A vacinação representa um marco na história da humanidade, no enfrentamento, prevenção, controle de doenças e promoção da saúde pública. Desde seu surgimento, por volta do século XVIII, a vacina é responsável pela erradicação de várias doenças infectocontagiosas no mundo, por meio da imunização da população, através de campanhas de vacinação.
A história da vacina teve início há mais de um milênio no continente asiático, mais especificamente, na China. Todavia, foi o médico e cientista inglês Edward Jenner o responsável pela descoberta da primeira vacina a qual se tem registro. Esta trajetória iniciou com o surgimento da varíola no continente europeu, uma doença altamente infectocontagiosa causada pelo vírus da varíola “orthopoxvirus variolae” (nome científico) que causa sintomas como febre alta, dores de cabeça e no corpo, mal-estar, lesões na pele e morte.
A vacina contra a varíola no início sofreu resistências, todavia, sua importância e eficácia foram comprovadas e reconhecidas através de respostas imunológicas positivas, sendo adotada a nível mundial, tornando a varíola à primeira doença viral erradicada globalmente, por meio da vacinação em massa.
No Brasil a vacina remonta a 1804, e teve sua trajetória marcada por conflitos. Em 1904, o Rio de Janeiro, capital do país na época, sofria com a falta de saneamento básico, fato que desencadeou uma série de epidemias, incluindo a peste bubônica, a febre amarela e a varíola. Com o intuito de reduzir essas enfermidades, o médico e sanitarista Oswaldo Cruz, iniciou a efetivação de estratégias como a remoção de lixo, entre outras medidas mais extremas como a Lei da Vacina Obrigatória, a qual instituía a população a obrigatoriedade da vacinação profilática contra varíola, resultando na insatisfação da população, devido ao desconhecimento e insegurança em relação à vacina.
O descontentamento da população decorrente da obrigatoriedade da vacina gerou protestos e consequentemente confrontos entre a população, as forças policiais e profissionais da saúde, conflito que ficou conhecido historicamente, como a Revolta da Vacina. A Lei da Vacina Obrigatória foi revogada em 16 de novembro 1904, todavia, a Revolta da Vacina vitimou inúmeras pessoas (mortos, feridos e presos).
A vacina representa um longo percurso histórico, constituindo uma das maiores conquistas da humanidade que proporciona a profilaxia e enfrentamento de doenças graves. Para tal, tem sido empreendidos além de investimentos financeiros e tecnológicos, grandes esforços de cientistas e pesquisadores no desenvolvimento, produção e aplicação de vacina em massa, para controle e/ou erradicação de diversas doenças, ao longo da história da humanidade.
Sem dúvida a imunização através das vacinas tem possibilitado a prevenção e evitado a disseminação de doenças infectocontagiosas causadas por vírus e bactérias. No Brasil, por exemplo, existe um Programa Nacional de Imunização (PNI), desenvolvido pelo Ministério da Saúde, que tem como objetivo atuar na prevenção e combate de doenças, e para isto, disponibiliza gratuitamente uma diversidade de vacinas a população em todas as faixas de idade.
As Campanhas Nacionais de Imunização erradicaram a varíola (1973), a poliomielite (1989), e atualmente, o Programa de Vacinação atua no controle de doenças como o tétano, febre amarela, formas graves de tuberculose, coqueluche, caxumba, sarampo, rubéola, gripe, influenza H1N1... E, mais recentemente, as tão sonhadas e esperadas vacinas contra a COVID-19, trazendo-nos a esperança de dias melhores.
Os benefícios da imunização através das vacinas são evidentes, e quanto maior o número de pessoas vacinadas e protegidas, maiores são as chances de controle e erradicação de doenças imunopreveníveis, evitando assim, perdas humanas para as doenças infectocontagiosas.
A IMUNIZAÇÃO POR MEIO DA VACINA, EVITA DOENÇAS E SALVA VIDAS!
Excelente, parabéns aos Autores, trazendo o passado para o presente.
Parabéns a todos🙏❤
Texto maravilhoso! Esclarecedor! A importância da vacina no mundo! Parabéns aos autores!
Artigo muito bem escrito, os autores trás pontos do passado que precisam ser refletidos para o atual momento, pois quando conhecemos o passado temos ferramentas para montar estratégias no combate às novas moléstias e Não comenter erros que poderiam ser evitados,todavia quando conhecendo o passado planejamos o futuro de maneira segura. Entretanto, o desserviço e a desinformação de governos autoritários e ignorantes prejudicam essa busca pela cura. Discursos de ódio e o NEGACIONISMO do governo põe em descrédito a vacina,o que não ajuda no combate à pandemia. Um governo que vaii contra a ciência sem nenhuma base científica tem a forte tendência de não conseguir frear as mortes. Precisamos urgente de uma mudança de postura do governo federal ou não sairemos tão cedo desse desastre.
Parabéns aos autores da reflexão. Não tinha conhecimento de que já teve Lei da Vacina Obrigatória.