noticias Seja bem vindo ao nosso site Jornal Folha Sertaneja Online!

O DIA NA HISTÓRIA - ACONTECEU

Há 66 anos, em 7 de abril de 1959, foram instalados os poderes Legislativo e Executivo de Paulo Afonso

Publicada em 16/04/25 às 17:06h - 103 visualizações

Antônio Galdino


Compartilhe
Compartilhar a noticia Há 66 anos, em 7 de abril de 1959, foram instalados os poderes Legislativo e Executivo de Paulo Afonso  Compartilhar a noticia Há 66 anos, em 7 de abril de 1959, foram instalados os poderes Legislativo e Executivo de Paulo Afonso  Compartilhar a noticia Há 66 anos, em 7 de abril de 1959, foram instalados os poderes Legislativo e Executivo de Paulo Afonso

Link da Notícia:

Há 66 anos, em 7 de abril de 1959, foram instalados os poderes Legislativo e Executivo de Paulo Afonso
 (Foto: Antônio Galdino e Arq. Jornal Folha Sertaneja)

Há 66 anos, em 7 de abril de 1959, foram instalados os poderes Legislativo e Executivo de Paulo Afonso

Por Antônio Galdino da Silva – em fidelidade à História 

No dia 7 de abril, o Poder Legislativo Municipal completou 66 anos, importante data histórica, marco do início da história política, na Câmara Municipal e administrativa, na Prefeitura, do município de Paulo Afonso.

Era uma terça-feira, 7 de abril de 1959 quando, ao dar posse aos oito vereadores eleitos em 3 de outubro de 1958, entre eles duas vereadoras, o Juiz Eleitoral Dr. Hélio José Neves da Rocha, instalou o Poder Legislativo no município de Paulo Afonso, no Estado da Bahia, criado pela Lei Estadual 1.012, de quase um ano atrás, 28 de julho de 1958.

Naquele dia de grande importância histórica, repito, o município de Paulo Afonso começava, de fato, a sua caminhada, ao tomarem posse os primeiros vereadores e vereadoras e o seu primeiro prefeito. Foram empossados na primeira Legislatura da Câmara Municipal, oito vereadores sendo seis homens e duas mulheres que representavam 25% desta Legislatura. Vereadores empossados em 7/4/1959:

Dinalva Simões Tourinho (eleita Presidente)

Luiz Mendes Magalhães (eleito Vice-Presidente)

Diogo Andrade Brito (eleito 1º Secretário)

Manoel Pereira Neto (eleito 2º Secretário)

José Freire da Silva, José Rudival de Menezes, Lizete Alves dos Santos e Noé Pereira dos Santos.

Vereadores da 1ª Legislatura da Câmara Municipal de Paulo Afonso. Da esquerda: Noé Pereira dos Santos, Lizete Alves dos Santos, Diogo Andrade Brito, Noé Pires de Carvalho, Luiz Mendes Magalhães, Manoel Pereira Neto, José Freire da Silva e José Rudival de Menezes. No destaque, a Vereadora Dinalva Simões Tourinho, a 1ª Presidente da Câmara, que renunciou ao mandato em Outubro de 1959.

A presidente da Câmara, Dinalva Simões Tourinho, deu posse ao primeiro prefeito do município, o Sr. Otaviano Leandro de Moraes, comerciante da Rua da Frente, hoje Avenida Getúlio Vargas, onde tinha o Armazém Sertânia, seu lugar de origem.

Começava aí a história política e administrativa do município de Paulo Afonso.

As duas primeiras vereadoras de Paulo Afonso foram: Dinalva Simões Tourinho, estudante e Lizete Alves dos Santos, professora. 

A primeira presidente da Câmara Municipal de Paulo Afonso, Dinalva Simões Tourinho, filha do Sr. Enoch Pimentel Tourinho, chefe do Serviço de Transporte da Chesf e depois o mentor e diretor do Ginásio Paulo Afonso – GPA/COLEPA – era estudante em Salvador e foi eleita vereadora e presidente da Câmara em face da grande influência política do seu pai. Por conta dos seus estudos, a vereadora/presidente Dinalva renunciou ao seu mandato no mês de outubro de 1959, seis meses depois de empossada, e foi substituída, na presidência da Câmara, pelo vice-presidente Luiz Mendes Magalhães e no seu mandato de vereadora pelo suplente Noé Pires de Carvalho.

A Câmara Municipal de Paulo Afonso vive hoje a sua 17ª Legislatura sendo o plenário formado por 17 vereadores dos quais 4 mulheres, representando perto de 25% do total dos edis. 

A bancada feminina da Câmara de Paulo Afonso é formada pelas Vereadoras Evinha Oliveira, reeleita e Cícera Macário, Márcia Goretti e Sheila Belo, todas em seu primeiro mandato.

O atual presidente da Câmara é vereador José Abel Souza, conhecido por Zé de Abel. Os outros membros da mesa diretora são os vereadores Bero do Jardim Bahia (vice-presidente), Paulo Tatu (1º Secretário) e Márcia Goretti (2ª Secretária).

As sessões da Câmara Municipal de Paulo Afonso são realizadas normalmente nas segundas-feiras, a partir das 9 horas da manhã, em seu prédio, na Avenida Apolônio Sales.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (75)99234-1740

Copyright (c) 2025 - Jornal Folha Sertaneja Online - Até aqui nos ajudou o Senhor. 1 Samuel 7:12
Converse conosco pelo Whatsapp!