curvas que podem ser encontradas no projeto do edifício Copan, em São Paulo, nas formas do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (RJ), ou na ponte Juscelino Kubitschek, em Brasília.

Além das formas, o Rio de Janeiro também serviu para mostrar a Niemeyer a dureza de uma realidade cheia de contrastes e de injustiças sociais que o impeliram a usar seu trabalho também como um instrumento de luta pela transformação do mundo. Politicamente, ele se filiou ao Partido Comunista do Brasil e manteve-se fiel aos seus princípios até o final da vida.

Profissionalmente, ele quis chamar atenção para o poder transformador que a arquitetura pode exercer na sociedade. Importante não é a arquitetura. Importante é a vida. A arquitetura não pode mudar a vida. Só a vida é que pode mudar a arquitetura. No dia em que o mundo for mais justo, a arquitetura vai mudar, e será mais simples, como o mundo. Enquanto isso não acontecer, a gente vai fazendo o que é possível, embelezando as coisas, tentando surpreender, espantar, chamar a atenção para algo.

Aos críticos de suas obras, as quais pecam pela funcionalidade e praticidade, o arquiteto tinha a resposta pronta: Quando uma forma cria beleza tem na beleza sua própria justificativa.

Imagem:  [CC0], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Oscar_Niemeyer

PESQUISE também em outras fontes

5 de Dezembro de 1978

URSS e Afeganistão assinam "tratado de amizade" que, na verdade, levaria à guerra

Em um esforço de apoio ao regime pró-soviético e impopular no Afeganistão, a União Soviética assinou um " tratado de amizade" com o governo afegão para prestar assistência econômica e militar. O tratado, firmado em um dia como este, em 1978, apenas serviu para deixar os russos mais próximos do seu desastroso envolvimento na guerra civil afegã, entre o governo comunista apoiado pelos russos contra os rebeldes muçulmanos, os Mujahideen - que receberam apoio do Paquistão, Estados Unidos e Arábia Saudita. O conflito civil começou oficialmente em 1979.

A União Soviética sempre considerou a fronteira com o Afeganistão como de interesse de segurança nacional. Desde 1950, a URSS trabalhou para estabelecer relações com o seu vizinho próximo, fornecendo ajuda econômica e assistência militar.

Na década de 1970, a diplomacia tomou um rumo dramático no Afeganistão e, em abril de 1978, os membros do Partido Comunista do Afeganistão tiraram do poder e assassinaram o presidente Sardar Mohammed Daoud. Nur Mohammed Taraki, presidente do Partido Comunista, assumiu o país e vetou a existência de outros partidos.

O regime era extremamente impopular entre muitos afegãos, e os soviéticos tentaram amenizar a situação com o tratado de dezembro de 1978, que estabelecia "amizade e cooperação" entre a União Soviética e Afeganistão por 20 anos.

O tratado, contudo, não ajudava muito o Afeganistão. Taraki foi derrubado e morto por membros do Partido Comunista do Afeganistão que estavam insatisfeitos com seu governo, em setembro de 1979. Em dezembro, as tropas soviéticas entraram no país e estabeleceram um regime favorável aos russos. Contudo, os soviéticos não conseguiram acabar com a interminável guerra civil, que custou enormes somas de dinheiro e armas. Mikhail Gorbachev deu início à retirada das tropas russas 10 anos mais tarde.

Imagem:  via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_Fria

PESQUISE também em outras fontes

5 de Dezembro de 1967

É criada a Fundação Nacional do Índio - Funai

Em um dia como este, no ano de 1967, era criada a Fundação Nacional do Índio (Funai) pela lei nº 5.371, durante o governo do presidente Costa e Silva. O órgão substituía o Serviço de Proteção ao Índio (SPI), criado em 1910.

A Fundação Nacional do Índio é o órgão do governo brasileiro que estabelece e executa a política indigenista no Brasil, como determina a Constituição de 1988. Compete à Funai promover a educação básica aos índios, demarcar, assegurar e proteger as terras por eles tradicionalmente ocupadas, estimular o desenvolvimento de estudos e levantamentos sobre os grupos indígenas.

A Fundação ainda é responsável por defender as comunidades indígenas; despertar o interesse da sociedade pelos índios e suas causas; gerir o seu patrimônio e fiscalizar suas terras, impedindo ações predatórias de garimpeiros, posseiros, madeireiros e quaisquer outras atividades que representem um risco à vida e à preservação desses povos.

Imagem: via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM

https://pt.wikipedia.org/wiki/Funda%C3%A7%C3%A3o_Nacional_dos_Povos_Ind%C3%ADgenas

PESQUISE também em outras fontes

 

5 de Dezembro de 1901

Nasce Walt Disney, pai do Mickey, Pateta e do Pluto

Nascido no dia 5 de dezembro de 1901, em Chicago, nos Estados Unidos, Walt Disney foi um grande empresário do setor de animação a entretenimento. Ele morreu no dia 15 de dezembro de 1966, em Los Angeles, na Califórnia, e deixou como legado a transformação da indústria do entretenimento familiar, além de influenciar toda uma geração de crianças.

Na década de 20, Walt Disney se uniu ao irmão Ruy e ao amigo Ab Iwerks para criar um estúdio de animação. Juntos, criaram Mickey Mouse, o roedor desenhado por Iwerks e dublado com a voz de Disney, que estrelou o primeiro filme de animação com som, Steamboat Willie (1928).

Os irmãos formaram a Walt Disney Productions (mais tarde Disney Co.) em 1929. Com a grande popularidade de Mickey Mouse, eles inventaram outros personagens como Pato Donald, Pluto e Pateta, além de fazer pequenos desenhos animados como Os três porquinhos (1933). Seu primeiro longa-metragem animado foi Branca de Neve e os Sete Anões (1937), seguido por clássicos como Pinóquio (1940), Fantasia (1940) e Cinderela (1950).

Perfeccionista, inovador e hábil homem de negócios, Walt Disney manteve um controle rígido sobre a empresa, tanto na criação quanto nos negócios. Ele supervisionou a expansão da empresa em filmes de ação, programas de televisão, parques temáticos e merchandising de massa.

Imagem:  [Public domain], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Walt_Disney

PESQUISE também em outras fontes

5 de Dezembro de 1891

Morre em Paris Dom Pedro II, o último imperador do Brasil

Morria no dia 5 de dezembro de 1891, em Paris, o último imperador do Brasil, Dom Pedro II. Vítima de uma pneumonia, faleceu aos 66 anos. Poucos anos antes de sua morte, ele teve que deixar o posto de imperador do Brasil por conta da proclamação da República, no dia 15 de novembro de 1889.

Nascido no dia 2 de dezembro de 1825, no Palácio da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, Dom Pedro II assumiu o trono do país após a partida do pai, Dom Pedro I, para Portugal. Na época, tinha apenas seis anos e, até de fato assumir o poder, ficou sob a tutela de José Bonifácio de Andrade e Silva e depois do marquês de Itanhaém, Manuel Inácio de Andrade Souto Maior.

Aos 15 anos, foi declarado maior de idade e acabou coroado como imperador do Brasil no dia 18 de julho de 1841, no Rio de Janeiro. Dois anos depois, casou-se com Teresa Cristina Maria de Bourbon. Eles tiveram quatro filhos, mas apenas Isabel e Leopoldina sobreviveram. No poder, Dom Pedro II precisou controlar diversas revoltas como a dos Liberais (1842), a Guerra dos Farrapos (1845) e a Insurreição Praieira (1848).

Também durante o seu governo, o país esteve envolvido na guerra contra o Paraguai, entre 1864 e 1870. Um dos destaques do seu reinado foi o fim do tráfico negreiro, a Lei do Ventre Livre (1871), a libertação dos escravos sexagenários e a lei Áurea, (1888), assinada pela princesa Isabel.

Imagem:  [Public domain or Public domain], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Morte_e_funeral_de_Pedro_II_do_Brasil

PESQUISE também em outras fontes

 

5 de Dezembro de 1791

Morre o compositor Mozart com apenas 35 anos

No dia 5 de dezembro de 1791 morria, em Viena, na Áustria, o compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart. Nascido em Salzburg no dia 27 de janeiro de 1756, ele era filho do violinista e compositor Leopold Mozart (1719-1787). Tanto Mozart quanto sua irmã mais velha, Maria Anna (1751-1829), foram prodígios.

Aos cinco anos, ele começou a compor e fez sua primeira apresentação pública. Em 1762, Leopold excursionou pela Europa com seus filhos, mostrando o "milagre que Deus permitiu nascer em Salzburgo". A primeira rodada de tour (1762-1769) foi até a França e a Inglaterra, onde Wolfgang conheceu Johann Christian Bach e escreveu sua primeira sinfonia (1764).

Na Itália (1769-1774), Mozart viu pela primeira vez os quartetos de cordas de Joseph Haydn e escreveu sua primeira ópera italiana. Entre 1775 e 1777 compôs concertos para violino e suas primeiras sonatas para piano. Após a morte de sua mãe, em 1779, ele retornou a Salzburgo como organista da catedral. Deixou este cargo em 1781, foi morar com amigos e começou a carreira independente em Viena.

Ele se casou com Constanze Weber, deu aulas de piano, escreveu O Rapto do Serralho (1782) e muitos de seus grandes concertos para piano. No final da década de 1780, ele havia conquistado sucesso com os quartetos de cordas dedicados a Haydn (que chamou Mozart de o maior compositor vivo), e as óperas As Bodas de Fígaro (1786), Don Giovanni (1787) e Così fan tutte (1790). Em seu último ano de vida, Mozart compôs a ópera A Flauta Mágica e Réquiem (inacabado).

Apesar de seu sucesso, ele sempre estava sem dinheiro, possivelmente por causa de dívidas de jogo e pela preferência por roupas caras. Com isso, pedia bastante dinheiro emprestado aos amigos. Sua morte prematura, aos 35 anos, pode ter sido resultado de uma infecção renal. Nenhum outro compositor deixou um legado tão grande como Mozat em tão pouco tempo de vida.

Imagem: [Domínio público], via Wikimedia Commons

VEJA MAIS EM https://pt.wikipedia.org/wiki/Wolfgang_Amadeus_Mozart

PESQUISE também em outras fontes


ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2024 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!