É tanta fanfarronice nas redes sociais sobre a implantação de indústrias no município de Paulo afonso, que o Tribuna Mulungu resolveu aprofundar o assunto.
Todos os dias nas redes sociais candidatos e seus apoiadores falam do assunto, se fizéssemos um ranking para medir, o assunto “Indústria” só perderia para “UTI” e em ambos os casos a desinformação é absurda.
No entanto o que se “ouve” são criticas aos secretários, ao prefeito e aos vereadores. Propostas concretas e informações sobre como transformá-las em realidade, isso ninguém vê.
Este artigo não pretende defender A ou B, mas tentará esclarecer os reais motivos que impedem o tão sonhado desenvolvimento industrial do município.
Então vamos fazer uma lista do que um empresário que pretenda instalar uma indústria, vai analisar para decidir onde investir dinheiro para montar uma fábrica, seja ela do que for, de forma que possa recuperar o seu investimento e lucrar.
1_ Mão de Obra Qualificada e Barata
As empresas buscam lugares em que haja mão de obra barata e que atenda aos seus interesses. A depender do tipo de indústria, há preferência pelos locais que possuem uma população com maior nível de capacitação técnica para a operação dos equipamentos necessários.
2_ Matéria Prima
Cidades que apresentam um fácil acesso a matérias-primas também são considerados vantajosos para a instalação de empresas, muitas empresas preferem ficar perto da fonte de matéria prima para baixar custos e enfrentar a concorrência.
3. Logística de transportes
Ter boas estradas ligando o município aos pontos de maior
consumo e a portos e ferrovias barateia o escoamento da produção e impacta no
custo e consequentemente no preço dos produtos.
Talvez nos falte também um Distrito Industrial melhor localizado, em área que
preferencialmente margeie as rodovias.
4. Infraestrutura energética favorável
Tá ai um ponto forte a nosso favor, energia elétrica não nos falta.
5. Amplo e ativo mercado consumidor
Quando um local apresenta um mercado consumidor que, além de numeroso, é ativo e crescente, outras fabricas se instalam na região para atender esse mercado e obter lucros.
6. Incentivos fiscais
São os tributos que deixam de ser cobrados pelo poder público para atrair uma determinada empresa, o objetivo é diminuir os custos aumentando os lucros, nesses casos é também necessária a participação do governo estadual para aumentar as possibilidades de incentivos e até isenções.
7. Presença de empresas afins e redes de serviços correspondentes
As localidades que já possuem um parque industrial mais avançado são preferidas também por apresentarem maiores possibilidades de serviços de manutenção, não se fazendo necessária a importação de mão de obra para garantir o funcionamento das unidades fabris.
8. Existência de instituições de ciência e tecnologia
Locais onde se encontram muitas universidades e centros científicos e tecnológicos são considerados atraentes para empresas que necessitam desses serviços, uma vez que eles formam profissionais especializados e garantem rápido aprimoramento das condições e estratégias de produção industrial.
Então você candidato ou apoiador de candidato, ou você amigo cidadão(ã) comum que reclama tanto da falta de oportunidades, se pergunte:
Você investiria seu rico dinheirinho em uma fábrica em Paulo Afonso?
A cidade te oferece as condições ideais para teu investimento se transformar em lucro? Existe confiança neste momento econômico que vivemos para realização de investimentos de porte aqui na nossa cidade?
Por que os empresários da cidade ou pessoas com reconhecida capacidade financeira dentre os nossos cidadãos, não investem em fábricas na cidade?
Quando você consumidor vai comprar um sofá por exemplo, temos fábrica aqui você sabia? Você pergunta se é do fabricante local?
Você compraria um produto fabricado aqui mesmo não sendo de
“Marca”?
Quantas vezes na hora de comprar um produto que você encontra no comércio
local, por um preço um pouco mais caro que na internet, você prefere comprar o
produto aqui?
Que tal pensar nisso tudo antes de sair atirando farpas pra todo lado?
E você candidato, ao apresentar propostas de geração de emprego e renda e ao anunciar quantas fábricas vai trazer, explica como vai resolver os entraves e atrair esses investidores.
*José Ivandro é colunista do Tribuna Mulungu
Fonte de Pesquisa: PENA, Rodolfo F. Alves. “Fatores locacionais da indústria”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/fatores-locacionais-industria.htm. Acesso em 07 de março de 2020.
Dentre os vários questionamentos muito bem fundamentados, faltou talvez uma pergunta que vejo como de grande importância para Paulo Afonso: Porque os empresários não investem em grandes projetos do turismo em Paulo Afonso, cidade/município abençoados por Deus com tantas águas, lagos, o belíssimo cânion do rio São Francisco,(os 17 primeiros quilômetros, dos 65km do cânion e seus mais altos paredões estão no município de Paulo Afonso), usinas hidrelétricas, Raso da Catarina, Serra do Umbuzeiro, mil histórias do cangaço, dentre muitas outros atrativos que encantam visitantes do Brasil e de outros países? Esta “indústria sem chaminés” poderá ser a solução para a geração de muitos empregos e rendas em Paulo Afonso e na região… Faltam olhos – da gestão e de empresários – para ver. Prof. Galdino.