Ainda são muito impactantes os comentários e mensagens que circulam nas redes sociais desde ontem à noite quando se soube do falecimento do muito querido Professor Alcivandes Santos Santana.
A família informa que o velório está acontecendo em sua residência, na Rua Castro Alves 68 em Santa Brígida BA e que o sepultamento será às 16 horas no Cemitério São Pedro de Santa Brígida.
Membros da ALPA estarão saindo de Paulo Afonso às 14 horas, em uma Van e outros em carro próprio para participarem desse momento de despedida do prezado acadêmico Alcivandes.
Outros colegas também mostraram a vontade de estar presentes mas estão impedidos por conta de problemas de saúde pessoal.
Sobre o Professor Alcivandes, sempre um aprendiz, como se considerava, o seu irmão Gilberto Santana postou nas redes sociais um belo texto.
Também o Advogado Isac de Oliveira, membro da ALPA, escreveu para ele um Poema Póstumo.
Outras centenas de mensagens, das mais simples e doídas a outras mais reflexivas também externam os sentimentos dos muitos que o amavam e continuarão amando a sua história, o seu legado...
Veja o texto de Gilberto Santana e o poema de Isac de Oliveira:
A VOLTA DO PROFESSOR APRENDIZ
Gilberto Santana
Num domingo de Ramos, Jesus é saudado triunfante em Jerusalém. O mundo saudava o Mestre dos Mestres, o divino Nazareno.
Nesse domingo de Ramos entregamos o discípulo do Grande Mestre, Nosso mestre "professor aprendiz" Alcivandes Santana, para ser recebido na espiritualidade maior...
O aprendiz e professor viveu a vida como uma missão pedagógica, enfrentou os desígnios, as curvas, subidas, descidas e todas as adversidades com sabedoria.
Lapidou as pedras do caminho e semeou estrelas de luz em toda a sua trajetória.
Como o grande Mestre, ele também era filho de um carpinteiro e tinha uma mãe que chamava Maria... Não era um Alcivandes qualquer, era Alcivandes dos Santos e seu sobre nome finda homenageando a avó da mãe de Deus, Sant'ana.
Alcivandes dos Santos Santana respondeu as pancadas desse mundo com poesia... Estudo, contou e fez história!
A palavra era sua matéria prima, e com ela escreveu, descreveu o nordeste, os Romeiros, o cangaço, o sertão, Santa Brígida, Pedro Batista, Madrinha Dodô e vários outros personagens de fé e resistência.
Quando a enfermidade o alcança impondo a dor e o sofrimento, desse quadro cinzento da doença, ele levanta e pinta a tela da vida com cores e sabores.
Artista plástico que retrata seus afetos, seus encantos, sua crença e cultura.
Seu pincel pinta o mundo com cores de igualdade e fraternidade.
Nas relações interpessoais ele encenava a alegria, o bom humor, e tinha nos lábios sempre uma palavra de conforto.
Era mestre em fazer e conservar amigos...
São esses amigos, que hoje no domingo de Ramos saúda, agradece e deseja que o seu ingresso no reino que não é deste mundo, seja triunfante no regresso à verdadeira Pátria.
Hoje a cultura popular abre as cortinas do céu, numa festa com banda de pífanos, reizados, cantorias, romarias, São Gonçalos, emboladas e cordéis.
Hoje a academia de letras de Paulo Afonso tempesteia sonetos, sextilhas, decassílabos, versos, prosas e crônicas que se juntam em um só elemento de arte, para reconhecer esse artista, professor, historiador, turismólogo, imortal e encantador de pessoas ALCIVANDES SANTANA
Não é pau, nem é pedra, nem o fim do caminho... É recomeço! Beber de sua sabedoria, enxergar o mundo com suas cores, temperar a vida com seus sabores e escrever a história com suas verdades.
SIGA NA LUZ!
POEMA PÓSTUMO PARA ALCIVANDES
Isac de Oliveira
Vai, segue o curso da vida, amigo!
Escreva de lá para nós, seu escrito mais valioso
A lição de sofrer sorrindo e não desistir nunca
Indo, como disse: vou-me melhor. E foi!
No acordar de cada manhã, nessa cidade de rezadores
As tantas orações de hoje será a canção de todos
Doravante, sei, mais contente reza madrinha Dodô
Sem faltar o fervor e o abraço de Pedro Batista.
Meu amigo, aqui você ficou, do seu jeito de ficar
Escrevendo sobre a gente que amou
Imortal, sua cadeira vazia na ALPA
Será preenchida por quem lhe honrará.
Lembrar de ALCIVANDES será um bálsamo
A minha alma poeta, hoje, póstuma rende-se
A de guerreiro, de homem do povo
O educador dessa gente, o grande professor!
Segue irmão o curso da vida,
Deite-se e descanse da lida que lhe fez perecer
Nessa tarde de 02 de abril,
Triste, me despeço do seu corpo, jamais de você!
Minha crença cristã aceita com respeito e fé Infinita ...o chamado do PAI MISERICÓRDIOSO, quando finda a nossa missão nesta caminhada chamada VIDA. ALCIVANDES é para mim um exemplo de coragem e fé inabalável. Que ele seja acolhido e encontre a luz e paz espiritual nesta nova morada.Bela homenagem confrade ISAC.