Ao encerrar o seu terceiro mandato como presidente da Câmara Municipal de Paulo Afonso, o Vereador Pedro Macário Neto concedeu entrevista ao diretor do Jornal Folha Sertaneja onde falou da sua “alegria ao assumir esse terceiro mandato e receber um parecer do Tribunal de Contas dos municípios aprovando sem a imputação de débitos e somente com observações, pela aprovação das contas da Câmara Municipal de Paulo Afonso no exercício de 2020, sob nossa gestão, assim como deixo a presidência com o parecer desse Tribunal de Contas também aprovando as contas da Câmara Municipal, exercício 2021, sob a nossa gestão e sem imputação de débitos, somente com observações”.
E completa o Vereador Pedro Macário Neto. “Isso responde a nossa personalidade, responsabilidade, integridade e ética como gestor da mesa diretora, motivos que nos levam a certeza do dever cumprido.”
Folha Sertaneja - Que outros destaques da sua gestão pode apresentar o Presidente, que deixa o cargo, que já exerceu por três vezes, em 31 de dezembro?
Pedro Macário – Quando assumimos esse cargo em janeiro de 2021 prometemos que estaríamos empenhados em fazer as vozes dos nossos vereadores alcançarem o maior número de pessoas e, embora a nossa gestão tenha acontecido quase integralmente no período delicado da pandemia, conseguimos executar o processo de transmissão das sessões em tempo real pelo canal da Câmara no YouTube e pela TV Câmara, trazendo modernização como a mais avançada da região.
Também, nesse processo de modernização da comunicação, implementamos o sistema SPL com votação eletrônica. Igualmente promovemos a modernização e atualizações do Portal Oficial do site da Câmara, através de levantamento histórico de todas as proposições existentes no Poder Legislativo.
Promovemos também a modernização do acervo legislativo da Câmara de Paulo Afonso.
Pelo apoio dado à Academia de Letras de Paulo em seus dois períodos como presidente da Câmara Municipal de Paulo Afonso, a ALPA aprovou para o Vereador Pedro Macário Neto uma Moção de Aplausos, entregue em uma das sessões da ALPA na CMPA por Gorette Moreira(vice-presidente da ALPA) e Antônio Galdino (presidente da ALPA)
Folha Sertaneja – O Sr. anunciou também, no início desse dos trabalhos legislativos de 2021 que promoveria, as chamadas Sessões itinerantes, com a finalidade de aproximar mais os vereadores dos moradores dos bairros e povoados do município. O que diz sobre esse seu projeto?
Pedro Macário – Sim. Esse foi outro compromisso assumido por nossa gestão que não pôde ser desenvolvido na sua totalidade, como era nosso desejo, justamente, como dissemos, por conta da pandemia que impediu a realização de reuniões, durante muito tempo. Ainda assim, conseguimos importante Sessão Itinerante da Câmara Municipal de Paulo Afonso, no Bairro Tancredo Neves, que poderá ser modelo para outras sessões futuras, se o novo presidente da Casa desejar dar continuidade a esse projeto”.
Folha Sertaneja – Quanto às instalações físicas do moderno prédio da Câmara e as condições de trabalho dos funcionários desse Poder Legislativo, que ações foram implementadas por sua gestão?
Pedro Macário – A nossa gestão fez investimentos importantes nas instalações da Câmara. Um destes investimentos foi na implementação de energia solar, energia limpa, nessas instalações o que tem gerado grande economia. Também procurando modernizar e padronizar o mobiliário desta Casa Legislativa, oferecendo assim melhores condições de trabalho para os funcionários.
Foi também feita uma ampliação da sala da presidência criando-se uma anexa de reuniões.
E já que falamos nos funcionários do Poder Legislativo Municipal, esta foi a gestão da Câmara que mais investiu em qualificação profissional dos servidores, visando melhor desempenho para a gestão administrativa, financeira e legislativa.
Folha Sertaneja – E sobre o trabalho específico dos vereadores e deste presidente, que tem a dizer?
Pedro Macário – Temos a satisfação de dizer que esta foi a gestão que mais promulgou Leis Municipais. Também foi nessa gestão que se promulgou o Código de Ética no Regimento Interno desta Casa Legislativa.
Nesta gestão, a Câmara Municipal de Paulo Afonso, ocupou um espaço importante na UBV - União de Vereadores da Bahia, onde este presidente ocupou o cargo de 2º Secretário desta instituição baiana.
Folha Sertaneja – No início da nossa conversa o Sr. falou sobre dirigir a Câmara Municipal de Paulo Afonso, com tantos projetos, em um pesado período de pandemia. Como administrou isso?
Pedro Macário – Primeiro com o cuidado de seguir todas as medidas adotadas de bio segurança no combate ao Covid-19, tanto com os servidores da Câmara como com população que frequenta, regularmente esta Casa em suas sessões ordinárias, extraordinárias ou solenes e até aqueles que visitam regularmente os vereadores em seus gabinetes e, para que não se criasse uma barreira entre os vereadores e esta população foram adotadas as transmissões das sessões em tempo real até que sentimos a segurança de novamente interagir, presencialmente com os moradores de Paulo Afonso e os visitantes.
Folha Sertaneja – Para concluir, Sr. presidente, no apagar das luzes deste ano de 2022, tem-se se falado por aí da possibilidade do vereador Pedro Macário vir a assumir uma secretaria importante nesses dois últimos anos da gestão do Prefeito Luiz de Deus, assim como também tem-se falado que o vereador seria indicado como líder da bancada do Prefeito Luiz de Deus nesta Câmara Municipal. O que diz sobre o seu futuro, vereador?
Pedro Macário – Veja bem. Conversas, a gente ouve de tudo que é jeito. Mas posso lhe assegurar e aos leitores deste jornal Folha Sertaneja, tantas vezes homenageado pela Câmara de Paulo Afonso, que nunca externei o meu desejo de assumir qualquer desses cargos e que me mantenho empenhado em concluir o meu mandato como vereador, nesse meu 7º mandato que se encerra em 31 de dezembro de 2024 e já com mais de 24 anos de atuação nesta Câmara. Como tenho feito em todos esses anos quero oferecer o melhor de mim como já fiz em várias áreas de atuação em Paulo Afonso, de clubes sociais a associações desportivas e em outras instituições, sempre muito agradecido a Deus pela proteção que me tem dado esses anos todos, a cada familiar, aos amigos e abraçando, também muito agradecido a cada vereador desta Casa e a cada funcionário porque sem esses apoios eu nada poderia ter feito.
Formulo votos de uma gestão profícua ao colega vereador Zé de Abel, eleito para presidir esta Casa Legislativa no biênio 2023/2024.
Quem é Pedro Macário Neto
Natural da cidade de Antas - BA, filho de Antônio Macário de Carvalho e Beatriz Matos de Carvalho, uma família de sete irmãos, foi casado com Palmira Macário de Carvalho com quem tem sete filhos, atualmente casado com Cícera Freire de Melo com quem tem dois filhos.
Estudou na Escola Municipal Maria Simões Gulos/Antas - BA onde cursou o 1° grau, e no Colégio Benjamin Sodré Paulo Afonso - BA onde concluiu o 2° grau.
Concluiu seu nível superior de licenciatura em Ciências na Faculdade de Belo Jardim - PE e licenciatura em Matemática na Faculdade de Arcoverde - PE.
Funcionário da CHESF por 28 anos desempenhando diversas funções, a última, assessor do gerente de operações Henrique Lima.
Coordenador da 6ª CIRETRAN de Paulo Afonso por duas vezes, perfazendo quatro anos e oito meses. Diretor do Departamento de Turismo da Prefeitura Municipal de Paulo Afonso no governo de Luiz de Deus (1989/1992), época que foi criada a Copa de Vela.
Presidente da Liga Desportiva de Paulo Afonso por dois mandatos, filiando a Federação Baiana de Futebol.
Presidente do Clube Paulo Afonso - CPA, por dois mandatos e Diretor Social por um mandato, Presidente do Olímpico Esporte Clube por cinco mandatos, Vice-Presidente por dois mandatos, Diretor Social por três mandatos, Diretor de Esportes por quatro mandatos.
Diretor Financeiro do Lions Clube de Paulo Afonso por dois mandatos.
Presidente da Associação Recreativa dos Pescadores de Paulo Afonso por cinco mandatos e Diretor Social por oito mandatos.
Presidente da Associação Recreativa Baba da Juventude por seis mandatos e Diretor Social por nove mandatos.
Diretor Social do Clube Operário de Paulo Afonso - COPA, por dois mandatos.
Membro da Loja Maçônica União do São Francisco desde 1975.
Vereador por 12 anos consecutivos (1988 a 2000), Suplente de vereador de 2008 a 2012, assumindo o mandato por seis meses, no lugar do ex-vereador Paulo Sérgio na Câmara de Vereadores.
Em 2012, foi novamente eleito para o quadriênio 2013/2016 e reeleito nos posteriores pleitos, para os quadriênios 2017/2020 e 2021/2024, sendo este último em 2020 o seu 7° mandato.
Foi presidente da Câmara Municipal de Paulo Afonso 01/01/1999-31/12/2000, de 01/012018 – 31/12/2020 e de 01/01/2021 – 31/12/2022, sendo eleito para esse cargo por 3 vezes, além de ter sido eleito Vice-Presidente e 1º Secretário em anos anteriores. Atual 2º Secretário da UVB (União dos Vereadores da Bahia), tomando posse em 22 de dezembro de 2020. Ao longo da caminhada como Vereador, foi ainda Líder de governo dos prefeitos Paulo de Deus e Anilton Bastos.